18/08/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Um grande desafio para professores do Ensino Fundamental é incentivar os alunos a produzirem seus próprios textos (figura 1). Esta aula é a primeira de uma série de três, que abordam algumas técnicas que podem ser usadas para quebrar a resistência dos alunos à produção escrita. A segunda aula da série é intitulada: "I LIKE WRITING" e a terceira, "I LOVE WRITING". Todas as aulas encontram-se disponíveis no Portal do Professor. Recomendo que as aulas sigam essa ordem, pois o grau de elaboração das atividades propostas vai aumentando de uma aula para a seguinte.
Figura 1 - I hate writing.
Fonte: http://essayseek.com/blog/wp-content/uploads/2014/01/Boy_Writing.png, acesso em 02 ago. 2014.
Para começar a aula, proponha um exercício simples, mas que exige bastante criatividade. Faça cópias da figura 2, abaixo, e entregue uma para cada aluno. O exercício consiste em completar os seis quadrinhos. Para cada quadro, o aluno deverá, primeiramente, escrever um substantivo, conforme solicitado. Embaixo, ele deverá criar uma frase que caracterize o substantivo que ele elegeu. Esta frase deverá conter dois adjetivos e um substantivo, que seja diferente do substantivo usado acima. Por exemplo, A nice friend: Jack.; Descriptive phrase: a smart, loyal classmate; A nice place: a cafeteria; Descriptive phrase: a small and cozy spot.
Figura 2 - A nice thing
Exercise: Choose a noun and write it in the first box. Then make a descriptive phrase with two adjectives and another noun to describe what you have chosen.
A nice friend_____________________ |
Descriptive Phrase_____________________________________________________ |
A nice place_____________________ |
Descriptive Phrase_____________________________________________________ |
A nice animal_____________________ |
Descriptive Phrase______________________________________________________ |
A nice game_____________________ |
Descriptive Phrase_____________________________________________________ |
A nice snack_____________________ |
Descriptive Phrase_____________________________________________________ |
A nice film_____________________ |
Descriptive Phrase_____________________________________________________ |
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: O exercício exige que os alunos escrevam vários adjetivos, por isso providencie alguns dicionários para consulta em sala de aula.
Utilizando os quadrinhos preenchidos na atividade anterior, peça aos alunos para escreverem sobre cada um deles. A ideia é deixar livre para que cada aluno mostre sua habilidade. Não imponha qualquer limitação quanto a número de frases, tipo de texto ou tempo verbal. Os alunos iniciantes na escrita, provavelmente, irão apenas escolher um verbo de ligação e formar uma sentença para cada quadro. Os alunos que estão mais familiarizados com a escrita poderão criar textos com histórias completas. Um exemplo do primeiro caso é: Jack is a smart, loyal classmate. Um exemplo do segundo caso é: Jack is my best friend. I like him because he is loyal, smart and plays with me. He is my classmate and we do all the pair work together. We have a lot of fun. Ao final da tarefa, corrija os textos e peça aos alunos para lerem suas produções para a sala.
Esta atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos produzam uma pequena história, baseada em três elementos - um personagem, um lugar e um objeto. Faça uma cópia da figura 3, recorte as cartas, de forma a obter três conjuntos de doze cartas cada um - o primeiro, com os personagens, o segundo, com os lugares e o terceiro, com os objetos, Embaralhe cada conjunto e coloque-os sobre uma mesa, no centro da sala, com a face para baixo. Cada aluno deverá escolher três cartas, anotar os elementos sorteados e retornar as cartas para os montes, que deverão ser frequentemente embaralhados. Os alunos, então, podem começar a escrever suas histórias. Instrua-os a usarem variados adjetivos para descreverem os elementos e conectivos básicos, tais como: and, but, so, because, although, para dar sequência e sentido à história. Incentive os alunos a usarem o dicionário em todas as atividades de escrita. É provável que o tempo não seja suficiente para os alunos terminarem suas histórias. Assim, eles deverão continuar a tarefa em casa e trazê-la para a próxima aula.
Figura 3 - Three elements
PERSON |
PLACE |
OBJECT |
a girl |
a zoo |
some candy |
a boy |
a jungle |
a diamond |
a princess |
a cafeteria |
a crown |
an ogre |
an office |
a balloon |
a rabbit |
a restaurant |
a pumpkin |
a dog |
a factory |
a flower |
a zebra |
a castle |
a dress |
a cat |
a school |
a spoon |
a giraffe |
a park |
a hat |
a man |
a backyard |
a book |
a dinosaur |
a kitchen |
a movie |
a turtle |
a garden |
a magazine |
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Esta atividade é baseada em um jogo chamado Three nouns game, elaborado por um grupo de professores de Nevada, coordenados por Corbett & Dena Harrison. Este jogo está disponível no endereço: http://writingfix.com/forkids/noungame.htm, acesso em 02 ago. 2014.
Antes de iniciar esta aula, colete as tarefas produzidas na atividade 3 do módulo 1. A correção dessas histórias levará tempo, por isso é aconselhável corrigi-las em casa e trazê-las para serem lidas na aula seguinte.
O intuito desta atividade é levar os alunos a produzirem uma história completa, baseada em uma figura. Com o auxílio de um projetor de imagens, mostre a figura 2. Instrua os alunos a criarem a história por partes. Primeiro, eles deverão descrever o lugar e o clima. Segundo, eles farão a descrição do personagem - nome, profissão, aparência, etc. Em seguida, os alunos irão contar o que ele está falando ao telefone e com quem. Por último, para fechar a história, eles vão descrever o(s) sentimento(s) provocado(s) pela conversa. Corrija os textos, atentando para a coerência e coesão.
Figura 4 - Make up a story.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-3hGqS_fNtQc/TebKBPI0_xI/AAAAAAAABZs/_V_O381Qyyo/s1600/cartoon5.jpg, acesso em 02 ago. 2014.
Os alunos irão, em seguida, expor suas produções para a sala. Pode-se escolher alguns alunos para lerem as histórias.
Nesta atividade, os alunos irão criar um diálogo para uma história em quadrinhos. Este trabalho deverá ser realizado em duplas. Divida o grupo em pares, projete a imagem da figura 5 e deixe os alunos trocarem ideias até que consigam produzir um diálogo. Vá monitorando as duplas, ajudando-os com o vocabulário e pontuação.
Figura 5 - Make up a comic strip
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-qmX26qo-R7g/TebJ-foNlcI/AAAAAAAABZk/UpZqNdTZOQc/s1600/cartoon1.jpg, acesso em 02 ago. 2014.
Uma atividade para produção de texto descritivo encontra-se no endereço: http://busyteacher.org/12804-descriptive-writing.html, acesso em 02 ago. 2014. O professor necessita inscrever-se no site para baixar a página completa.
Uma atividade repleta de textos descritivos encontra-se no endereço: http://www.education.com/activity/article/labyrinth_trip_diary/, acesso em 02 ago. 2014. Trata-se da montagem de um álbum de fotos com as respectivas descrições.
Todas as produções escritas dos alunos poderão ser avaliadas. Uma forma de autoavaliação interessante é a seguinte: exponha os trabalhos dos alunos na sala de aula para que todos possam ler. Cada aluno deve dar uma nota a cada um dos trabalhos, inclusive o seu. Essas notas devem ser depositadas numa urna. A nota final de cada produção escrita será a média das notas dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2014
Cinco estrelasMuito boa atividade, no entanto a auto-avaliação talvez mereça ser revista.