21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Informação ao professor: A magia da Matemática
A Matemática é essencial em nossas vidas, especialmente na atual conjuntura, com avanços tecnológicos cada vez maiores e com a ciência tendo descobertas inacreditáveis que melhoram de forma considerável nossas condições de vida. O que pouca gente sabe ou ignora é que em parte significativa destes eventos a Matemática está envolvida. Em contrapartida, no ambiente escolar, muitas vezes a Matemática é vista pelos alunos como uma vilã, ou disciplina desnecessária. Isto ocorre muitas vezes por que a criança desconhece a finalidade prática desta disciplina.
Sensibilizando os alunos
Professor, inicie sua aula trajando um avental para contar história, semelhante ao modelo abaixo, pois o momento de contação de história deve ser um “momento mágico”, cheio de encantos, por isso o ambiente deve ser preparado previamente e devemos sempre ler e preparar a história com antecedência.
Fonte: Blog: “Sempre Viva Eva”. Disponível em: <http://semprevivaeva.blogspot.com.br/2011/02/avental-de-historia-matematica.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, retire do bolso do avental um boneco ou fantoche de papel do Pato Donald, para isso imprima a imagem colorida do Pato Donald e cole em papel cartão ou papelão, recorte e use-o para contar a história.
Fonte: Sitio: “Cultura Mix”. Disponível em: <http://www.culturamix.com/animes/pato-donald>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Comece contando que o Pato Donald sempre gostou de música e de alguns jogos como: xadrez, futebol, beisebol, de pinturas e muito mais. Porém, um belo dia em suas andanças ele chegou ao país da Matemágica. Só de ouvir o nome já não gostou e disse que Matemática era coisa de intelectual.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do YouTube “DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA”.
Fonte: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
1) Escreva o motivo para usarem o termo “MATEMÁGICA” para nomear o vídeo.
_______________________________________________________________________________________________________________
2) Escreva a utilidade da Matemática para:
Música:__________________________________________________________________________________________________________
Jogos:___________________________________________________________________________________________________________
Arquitetura:________________________________________________________________________________________________________
Informática:________________________________________________________________________________________________________
3) Qual o significado do pentagrama? Explique e represente-o através de um desenho.
___________________________________________________________________________________________________________________
|
1) Pesquise em livros, na internet ou em outras fontes sobre:
a) Pitágoras
b) Galileo Galilei
2) Com o auxílio de seus pais, explique a frase de Galileo Galilei: “A Matemática é o alfabeto pelo qual Deus escreveu o universo”.
_________________________________________________________________________________________________________________
Retomando a atividade de casa
Professor, reserve alguns minutos para socialização das pesquisas sobre os pensadores. Faça as intervenções necessárias, deixando bem claro a importância de ambos para os avanços ocorridos não apenas no campo da Matemática, mas também para diversas áreas, que possibilitaram, os avanços tecnológicos dos dias atuais.
Pitágoras (582 a. C – 497 a. C), filósofo e matemático. Fonte: Blog: “Professor Jairo”. Disponível em: <http://professorjairojr.blogspot.com.br/2009/02/grandes-matematicos-pitagoras-de-samos.html>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
Galileo Galilei, físico e astrônomo. Fonte: Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
A Matemática em nossa vida
Relembre a utilidade da Matemática em diversas áreas como: música, arquitetura, pintura, jogos, informática e reforce que todas elas interferem em nossas vidas. Monte na sala de aula um painel ou coloque em uma mesa algumas embalagens de produtos usados em casa como: detergente, sabão em pó, leite, margarina ou manteiga, refrigerante, chocolate ou outras que você perceba que são bem conhecidas pelos alunos. Peça que as observem cuidadosamente. Pergunte a eles o que elas têm em comum. Ouça-os e à medida que julgar necessário, faça as intervenções. Mostre que todos os produtos contêm informações importantes aos consumidores.
