Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minicontos para ouvir - um gênero literário digital

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dominar a estrutura do gênero miniconto.
  • Comparar este gênero digital com os impressos.
  • Analisar o gênero e identificar suas demandas sociais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conto.
  • Elementos da narrativa.
  • Uso das ferramentas de gravação em áudio.
  • Edição de áudio.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Audição de textos literários.
  • Produção de minicontos para ouvir.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.
  • Celular.

 

Imagem disponível em: http://artedeouvir.com/wp-content/uploads/2013/04/post-ado-empreendedores-300x300.jpg, acesso em 02/08/2014.

Aula 1 – Conhecendo o gênero

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e peça para eles acessarem o site Minicontos de ouvir, disponível em: http://www.literaturadigital.com.br/minicontosdeouvir/audios.html, acesso em 31/07/2014.

Solicite para cada um escolher e clicar em um título dos minicontos disponíveis na página para ouvir. Lembre-os de usar os fones de ouvido, para que uma história não interfira na outra.

Depois disso, peça a cada aluno para contar para a turma, narrando oralmente, a história do miniconto que ouviu; provavelmente alguns terão ouvido a mesma história, então, possibilite uma dinâmica para que eles relatem o enredo de forma coletiva, em parceria, complementando uns aos outros.

Ao término dessa atividade, desafie os alunos a identificarem coletivamente o gênero textual desses áudios. Espera-se que eles reconheçam no site o termo minicontos de ouvir e a partir disso, solicite a eles que enumerem as características desse gênero que se aproximam das do gênero conto e quais as diferenças. Para tanto, sugerimos questões como:

  • O gênero oral escutado é longo ou curto?
  • Há um núcleo de enredo ou vários?
  • Estão presentes os elementos da narrativa? Quais?
  • Se fosse escrito, você daria que nome a esse gênero?

 

Assim que eles apresentarem as proximidades, como brevidade do texto, presença dos elementos da narrativa e um único foco narrativo, e as diferenças, como o texto se apresentado em áudio e não texto, de estar disponível na internet e não em um livro, solicite aos alunos que abram o site Literatura Digital, disponível em: http://www.literaturadigital.com.br/?pg=25018, acesso em 31/07/2014.

Depois de aberto, solicite que eles leiam os posts listados na página sobre o movimento de literatura digital e interativa. Posteriormente, divida-os em grupos de 5 integrantes e peça-os para enumerarem argumentos favoráveis a esse gênero literário disponível em ambiente virtual.

Professor, disponibilize alguns minutos para eles pensarem e discutirem coletivamente a respeito e, logo em seguida, faça um semicírculo e solicite a eles que se manifestem sobre as possibilidades que esse gênero literário do mundo moderno propicia.

Espera-se que os alunos levantem a questão da multimidialidade, das possibilidades de download do material literário, da possibilidade do acesso gratuito e independente de editora ou recursos financeiros para divulgação.

Aula 2 – Construindo um projeto de minicontos para ouvir

Professor, divida a sala em grupos de 5 alunos e solicite que cada grupo pense em um enredo para o miniconto, em um fato que norteie a história, quais serão os personagens, se haverá narrador, onde a história acontecerá, quando acontecerá e o tempo de duração dela. Se necessário, peça para eles anotarem a decisões tomadas pela equipe em seus cadernos.

Depois disso, solicite a eles que escrevam uma prévia para a narrativa, enumerando qual o enredo da história, personagens, tipo de narrador, tempo e espaço para que a narrativa aconteça. Lembre-os de serem bem criativos e que poderão utilizar de recursos inúmeros para efeitos auditivos na história, já que a mídia usada para exibição será o computador.

Sugerimos:

  • o uso de instrumentos musicais para terem o som gravado juntamente com a voz que narra a história;
  • o uso de sons disponíveis na rede para download (use o Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 17/08/2014) para buscar o melhor som para determinado efeito).

Aula 3 – Gravando a história

 

Imagem disponível em: http://www.apoiotecnico.com/image/cache/data/aviso%20luminoso/GRAVANDO-600x600.jpg, acesso em 02/08/2014.

Professor, no Laboratório de Informática, peça aos alunos para assistirem ao vídeo Como gravar vídeo pelo seu celular android, duração: 7min09seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=izi5YOCLy0k, acesso em 31/07/2014.

Solicite aos alunos que leiam o artigo de Marvin Costa, Como gravar vídeos da tela do computador no Windows ou Mac OS, disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/03/como-gravar-videos-da-tela-do-computador-no-windows-e-no-mac-os.html, acesso em 16/08/2014.

 

Depois disso, solicite a eles que tenham suas prévias da narrativa em mãos e que façam a gravação via seus celulares ou computador, como acharem mais adequado. Se necessário, solicite o empréstimo de instrumentos musicais na escola para que os alunos tenham condições de promover efeitos sonoros extras a voz durante a gravação.

Depois de gravados os minicontos para ouvir, peça para que eles compartilhem seus vídeos, seja por envio a um ambiente hospedeiro ou por meio de cabo USB.

Assim que eles terminarem esse processo, solicite a eles que acessem o tutorial de Mateus Pinheiro, Como editar música pelo free áudio editor, duração: 4min15seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cSQJpbo-uTg, acesso em 31/07/2014.

 

Logo após, deixe-os à vontade para editarem seus minicontos para ouvir.

Peça para eles que quando finalizarem a edição, salvarem no computador com o título e nomes dos autores escritos no nome do arquivo.

Professor, possibilite salve todos os minicontos para ouvir em uma mídia removível e entregue uma cópia para o editorial da rádio da escola, para que eles possam divulgar a produção dos seus alunos durante as atividades culturais da emissora estudantil.

Recursos Complementares

MELLO, Ana; SPALDING, Marcelo; KAYNA, Maurem. O que é o movimento. Disponível em: http://www.literaturadigital.com.br/?pg=25009, acesso em 02/08/2014.

Acervo de obras literárias. Disponível em: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/, acesso em 02/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual, considerar todas as etapas do processo, cabendo ao professor considerar a participação dos alunos nas atividades individuais e coletivas propostas, avaliar a produção de minicontos para ouvir realizada pelos alunos como material concreto que represente a assimilação das estruturas e conceitos do gênero.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.