21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 11 de jul. 2014.
Informação ao professor
A culinária é algo que faz parte do universo de todas as pessoas, sejam elas adultas ou crianças. O que passa despercebido pelos adultos é o fato de que para a criança é algo encantador, pois só o adulto consegue fazer. Mais que isto, ignora-se a poderosa ferramenta pedagógica que é a culinária, através dela é possível envolver inúmeros conteúdos como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Filosofia e outras áreas de conhecimento de maneira interessante e significativa para os alunos, sendo que, para isso basta estar atento ao redor.
No país das receitas
Professor, inicie sua aula com um fantoche ou boneca da Emília ou ainda se possível se vista da referida personagem. Coloque a música tema de abertura do Sítio do Pica Pau Amarelo cantada por Gilberto Gil. Se não tiver o CD, no sítio a seguir você encontra a música, grave em um pendrive e coloque para os alunos. Sítio “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/sitio-do-picapau-amarelo/sitio-do-picapau-amarelo-gi.html>. Acesso em: 11 de jul. 2014.
Fonte da imagem: Acervo do próprio autor.
Envolva os alunos no momento para que se sintam parte da história perguntando o que Emília poderia comer. Deixe que falem. Depois diga que trouxe o livro de receitas da Dona Benta. Este é um portador de texto muito interessante, pois é carregado de significados e muitos deles são passados de pais para filhos. Diga que agora vai escolher uma receita bem saborosa. Pergunte a eles se conhecem um livro de receitas e para que serve um livro destes. Questione-os sobre como é feita a comida em suas casas, se lá possuem um livro de receitas e se gostam da comida feita lá. Segue abaixo sugestão de livro para ser trabalhado com os alunos.
Fonte: Blog: "Saboreie Receitas". Disponível em: <http://saboreiereceitas.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-receitas-dona-benta-para-criancas.html>. Acesso em 14 de jul. 2014.
Professor apresente a eles uma receita e peça que observem cada detalhe. O nome da receita se é possível saber pelo nome se a receita é de doce ou de sal e que imagem aparece na receita. Explore bastante o gênero textual receita, trabalhe também no início oralmente as palavras e seus significados, levando-os a deduzir o significado de acordo com o conteúdo, para que a leitura faça sentido. Você poderá reproduzir para eles colarem no caderno ou projetar, utilizando um projetor multimídia. Veja a seguir:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Fonte imagem 1, 2, 3 e 4. Blog: "Saboreie Receitas". Disponível em: <http://saboreiereceitas.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-receitas-dona-benta-para-criancas.html>. Acesso em: 14 de jul. 2014.
Professor, leia com os alunos a receita. É essencial que se atente para as hipóteses e as dúvidas levantadas pelos alunos. Se possível peça a alguém que seja o escriba da turma, anotando os pontos importantes. Pergunte qual é o prato preferido de cada um deles. Ouça os alunos. Diga que gostaria muito de saber fazer todos estes pratos deliciosos. Mais como aprender? Conduza a conversa de maneira que compreendam que para aprender a fazer qualquer prato é necessária a receita. Professor para que a personagem da Emília não perca seu encanto, peça ajuda de outra pessoa para colocar novamente a música tema do Sítio do Pica Pau Amarelo. Brinque um pouco de roda com os alunos e se despeça para que possa retirar a fantasia. Na sequência, proponha a seguinte atividade.
1) Qual é o gênero textual trabalhado nesta aula?
______________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual o nome do texto?
_______________________________________________________________________________________________________________________
3) Quais personagens aparecem na imagem do livro de receitas?
_______________________________________________________________________________________________________________________
4) Marque um (X) na alternativa correta. O tomate é:
( ) legume ( ) verdura ( ) fruta
Trabalhando com o dicionário
Fonte: Sítio: "Child Hood". Disponível em: <http://www.childhood.org.br/dicionario-mostra-a-adultos-o-mundo-sob-o-olhar-de-criancas>. Acesso em: 14 de jul. 2014.
Informação ao professor
Quando entramos em contato com algo novo, nem sempre entendemos exatamente do que se trata. Nossa curiosidade e sede de saber, entretanto, requer um entendimento pleno. No caso das palavras, para satisfazer plenamente tal entendimento, há um recurso muito simples e prático: o dicionário. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), fora ou dentro da escola, um dicionário pode prestar muitos e variados serviços; cada um deles associado a um determinado aspecto da descrição lexicográfica, ou seja, do conjunto de explicações que ele fornece sobre cada uma das palavras registradas. Sítio: "Educar para crescer". Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/usar-dicionario-738934.shtml>. Acesso em: 14 de jul. 2014.
