Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A magia da Culinária na Alfabetização

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Desenvolver o conceito de singular e plural;
  • Desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário;
  • Conhecer mais sobre o gênero textual receita e bilhete;
  • Localizar uma informação explícita;
  • Interpretar um bilhete;
  • Ampliar seu conhecimento sobre adjetivos;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Conhecer a utilidade do uso das frações no cotidiano;
  • Compreender melhor o valor do real;
  • Aperfeiçoar a capacidade de fazer inferência;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 11 de jul. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Informação ao professor

A culinária é algo que faz parte do universo de todas as pessoas, sejam elas adultas ou crianças. O que passa despercebido pelos adultos é o fato de que para a criança é algo encantador, pois só o adulto consegue fazer. Mais que isto, ignora-se a poderosa ferramenta pedagógica que é a culinária, através dela é possível envolver inúmeros conteúdos como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Filosofia e outras áreas de conhecimento de maneira interessante e significativa para os alunos, sendo que, para isso basta estar atento ao redor.  

 

No país das receitas

Professor, inicie sua aula com um fantoche ou boneca da Emília ou ainda se possível se vista da referida personagem. Coloque a música tema de abertura do Sítio do Pica Pau Amarelo cantada por Gilberto Gil. Se não tiver o CD, no sítio a seguir você encontra a música, grave em um pendrive e coloque para os alunos. Sítio “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/sitio-do-picapau-amarelo/sitio-do-picapau-amarelo-gi.html>. Acesso em: 11 de jul. 2014. 

 

Emilia

Fonte da imagem:  Acervo do próprio autor.

 

Envolva os alunos no momento para que se sintam parte da história perguntando o que Emília poderia comer. Deixe que falem. Depois diga que trouxe o livro de receitas da Dona Benta. Este é um portador de texto muito interessante, pois é carregado de significados e muitos deles são passados de pais para filhos. Diga que agora vai escolher uma receita bem saborosa. Pergunte a eles se conhecem um livro de receitas e para que serve um livro destes. Questione-os sobre como é feita a comida em suas casas, se lá possuem um livro de receitas e se gostam da comida feita lá. Segue abaixo sugestão de livro para ser trabalhado com os alunos.

 

Dona Benta

Fonte: Blog: "Saboreie Receitas". Disponível em: <http://saboreiereceitas.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-receitas-dona-benta-para-criancas.html>. Acesso em 14 de jul. 2014.

 

Professor apresente a eles uma receita e peça que observem cada detalhe. O nome da receita se é possível saber pelo nome se a receita é de doce ou de sal e que imagem aparece na receita. Explore bastante o gênero textual receita, trabalhe também no início oralmente as palavras e seus significados, levando-os a deduzir o significado de acordo com o conteúdo, para que a leitura faça sentido. Você poderá reproduzir para eles colarem no caderno ou projetar, utilizando um projetor multimídia. Veja a seguir: 

 

Cestinhas de tomate

Imagem 1

Cestinhas de tomate 1

Imagem 2

Cestinhas de tomate 2

Imagem 3

Cestinhas de tomate 3

Imagem 4

Fonte imagem 1, 2, 3 e 4. Blog: "Saboreie Receitas". Disponível em: <http://saboreiereceitas.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-receitas-dona-benta-para-criancas.html>. Acesso em: 14 de jul. 2014.

Professor, leia com os alunos a receita. É essencial que se atente para as hipóteses e as dúvidas levantadas pelos alunos. Se possível peça a alguém que seja o escriba da turma, anotando os pontos importantes. Pergunte qual é o prato preferido de cada um deles. Ouça os alunos. Diga que gostaria muito de saber fazer todos estes pratos deliciosos. Mais como aprender? Conduza a conversa de maneira que compreendam que para aprender a fazer qualquer prato é necessária a receita. Professor para que a personagem da Emília não perca seu encanto, peça ajuda de outra pessoa para colocar novamente a música tema do Sítio do Pica Pau Amarelo. Brinque um pouco de roda com os alunos e se despeça para que possa retirar a fantasia. Na sequência, proponha a seguinte atividade.