Você poderá também, no dia anterior, solicitar que tragam de casa as embalagens usadas.
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Imagem 1 - "Comfort- Blog: Castellana". Disponível em: <http://blogdacastellana.blogspot.com.br/2010/09/tendencias-do-mercado-produtos-de.html>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
Imagem 2 - "Bombom- Sítio: Cultura Mix". Disponível em: <http://culinaria.culturamix.com/comida/lacta-chocolates>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
Imagem 3 - "Leite- Blog: Pensando na janta". Disponível em: <http://pensandonajanta.blogspot.com.br/2011/11/embalagem-fofa-mu-mu.html>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
Imagem 4 - "Bombril- Sítio: 89 Embalagens". Disponível em: <http://www.89embalagens.com.br/produto/la-de-aco-bombril-fardo-com-14-pacotes-x-8-unidades-530/>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
1) Escolham dois produtos de higiene, alimentação ou limpeza, que são usados em sua casa, observe algumas informações contidas nas embalagens e registre-as abaixo:
Produto 1
§ Nome do produto:__________________________________________________
§ Composição (ingredientes do produto):_________________________________
§ Peso: ____________________________________________________________
§ Informações nutricionais (caso seja alimento):___________________________
§ Data de fabricação: ________________________________________________
§ Validade: ________________________________________________________
§ CNPJ (aproveite para esclarecer que esta sigla significa "Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica", e que esse cadastro é realizado junto à Receita Federal, para que a mesma seja reconhecida como empresa): __________________________
§ SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): _________________________
§ Selo de inspeção do Ministério da Agricultura: __________________________
Produto 2
§ Nome do produto:__________________________________________________
§ Composição (ingredientes do produto):_________________________________
§ Peso: ____________________________________________________________
§ Informações nutricionais (caso seja alimento):___________________________
§ Data de fabricação: ________________________________________________
§ Validade: ________________________________________________________
§ CNPJ (aproveite para esclarecer que esta sigla significa "Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica", e que esse cadastro é realizado junto à Receita Federal, para que a mesma seja reconhecida como empresa): __________________________
§ SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): _________________________
§ Selo de inspeção do Ministério da Agricultura: __________________________
Professor, pergunte aos alunos se nestas informações temos apenas palavras ou palavras e números. Leve-os a perceberem que em todas as embalagens temos informações escritas sob a forma de palavras e também de números, relacionando a Matemática ao nosso dia a dia.
2) Observe o produto abaixo:
Linha
Leite UHT Integral
Tabela Nutricional |
||
Porção de 200ml (1 copo) Quantidade por porção %VD* |
||
Valor energético |
120 kcal=504KJ |
6 |
Carboidratos |
10g |
3 |
Proteínas |
6,0g |
8 |
Gorduras totais |
6,0g |
11 |
Gorduras saturadas |
4,0g |
18 |
Gordura trans |
Não contém |
** |
Colesterol |
30mg |
10 |
Fibra alimentar |
0g |
0 |
Cálcio |
240mg |
24 |
Sódio |
120mg |
5 |
*%Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400KJ. Valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
**%Valor diário não estabelecido.
Fonte: Sítio: “Cemil”. Disponível em: <http://www.cemil.com.br/produtos_longa_vida.html >. Acesso em: 08 de jul. 2014.
Divulgando nosso produto: gênero textual propaganda
1) Imagine que você representa uma agência de publicidade e precisa divulgar este produto. Escreva uma frase utilizando algumas das informações contidas na tabela nutricional do produto. Tente convencer o consumidor que o leite é bom para saúde, se quiser poderá fazer um desenho para ilustrar.
|
2) Escreva abaixo as substâncias que aparecem em g(gramas) na tabela nutricional do leite.
___________________________________________________________________________________________________________________
Sódio é o mesmo que:
( ) Açúcar ( ) Sal ( ) Mel
A tabela nutricional contida na embalagem da caixinha de leite é:
( ) Uma redação ( ) Um substantivo ( ) Um gênero textual
D) Qual a unidade de medida das embalagens de leite mostradas na atividade 2?
