Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Stereotypes

 

13/08/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender e familiarizar-se com o vocabulário relacionado ao tema da aula.
  • Entender que as pessoas têm atitudes negativas que geram preconceito e contribuem para a formação de estereótipos.
  • Reconhecer os próprios estereótipos e os de outras pessoas que levam a atitudes de preconceito.
  • Conscientizar-se das consequências negativas dos estereótipos.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimento das estruturas básicas da língua inglesa, como verbos, pronome, adjetivos. 

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens veiculadas na internet;
  • vídeo;
  • música;
  • atividades de compreensão escrita;
  • atividade de compreensão oral;
  • debates e discussões;
  • diálogos.

 

                                     STEREOTYPES

 

 

                                           at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=stereotypes&oq=STEREOTYPES&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.1225.5092.0.6884.11.10.0.1.1.0.235.

1994.2-9.9.0....0...1ac.1.51.img..1.10.1995.yxOoAm9PEew&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=vOP_qElgYzZoHM%253A%3BV6_lxCnf35tFLM%3Bhttp%253A%252

F%252Fwww.nationalstereotype.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F04%252FAfrican-Stereotypes-41.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.nationalstereotype.com%252Fafrican-stereotypes%252F%3B440%3B220 (Acesso em: 01.08.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Professor, inicie a aula, projetando a  imagem abaixo e fazendo a seguinte pergunta, a qual servirá de introdução para se discutir o assunto tema da aula: estereótipos.  

 

What is your reaction to this? 

 

ata

Imagem  disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=a+boy+dancing+ballet&oq=a+boy+dancing+ballet&gs_l=img.3...760.4187.0.4859.20.7

0.10.10.0.279.519.2-2.2.0....0...1ac.1.51.img..14.6.538.aYxUIYyuyOY&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=7tzRK2XmE1VIRM%253A%3BIjQfBsH7QrS_fM%3Bhttp%253A

%252F%252Fmedia-cache-ak0.pinimg.com%252F236x%252F33%252F12%252F4c%252F33124c7dca5e7a13d2ce30403ac6a9a8.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.pinterest.com%252FKaitlyn

Walton%252Fdancing-is-my-life-my-world%252F%3B198%3B400 (Acesso em: 02.08.2014)

 

Em seguida, projete a imagem de um lutador de box e pergunte:  

 

Does this seem better?

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=man+boxing&oq=man+boxin&gs_l=img.1.0.0i19l4j0i5i19l3j0i5i10i19j0i5i19l2.

749.4142.0.6839.9.9.0.0.0.0.245.873.0j1j3.4.0....0...1ac.1.51.img..5.4.870.Ti-b-R7l_Jc&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Pi95uTLZycu9hM%253A%3Bcw3CAJGMZsFHQM%3Bhttp%253A%252F%252Fcatpollock.theworldrace.

org%252Fblogphotos%252Ftheworldrace%252Fcatpollock%252Fman_boxing.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcatpollock.theworldrace.org%252F%253

FisFunction%253Dphotos%3B464%3B656 (Acesso em:02.08.2014)

 

Promova a discussão das imagens com os alunos, observando suas opiniões pessoais e levantando os julgamentos que servirão de base para a discussão do tema da aula. 

 

Como uma forma de contribuir com a discussão sobre estereótipos, escreva no quadro a seguinte frase: 

 

"YOU CAN´T JUDGE A BOOK BY ITS COVER".  

 

Peça para que os alunos apresentem suas ideias sobre o conteúdo da frase, se a consideram verdadeira ou não, justificando, sempre, suas respostas.  

 

 

Atividade 2

 

Projete a imagem a seguir e pergunte se os alunos conhecem o bailarino nela representado. Caso alguém o (re)conheça, pergunte se é capaz de falar algo sobre sua vida pessoal ou profissional. Em seguida, projete o texto e peça para que um dos alunos o leia em voz alta, tirando as possíveis dúvidas de vocabulário e pronúncia das palavras. Dê continuidade à discussão iniciada na atividade anterior e incentive os alunos a emitirem suas opiniões e a se aprofundarem na discussão sobre o tema da aula. Dependendo do grau de proficiência da turma, a discussão poderá ser na língua inglesa. Caso não seja totalmente possível, incentive o uso de alguns termos na língua inglesa, escrevendo-os no quadro, ajudando na aquisição e memorização de vocabulário pertinente ao tema da aula.

