Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ética e Cidadania – Repensando valores através da música

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Desenvolver o conceito de sinônimo;
  • Conhecer o conceito de ética e de cidadania;
  • Desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário;
  • Localizar uma informação explícita;
  • Ampliar habilidades de pesquisa em fontes diversas;
  • Desenvolver habilidades de interpretação;
  • Aperfeiçoar a capacidade de fazer inferência;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 11 de jul. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Informação ao professor

 A música, quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentido associados a configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: pensamento e sentimento. Música como linguagem não é algo apenas para quem busca formação profissional, não depende de talento ou dom e está ao alcance de todos.

Fonte: Blog: "Formação FPPM". Disponível em: <http://formacaofppm.blogspot.com.br/2006/07/o-papel-da-msica-na-formao-do.html>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

A música como linguagem

Professor prepare sua sala de aula afastando as mesas e cadeiras, deixando espaço para uma rodinha. Inicie sua aula com a música “Fazer o Bem” de Bia Bedran. Deixe que a música invada o ambiente e contamine a todos os que chegarem. Receba os alunos nesta atmosfera de tranquilidade e alegria. Convide-os a sentarem na rodinha. Quando estiverem assentados, coloque novamente a música “Fazer o bem”. A música deve ser tocada bem baixinho. Peça que fiquem em silêncio ouvindo apenas o som da música. Peça que fechem os olhos e tentem imaginar cada verso. Ao término da música proponha que contem qual a imagem que vinha a cabeça enquanto ouviam a música e se algum trecho em especial chamou sua atenção.

Ouça com atenção as colocações em seguida mostre uma caixa e diga que é a “Caixa do Bem”. Ainda em circulo oriente os alunos a passarem a caixa, em determinado momento bata palmas, neste instante o aluno que estiver segurando a caixa deve abri-la e retirar um dos cartazes que estão dentro da caixa. Peça também que mostre para todos a imagem e escolha outro colega para falar sobre a mesa. Faça o mesmo até que a última imagem seja mostrada.

 

Presente

Fonte: Sitio: "Dream Stime". Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-caixa-de-presente-branca-fita-vermelha-image2633111>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

 

Você poderá recortar as  imagens de revistas ou jornais, ou então imprimir algumas que estão disponíveis na internet, mas todas devem mostrar ações boas, ou seja: solidariedade, afeto, compaixão, cooperação, dentre outras. Veja a seguir algumas sugestões: 

 

Etica 1    Etica 2

                  Imagem 1                                                                   Imagem 2

Etica 3      Etica 4

                    Imagem 3                                                          Imagem 4

Etica 5             Etica 6

          Imagem 5                                                                    Imagem 6

Imagem 1: Sítio: "Por um mundo melhor". Disponível em: <http://srggomes.wordpress.com/2013/04/29/somos-maioria/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Imagem 2: Blog: "Cantinho da Ro". Disponível em: <http://rogeriabreves.blogspot.com.br/2013/06/ao-fazer-o-bem-nao-espere-que-as.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Imagem 3: Blog: "Fazer o bem faz bem". Disponível em: <http://codependentesemocionais.blogspot.com.br/2012/03/fazer-o-bem-faz-bem.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Imagem 4: Sítio: "Novo Tempo". Disponível em: <http://novotempo.com/audios/faca-o-possivel/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Imagem 5: Sítio: "Católico". Disponível em:<http://catolicoargrade.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Imagem 6: Blog: "Chicão". Disponível em:  <http://chicaoonline.blogspot.com.br/2011/01/crianca-sempre-faz-verdade.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Professor, depois de explorar as imagens da “Caixa do Bem”. Distribua a cópia da letra da música “Fazer o Bem” de Bia Bedran, coloque a música novamente e solicite que os alunos cantem junto com a Bia. Deixe-os tentarem acompanhar a música, observando a letra cantada. Posteriormente discuta com eles sobre o que mais gostaram de ouvir e se isto faz parte do dia a dia deles. Deixe-os falarem e depois proponha a seguinte atividade:

 

         Fazer um bem

            Bia Bedran

 Fazer o bem - musica

 

Fonte: Sítio: "Vagalume". Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/fazer-um-bem.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

1) Faça a leitura da letra da música de Bia Bedran “Fazer o bem” e circule as palavras monossílabas. Lembre-se que palavras monossílabas são palavras com apenas uma sílaba.

2) Tendo como base as aulas anteriores, crie outro nome para a música acima de Bia Bedran.

