Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O cronista Rubem Alves

 

23/07/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e interpretar trechos de autoria de Rubem Alves.
  • Conhecer mais sobre Rubem Alves, por meio de seu sítio.
  • Listar crônicas de Rubem Alves.
  • Apresentar uma crônica de autoria de Rubem Alves, considerando as especificidades do gênero crônica.
Duração das atividades
3 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero crônica.
  • Comunicação oral.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • pesquisa na internet;
  • leitura e interpretação textual;
  • atividades em duplas;
  • pergunta-resposta;
  • discussões orais e coletivas;
  • comunicação oral;
  • projetor;
  • computador e internet.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

 

O objetivo é os alunos conhecerem e interpretarem trechos de autoria de Rubem Alves.

 

Para esta primeira atividade, a ideia é que a sala seja preparada previamente pelo professor com painéis e cartazes com pensamentos de Rubem Alves.

Observação: um pensamento diferente para cada aluno e sem a indicação de autoria.

Professor, caso seja possível, priorize a biblioteca para essa atividade.

Sugestão:

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-mN5vY5h8QtA/ToqOW4BX7uI/AAAAAAAAGL0/4RRNAugSric/s1600/301694_278475825510566_236188293072653_1032616_2113729170_n.jpg Acesso em: 20 jul.2014.

 

 

Imagem disponível em: https://karinizumi.files.wordpress.com/2011/08/rubemalves.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

 

Imagem disponível em: https://karinizumi.files.wordpress.com/2011/08/rubem-alves.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_qQKHgb_sc7E/THlQivid1FI/AAAAAAAAGFE/JGQZJS3I3To/s400/Ruben+Alves.jpg Acesso em: 20 jul.2014.

 

 

Imagem disponível em: http://pensador.uol.com.br/img/pens/3e/b0/3eb0fad427de0156b81721aba97266ea.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-WdKYGwaujQU/UmBj5pcHklI/AAAAAAAAMLQ/P6FZSaIGoZw/s1600/Sem+a+Educa%C3%A7%C3%A3o+das+Sensibilidades,+todas.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

 

Imagem disponível em: http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-meu-unico-desejo-meu-tema-musical-meu-diamante-e-a-educacao-rubem-alves-114696.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

 

Imagem disponível em: https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t1.0-9/599896_207765566018737_17282036_n.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

Imagem disponível em: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/p320x320/1376333_444146442362695_551411915_n.jpg Acesso em: 20 jul.2014. 

 

Em um primeiro momento, cada aluno deverá escolher um pensamento e lê-lo em voz alta para a sala. Depois, deverá discorrer brevemente sobre o trecho lido, interpretando-o.

 

Após a socialização das interpretações, o professor entregará uma questão impressa aos alunos, com cinco nomes de literatos brasileiros, perguntando sobre a autoria dos pensamentos divulgados em sala de aula. Após a socialização das respostas, o professor dirá que se trata de Rubem Alves.

 

A quem você atribui a autoria dos pensamentos lidos e interpretados?

(    ) Cecília Meireles

(    ) Lya Luft

(    ) Fernando Sabino

(    ) Rubem Alves

(    ) Fernando Veríssimo

 

Professor, caso queira, é possível elaborar uma estatística sobre as respostas e comentá-la.

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é os alunos conhecerem um pouco mais sobre Rubem Alves, por meio de seu sítio.

 

Essa atividade deverá ocorrer no laboratório de informática.

 

Os alunos, em duplas, terão alguns minutos para conhecer o sítio oficial do escritor Rubem Alves. Para tanto, deverão acessar o sítio:

http://www.rubemalves.com.br/site/ Acesso em 20 jul. 2014.

 

1

 

Professor: diga aos alunos para atentarem-se às informações do sítio, para atividade posterior.

 

Depois de, aproximadamente,  10 minutos, o professor deverá questionar os alunos:

 

a) Qual a definição que Rubem Alves mais gosta sobre si?

Resposta: A de um menininho que disse: "Rubem Alves é um homem que gosta de ipês amarelos...".

 

b) A crônica "Que bom que eles se casaram", de Rubem Alves, refere-se ao nascimento do autor?

Resposta: "Nasci no dia 15 de setembro de 1933. Sobre o meu nascimento veja a crônica Que bom que eles se casaram."

 

c) Quais os outros ofícios de Rubem Alves?

