Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O lúdico na alfabetização

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Desenvolver o conceito de sustentabilidade e reciclagem;
  • Conhecer o conceito de consciência ambiental;
  • Desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário;
  • Conhecer sobre a classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
  • Localizar uma informação explícita no texto;
  • Ampliar habilidades de pesquisa;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Aperfeiçoar a capacidade de fazer inferência;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 11 de jul. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Informação ao professor

O jogo é considerado uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos, partindo de que não há uma obrigação externa imposta, embora proponha certas exigências, normas e controle. A articulação entre o conhecimento e o ilusório, resulta em um desenvolvimento do autoconhecimento (até onde se pode chegar), e o conhecimento dos  outros (o que se pode esperar e em que determinado momento) (BRASIL, 1997).  Sítio: “Scribd”.  Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/35525003/o-Papel-Do-Jogo-No-Processo-de-Ensino-e-Aprendizagem >. Acesso em : 12 de jul. 2014.

 

O valor do saber

Professor, o “aprender a ler” é uma das conquistas mais significativas na vida de uma pessoa, e para que ela possa se desenvolver plenamente precisa sentir-se motivada, encantada pelo mundo das letras. Seja você a promover este encantamento. Inicie sua aula discorrendo sobre a importância de saber. Faça seu relato pessoal.

Inicie sua aula discorrendo sobre a importância de saber. Faça seu relato pessoal. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do Youtube “A menina que odiava livros”.

 

A menina que odiava livros

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q>. Acesso em: 15 de jul. 2014.

 

Professor, conte aos alunos sobre a importância da leitura e da escrita em nosso cotidiano, organize uma roda de conversa e vá relatando as diversas situações em que a leitura e a escrita são utilizadas como: no jornal, em um livro, para escrever um bilhete, para ler notícias, para contar histórias e tantas outras utilidades. Conte a eles que as possibilidades com a leitura e a escrita são inúmeras. Pergunte-lhes o que perceberam ao assistir ao vídeo, se a menina continuou pensando da mesma forma do inicio ao fim da história. Reserve um tempo para que exponham suas hipóteses, à medida que forem verbalizando faça as intervenções necessárias para que compreendam melhor o valor da leitura e da escrita em nossas vidas.

Contando e encantando

Professor, encante seus alunos com uma contação de história, lembrando que o momento de contação de história deve ser um “momento mágico”, cheio de encantos, por isso, o ambiente deve ser preparado previamente e devemos sempre ler e preparar a história com antecedência. Se possível organize um lugar aconchegante tranquilo para que realmente entrem no clima da história. Escolha um livro com ilustrações grandes e bonitas, que chamem a atenção dos alunos.

Sugerimos a história “Chapeuzinho Vermelho”, mas você poderá optar por outra que seus alunos gostarem mais.

 

Chapeuzinho Vermelho

Fonte: Sítio: “Bebê Toys”. Disponível em: <http://www.bebetoys.com.br/produto-1400/tudo-para-bebe/livro-infantil-classicos-todolivro(edcluxo-30x30):-chapeuzinho-vermelho-todolivro>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

Relembre com eles alguns dos trechos que mais gostaram da história e questione:

  • Se não existisse a leitura e a escrita seria possível existir os livros que tanto nos encantam?
  • Vocês acreditam que saber ler e escrever é necessário?

Aluna Atividades

1) Com suas palavras explique o título: “A menina que odiava livros”.

_______________________________________________________________________________________________________________

2) Cite exemplos da importância de saber ler em sua vida.

________________________________________________________________________________________________________________

3) Formule uma frase falando da leitura em nosso cotidiano.

________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Quando falam em leitura com você como fica sua carinha?  Assinale uma das opções:

Rostinho feliz                                                       Rostinho normal                                            Rostinho triste                  

Imagem 1 (     )                                       Imagem 2 (     )                                   Imagem 3 (     )

Imagem 1: Sítio: “Fotos face”. Disponível em: <http://fotosface.com.br/carinha-alegre.html>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

Imagem 2:  Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=22608&secao=espaco&request_locale=es>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

Imagem 3: Sítio: “Word Press”. Disponível em: <http://caibra.wordpress.com/2013/09/29/bocha-em-mogi/>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Informação ao Professor

Piaget e Vygotsky são unânimes em suas teorias sobre a importância da utilização dos jogos no processo de ensino aprendizagem. Para Piaget os jogos têm dupla função:

