22/07/2014
Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
A fim de desenvolver competências da área 5 da Matriz de Referência Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações geométricas, bem como a interpretação de gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas (H20) e ainda a utilização de conhecimentos algébricos/geométricos como recursos para a construção de argumentação (H22), são propostos para esta aula os seguintes objetivos:
Comentário: Essa aula deve ser desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla, para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.
O Software GeoGebra – Apresentação:
Nesta aula, o Teorema de Pitágoras será estudado com o auxílio do software GeoGebra. Segundo Humberto José Bortolossi(s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.
O software encontra-se disponível para download no site <http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm>, acesso em 13 de abril de 2014.
Figura 1: Apresentação do Software GeoGebra.
Fonte: Arquivo do autor.
Professor(a), solicite aos alunos que abram o software GeoGebra. Em seguida, construa um triângulo retângulo. Para facilitar, utilize os eixos x e y para a construção do triângulo, pois são perpendiculares.
Para a construção, peça para que os alunos cliquem na seta ao lado do polígono, e em seguida, escolham a opção Polígono (como indicado na figura 2).
Figura 2: Construir um ponto no GeoGebra.
Fonte: Arquivo do autor.
Para construir o triângulo basta clicar em três pontos, que serão os vértices do polígono, e em seguida, clicar novamente sobre o primeiro ponto, para fechar o polígono.
Em seguida questione com os alunos:
1) Para construir um triângulo retângulo, podemos escolher os três pontos sobre um mesmo eixo (eixo x ou eixo y)?
Os alunos devem perceber que a resposta é não, pois se tomar pontos desta forma, eles não formariam um triângulo, já que são colineares.
2) Como podemos então, escolher três pontos sobre os eixos x e y de forma que esses três pontos formem um triângulo retângulo?
Espera-se que os alunos percebam que esses pontos devem ser tomados de forma que um deles esteja sobre a origem e os outros dois sobre cada um dos eixos.
Comentário: Para que os alunos percebam que estes pontos devem ser tomados desta maneira, deixe que eles escolham alguns pontos diferentes e vejam que qualquer outra opção não formará um triângulo retângulo.
Observação: Ao considerar dois pontos sobre um dos eixos, o terceiro ponto deve estar sobre uma das retas perpendiculares a um destes dois pontos, para formar um triângulo retângulo. Assim, como queremos que o terceiro ponto esteja sobre o outro eixo, necessariamente um dos pontos deve estar sobre a origem.
Clique primeiramente sobre a origem (construindo o ponto A), em seguida em algum ponto sobre o eixo x (construindo o ponto B) e por fim, clique sobre o eixo y (construindo o ponto C). Obtemos então um triângulo semelhante ao da figura 3.
Figura 3: Triângulo retângulo.
Fonte: Arquivo do autor.
Agora, para explorar o Teorema de Pitágoras, é melhor ocultar os eixos. Para isto, basta clicar com o botão direito sobre algum dos eixos e em seguida selecione a opção Eixos (figura 4).
Figura 4: Como ocultar os eixos cartesianos.
Fonte: Arquivo do autor.
Deixe que os alunos movimentem os pontos B e C para perceberem que o triângulo não deixará de ser retângulo.
Professor(a), oriente agora os alunos a construírem um quadrado a partir do lado BC (hipotenusa) do triângulo. Para isto, selecione a opção Polígono Regular (figura 5), em seguida, clique sobre dois pontos que pertencem ao quadrado desejado, neste caso B e C. Então, aparecerá uma caixa como a indicada na figura 6, pedindo o número de vértices do polígono. Como o quadrado tem quatro vértices, basta digitar “4” e clicar em “ok”.
Figura 5: Construindo um polígono regular.
Fonte: Arquivo do autor.
Figura 6: Número de vértices do polígono regular.
Fonte: Arquivo do autor.