1) Qual é o gênero textual trabalhado nesta aula?

______________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Qual o nome do texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Quais personagens aparecem na imagem do livro de receitas?

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Marque um (X) na alternativa correta. O tomate é:

(     ) legume                             (     ) verdura                         (     ) fruta

 

Trabalhando com o dicionário

Bebe com dicionario

Fonte: Sítio: "Child Hood". Disponível em: <http://www.childhood.org.br/dicionario-mostra-a-adultos-o-mundo-sob-o-olhar-de-criancas>. Acesso em: 14 de jul. 2014.

 

Informação ao professor

Quando entramos em contato com algo novo, nem sempre entendemos exatamente do que se trata. Nossa curiosidade e sede de saber, entretanto, requer um entendimento pleno. No caso das palavras, para satisfazer plenamente tal entendimento, há um recurso muito simples e prático: o dicionário. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), fora ou dentro da escola, um dicionário pode prestar muitos e variados serviços; cada um deles associado a um determinado aspecto da descrição lexicográfica, ou seja, do conjunto de explicações que ele fornece sobre cada uma das palavras registradas. Sítio: "Educar para crescer". Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/usar-dicionario-738934.shtml>. Acesso em: 14 de jul. 2014.

 

5) Com o auxílio de um dicionário encontre o significado das palavras de acordo com o contexto:

Transformar:___________________________________________________________________________________________________________

 

Ingredientes: ______________________________________________________________________________________________________________________

 

Utensílios:_______________________________________________________________________________________________________________

 

Rendimento:_____________________________________________________________________________________________________________

 

Distribuir:________________________________________________________________________________________________________________

 

Você sabia?

Os nomes podem estar no singular ou no plural.
O nome em singular indica um só elemento.
O nome plural indica mais de um elemento.

Para indicar plural na maioria dos casos acrescentamos s no final da palavra, mas fique atento, nem todas as palavras no plural possuem s no final.

 

 6) A palavra: “ingrediente” é escrita da mesma forma que a palavra “ingredientes”? Justifique sua resposta.

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade de casa

Peça que cada aluno traga de casa a receita de seu prato predileto. Peça que a escrevam em uma folha de papel separada.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com receitas

Professor, retome o tema da aula anterior através da tarefa de casa. Inicie a aula com a roda de conversa. Pergunte se alguém gostaria de contar sobre seu prato predileto. Certamente vários alunos vão querer falar. Quando fizerem seus relatos pergunte se sabem como fazer a receita, se já viram alguém fazer ou se já ajudaram a produzir a receita. Vá fazendo as intervenções necessárias. Ao final proponha a montagem de um painel com as receitas que os alunos trouxeram, devidamente identificadas.

Dê um pouco de encantamento a sua aula. Coloque a música tema do Sítio do Pica Pau Amarelo sem que as crianças percebam, para que apenas ouçam a música e coloque uma caixa de presente em um canto da sala e diga aos alunos que a Emília deixou um presente em algum lugar da sala de aula e que precisam encontrar antes que a música acabe. Assim que um aluno encontrar a caixa encerre a música. Peça que ele abra com cuidado, pois não se sabe o que tem dentro da caixa. Coloque antes um bilhete dentro da caixa com os dizeres: “OLÁ CRIANÇAS! ESTAREI COM VOCÊS AMANHÃ NO FINAL DA AULA. CONTINUO COM MUITA FOME. ABRAÇOS, EMÍLIA”.

 

Caixa de presente

Fonte: Blog: "Da professora Aline". Disponível em: <http://alinefuturo.blogspot.com.br/2011/03/esta-semana-iniciamos-nossos-2-projetos.html>. Acesso em: 15 de jul 2014.

