Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Preposição, uma classe de sentidos

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e conceituar as preposições.
  • Identificar as preposições.
  • Estabelecer relações de sentido a partir das preposições da frase.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Substantivo.
  • Verbo.
  • Artigo.
  • Numeral.
  • Pronome.
  • Adjetivo.
  • Processo de enunciação.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Análise de estruturas semânticas.
  • Interpretação da relação entre as partes da oração.
  • Confecção de esquemas conceituais.

 

Recursos:

  • Material impresso.
  • Lousa.
  • Nota em Jornal.

 

 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-DSRNG21n31c/T-pMnxcHj3I/AAAAAAAAuJw/tHjxTAJi1pc/s1600/Preposi%C3%A7ao+Ativ+Ling+Portug+%281%29.png, acesso em 01/08/2014.

Professor, a classe das preposições exercem uma função de união entre termos das orações, propiciando manutenções ou não de sentidos pela sua substituição ou inversão de lugar, por isso, trabalhá-la de forma contextualizada configura-se em uma ação ímpar.

Aula 1 - Pensando a preposição                                                                                                                                                        

 

Professor, escreva no quadro as seguintes frases:

 

Tem gente morrendo nos campos de paz.

Sempre lutamos por justiça.

 

Em seguida, solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das palavras sublinhadas, no que tange a relação dela com as demais da oração. Depois disso, solicite que dois expliquem os sentidos encontrados nas frases.

Espera-se que, na primeira frase, eles percebam que DE está ligando o substantivo campos ao seu dependente paz. E, na segunda, POR está ligando o verbo lutamos ao seu dependente justiça.

Sendo assim, chamamos essas palavras que ligam termos de uma oração de preposição.

Cientes disso, peça para que os alunos tentem formular um conceito para PREPOSIÇÃO em seus cadernos.

Depois de todos terem formulado uma hipótese de conceito para o termo, solicite aos alunos que se organizem, primeiramente em grupos pequenos, com até quatro componentes. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala em semicírculo para garantir que todos os grupos apresentem oralmente seus conceitos discutidos e definidos pelos seus componentes.

Professor, se for necessário, motive o diálogo entre as ideias apresentadas, pois esse processo ajudará a assimilar o conceito sem necessariamente decorá-lo.

Após a apresentação de cada grupo, sugira aos alunos que tenham contato com o conceito da gramática sobre o termo. Para tanto, informe a eles que as preposições formam uma classe de palavras que contem palavras invariáveis que ligam um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.

Solicite a eles que façam, em casa, uma pesquisa em gramáticas on-line ou não sobre a classe de palavras PREPOSIÇÃO e que tragam sua pesquisa impressa ou copiada em uma folha separada para a próxima aula.

Professor, sugira aos alunos que coloque o seguinte termo de pesquisa PREPOSIÇÕES - DEFINIÇÃO GRAMATICAL E EXEMPLOS no buscador Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 16/08/2014. As pesquisas devem ser apresentadas impressas na próxima aula.

Professor, lembre a seus alunos que anotar a fonte da pesquisa é muito importante, pois configura-se como um argumento de autoridade, pois na próxima aula eles terão que apresentar suas pesquisas aos colegas da turma.

 

Aula 2 - Conversando sobre preposições

Solicite aos alunos que munidos de suas pesquisas, façam um semicírculo.

Após a organização da classe, sugira uma troca de conhecimentos. Para tanto, solicite que cada aluno, um por vez, indique sua fonte de pesquisa e as informações mais importantes encontradas sobre a classe de palavras das preposições. Essa indicação deve acontecer oralmente e para o grupo, caso haja alunos com a mesma fonte, solicite que eles complemente as falas uns dos outros simultaneamente e prossiga com a atividade em sequência.

Depois de todos terem apresentado sua pesquisa, retome com eles o fundamento da classe estudada: ligam palavras dentro de uma oração e a partir da relação estabelecida configuram sentido ao excerto lido.

A partir desse conceito, pergunte aos alunos se eles conhecem algumas palavras como DE e POR, apresentadas no exemplo da aula anterior. Eleja um aluno para transcrever na lousa as palavras faladas pelos alunos.

Enquanto espera-se a manifestação dos alunos, entregue a eles o texto de Steven Kurutz, Norte-americana decide viver em casa de 8m⊃2; e com apenas 305 objetos, veja, e peçam para que eles procurem no texto palavras que possam estabelecer essa relação e justificarem a relação. Disponível em: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2014/08/01/norte-americana-decide-viver-em-casa-de-8-m-e-com-apenas-305-objetos.htm, acesso em 01/08/2014.

