Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


I HATE WRITING

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir pequenos textos descritivos sobre temas diversos.
  • Criar uma história a partir de elementos dados.
  • Produzir uma história baseada em uma figura.
  • Criar um diálogo para uma história em quadrinhos.
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Present simple.
  • Some common adjectives.
Estratégias e recursos da aula

Um grande desafio para professores do Ensino Fundamental é incentivar os alunos a produzirem seus próprios textos (figura 1). Esta aula é a primeira de uma série de três, que abordam algumas técnicas que podem ser usadas para quebrar a resistência dos alunos à produção escrita.  A segunda aula da série é intitulada: "I LIKE WRITING" e a terceira, "I LOVE WRITING". Todas as aulas encontram-se disponíveis no Portal do Professor. Recomendo que as aulas sigam essa ordem, pois o grau de elaboração das atividades propostas vai aumentando de uma aula para a seguinte.

 

Figura 1 - I hate writing.

I hate writing

Fonte: http://essayseek.com/blog/wp-content/uploads/2014/01/Boy_Writing.png, acesso em 02 ago. 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Para começar a aula, proponha um exercício simples, mas que exige bastante criatividade. Faça cópias da figura 2, abaixo, e entregue uma para cada aluno. O exercício consiste em completar os seis quadrinhos. Para cada quadro, o aluno deverá, primeiramente, escrever um substantivo, conforme solicitado. Embaixo, ele deverá criar uma frase que caracterize o substantivo que ele elegeu. Esta frase deverá conter dois adjetivos e um substantivo, que seja diferente do substantivo usado acima. Por exemplo, A nice friend: Jack.; Descriptive phrase: a smart, loyal classmate; A nice place: a cafeteria; Descriptive phrase: a small and cozy spot.

 

Figura 2 - A nice thing

 

Exercise: Choose a noun and write it in the first box. Then make a descriptive phrase with two adjectives and another noun to describe what you have chosen.

 

A nice friend

 

_____________________

Descriptive Phrase

 

 _____________________________________________________ 

 

A nice place

 

_____________________

Descriptive Phrase

 

 _____________________________________________________ 

 

A nice animal

 

_____________________

Descriptive Phrase

 

 ______________________________________________________

 

A nice game

 

_____________________

Descriptive Phrase

 

 _____________________________________________________ 

 

A nice snack 

 

_____________________

Descriptive Phrase

 

 _____________________________________________________ 

 

A nice film 

 

_____________________

Descriptive Phrase

 

 _____________________________________________________ 

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: O exercício exige que os alunos escrevam vários adjetivos, por isso providencie alguns dicionários para consulta em sala de aula.

 

ATIVIDADE 2

 

Utilizando os quadrinhos preenchidos na atividade anterior, peça aos alunos para escreverem sobre cada um deles. A ideia é deixar livre para que cada aluno mostre sua habilidade. Não imponha qualquer limitação quanto a número de frases, tipo de texto ou tempo verbal. Os alunos iniciantes na escrita, provavelmente, irão apenas escolher um verbo de ligação e formar uma sentença para cada quadro. Os alunos que estão mais familiarizados com a escrita poderão criar textos com histórias completas. Um exemplo do primeiro caso é: Jack is a smart, loyal classmate. Um exemplo do segundo caso é: Jack is my best friend. I like him because he is loyal, smart and plays with me. He is my classmate and we do all the pair work together. We have a lot of fun. Ao final da tarefa, corrija os textos e peça aos alunos para lerem suas produções para a sala. 

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos produzam uma pequena história, baseada em três elementos - um personagem, um lugar e um objeto. Faça uma cópia da figura 3, recorte as cartas, de forma a obter três conjuntos de doze cartas cada um - o primeiro, com os personagens, o segundo, com os lugares e o terceiro, com os objetos, Embaralhe cada conjunto e coloque-os sobre uma mesa, no centro da sala, com a face para baixo. Cada aluno deverá escolher três cartas, anotar os elementos sorteados e retornar as cartas para os montes, que deverão ser frequentemente embaralhados. Os alunos, então, podem começar a escrever suas histórias. Instrua-os a usarem variados adjetivos para descreverem os elementos e conectivos básicos, tais como: and, but, so, because, although, para dar sequência e sentido à história. Incentive os alunos a usarem o dicionário em todas as atividades de escrita. É provável que o tempo não seja suficiente para os alunos terminarem suas histórias. Assim, eles deverão continuar a tarefa em casa e trazê-la para a próxima aula. 