5) Com o auxílio de um dicionário encontre o significado das palavras de acordo com o contexto:
Transformar:___________________________________________________________________________________________________________
Ingredientes: ______________________________________________________________________________________________________________________
Utensílios:_______________________________________________________________________________________________________________
Rendimento:_____________________________________________________________________________________________________________
Distribuir:________________________________________________________________________________________________________________
Você sabia?
Os nomes podem estar no singular ou no plural.
O nome em singular indica um só elemento.
O nome plural indica mais de um elemento.
Para indicar plural na maioria dos casos acrescentamos s no final da palavra, mas fique atento, nem todas as palavras no plural possuem s no final.
6) A palavra: “ingrediente” é escrita da mesma forma que a palavra “ingredientes”? Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________
Peça que cada aluno traga de casa a receita de seu prato predileto. Peça que a escrevam em uma folha de papel separada.
Trabalhando com receitas
Professor, retome o tema da aula anterior através da tarefa de casa. Inicie a aula com a roda de conversa. Pergunte se alguém gostaria de contar sobre seu prato predileto. Certamente vários alunos vão querer falar. Quando fizerem seus relatos pergunte se sabem como fazer a receita, se já viram alguém fazer ou se já ajudaram a produzir a receita. Vá fazendo as intervenções necessárias. Ao final proponha a montagem de um painel com as receitas que os alunos trouxeram, devidamente identificadas.
Dê um pouco de encantamento a sua aula. Coloque a música tema do Sítio do Pica Pau Amarelo sem que as crianças percebam, para que apenas ouçam a música e coloque uma caixa de presente em um canto da sala e diga aos alunos que a Emília deixou um presente em algum lugar da sala de aula e que precisam encontrar antes que a música acabe. Assim que um aluno encontrar a caixa encerre a música. Peça que ele abra com cuidado, pois não se sabe o que tem dentro da caixa. Coloque antes um bilhete dentro da caixa com os dizeres: “OLÁ CRIANÇAS! ESTAREI COM VOCÊS AMANHÃ NO FINAL DA AULA. CONTINUO COM MUITA FOME. ABRAÇOS, EMÍLIA”.
Fonte: Blog: "Da professora Aline". Disponível em: <http://alinefuturo.blogspot.com.br/2011/03/esta-semana-iniciamos-nossos-2-projetos.html>. Acesso em: 15 de jul 2014.
Peça que um aluno leia o bilhete. Entusiasme os alunos com a visita da Emília. E combine com eles de fazer uma receita bem saborosa. Professor proponha uma votação para a escolha da receita. Verifique se nenhum aluno é alérgico a algum ingrediente da receita. Escreva a receita no quadro para que todos visualizem. Esclareça que para fazer a receita são necessários todos os ingredientes descritos nela. Pergunte quem pode trazer algum ingrediente para a receita. Mande um bilhete aos pais contando sobre o trabalho a ser realizado e peça que colaborem mandando o ingrediente combinado.
Tratamento da informação
Professor, se os seus alunos ainda não trabalharam com gráficos, leve para sala de aula alguns exemplos, eles são facilmente encontrados em jornais e revistas. Utilize o gráfico de barras, pois é mais simples de ser realizado e de fácil interpretação.
Para facilitar, distribua folhas de papel quadriculadas e faça na lousa para que eles acompanhem. Mas, antes do gráfico é necessário “tabular” os dados, ou seja, faça o levantamento dos dados coletivamente e registre em uma tabela. Veja um exemplo a seguir:
Tabela: Receitas de alimentos salgados e doces que os alunos trouxeram:
Alimentos |
Quantidade |
Alimentos doce |
I I I I I I I I I I I I I -14 |
Alimentos salgados |
I I I I I I I I I - 9 |
1) Monte um gráfico da quantidade de alunos que trouxeram receitas de alimentos salgados e a quantidade que trouxeram receitas de alimentos doce.
2) Observe e utilizando seus conhecimentos matemáticos, responda:
a) Suponha que tenham sido feitos três bolos para a turma toda e que cada bolo foi dividido em oito pedaços. Quantos pedaços terão ao todo?
Fonte: Sítio: "Atividades de matemática". Disponível em: <http://elisefernandamello.pbworks.com/w/page/18767482/Atividades%20de%20Matem%C3%A1tica>. Acesso em: 15 de jul. 2014.
b) Use o raciocínio lógico e responda. Sabendo que a turma composta por 23 alunos a quantidade de bolo será suficiente? A receita é suficiente para todos? Calcule quanto rende a receita?
