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Indígenas - a luta dos povos esquecidos

 

19/08/2014

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Sensibilizar para a questão indígena.

- Discutir a questão indígena do ponto de vista político e social.

- Trabalhar a cultura indígena através de contos.

- Elaborar a síntese.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula visa sensibilizar os alunos para a questão indígena no Brasil. Tem a intenção de contemplar as questões da Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que determina seja incluída no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena."

Para além das indumentárias, objetos e danças, a cultura indígena compreende valores, respeito à natureza, enraizamento, língua e outros aspectos que merecem a atenção da escola e o cuidado para que não seja trabalhada de forma etnocêntrica. Resgatar as contribuições da cultura indígena nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil é uma forma de valorizá-la.

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRueReUY_qwdRXgG30Rls_WhtLOGtRpuytE6fLLyd6-HvKunItV. Acesso em 04 de agosto de 2014. 

Aulas 1 a 4

Convide os alunos a conhecerem um pouco sobre a cultura indígena. A turma assistirá a um documentário sobre estes povos esquecidos e ainda pouco mencionados no ambiente escolar.

1. Leve a turma para o Laboratório de Informática.

2. Solicite que acessem o site Povos Indígenas no Brasil, disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quem-sao/povos-indigenas. Acesso em 04 de agosto de 2014.

3. Propor aos alunos que se organizem em grupo de 5 ou 6 alunos e pesquisem no site indicado acima  sobre as seguintes temáticas sobre os povos indígenas no Brasil:

  • Grupo1- Falar, hoje, em povos indígenas no Brasil significa reconhecer, basicamente, seis coisas. Quais são elas?
  • Grupo 2- Quem são? Quantos são? Onde estão?
  • Grupo 3- Modos de vida.
  • Grupo 4- Línguas.
  • Grupo 5- Narrativas indígenas.
  • Grupo 6 – A chegada dos brancos.

 

4. Informe aos alunos que cada grupo deverá fazer uma síntese do resultado da pesquisa para ser socializado  com os demais grupos. Esta síntese deverá ser entregue ao professor. Esta síntese pode ser socializada com a turma através do Google Docs.

 

5. Oriente os alunos como fazer uma síntese:

A síntese de texto consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que um autor expressou de forma mais ampla. Desse modo, só devem ser aproveitadas as ideias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.

Para a realização de uma boa síntese é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no primeiro. Oriente o aluno para que: leia atentamente para encontrar, em cada notícia, a ideia mais importante; leia pelo menos duas vezes o texto:

- A primeira para tomar contato com o assunto e a segunda para compreender as ideias principais, as secundárias e os argumentos apresentados. Explique ao aluno que interpretar um texto consiste em saber o que se conclui do que está escrito. É importante que cada grupo aponte com o apoio dos dados pesquisados o que se pode concluir  sobre a temática.

Sublinhe as partes mais importantes e destaque os pontos que deverão ser relatados em sua síntese. Ao socializar com os colegas o resultado da sua pesquisa, apresente o tema, o nome do autor e exponha os fatores inerentes ao tema, ou seja, os pontos centrais do texto original.

Após a elaboração da síntese, solicite aos alunos que reflitam criticamente no grupo sobre as informações a respeito da cultura indígena apresentada e posicionarem-se a partir do conjunto de informações conquistados com a pesquisa. Oriente o aluno que refletir criticamente é ir além do que se lê ou se ouve, buscando diferentes perspectivas para analisar um mesmo fato. Refletir criticamente é ir além do que leu ou ouviu, buscando diferentes perspectivas para analisar as  mesmas questões.

Neste site os alunos, individualmente, deverão colher as seguintes informações: 

- O quadro com seis aspectos sobre os povos indígenas no Brasil.

- Deverão clicar no ícone "Quem é índio" para conhecer um pouco mais sobre o indígena.

- Clicar na aba "notícias" e buscar uma reportagem que traga algo de novidade ou inusitado.

6. Terminada esta busca, os alunos irão compartilhar as informações que coletaram num grande grupo.

7. O professor faz o fechamento chamando a atenção dos alunos sobre a questão indígena, um pouco de suas dificuldades, as dizimações que ocorreram e a supressão de vários de seus elementos de cultura.