 

Figura 3 - Three elements

 

PERSON

PLACE

OBJECT

a girl

a zoo

some candy

a boy

a jungle

a diamond

a princess

a cafeteria

a crown

an ogre

an office

a balloon

a rabbit

a restaurant

a pumpkin

a dog

a factory

a flower

a zebra

a castle

a dress

a cat

a school

a spoon

a giraffe

a park

a hat

a man

a backyard

a book

a dinosaur

a kitchen

a movie

a turtle

a garden

a magazine

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Esta atividade é baseada em um jogo chamado Three nouns game, elaborado por um grupo de professores de Nevada, coordenados por Corbett & Dena Harrison. Este jogo está disponível no endereço: http://writingfix.com/forkids/noungame.htm, acesso em 02 ago. 2014.

 

Módulo 2

 

Antes de iniciar esta aula, colete as tarefas produzidas na atividade 3 do módulo 1. A correção dessas histórias levará tempo, por isso é aconselhável corrigi-las em casa e trazê-las para serem lidas na aula seguinte.

 

ATIVIDADE 1

 

O intuito desta atividade é levar os alunos a produzirem uma história completa, baseada em uma figura. Com o auxílio de um projetor de imagens, mostre a figura 2. Instrua os alunos a criarem a história por partes. Primeiro, eles deverão descrever o lugar e o clima. Segundo, eles farão a descrição do personagem - nome, profissão, aparência, etc. Em seguida, os alunos irão contar o que ele está falando ao telefone e com quem. Por último, para fechar a história, eles vão descrever o(s) sentimento(s) provocado(s) pela conversa. Corrija os textos, atentando para a coerência e coesão. 

 

Figura 4 - Make up a story. 

 

Make up a story

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-3hGqS_fNtQc/TebKBPI0_xI/AAAAAAAABZs/_V_O381Qyyo/s1600/cartoon5.jpg, acesso em 02 ago. 2014.

 

Os alunos irão, em seguida, expor suas produções para a sala. Pode-se escolher alguns alunos para lerem as histórias.

 

ATIVIDADE 2

 

Nesta atividade, os alunos irão criar um diálogo para uma história em quadrinhos. Este trabalho deverá ser realizado em duplas. Divida o grupo em pares, projete a imagem da figura 5 e deixe os alunos trocarem ideias até que consigam produzir um diálogo. Vá monitorando as duplas, ajudando-os com o vocabulário e pontuação.

 

Figura 5 - Make up a comic strip

 

 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-qmX26qo-R7g/TebJ-foNlcI/AAAAAAAABZk/UpZqNdTZOQc/s1600/cartoon1.jpg, acesso em 02 ago. 2014.

Recursos Complementares

Uma atividade para produção de texto descritivo encontra-se no endereço: http://busyteacher.org/12804-descriptive-writing.html, acesso em 02 ago. 2014. O professor necessita inscrever-se no site para baixar a página completa.

Uma atividade repleta de textos descritivos encontra-se no endereço: http://www.education.com/activity/article/labyrinth_trip_diary/, acesso em 02 ago. 2014. Trata-se da montagem de um álbum de fotos com as respectivas descrições.  

Avaliação

Todas as produções escritas dos alunos poderão ser avaliadas. Uma forma de autoavaliação interessante é a seguinte: exponha os trabalhos dos alunos na sala de aula para que todos possam ler. Cada aluno deve dar uma nota a cada um dos trabalhos, inclusive o seu. Essas notas devem ser depositadas numa urna. A nota final de cada produção escrita será a média das notas dos alunos. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.