_________________________________________________________________________________________________________________
Os números são uma festa
É importante que os alunos percebam que mesmo nas brincadeiras e em outros momentos divertidos os números também estão presentes. Conte a eles que o ursinho Pooh também descobriu isto.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do YouTube “Ursinho Pooh 1,2,3: Descobrindo os números e as contas”.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Q70ySmfMGOM>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, com base no vídeo acima proponha um desafio para os alunos usando o raciocínio lógico.
1) DESAFIO: Pooh foi convidado para uma festa e tem que levar 10 presentes para dar aos amiguinhos que estarão nesta festa. Se cada convidado levou 10 presentes e ao final da festa todos os convidados saíram com 10 presentes, quantos amiguinhos foram convidados?
Você sabia?
Todo número natural possui um sucessor, que nada mais é do que o número que vem depois dele. Assim: o sucessor do 9 é o 10, o sucessor do 4 é o 5. Existem também os antecessores que são os números que vêm antes de um número natural. Assim, antecessor do 8 é o 7. Antecessor do 2 é o 1. O único número natural que não possuí um antecessor é o zero. |
2) Complete as séries escrevendo o antecessor e o sucessor dos números.
Fonte: Blog: “Rosa. Angel. Aprendizagem”. Disponível em: <http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-matematica.html>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
3) Professor, proponha uma brincadeira aos seus alunos.
HORA DA BRINCADEIRA: Jogo das fichas coloridas
Organização da classe:
- Formar grupos de 3 a 5 participantes.
Capacidades a serem trabalhadas:
- Perceber que o número é formado de algarismos ordenados;
- Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas.
Material:
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9;
- Cartaz básico (tamanho papel A4) com cores variadas.
Desenvolvimento:
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro de registro somando os valores.
Em seguida, passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral. Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação.
Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor.
O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.
Registro – Jogo das fichas coloridas |
|||||
Aluno (a): |
|||||
Cartas/Jogadas |
Vermelha |
Azul |
Verde |
Branca |
Número formado |
1ª |
|||||
2ª |
|||||
3ª |
|||||
4ª |
|||||
5ª |
Fonte: Blog: “Rosa. Angel. Aprendizagem”. Disponível em: <http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-matematica.html>. Acesso em: 08 de jul. 2014.
4) Leia o convite abaixo e faça o que se pede:
|
Fonte: Blog: "Digital Simples". Disponível em: <http://digitalsimples.blogspot.com.br/2013/07/kit-aniversario-para-imprimir-ursinho.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
A) Represente no relógio abaixo o horário que acontecerá a festa.
Fonte: Arquivo do próprio autor.
B) Escreva por extenso o horário representado no relógio.
_____________________________________________________________________________
C) Responda:
Onde acontecerá a festa?
_____________________________________________________________________________
D) Quem fez o convite?
_____________________________________________________________________________
E) O texto acima é:
( ) Um poema ( ) Uma receita ( ) Um convite
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: reconhecem que a Matemática está em toda parte; aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram o raciocínio lógico; aprenderam a identificar antecessor e sucessor; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; compreenderam uma tabela nutricional como sendo um gênero textual; conheceram mais sobre o gênero textual convite; aprenderam a localizar uma informação explícita; a interpretar um convite ou tabela; aprenderam sobre as unidades de medidas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; aprenderam a respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto; além de aprender sobre composição e decomposição de números e identificar e representar corretamente as horas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/01/2015
Cinco estrelasAdorei as sugestões das atividades, estou como O.E do pacto e sempre busco novidades que possam enriquecer ainda mais as aulas das minhas orientandas, por isso estou sempre visitando o site. Obrigada!
04/08/2014
Cinco estrelasAdorei as atividades, vou trabalhar com meus alunos em sala de aula e jamais deixarei de visitar o site.