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Observe o nome de “Bia Bedran” e responda:

a) Quantas vogais possuem o nome acima?______________________

b) E quantas sílabas?______________________________________

c) A palavra Bedran é:

(    ) Dissílaba                         (      ) Trissílaba                       (      ) Polissílaba

 

4) O trecho abaixo faz parte da música de Bia Bedran “Fazer o bem”. Explique- o com suas palavras:

Fazer um bem, fazer um bem
A quem se quer bem
E também a quem nem
Se conhece bem.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

5)      Represente com um desenho o que você acredita ser “Fazer o bem”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Construindo valores através da música e da história

Diante da sociedade atual, faz-se necessário uma metodologia de ensino que haja de maneira preventiva, na educação de valores éticos e morais, na formação consciente do indivíduo que reflete ética e moralmente diante de situações conflitantes, que exijam dele uma gama de princípios e valores que norteiem suas decisões. Sítio: "Pedagogia ao pé da letra". Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-educacao-de-valores-para-a-formacao-moral-do-individuo/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Professor, frente ao exposto é preciso usar estratégias que envolvam o aluno de forma prazerosa, para que cresça com valores éticos sólidos. A música tem se mostrado uma importante aliada. Inicie sua aula novamente com a música “Fazer o bem”. Em seguida retome a aula do dia anterior, falando sobre o que a música “Fazer o bem” significa. Neste momento comente com os alunos que para conseguir vivenciar a música é preciso trazer para nosso cotidiano valores que norteiem nosso comportamento. Assim mostre a eles que trouxe a “Caixa do Bem”, mas desta vez, coloque dentro dela, fichas com palavras que remetem aos valores trabalhados. O que será que têm dentro dela desta vez? Repita a dinâmica do dia anterior passando a caixa na rodinha, em alguns momentos você professor deve bater palmas ou fazer outro sinal qualquer, desde que tenha combinado previamente com os alunos e abra a caixa. Cada aluno deve retirar uma ficha por vez e escolher outro colega para comentar a palavra da ficha.

 

Presente

Fonte: Sitio: "Dream Stime". Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-caixa-de-presente-branca-fita-vermelha-image2633111>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Ao final comente que para compreender melhor irão ouvir a história: “Pescaria Inesquecível”. Professor antes de contar a história e preciso prepará-la, lendo várias vezes. Desta forma você terá intimidade com a história e conseguirá passar aos alunos toda a emoção necessária, além disto, sua leitura será mais fluente o que facilitará a compreensão por parte dos alunos. 

 

RESPEITO

 ÉTICA

 

  CARIDADE


 

CIDADANIA

COMPAIXÃO

 

UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

James P. Lenfestey

Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago.A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago. Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, lindíssimo; ele movia as suas guelras para trás e para frente. O pai, então, serenamente acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:- Você tem que devolvê-lo, filho!- Mas, papai, reclamou o menino.- Vai aparecer outro, insistiu o pai.- Não tão grande quanto este, choramingou a criança.

O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável.Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele.Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite.Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética e moral. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado em face de uma conduta numa sociedade civilizada.Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a DEVOLVER O PEIXE À ÁGUA.

A história valoriza não como se consegue ludibriar as regras, mas como, dentro delas, é possível fazer a coisa certa, ética e moralmente.A boa educação é como uma moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.Fonte: Sítio “Para ler e pensar”. Disponível em: <http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=21945&gt>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Professor, outra opção é utilizar um projetor para mostrar a história em slides. Vá narrando-a enquanto os slides são projetados. Assim, os alunos terão a oportunidade de verem as imagens. 

 

Uma pescaria inesquecivel - imagem

Fonte: Sítio “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hP58YS4aJIw>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

       

Atividades - aluna

1) O que você entende por ética?

_______________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você acredita que a ética é importante em nossa vida?

_______________________________________________________________________________________________________________

 

3) Como você agiria se:

a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais? _____________________________________________________________________________________________________________

 

b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?

_____________________________________________________________________________________________________________

 

c) Se você achasse em um banheiro público um celular perdido por alguém?

_____________________________________________________________________________________________________________

 

d) Cite outros exemplos de atitudes éticas?

_____________________________________________________________________________________________________________

 

As atividades acima foram adaptadas de:Blog: "Educação de valor". Disponível em: <http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/10/atividade-com-texto-para-trabalhar.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

 

TRABALHANDO COM DICIONÁRIO

Dicionario

Fonte: Blog: "Dicionário de Termos Blogueiros". Disponível em: <http://www.dicasblogger.com.br/2008/01/dicionario-de-termos-blogueiros.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

4) Encontre no dicionário o significado de:

Ética:___________________________________________________________________________________________________________________

 

Compaixão:______________________________________________________________________________________________________________

 

Caridade:________________________________________________________________________________________________________________

 

Cidadania:______________________________________________________________________________________________________________

 

Solidariedade: _______________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Pinte as imagens que demonstram cidadania.