  • Consolidam as estruturas já formadas (aprendizagens adquiridas);
  • Dão prazer e/ou equilíbrio emocional à criança. Ele classifica os jogos em várias fases de acordo com as estruturas mentais. As crianças do Ensino Fundamental 1 (6 a 10 anos) se encontram nas fases pré-operatório e operatório concreto, tornando-se imprescindível o contato com o objeto de aprendizagem o que é favorecido através da utilização de jogos. Vygotsky realça a influencia do lúdico no desenvolvimento infantil, por meio deles as crianças aprendem a agir, tem a curiosidade estimulada e adquirem iniciativa e autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Sítio: Jogos Educativos. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/287-2/>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

Frente ao exposto, podemos constatar a relevância dos jogos para a alfabetização. Diante disto, crie um momento de descontração, com uma aula onde os alunos possam aprender e consolidar ludicamente suas aprendizagens.

 

Brincando e Aprendendo

Professor, inicie sua aula com uma rodinha de conversa e pergunte aos alunos o que mais eles gostam de fazer. As respostas serão várias, no entanto, a maioria delas deve girar em torno do brincar. Aproveite a deixa e diga a eles se sabiam que é possível aprender brincando. Proponha o seguinte jogo:

Bingo dos Contos

Este bingo é muito bom para trabalhar a leitura e funciona como um jogo da velha. Quem conseguir marcar primeiro uma fileira de três contos grita "bingo" e vence a partida. Os mesmos contos aparecem em todas as cartelas em posições variadas, mas em algumas situações é possível que mais de um jogador feche uma fileira com os mesmos contos, em posições diferentes, ao mesmo tempo.

Veja a seguir a sugestão para confeccionar as cartelas:

 

Cartelas - personagens

Cartelas - personagens..

O jogo foi pensado para um grupo de quatro participantes, sendo que um componente canta o bingo e os outros marcam suas cartelas.

Observação: Ao reproduzir as cartelas deve-se reproduzir uma a mais para recortar em fichas.

Fonte: Sítio: “Pra Gente Miúda”. Disponível em: <http://www.pragentemiuda.org/2010/10/bingo-do-conto-de-fadas.html#ixzz37g6LHBxw>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

Outra opção muito eficaz é o jogo: Qual é a palavra?

 

O objetivo deste jogo é identificar a escrita de palavras refletindo a junção de vogais e consoantes formando sílabas.

IDADE: 1º e 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Jogo palavras uva

 

Material: Envelope colorido e cartão com palavra e figura correspondente. (Palavras do cotidiano dos alunos.).

Como jogar: Dividir a turma em 2 grupos. Em cada jogada um aluno de cada grupo tenta ler a palavra que a professora lentamente retira do envelope. Se acertar, ganha ponto para seu grupo. O grupo vencedor é aquele que acertar o maior número de palavras.

Fonte: sítio: “Pra Gente Miúda”. Disponível em: <http://www.pragentemiuda.org/2010/10/oieee-o-objetivo-deste-jogo-e.html#ixzz37gOSLETh>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

BINGO DAS SÍLABAS RECICLADO

Bingo das silabas reciclado

Fonte: Sítio: “YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IOyy-XDgHOc>.  Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

Como jogar

Este é um bingo comum de formação de palavras, as sílabas serão retiradas de um saquinho e o jogador terá que formar uma palavra juntando a sílaba sorteada com uma das opções disponíveis na coluna. No lugar da cartela existe um tabuleiro grande que possibilita a participação de 4 a 5 jogadores. Vence quem preencher primeiro a coluna ou linha. Lembrando que este preenchimento significa formar todas as palavras com as sílabas sorteadas.

Professor, você poderá aproveitar e selecionar as palavras de algum conteúdo que estiver trabalhando e que os alunos estão com dificuldade, por exemplo: se no conteúdo de Ciências estiver trabalhando com o tema “animais”, faça um bingo só de nomes dos animais trabalhados.

CAÇA PALAVRAS RECICLADO

O caça palavras reciclado como também o bingo das sílabas, além de serem de fácil manuseio levantam uma bandeira de extrema relevância nos dias de hoje, a questão da sustentabilidade, pois são confeccionados com material 100% recicláveis, o que os torna de baixo custo. Ao contrário das opções que temos no mercado atualmente com tecnologias muito avançadas, aumentando muito o custo do produto, e nem sempre motivando as crianças que já encontram tudo pronto, limitando sua participação no processo. E em muitos casos não dão um retorno tão bom como esperado.  