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSy0R2T7QrnkvScl5uewa4rnuqN8bPWZxlBIhCczAtvNUZtrDaXaA. Acesso em 04 de agosto de 2014. 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSnDvNoD639ohr9WoMNJqswlsXDD525Pn1qaHu0XzVbVLc27ivZZg. Acesso em 04 de agosto de 2014. 

Aulas 5 e 6

Nesta aula, o professor irá trabalhar a questão dos indígenas como povos esquecidos.

Motive os alunos a pensar sobre a questão com a seguinte pergunta: Por que os indígenas são chamados de povos esquecidos? Justifiquem a resposta.

1. Leve o vídeo gravado para a sala de aula e exiba em Datashow.

2. Divida os alunos em grupos de 5 ou 6 alunos.

3. Solicite que visitem o site do Youtube, para acessarem o vídeo da Série "Caminhos da Reportagem" intitulado "Indígenas - a luta dos povos esquecidos - Caminhos da Reportagem". Duração 52min13seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iOSUYeCD4tw. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSpj6EuVzbpWDvtdYHxRaB4_Egi4j5XUXhmyjlzckg4dWBA6Gmg. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

4. Após assistirem ao vídeo, faça com os alunos um debate, utilizando das informações colhidas durante a exibição do vídeo, a  partir das temáticas indicadas abaixo. Estas questões devem ser apresentadas antes da exibição do vídeo.

- A relação dos Guarani Kaiowá com a imprensa.

- A delimitação arbitrária de suas terras pelos fazendeiros, deixando-os com menos espaço que o gado.

- As disputas judiciais pela terra no estado do Mato Grosso do Sul, sem a posse efetiva dos indígenas de sua terra.

- A exploração das terras indígenas pelos brancos (extração de madeira, diamantes etc.) 

- A política assistencialista da FUNAI no passado.

- A educação dos povos indígenas.

- O adoecimento dos indígenas pela mudança nos hábitos alimentares.

- O desaparecimento da cultura indígena.

- O caso Raposa Terra do Sol.

No final, o professor deverá fazer uma reflexão crítica com a turma a respeito das questões debatidas deixando claro aos alunos que a luta dos indígenas é histórica e que, por vezes, o homem branco lhe retira direitos sobre a terra, sobre sua cultura etc.

Informação adicional:

- Existem 305 etnias indígenas no país, que integram uma população com cerca de 897 mil pessoas. Apesar de se reconhecerem como indígenas, nem todos os grupos conseguiram conquistar seu território. Os Guarani Kaiowá, por exemplo, ainda lutam pelo reconhecimento da terra sagrada, o Tekoha.

 

Aula 7  -

Chegou o momento de trabalhar o folclore indígena para que os alunos se aproximem da cultura indígena e ampliem seu olhar sobre estes povos.

Trabalhando os contos indígenas.

1. Divida a turma em 8 grupos.

2. Remeta os alunos para que acessem os contos indígenas, escritos por MELATTI, Júlio Cezar, intitulados Contos de Guerra dos Índios Craôs, disponível em: http://www.juliomelatti.pro.br/artigos/a-contos.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2014.

3. Dê aos grupos meia hora para lerem e estudarem os contos. São 13 no total, sendo que cada grupo escolherá um conto diferente.

4. Em seguida, cada grupo terá mais meia hora para preparar uma encenação do conto.

5. Feitas as apresentações, o professor fará o fechamento dos trabalhos buscando colher dos alunos suas impressões, seus sentimentos, suas perspectivas a respeito dos povos indígenas.

Imagem disponível em: http://leegendarios.files.wordpress.com/2011/05/indigena-apito.jpg?w=225&h=173. Acesso em 04 de agosto de 2014.

Recursos Complementares

1. Museu do Índio - FUNAI, disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/. Acesso em 04 de agosto de 2014.

2. VIACAVA, Vanessa Maria Rodrigues. Os índios no Brasil ou do Brasil? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22251. Acesso em 04 de agosto de 2014.

3. Centro de Estudos Ameríndios, disponível em: http://www.usp.br/cesta/. Acesso em 04 de agosto de 2014.

Avaliação

Avalie o quanto os alunos conseguem se sensibilizar com a causa indígena. Para isto, faça questionários com os alunos. Faça fóruns para que os alunos possam se expressar e demonstrar que estão cientes da luta destes povos.

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