26/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Uma semana antes desta aula, oriente os alunos a realizarem uma pesquisa sobre uma doença que se manifesta no cérebro e tem relação com um verme chamado solitária.
Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro-projetor.
www.creativecommons.org.br
Nessa pesquisa cada um deles deverá perguntar a dez pessoas de suas relações (parentes, vizinhos, amigos) as seguintes questões:
Entrevista
• Você conhece uma doença que ocorre na cabeça (no cérebro) e tem relação com um verme chamado solitária? ( ) sim ( ) não
• Como se adquire essa doença? ( ) através da carne de porco ( ) através de verduras
Na aula em que for trabalhar o tema, monte uma tabela em transparência e registre os dados coletados pelos alunos.
Nessa tabela deverão constar: o nome do aluno, a quantidade de entrevistas que realizou (poderá ser que não conseguiu entrevistar dez pessoas), quantidade de sim e de não e qual foi a maioria das respostas sobre a aquisição da doença.
Após somar os dados na tabela, promova um debate com os alunos para analisar os seus resultados. Sugerem-se as seguintes questões:
• A maioria conhece ou não conhece essa doença?
• Por que a maioria dos entrevistados acredita que a doença é adquirida dessa forma?
• QUAL A FORMA CORRETA DE AQUISIÇÃO DA CISTICERCOSE?
Registre (pode ser na mesma folha da tabela) a hipótese levantada pelos alunos para a terceira questão. Você poderá retomar depois e verificar se estava correta ou não.
Neste mom ento leve os alunos ao laboratório de informática para explorar o recurso que apresenta detalhes sobre os platelmintos, em particular sobre a teníase.
O endereço para esta atividade é o seguinte:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2323/1/Invertebrados2.swf
Em 10 telas o aluno poderá ler sobre as características da solitária e suas formas de transmissão (inclusive o seu ciclo) de forma interativa.
Dica! - Explore o objeto de aprendizagem antes dos alunos. Ele traz informação sobre outros platelmintos e você deverá orientar as partes específicas que os alunos deverão visualizar.
Dica! - Caso o professor não disponha de laboratório de informática, poderá imprimir algumas partes desse recurso interativo e apresentá-las em transparências para retro projetor. Uma forma interessante de trabalhar esse conteúdo é utilizando o modelo criado pela professora Rosilda KOVALICZN, em 1997, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. É uma solitária em tamanho grande, confeccionada em tecido (pode ser toalha usada), com os proglotes finais unidos por velcro (poderão ser destacados) e recheadas com bolinhas de isopor (também com uma abertura fechada por velcro). O modelo é muito útil para descrever aspecto do verme e representar a contaminação resultante de seus ovos. (foto abaixo)
Retorne, ao final da aula, à questão proposta inicialmente: qual a forma correta de aquisição da cisticercose?
Levante considerações sobre o que leva as pessoas a fazerem confusão na forma de aquisição da cisticercose (talvez pela relação que essa doença tem com a teníase, que é adquirida de outra forma).
Importante 1 – Valo rize a profilaxia da doença através do uso de higiene pessoal e com alimentos. Valorize tam bém as campanhas de desverminação da p opulação em geral como forma indireta de prevenção e, finalmente, a importância da educação formal para esclarecer os conflitos existentes em relação ao assunto.
Importante 2 – Peça para que os alunos conversem novamente com as pessoas que entrevistaram e repassem o aprendido na escola, pois aquelas pessoas que responderam errado quanto à forma de contaminação estão em risco de adquirir a doença Cisticercose.
RECURSOS COMPLEMENTARES
http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2549&id_pagina=1
http://www.sg-guarani.org/microsite/materiales/P13/P13.zip
AVALIAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO
Analise as categorias a seguir e indique qual delas está mais apropriada à sua situação.
INICIANTE - 4,0 pontos
Percebo que a maioria das pessoas confunde a forma de contaminação da teníase e cisticercose.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Reconheço que existe diferença entre as doenças teníase e cisticercose.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Conheço as características da tênia, sei explicar o ciclo da solitária e compreendo o surgimento da cisticercose .
MESTRE - 10,0 pontos
Conheço o ciclo e as conseqüências das doenças teníase e cisticercose e reconheço as diferentes formas de contaminação e prevenção de cada uma delas. Valorizo a higiene como método de prevenção.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. A idéia da solitária de pano é muito legal. Parabéns aos autores.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sugestão de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasMTO BOA, INSTIGA OS ALUNOS A CONHECEREM. PORÉM ACHEI QUE NÃO CONSIGO REALIZAR TUDO EM 50 MINUTOS.