 

Caça-palavras reciclado

Fonte: Blog: “A arte de aprender brincando”. Disponível em: <http://professorphardal.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20L%C3%BAdicos>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

Como jogar

O caça palavras reciclado desafia o aluno a fazer a junção de sílabas variadas para formar palavras em sentidos diversos. Desta forma, assim que conseguir formar a palavra o aluno deve usar uma borrachinha conforme desenho. Outra possibilidade é escrever em fichas algumas das palavras do tabuleiro para que os alunos as localizem. É possível ter mais de um jogador, basta ter borrachinhas de cores diferentes. Assim cada jogador será representado por uma cor.

 

Aluna Atividades

1) Oriente os alunos a fazerem uma lista em seu caderno de Língua Portuguesa, das palavras encontradas  no caça palavras.

2) Separe as sílabas das palavras encontradas e coloque a quantidade  de sílabas ao final de cada palavra.

 

Você sabia?

Cada pedacinho de uma palavra é denominada sílaba. É bom saber também  que as palavras podem ser classificadas (receber um nome especial) dependendo da quantidade de sílabas que cada uma possui. Assim:

*Monossílaba – É quando a palavra não permite a separação de nenhuma sílaba;
*Dissílaba – A palavra é formada por duas sílabas;
*Trissílaba – Formada por três sílabas;
*Polissílaba – É quando na palavra há mais de três sílabas.

 

3) Encontre no caça palavras uma palavra trissílaba que faça referência a um animal.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Aprendendo com os jogos

Professor, inicie sua aula conversando com os alunos sobre os jogos realizados no dia anterior. Deixe que expressem suas sensações e opiniões. Diga que nesta aula irão conhecer um pouquinho sobre a confecção de um dos jogos com o qual trabalharam na aula anterior.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo abaixo do YouTube.

 

Jogo reciclado

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=F6Y_ZXvYbi0>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

Professor, após assistirem ao vídeo verifique com os alunos se possuem todos os materiais. Aproveite para trabalhar com as características do texto instrucional. Lembre-os que este tipo de texto tem a função de orientar “instruir”, por isso ele fornece informações do “passo a passo”.

 

Materiais necessários:

Tampinhas de refrigerantes;

1 placa de papelão ou MDF, pode ser de caixas;

Revistas usadas para recorte das sílabas;

Borrachinhas para identificar as palavras encontradas;

Cola de contato;

1 folha de papel (Collor set ou Cartão) para o fundo do tabuleiro.

 

Atividade de casa

Relembre com os alunos as orientações do vídeo de como fazer o caça palavras reciclado, elaborem o texto instrucional, a partir das informações dele. Envie como atividade de casa, para fazerem com a colaboração de um adulto, pois precisarão de alguns materiais que não estão disponíveis na escola.

No dia seguinte, solicite que mostrem os jogos e reserve um tempo para eles brincarem.

 

Aluna Atividades

1) Escreva como foi confeccionar o caça palavras reciclado?

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Encontre no dicionário o significado de :

 Reciclado:______________________________________________________________________________________________________________

Sustentabilidade:_________________________________________________________________________________________________________

 

3) Qual a relação de produtos desta natureza com a sustentabilidade?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Pesquise em fontes variadas o significado de consciência ambiental.

________________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Você tem consciência ambiental? Relate que mudanças de atitudes você poderia realizar para se tornar uma pessoa com consciência ambiental?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

6) As atividades com jogos foram interessantes? Você achou mais prazeroso estudar fazendo uso deste recurso? _______________________________________________________________________________________________________________________

 

7) Faça um acróstico com a palavra RECICLADO.

Professor, se os alunos ainda não conhecem “acróstico”, faça um coletivamente como modelo. Utilize outra palavra. Depois de elaborados os acrósticos, faça uma exposição no mural da sala de aula, mas antes, solicite que socializem com os colegas.

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram o conceito de sustentabilidade e reciclagem; além de conhecer o conceito de consciência ambiental bem como desenvolveram habilidades relativas ao uso do dicionário; aprenderam a conhecer sobre a classificação de palavras quanto ao número de sílabas; aprenderam a localizar uma informação explícita; ampliaram  habilidades de pesquisa; conseguiram desenvolver o raciocínio lógico; aperfeiçoaram a capacidade de fazer inferência e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.