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Cronicando o cotidiano

 

23/07/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar um lugar fora da escola.
  • Registrar visualmente as percepções acerca do lugar observado.
  • Confeccionar um painel de registros visuais quanto à observação cotidiana.
  • Produzir uma crônica com base nos registros visuais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero crônica.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussões coletivas e orais;
  • observação para além da escola;
  • objeto para registro visual;
  • exposição visual;
  • produção de texto.

 

Observação: Essa sequência didática será melhor desenvolvida se puder contar com a parceria do professor de artes.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

 

O objetivo é os alunos terem um tempo para observar um lugar fora da escola.

 

Para o êxito dessa proposta, a sequência didática deverá ocorrer fora da escola, preferencialmente.

 

A primeira atividade consiste na escolha de um determinado lugar da cidade, onde os alunos possam estar para observar a vida, a rotina, o movimento do lugar.

 

Essa escolha pode se dar democraticamente entre alunos e professor.

 

Sugestões de lugares:

  • praças;
  • shoppings;
  • museus;
  • igrejas;
  • feiras livres.

 

Após a escolha do lugar, será determinado um tempo para que os alunos apenas observem o movimento desse lugar. Sugestão de 1 hora.

 

Professor, chame a atenção dos alunos para que eles não se restrinjam a observações apenas físicas. É preciso perceber o lugar de maneira subjetiva, contemplando sensações.

 

Atividade 2

 

O objetivo é os alunos registrarem visualmente as percepções acerca do lugar que observam.

 

Após o tempo de observação, o professor promoverá com os alunos um momento de registro visual. Para tanto, os alunos deverão ter em mãos celulares ou câmeras fotográficas ou papel e lápis, dentre outras possibilidades artísticas para registro.

 

O professor direcionará a atenção dos alunos, para que cada um evidencie o mesmo ponto e ou objeto de observação e ou pessoa e registre-o/a.

Exemplo: o professor pedirá aos alunos que, em determinado momento, em torno de 5 minutos,  registrem as cores do lugar. Depois, poderá pedir que registrem os sentimentos das pessoas daquele lugar...

 

Sugestões:

  • sons;
  • formas;
  • gestos;
  • ângulos;
  • movimentos;
  • tamanhos das pessoas.

 

Uma vez feitos os registros, os alunos retornarão à escola para trabalharem essa observação, por meio de discussões orais coletivas.

 

Professor, caso considere importante ilustrar aos alunos o que seria essa observação do cotidiano, mostre a eles as imagens abaixo:

 

Imagem disponível em: http://www.iphotoeditora.com.br/photochannel/wp-content/uploads/2012/11/A-espera-de-Bento-XVI.jpg Acesso em: 20 jul. 2014.

 

 

Imagem disponível em: http://www.iphotoeditora.com.br/photochannel/wp-content/uploads/2012/11/cemiterio-sao-paulo.jpg Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

Imagem disponível em: http://www.iphotoeditora.com.br/photochannel/wp-content/uploads/2012/11/ibirapuera.jpg Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

 

Imagem disponível em: http://www.iphotoeditora.com.br/photochannel/wp-content/uploads/2012/11/liberdade.jpg Acesso em: 20 jul. 2014. 

 

Todas as imagens acima estão disponíveis no endereço: http://www.photochannel.com.br/index.php/fotografia-de-rua-2/fotografia-de-rua-a-cronica-do-cotidiano/ Acesso em 20 jul. 2014.

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 

O objetivo é a confecção de um painel de registros visuais quanto à observação cotidiana.

 

Os alunos, de posse de seus registros, montarão um painel para exibição. O painel pode ser montado dentro ou fora da sala de aula. Após a montagem, cada aluno terá de dar explicações para os colegas sobre seu registro, de modo a considerar suas próprias impressões sobre o cotidiano do lugar escolhido.

 

Professor, monte o painel com base nas indicações docentes para a observação do lugar. Por exemplo, de um lado, coloque todos os registros concernentes às cores do lugar. De outro, coloque os registros das formas do lugar. Além disso, convide outras salas para que possam não apenas apreciar os painéis, mas escutar dos próprios autores suas impressões.