Depois de finalizado os registros das palavras anunciadas pelos alunos, solicite que eles localizem, no texto, as palavras que podem estabelecer essa relação. Oriente aos alunos que eles devem justificar qual foi a relação estabelecida e, ao final, entregar o texto para o professor, pois o mesmo será utilizado na última aula.

 

Aula 3 – As preposições

 

Atividade 1

 

Professor, retome com seus alunos o conceito de preposição e depois escreva na lousa o quadro abaixo:

 

 

 

PREPOSIÇÕES MAIS COMUNS

 

 

A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,

PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.

 

Solicite que formem orações, em seus cadernos, com as preposições postas.

Depois peça para cada aluno ler uma das sentenças elaboradas.

 

Atividade 2

 

Professor, entregue a lista de preposições a seguir e diga aos alunos que as preposições estabelecem relações de diferentes tipos de sentido, como se pode observar:

 

De posse: Vi o irmão de João.

De companhia: Viajará com os pais.

De lugar: Estive em Uberlândia.

De meio: Voltaremos de trem.

De fim: Parou para sentir a natureza.

De causa: O mendigo morreu de fome.

De assunto: Falamos sobre política.

De oposição: Remava contra a maré.

De recurso: Estamos sem condições.

De matéria: O portão é de ferro.

De instrumento: Feriu-se com o martelo.

De tempo: Viajarei de tarde.

 

A partir do exposto, peça para que os alunos observem que a preposição DE aparece em relações de sentido diferentes e que a semântica vai depender dos termos ligados, por isso o contexto da sentença é importante para a interpretação na hora da leitura.

 

Solicite a eles que, em casa, construam uma frase para cada um dos sentidos de relação apresentados.

 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_DGBdCQ5OvQU/S6C4CtU33lI/AAAAAAAAB2c/dNBE600Ylbc/s400/0,,13370427-EX,00.jpg, acesso em 02/08/2014.

Aula 4 – Contrações e combinações

 

Peça aos alunos que se manifestarem favoráveis para lerem as frases elaboradas e peça à turma para identificar as relações de sentido existente entre os termos ligados pela preposição. Professor, é importante sua intervenção na organização das falas e na verificação coletiva das análises das preposições para que a atividade tenha sucesso tanto na promoção de compreensão dos termos como na organização das análises da frase manifestada.

 

Após a essa verificação da atividade de casa, informe aos alunos que às vezes as preposições parecem unidas a outras palavras e essa união pode ser por combinação ou contração.

 

Distribua a eles o material a seguir que explica os dois tipos de união das preposições.

 

COMBINAÇÃO – quando a preposição não sofre nenhuma alteração.

Ex.: Fui ao shopping com minha mãe. (prep. a + artigo definido o)

 

CONTRAÇÃO – quando a preposição sofre alteração. Por exemplo:

DE

EM

POR (PER)

A

de + o = do

em + o = no

por + o = pelo

a + a = à

de + ele = dele

em + ele = nele

por + a = pela

a + as = às

de + este = deste

em + este = neste

por + os = pelos

 

de + isto = disto

em + isto = nisto

por + as = pelas

de + esse = desse

em + esse = nesse

 

de + isso = disso

em + isso = nisso

de + aquele = daquele

em + aquele = naquele

de + aqui = daqui

em + um = num

de + ali = dali

 

 

Peça aos alunos para pegarem, novamente, o texto de Steven Kurutz: Norte-americana decide viver em casa de 8m⊃2; e com apenas 305 objetos, veja e solicite para eles justificarem as relações de sentido estabelecidas pelas preposições marcadas já por eles e quais são, quando acontecerem, as combinações por composição ou contração.

Depois da atividade realizada e verificada pela sala coletivamente, sugerimos que eleja um aluno da sala para esquematizar a classe de palavras PREPOSIÇÃO em tópicos rápidos e de fácil compreensão para inserção como nota no jornal interno da escola.

Recursos Complementares

As preposições – conteúdo e exercícios, disponível em: http://aurismarqueiroz.blogspot.com.br/2013/02/as-preposicoes-conteudo-e-exercicios.html, acesso em12/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual e, para tanto, o professor deve acompanhar e verificar a participação dos alunos nas atividades realizadas por eles, a fim de perceber e sanar as dificuldades na conquista do conhecimento da estrutura, semântica e uso das preposições.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.