Resposta: "Pedagogo, poeta e filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros para crianças, psicanalista, Rubem Alves é um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil."

 

d) A última premiação de Rubem Alves data de qual ano?

Resposta: 2012.

 

e) É possível afirmar que a paixão de Rubem Alves era a educação? Comente.

Resposta: Sim. "Minha estrela é a educação. Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. De um educador pode-se dizer o que Cecília Meireles disse de sua avó – que foi quem a educou: “O seu corpo era um espelho pensante do universo”. O educador é um corpo cheio de mundos.... A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O mundo é maravilhoso, está cheio de coisas assombrosas. Zaratustra ria vendo borboletas e bolhas de sabão. A Adelia ria vendo tanajuras em voo e um pé de mato que dava flor amarela. Eu rio vendo conchas, teias de aranha e pipocas estourando... Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças." (Rubem Alves)

 

f) Em suma, o que os amigos pensam  sobre Rubem Alves?

 

Resposta: Acessar http://www.rubemalves.com.br/site/oquepensam.php

 

Professor, a ideia é que a cada pergunta feita, a dupla de alunos que souber a resposta, levanta a mão. Será permitido responder a dupla que primeiro se manifestar.

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 
O objetivo é listar as crônicas de Rubem Alves, escolher um texto e elaborar uma apresentação.
 

Depois de conhecerem um pouco mais sobre Rubem Alves, os alunos deverão fazer uma pesquisa específica sobre o Rubem Alves cronista. Para tanto, terão que listar as crônicas de autoria do autor. 

 

Professor, para essa atividade ser exitosa, um aluno da dupla pode buscar crônicas do autor na biblioteca e outro aluno pode pesquisar na internet.

 

Sugestões:

GPS de crônicas, que fica no sítio oficial do autor: http://www.rubemalves.com.br/site/ Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

2

 

http://www.rubemalves.com.br/site/10mais.php Acesso em: 20 jul. 2014.

 

https://www.facebook.com/pages/As-melhores-cr%C3%B4nicas-de-Rubem-Alves/197457870295919 Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

As Melhores Crônicas de Rubem Alves

Imagem disponível em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2539899/as-melhores-cronicas-de-rubem-alves/ Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

http://www.releituras.com/rubemalves_menu.asp Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

http://espiritualidadeemissao.blogspot.com.br/2012/11/cronicas-de-rubem-alves-casamento.html Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

Após listagem, os alunos escolherão uma crônica (preferencialmente diversa da crônica dos outros colegas da sala) e produzirão uma apresentação sobre ela, discorrendo acerca:

 

  • dos elementos e partes da narrativa;
  • da temática;
  • das características da crônica. Professor, nesse caso, é importante que os alunos já tenham estudado sobre o gênero crônica. Para saber mais, acesse a aula "Cronicando", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27425 Acesso em: 15 jul. 2014.
  • dos sentimentos (re)criados pelo enredo percepções subjetivas.

 

Essa apresentação pode ser feita por meio do data show ou do prezi (prezi.com.br).

 

Atividade 2

 

O objetivo é os alunos apresentarem a crônica escolhida de autoria de Rubem Alves.

 

Nessa atividade, os alunos deverão apresentar suas produções acerca da crônica escolhida.

 

Professor, aproveite esse momento para ressaltar com os alunos características do gênero crônica, além de despertá-los para o gosto quanto a esse gênero.

 

Atividade 3

 

O objetivo é ler diversas crônicas de Rubem Alves.

 

Os alunos, em círculo, cada um com uma crônica de Rubem Alves, terão 5 minutos para desfrutar da leitura. Ao soar de um apito, os alunos passam seu texto para os colegas. Essa ação deverá ocorrer até que todos leiam todas as crônicas disponíveis.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta proposta, a avaliação recai sobretudo na apresentação de uma crônica de Rubem Alves. Na oportunidade, os alunos lidarão com as recorrências estruturais, temáticas e estilísticas do gênero crônica, aliando esse conhecimento ao desfrute literário da autoria de Rubem Alves.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tânia Regina Zavata Catalano, professora voluntária , São Paulo - disse:
    taniacatalano@outlook.com

    09/09/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora! Escolha perfeita para formar novos leitores e aumentar a fome daqueles que a saboreiam. Beijos recheados de afeto com cobertura de purpurina, para que seu caminho brilhe cada vez mais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.