Observação: A ordem utilizada ao clicar nos pontos B e C influencia em qual lado deste segmento o quadrado aparecerá. Como os vértices do quadrado são descritos no sentido anti-horário, para que ele apareça do lado de fora do triângulo, é preciso clicar primeiramente sobre o ponto C e depois sobre o ponto B. No caso de dúvidas, peça para os alunos construírem este quadrado de ambos os jeitos, para verem a diferença (no caso de precisar desfazer uma ação, basta pressionar as teclas Ctrl e z simultaneamente).
Assim, os alunos obterão a seguinte figura:
Figura 7:
Fonte: Arquivo do autor.
Observação: Note que na janela ao lado aparece um quadrilátero, que é denominado por “polígono2”. O número que aparece ao lado é uma aproximação para a área do quadrado.
Repita o processo utilizado para a construção do quadrado acima nos outros dois lados restantes. Os alunos chegarão a uma figura semelhante à figura 8.
Figura 8: Construção de quadrados a partir dos três lados do triângulo retângulo.
Fonte: Arquivo do autor.
Em seguida, identifique com os alunos que os segmentos listados na janela ao lado (a, b e c), que representam os lados do triângulo.
Comentário: Peça aos alunos que passem o mouse sobre cada um desses segmentos para estabelecerem sua correspondência com os lados na figura.
Em seguida solicite que calculem, no caderno, as áreas dos quadrados construídos, utilizando a fórmula da área do quadrado (lado2).
Observação: Destaque para os alunos que ao serem construídos os outros dois quadrados, na janela à esquerda (Folha Algébrica), aparecem mais dois quadriláteros, polígono3 e polígono4. Juntamente com eles, aparecem dois números.
Observação: Lembrando que os valores para os segmentos e para as áreas no GeoGebra são aproximações, questione:
- Qual a relação entre áreas encontradas em seus cálculos e os números dados em polígono3 e polígono4?
Espera-se que os alunos percebam que as áreas encontradas por eles são aproximadamente os valores exibidos na Folha Algébrica, ou seja, aqueles números apresentados referem-se às áreas dos quadrados.
- Que relação podemos obter entre essas áreas?
Espera-se que os alunos percebam que a soma das duas áreas menores é igual à área maior, ou seja, a área do quadrado de lado igual à hipotenusa é igual a soma das áreas dos quadrados de lados iguais aos catetos.
- Se movimentarmos os pontos B e C, esta regra continuará valendo?
Espera-se que os alunos movimentem estes pontos e percebam que em qualquer triângulo retângulo, o teorema de Pitágoras continua sendo satisfeito.
Figura 9: A relação entre as áreas são mantidas, mesmo que variamos os pontos.
Fonte: Arquivo do autor.
- Utilizando as letras a, b e c para representar os lados do triângulo, como poderíamos reescrever esta relação?
Os alunos devem chegar à fórmula do Teorema de Pitágoras: a2 = b2 + c2.
Defina então esta relação como sendo o Teorema de Pitágoras e em seguida formalize seu enunciado:
“Em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.”
Algumas atividades de contextualização podem ser encontradas nos links abaixo:
http://exercicios.brasilescola.com/matematica/exercicios-sobre-teorema-pitagoras.htm. Acesso em 16 de Julho de 2014.
http://saberceec.files.wordpress.com/2011/09/exercc3adcios-teorema-de-pitc3a1goras.pdf. Acesso em 16 de Julho de 2014.
O conceito de triângulo retângulo e seus componentes podem ser encontrados nos endereços abaixo:
http://www.escolakids.com/teorema-de-pitagoras.htm. Acesso em 16 de Julho de 2014.
A avaliação deverá ser feita de modo contínuo, cumulativa e sistemática em todo o processo, observando a participação efetiva do aluno, individualmente ou da dupla nas atividades propostas.
O professor poderá também adotar como critério para avaliação:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2015
Cinco estrelasExcelente
14/09/2014
Cinco estrelasMuito bom trabalho