 

Atividade 2

O objetivo é a produção de uma crônica com base nos registros visuais.

 

Uma vez elaborados os registros, a ideia é que os alunos, em um momento de produção textual, de posse do conhecimento acerca do gênero crônica e embasados pelos registros pessoais, elaborem uma crônica do lugar e ou das observações que fizeram.

Esse texto deve passar por reescritas até sua versão final.

Uma vez prontos, os textos deverão ter circulação social por meio da divulgação virtual, em sítios ou blogues da escola, ou em jornais impressos ou revistas da comunidade escolar ou não.

Professor, caso queira retomar com os alunos a definição de crônica, eis uma sugestão:

 
 
 
 
 
 
Crônica Literária
          Por  Ana Paula de Araújo

 

 

 

 

A palavra  crônica é derivada do latim  Chronica e do grego  Khrónos (tempo), e significado principal que acompanha esse tipo de texto é exatamente o conceito de tempo. A crônica é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado tempo. A quantidade de personagens é reduzida, podendo inclusive não haver personagens. É a  narraçãode um fato do cotidiano das pessoas, algo que naturalmente acontece com muitas pessoas. Esse fato é incrementado com um tom de  ironia e bom humor, fazendo com que as pessoas vejam por outra ótica aquilo que parece óbvio demais para ser observado.

 

Um dos segredos de uma boa crônica é a ótica com que se observam os detalhes, é através disso que vários cronistas podem fazer um texto falando do mesmo fato ou assunto, mas de forma individual e original, pois cada um observa de um ângulo diferente e destaca aspectos diferentes.

Quando a crônica surgiu era um relato de acontecimentos históricos, que eram registrados por ordem cronológica. Podia usar uma visão mais geral ou mais particular, assim como podia destacar fatos mais relevantes ou secundários. A partir de Fernão Lopes, no século XVI, é que a crônica começou a tomar uma perspectiva individual ou interpretativa.

A crônica de teor crítico surgiu junto com a imprensa periódica (folhetins e jornais), no século XIX. Começou com um pequeno texto de abertura que falava de maneira bem geral dos acontecimentos do dia. Depois passou a assumir uma coluna nos folhetins (coluna da primeira página do periódico) e por fim adentrou de vez ao Jornalismo e à Literatura.

A característica mais relevante de uma crônica é o objetivo com que ela é escrita. Seu eixo temático é sempre em torno de uma realidade social, política ou cultural. Essa mesma realidade é avaliada pelo autor da crônica e uma opinião é gerada, quase sempre com um tom de protesto ou de argumentação. Esse tipo de crônica pode ser simplesmente argumentativa, e dispensar o uso da narração. É possível que percam-se assim, elementos típicos do gênero como personagens, tempo, espaço.

Sendo assim podemos identificar duas maneiras de se produzir uma crônica: a primeira é a narrativa, que como já foi dito, conta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo, etc. A outra maneira é a crônica dos textos jornalísticos, é uma forma mais moderna do gênero, e ao contrário da outra não narra e sim disserta, defende ou mostra um ponto de vista diferente do que a maioria enxerga.

As semelhanças entre as duas são justamente o caráter social crítico, abordando sempre uma maneira de enxergar a realidade, e o tom humorístico, irônico ou até mesmo sarcástico. Podem se utilizar, para esse objetivo, de “personagens tipo”, da sociedade que criticam.

Não se pode confundir a crônica com outros gêneros como o conto ou a fábula, estes têm características individuais que os diferenciam daquela.

A crônica conta um fato comum do dia a dia, relatam o cotidiano da vida real das pessoas, enquanto o conto e a fábula contam fatos inusitados ou até fantásticos. Ou seja, distantes da realidade.

Texto disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/cronica-literaria/ Acesso em 20 jul.2014.

Recursos Complementares
Avaliação

O mais importante dessa proposta é os alunos serem capazes de mostrar sua subjetividade quanto à observação cotidiana, por meio dos registros visuais e da produção da crônica.

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