Peça que um aluno leia o bilhete. Entusiasme os alunos com a visita da Emília. E combine com eles de fazer uma receita bem saborosa. Professor proponha uma votação para a escolha da receita.  Verifique se nenhum aluno é alérgico a algum ingrediente da receita. Escreva a receita no quadro para que todos visualizem. Esclareça que para fazer a receita são necessários todos os ingredientes descritos nela. Pergunte quem pode trazer algum ingrediente para a receita. Mande um bilhete aos pais contando sobre o trabalho a ser realizado e peça que colaborem mandando o ingrediente combinado.

 

Aluna Atividades

Tratamento da informação

Professor, se os seus alunos ainda não trabalharam com gráficos, leve para sala de aula alguns exemplos, eles são facilmente encontrados em jornais e revistas. Utilize o gráfico de barras, pois é mais simples de ser realizado e de fácil interpretação.

Para facilitar, distribua folhas de papel quadriculadas e faça na lousa para que eles acompanhem. Mas, antes do gráfico é necessário “tabular” os dados, ou seja, faça o levantamento dos dados coletivamente e registre em uma tabela. Veja um exemplo a seguir:

Tabela: Receitas de alimentos salgados e doces que os alunos trouxeram:

 

Alimentos

Quantidade

Alimentos doce

I I I I I I I I I I I I I  -14

Alimentos salgados

I I I I I I I I I    - 9

 

1) Monte um gráfico  da quantidade de alunos que trouxeram receitas de alimentos salgados e a quantidade que trouxeram receitas de alimentos doce.

2) Observe e utilizando seus conhecimentos matemáticos, responda:

a) Suponha que tenham sido feitos três bolos para a turma toda e que cada bolo foi dividido em oito pedaços. Quantos pedaços terão ao todo?

Bolo em fatias

Fonte: Sítio: "Atividades de matemática". Disponível em: <http://elisefernandamello.pbworks.com/w/page/18767482/Atividades%20de%20Matem%C3%A1tica>. Acesso em: 15 de jul. 2014.

 

b) Use o raciocínio lógico e responda. Sabendo que a turma composta por 23 alunos a quantidade de bolo será suficiente? A receita é suficiente para todos? Calcule quanto rende a receita?

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Lembrando que: Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Fonte: Sítio: "Matemática". Disponível em:<http://www.matematicadidatica.com.br/Fracao.aspx>.  Acesso em: 15 de jul. 2014. Pensando nisto, se tivesse sido feita uma barra de chocolate e a dividissem em dez quadrinhos e alguém comesse dois destes quadrinhos, como é possível representar este número usando fração.

 

 Chocolate

___________________________________________________________________________________________________________________

 

Fonte: Sítio: "Atividades de matemática". Disponível em: <http://elisefernandamello.pbworks.com/w/page/18767482/Atividades%20de%20Matem%C3%A1tica>. Acesso em: 15 de jul. 2014.

 

Explorando o gênero textual: bilhete

Professor, aproveite a situação vivenciada pelos alunos e explore o “bilhete” deixado pela Emília. Questione-os sobre a função do bilhete e quais foram as informações escritas pela Emília.

3) Quem escreveu um bilhete para a turma que estava dentro da caixa?______________________________________________________________________________________________________________________

 

4) O que diz o bilhete? _______________________________________________________________________________________________________________________

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Colocando a mão na massa

Professor, inicie a aula relembrando a aula do dia anterior e o bilhete deixado pela Emília. Escreva no quadro ou traga um cartaz grande com a receita escolhida por todos e a exponha em lugar visível e verifique com os alunos os ingredientes da receita. Verifique também os ingredientes que os alunos trouxeram, os utensílios necessários e certifique-se que não falta nada para a receita. Coloque uma mesa grande ou várias mesas menores juntas para ampliar o espaço, sobre ela coloque um forro para não sujar a mesa. 

