21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Conhecer alguns gêneros como: história em quadrinhos, contos de fadas, poemas;
· Compreender a estrutura e a função do texto instrucional: receita;
· Interpretar e elaborar receitas;
· Ler e interpretar histórias;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de jul. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de jul. 2014.
A partir do trabalho sobre receitas culinárias a partir de histórias, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito, por exemplo, ao eixo: “Análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. MEC, SEB, 2012. p. 37.
Professor, para a realização dessa atividade, providencie a história da “Branca de Neve e os Sete Anões”. Organize a sala de aula ou outro espaço da escola para a contação de história, de modo a torná-la agradável, proporcionando momentos mágicos de leitura. Os alunos podem ser organizados em um semicírculo para que todos tenham acesso às imagens. O contador de histórias deve ser dinâmico e fazer uso de diferentes estratégias para contação de histórias, pois estes recursos serão fundamentais para que a turma desenvolva o prazer e o interesse pelo mundo da leitura.
Veja algumas estratégias:
FANTOCHES
Fonte: Imagem da própria autora.
HISTÓRIA DRAMATIZADA
Fonte: Imagem da própria autora.
HISTÓRIA SERIADA
Fonte: Imagem da própria autora.
Se preferir, você poderá utilizar um projetor de imagens para projetar a história ou se a sua escola participar do Projeto UCA auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam entrar no sítio:<http://www.contandohistoria.com/brancadeneve.htm> e acompanhar a história. Acesso em: 15 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: "Blog Caderno Criativo". Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/brancadeneve.htm>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Professor, a partir da história retratada, proponha atividades para trabalhar receitas de uma maneira diferente.
Disponibilize as atividades abaixo para cada aluno e explique-lhes do que se trata.
Diga que a bruxa gostava de cultivar maçãs e tinha uma receita de torta de maçã muito saborosa. Porém, ninguém conseguia ler os ingredientes, porque a bruxa fez algumas travessuras na hora de escrever a receita e embaralhou as letras.
Fonte: Sítio: "Blog Caderno Criativo". Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/brancadeneve.htm>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
TORTA DE MAÇÃ DA BRUXA
INGREDIENTES:
TORTA DE MAÇÃ DA BRUXA
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
BATA NO LIQUIDIFICADOR OS OVOS, ÓLEO, CANELA, CASCA DAS MAÇÃS. DESPEJE NUMA VASILHA E MISTURE A FARINHA, O AÇÚCAR, A POLPA RASPADA COM UMA COLHER DAS MAÇÃS E O FERMENTO.
LEVE AO FORNO PREAQUECIDO E DEIXE ASSAR.
Observe o primeiro quadrinho e complete desenhando os demais ingredientes e o modo de fazer:
Fonte: Imagens da própria autora.
Professor, apresente para a turma, o poema abaixo que contém uma receita bem diferente. Veja:
Fonte: Sítio: "Blog Caderno Criativo". Disponível em: <http://cadernocriativooo.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Após a leitura, converse com a turma sobre o poema e depois registre no caderno de Língua Portuguesa as atividades:
1) O poema é:
( ) Uma carta de amor.
( ) Uma bula de remédio.
( ) Um bilhete para o namorado.
( ) Uma poção mágica.
( ) Uma receita de comida.
2) No poema, para que a bruxa utilizou um caldeirão?
3) Desenhe, no caldeirão, os ingredientes utilizados pela bruxa.
Fonte: Sítio: "Blog Caderno Criativo". Disponível em: <http://cadernocriativooo.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
4) Liste os ingredientes usados pela bruxa.
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
5) Leia a receita a seguir e dê um nome para ela.
Fonte: Sítio: "Blog Caderno Criativo". Disponível em: <http://cadernocriativooo.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
6) Escreva, em cada caldeirão, palavras retiradas do poema que rimem com as apresentadas abaixo.
Fonte: Sítio: "Blog Caderno Criativo". Disponível em: <http://cadernocriativooo.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
7) Crie uma receita para a bruxa utilizando os ingredientes abaixo.
Fonte: Sítio: “Shared”. Disponível em: <http://dc247.4shared.com/doc/r6YMQ_TY/preview.html>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
Disponibilize uma folha de papel contendo a estrutura de uma receita: ingredientes, modo de fazer e no caso dessa receita de bruxa, coloque a utilidade para os alunos escreverem para que serve essa receita diferente.
Fonte: Imagem da própria autora.
8) Se você pudesse criar uma receita para transformar uma bruxa em fada, como seria essa receita? Quais ingredientes utilizaria e como seria o modo de preparo?
Professor, após a realização das atividades exponha os trabalhos pelos murais da escola para socializar a atividade.
Professor, disponibilize aos alunos a história em quadrinhos MAGALI em IRRESISTÍVEL! Essa história mostra a Magali assistindo a um programa de TV sobre receitas culinárias.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Letramento e Alfabetização. 2º ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 226 e 227. (Coleção Linhas e Entrelinhas).