_______________________________________________________________________________________________________________________
c) Lembrando que: Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Fonte: Sítio: "Matemática". Disponível em:<http://www.matematicadidatica.com.br/Fracao.aspx>. Acesso em: 15 de jul. 2014. Pensando nisto, se tivesse sido feita uma barra de chocolate e a dividissem em dez quadrinhos e alguém comesse dois destes quadrinhos, como é possível representar este número usando fração.
___________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: Sítio: "Atividades de matemática". Disponível em: <http://elisefernandamello.pbworks.com/w/page/18767482/Atividades%20de%20Matem%C3%A1tica>. Acesso em: 15 de jul. 2014.
Explorando o gênero textual: bilhete
Professor, aproveite a situação vivenciada pelos alunos e explore o “bilhete” deixado pela Emília. Questione-os sobre a função do bilhete e quais foram as informações escritas pela Emília.
3) Quem escreveu um bilhete para a turma que estava dentro da caixa?______________________________________________________________________________________________________________________
4) O que diz o bilhete? _______________________________________________________________________________________________________________________
Colocando a mão na massa
Professor, inicie a aula relembrando a aula do dia anterior e o bilhete deixado pela Emília. Escreva no quadro ou traga um cartaz grande com a receita escolhida por todos e a exponha em lugar visível e verifique com os alunos os ingredientes da receita. Verifique também os ingredientes que os alunos trouxeram, os utensílios necessários e certifique-se que não falta nada para a receita. Coloque uma mesa grande ou várias mesas menores juntas para ampliar o espaço, sobre ela coloque um forro para não sujar a mesa.
Bolo na caneca Ingredientes: |
Professor, atenção com a higiene dos alimentos e do ambiente, providencie toucas descartáveis para os alunos e avental. Leia com eles o procedimento e mãos à obra. Posicione-os de forma que consigam participar da receita e compreender o que se passa. Atenção! A receita acima é apenas uma sugestão o ideal é escolher entre as receitas que os alunos trouxeram, mesmo porque esta receita não é suficiente para muitas pessoas.
Como este bolo é assado em micro-ondas, não deixe que os alunos manuseiem, pode ser perigoso, fique responsável por colocar e tirar os bolos do micro-ondas. Mas, existem diversas receitas que não vão ao fogo, como os docinhos “beijinho” de leite em pó, você poderá optar por este tipo de receita.
Fonte: Sítio: "Bolinhos da Dani". Disponível em: <http://www.bolinhosdadani.com.br/2014/06/bolo-perua-chique-bolo-oncinha.html>. Acesso em: 15 de jul. 2014.
Esperando a Emília
Professor, juntamente com os alunos organizem a turma, coloquem o bolo, os pratos e os talheres. Peça que fiquem quietinhos para esperar a Emília. Sem que percebam coloque a música do Sítio do Pica Pau Amarelo e deixe Emília entrar.
Fonte da imagem: Acervo do próprio autor.
Enquanto a música toca a Emília deve andar pela sala de aula interagindo com os alunos. Após a música reserve um tempo para os alunos conversarem com Emília, estimule-os a contar como foi fazer a receita, percebendo a transformação que ocorreu. À medida que forem conversando faça as intervenções necessárias para que consigam compreender todo o processo envolvendo a receita e como a massa se transformou em bolo. Questione-os se acreditam que esta transformação é mágica?
Professor explique que o bolo foi resultado de uma combinação de ingredientes que com o aumento da temperatura deu origem ao bolo. Após todos lancharem coloque a música e todos se despedem da Emília.
1) Faça um texto coletivo relatando a experiência.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Se os bolos fossem ser vendidos a R$1,00 cada pedaço e 12 alunos comprassem. Quanto seria recebido em dinheiro?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, a partir da situação vivenciada, você poderá criar diversas situações problema, de acordo com o nível de dificuldade que estiver trabalhando e as operações que desejar trabalhar.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas ao uso do dicionário; conheceram mais sobre o gênero textual receita e bilhete; aprenderam a localizar uma informação explícita; interpretaram um bilhete; conseguiram compreender o conceito de singular e plural; além de desenvolver o raciocínio lógico; como também conhecer a utilidade do uso das frações no cotidiano; compreenderam melhor o valor do real; aperfeiçoaram a capacidade de fazer inferência; conseguiram ampliar seu conhecimento sobre adjetivos e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/08/2014
Cinco estrelasGostei , bastante criativa e envolvente despertar aos alunos o gosto pela leitura de textos diversos. Abs, Geny Brandão