 

Bolo na caneca

Ingredientes:

• 4 colheres de sopa de farinha com fermento
• 4 colheres de açúcar
• 2 colheres de chocolate em pó
• 2 colheres de leite
• 2 colheres de óleo vegetal

Procedimento:

1. Antes de qualquer coisa, veste o teu avental! Agora, coloca na caneca 4 colheres de farinha, 4 colheres de açúcar e 2 colheres de chocolate. Mistura bem com um garfo.

2. Depois de bem misturado, irás obter uma mistura acastanhada. Mas ainda não se parece com um bolo, pois não? Se tentares comê-lo com o garfo será muito difícil. E não será muito delicioso!

3. Adiciona 1 ovo, 2 colheres de leite e 2 colheres de óleo vegetal. Mistura tudo cuidadosamente com um garfo.

4. Coloca o bolo no microondas a 600W e espera 3 minutos.  
 

 

Professor,  atenção com a higiene dos alimentos e do ambiente, providencie toucas descartáveis para os alunos e avental. Leia com eles o procedimento e mãos à obra. Posicione-os de forma que consigam participar da receita e compreender o que se passa. Atenção! A receita acima é apenas uma sugestão o ideal é escolher entre as receitas que os alunos trouxeram, mesmo porque esta receita não é suficiente para muitas pessoas.

Como este bolo é assado em micro-ondas, não deixe que os alunos manuseiem, pode ser perigoso, fique responsável por colocar e tirar os bolos do micro-ondas. Mas, existem diversas receitas que não vão ao fogo, como os docinhos “beijinho” de leite em pó, você poderá optar por este tipo de receita.

 

Criancas cozinheiras

Fonte: Sítio: "Bolinhos da Dani". Disponível em: <http://www.bolinhosdadani.com.br/2014/06/bolo-perua-chique-bolo-oncinha.html>. Acesso em: 15 de jul. 2014.

 

Esperando a Emília

Professor,  juntamente com os alunos organizem a turma, coloquem o bolo, os pratos e os talheres. Peça que fiquem quietinhos para esperar a Emília. Sem que percebam coloque a música do Sítio do Pica Pau Amarelo e deixe Emília entrar.

 

Emília agachada

Fonte da imagem: Acervo do próprio autor.

Enquanto a música toca a Emília deve andar pela sala de aula interagindo com os alunos. Após a música reserve um tempo para os alunos conversarem com Emília, estimule-os a contar como foi fazer a receita, percebendo a transformação que ocorreu. À medida que forem conversando faça as intervenções necessárias para que consigam compreender todo o processo envolvendo a receita e como a massa se transformou em bolo. Questione-os se acreditam que esta transformação é mágica?

Professor explique que o bolo foi resultado de uma combinação de ingredientes que com o aumento da temperatura deu origem ao bolo. Após todos lancharem coloque a música e todos se despedem da Emília.

 

Aluna Atividades

1)      Faça um texto coletivo relatando a experiência.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)      Se os bolos fossem ser vendidos a R$1,00 cada pedaço e 12 alunos comprassem. Quanto seria recebido em dinheiro?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor, a partir da situação vivenciada, você poderá criar diversas situações problema, de acordo com o nível de dificuldade que estiver trabalhando e as operações que desejar trabalhar. 

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas ao uso do dicionário; conheceram mais sobre o gênero textual receita e bilhete; aprenderam a localizar uma informação explícita; interpretaram um bilhete; conseguiram compreender o conceito de singular e plural; além de desenvolver o raciocínio lógico; como também conhecer a utilidade do uso das frações no cotidiano; compreenderam melhor o valor do real; aperfeiçoaram a capacidade de fazer inferência; conseguiram ampliar seu conhecimento sobre adjetivos e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GENY GONCALVES BRANDAO, CENTRO DE APOIO PEDAGOGICO DE FEIRA DE SANTANA , Bahia - disse:
    genyita@hotmail.com

    06/08/2014

    Cinco estrelas

    Gostei , bastante criativa e envolvente despertar aos alunos o gosto pela leitura de textos diversos. Abs, Geny Brandão


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.