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=billy+elliot+pictures&oq=Billy+Elliot+pic&gs_l=img.1.0.0i19.14165.23050.0.26104.

4.4.0.0.0.0.288.512.2-2.2.0....0...1ac.1.51.img..2.2.511.gLPJTN2RwMk&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=sy-HjIG7bzLbKM%253A%3BYIhlzyYwMZoT7M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.theatreticketsdirect.co.uk%252Fblog%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F08%252Fbilly-elliot-2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.theatreticketsdirect.co.uk%252Fblog%252F30

%252Fbilly-elliot-musical-london-theatre-review%3B400%3B306 (Acesso em: 02.08.2014)

 

Texto: 

 

Billy Elliot was a boy who had a passion and gift for ballet, but he was forbidden to practice because it was for ‘girls’. He pursued his passion and became a successful ballerina, dancing in Swan Lake.

 

Se considerar pertinente, leve vídeos com a apresentação do bailarino em diversos espetáculos internacionais e nacionais. 

 

Adaptado do site: http://www.equalityhumanrights.com/private-and-public-sector-guidance/education-providers/secondary-education-resources/resource-toolkit/lesson-plan-ideas/lesson-5-prejudice-and-stereotypes (Acesso em: 02.08.2014)

 

 

Atividade 3

 

 
Escreva a palavra 'Stereotype' no quadro e peça para que os alunos apresentem o seu significado. Se os alunos mostrarem-se inseguros quanto a essa definição, ajude-os escrevendo no quadro as seguintes frases para que eles as terminem:
 
 
"All Americans ......"
"All Brazilians ...."
 
 
Esclareça que é comum usarmos rótulos ou categorias para descrevermos pessoas ou grupo de pessoas, o qual, muitas vezes, nem conhecemos. Alguns exemplos de estereótipos são:
 
 
"American food is fast food", ou ainda, "Americans love guns".
 
 
 

Adaptado do sitehttp://esl.about.com/od/childrenslessonplans/a/stereotypes.htm (Acesso em; 02.08.2014)

 

Atividade 4

 

A seguir, projete as perguntas abaixo e promova uma discussão, incentivando todos os alunos a participarem. Se preferir, distribua uma ou duas perguntas para uma dupla de alunos. Disponibilize cerca de 10 a 15 minutos para a discussão e, em seguida, abra a discussão para todo o grupo. Cada dupla poderá opinar na pergunta que foi distribuída para os outros colegas.  Incentive-os a responderem na língua inglesa, e, caso não seja totalmente possível, ajude-os com o vocabulário desconhecido. 

 


1. What are stereotypes and how do they affect people's lives?
2. Can you think of any events in history that were influenced by stereotypes and biases?
3. How do people learn to make stereotypes? How might they unlearn them?
4. How can the media (newspapers, television, movies) help to reduce stereotyping?
5. Do you think certain groups are more subject to stereotyping than others? If so, why?
6. What do you think an individual can do to help reduce bias and stereotyping?

Adaptado do sitehttp://www.discoveryeducation.com/teachers/free-lesson-plans/understanding-stereotypes.cfm (Acesso em: 02.08.2014)

 

 

Atividade 5

 

Distribua uma cópia do seguinte material xerocopiado para os alunos, os quais deverão trabalhar individualmente. Leia com eles cada adjetivo contido na tabela abaixo, tirando dúvidas quanto ao significado ou pronúncia. Depois de alguns minutos, peça para que leiam suas descrições sobre as nacionalidades listadas abaixo, mostrando, se possível, argumentos para suas respostas.  

 

                                                            Stereotypes

Choose two adjectives that you think describe the nationalities listed below. Choose two countries of your own to describe.

 

  • punctual
  • tolerant
  • romantic
  • respectful
  • hard-working
  • emotional
  • outgoing
  • nationalistic
  • well-dressed
  • humorous
  • lazy
  • sophisticated
  • hospitable
  • talkative
  • sociable
  • serious
  • quiet
  • formal
  • aggressive
  • polite
  • rude
  • arrogant
  • ignorant
  • casual

American 

_____

_____

British

_____

_____

French

_____

_____

Japanese

_____

_____

Adaptado do sitehttp://esl.about.com/od/childrenslessonplans/a/stereotypes.htm (Acesso em: 01.08.2014)

 

MÓDULO 2

 

Atividade 6

 

                                                           Prejudice news

 

Distribua para os alunos uma cópia das notícias abaixo e peça a eles que identifiquem, em cada uma delas, atitudes de preconceito ou estereótipos. Em seguida, eles deverão responder às perguntas relacionadas a cada notícia. Solicite a leitura dos textos pelos próprios alunos e peça para que discutam suas respostas oralmente. 