Em seguida, estabeleça o diálogo com a turma:
· O que vocês entenderam da história?
· Quais foram os ingredientes que a apresentadora usou?
· Por que a Magali mordeu/comeu a televisão?
A partir da história, você poderá registrar as seguintes atividades:
1) Circule abaixo os ingredientes que foram utilizados no Bolo de Baunilha.
Fonte: Imagem da própria autora.
2) Apresente a receita substituindo algumas palavras por figuras e depois peça para escreverem os nomes das figuras.
Fonte: Imagem da própria autora.
3) Observe na história a quantidade de cada ingrediente e pinte as medidas de acordo com a receita.
Fonte: Imagem da própria autora.
Em seguida, apresente à turma vídeos de programas de TV sobre receitas culinárias para os alunos conhecerem o modo oral de explicar as receitas.
Se preferir, você poderá utilizar um projetor de imagens para projetar os vídeos ou se a sua escola participar do Projeto Um Computador por Aluno – UCA auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir aos vídeos abaixo:
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2m4GjIoUl88>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=gd5JMrL_CkE>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
O trabalho a ser realizado após a apresentação dos vídeos é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:
· O que cada aluno achou do vídeo;
· Percepção da importância dos hábitos de higiene ao realizar uma receita;
· Identificação de algumas dicas na cozinha;
· O que mais chamou a atenção.
Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram. Essa atividade poderá ser realizada no laptop através do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.
Fonte:Sítio: “Skoob”. Disponível em:<http://www.skoob.com.br/livro/26296-manual_de_receitas_da_magali>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
As receitas de sorvetes, chocolates e sanduíches prediletos da Magali. Aprenda como fazer deliciosos sucos, vitaminas e frapês. Tudo o que você precisa saber para dar uma festa de aniversário super legal. Brincadeiras, jogos, versos cantigas e a história de Branca de Fome.
Professor, juntamente com a turma escolha uma receita do manual da Magali para fazerem em sala de aula. Como sugestão, vamos explorar nessa atividade, uma receita do “Brigadeirão” da Magali, disponibilizado no manual.
Fonte: Sítio: “Menu executivo”. Disponível em:<http://menuexecutivo.blogspot.com.br/2011/04/foi-assim-que-tudo-comecou.html>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
Explore a receita, indagando-os:
· Em quantas partes a receita foi dividida?
· Quais são essas partes?
· Qual parte da receita vem escrita em forma de lista?
· Qual é a quantidade de cada ingrediente?
· O que significa rendimento?
· Por que a receita é um texto instrucional?
Execute a receita com seus alunos e deixe que eles participem colocando e medindo os ingredientes. Lembre-se que além dos ingredientes é preciso providenciar alguns utensílios como: colheres, xícaras, avental, toucas, dentre outros.
Marque no relógio o tempo de preparo da receita e mostre aos seus alunos. Depois de pronta a receita, proponha a degustação do brigadeirão.
Fonte: Sítio: "Escola líder". Disponível em: <http://www.escolalidergo.com.br/galeria/d_c_brigadeiro/#1>. Acesso em: 18 de jul. 2014.
Professor, sugerimos que a partir desse livro você desenvolva várias receitas com os alunos bem como atividades lúdicas, que ajudarão na compreensão do texto instrucional receita. Veja uma sugestão:
Organize a turma em grupos e peça para apresentarem um programa de TV sobre receitas culinárias. Para tanto, o grupo deverá escolher uma receita a partir do manual de receitas da Magali. Disponibilize os materiais necessários para os alunos usarem a imaginação.
Providencie embalagens vazias dos ingredientes, brinquedos e objetos de sucata para representar os utensílios necessários para fazer a receita (vasilha, colher, xícara). Disponibilize tempo para os alunos ensaiarem e auxilie os grupos sempre que necessário.
Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar as apresentações ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.
Para fotografar utilize a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.
Se preferir, registre em forma de vídeo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá juntamente com os alunos gravar a pronúncia do trava-língua. Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Fonte: Imagem da própria autora.
Para salvar o som, clique no menu ARQUIVO, escolha a opção SALVAR, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK. Mas, caso a sua escola não faça parte do Projeto UCA, utilize uma máquina digital no modo filmar.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação às receitas exploradas, a partir de histórias que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram: construir conhecimentos sobre a receita como um texto instrucional; elaborar e interpretar receitas; entender o conteúdo das histórias e suas estruturas (HQ, poemas, contos de fadas), bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/12/2015
Cinco estrelasOlá, Profa. Mariane! Agradeço por compartilhar esse interessante material. Saiba que tive muitas ideias a partir das propostas organizadas por você. Parabéns pela escolha dos textos e das atividades.
25/08/2014
Quatro estrelasMuito boa a aula!