Imagens cidadania 1 Imagens cidadania 2

Figura 1- Menina: Sitio: “Cultura Mix”. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/desenhos-sobre-a-poluicao-do-planeta>.  Acesso em: 17 de jul. 2014.

Figura 2: Blog- “Mônica e Cebolinha: Cuidando do Planeta. Disponível em: <http://sustentabilidadeparacriancas.blogspot.com.br/2011/03/desenhos-para-colorir.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

Figura 3- Menino no lixo: Blog: “Fazendo a minha festa para colorir”. Disponível em: <http://fazendoaminhafestacolorir.blogspot.com.br/2012/06/rugrats-imagens-para-colorir.html>.  Acesso em: 17 de jul. 2014.

Figura 4-  Criança na cadeira de rodas. Blog: “Galerinha online”. Disponível em: <http://galerinhaonline.blogspot.com.br/2013/10/ajudando-sempre.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Sendo um cidadão ético eu construo um mundo melhor

Professor, a música, que cada um de nós ouve, toca-nos o coração. Não importa que tipo seja. Numa ou noutra situação poderemos até assustar-nos com determinado tipo de música, mas, aos poucos, começamos a compreendê-la. Não há praticamente nenhuma cultura onde a música não esteja presente funcionando até, na maioria das vezes, como fator determinante no desenvolvimento linguístico e afetivo dos indivíduos. A música é, assim, uma linguagem universal que vai estimular outras áreas do nosso desenvolvimento, sendo fundamental para o bom funcionamento de toda a sociedade.                              Fonte: Blog: "Comunicar é preciso. Disponível em: <http://comunicar-preciso.blogspot.com.br/2013/04/musica-linguagem-universal-da-humanidade.html>. Acesso em: 17 de jul.2014.

Inicie sua aula comentando como a música é parte de nossas vidas. Como ela é capaz de transmitir uma mensagem encantar pessoas de diferentes maneiras. Professor se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do YouTube “Educação Inclusiva”.

Educacao Inclusiva

Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=70EvnSfn0Tk>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

Professor, proponha aos alunos um debate. Separe a turma em 3 grupos. Para iniciar lance perguntas como:

Ø  O que podemos fazer para construirmos um mundo melhor?

Ø  Quem tem a responsabilidade de melhorar o mundo?

Ø  A inclusão faz parte desta construção?

 

Regras para o debate:

  • A pergunta deve ser dirigida a um grupo se este não quiser se pronunciar deve passar a vez para outro grupo.
  • O grupo que quiser fazer perguntas deve escrevê-las em um papel e direcionar ao grupo de quem eles querem ouvir a resposta. 
  • Converse sobre o vídeo que acabaram de assistir complementando as discussões e fazendo as intervenções necessárias.

 

Atividades - aluna

1) Complete a letra da música com as palavras do retângulo.

Aprender – crescer – seu - construir – coração – grande – amar – amigo – comigo – sonha – amor - feliz

 

Vamos Construir

Sandy e Junior

Sei que ainda sou criança
Tenho muito que ______________
Mas quero ser criança quando eu ___________
Nosso mundo é um brinquedo
Com pecinhas para unir
Ele será todo ______, se você pensar assim

Refrão
Vamos _______________ uma ponte em nós
Vamos construir, pra ligar seu _____________ ao meu
Com o amor que existe em nós!

E você que é gente _____________
Também pode aprender
Que ___________ é importante pro meu mundo e para o seu
Mas eu tenho a esperança
De você ser meu ____________
De voltar a ser criança, pra poder brincar ________________

Refrão

Tudo o que se ____________
Com _________ se pode conseguir
Por que tudo é assim, é assim
E a gente vive muito mais _____________!

Sítio: Letras. mus http://letras.mus.br/sandy-e-junior-musicas/142686/. Acesso em: 16 de jul. 2014.

 

2) Tendo como base as informações das aulas anteriores faça uma paródia da música de Sandy e Júnior.

 

3) Usando recortes de jornais e revistas  monte um cartaz sobre Ética e Cidadania.

 

4) Sabendo que sinônimo é palavra que tem significado idêntico ou muito semelhante ao de outra. Consulte um dicionário e encontre o sinônimo de:

Construir: ______________________________________________________________

Cidadania: _____________________________________________________________

Ponte: _________________________________________________________________

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram o conceito de sinônimo; além de conhecer o conceito de ética e cidadania bem como desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário; aprenderam a localizar uma informação explícita; ampliaram habilidades de pesquisa em fontes diversas; conseguiram desenvolver habilidades de interpretação; aperfeiçoaram a capacidade de fazer inferência e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.