 

 

 

News extract 1

 

James Parke, 22, was on a night out which ended in him fighting for his life. James, who is a trainee police officer, was having fun with friends when up to 20 boys, some as young as 14, started shouting homophobic abuse at them. James was repeatedly punched and kicked in his face and body by the boys and he was left with several skull and facial fractures

 

Caixa de texto: Who is the prejudice directed towards?Caixa de texto: What is the prejudiced attitude? .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

News extract 2

 

More than 7,600 viewers complained about racism on the reality show; Celebrity Big Brother. Viewers complained that the contestants of Big Brother were racially abusing the Bollywood star Shilpa Shetty. They claimed that Shetty, from India, was being victimised and bullied. Shetty, 31, broke down in tears after allegedly being taunted about her skin colour, accent and cooking.

 

Caixa de texto: What is the prejudiced attitude? Caixa de texto: Who is the prejudice directed towards?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

News extract 3

 

Sky Sports presenters Andy Gray and Richard Keys have been accused of sexism after making several comments about a female referee, called Sian Massey. They commented on her understanding of the offside rule during a Premier League match. The commentators believed their microphones were switched off but were actually recorded making remarks such as:

‘Somebody better get down there and explain offside to her.’

‘Can you believe that? A female linesman. Women don’t know the offside rule.’

 

Caixa de texto: Who is the prejudice directed towards?Caixa de texto: What is the prejudiced attitude?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Disponível em: http://www.equalityhumanrights.com/private-and-public-sector-guidance/education-providers/secondary-education-resources/resource-toolkit/lesson-plan-ideas/lesson-5-prejudice-and-stereotypes (Acesso em: 02.08.2014)

 

Atividade 7

 

Distribua o seguinte diálogo aos alunos e solicite a eles que se revezem na leitura. Verifique se houve a compreensão do texto, promovendo uma discussão sobre os estereótipos que aparecem no diálogo.

 

Observe a reação dos alunos diante da fala de alguns dos personagens e peça pra que se posicionem sobre a atitude desses personagens. 

 

                                    PREJUDICE PARTY

 

Characters: Della, Nash, Spike, Ashley, Leeand Sam

 

Della:             Ok, so are we agreed, we have a party for the Royal Wedding?

Nash:             Yeh, we’re all off school so let’s go for it!

Spike:            Good old Wills and Kate, that’s what I say!

Ashley:          OK, so who do we invite?

Lee:                First things first, where are we having this monster bash? You can come round to mine if you want, because my folks will be round my Nanna’s.

Sam:              Are you sure? That would be great, because we can use your conservatory at the back as well. Gives us more room!

Della:             OK so that’s sorted then! Back to the plot. Who are we going to invite?

Nash:             Well, obviously all our gang!

Spike:            Obviously...what about that new kid in our Tutor Group, lives round the corner?

Ashley:          Not Declan?

Lee:                What’s wrong with Declan? Most of the girls think he’s pretty fit!

Sam:              Yea, but you know what a lot of people are saying? His family are Irish, you know...

Della:             So?

Nash:             I know what you are saying, after those break-ins in the next road...

Spike:            Look, you don’t know that. Just because they are Irish, doesn’t mean, you know...

Ashley:          Ok, spose! And what about Jay?

Lee:                Gay Jay? As long as he doesn’t bring his “little friend”?

Sam:              So what if he does? Not a problem to me!

Della:             Yea, come on, Lee. You sound like my Dad! What about Tess?

Nash:             Would she cope? You know with her wheelchair and that?

Spike:            You lot are so narrow-minded! Of course she would cope! Great idea, let’s invite her!

Ashley:          Can we invite Ludo?

Lee:                Ludovic, the new lad from Slovenia?

Sam:              Slovakia actually! Thing is he hardly speaks English. I can hardly understand what he’s on about?

Della:             Which is precisely why we should invite him!

Nash:             Well, you can do the talking then! Or sign language more like!

Spike:            Oh, come on, he’s probably really nice when you get to know him!

Ashley:          And how about Penelope?

Lee:                She is so blond! Airhead or what?

Sam:              And she talks right posh. Apparently she went to a private school before she came to our school!

Della:             Don’t know what she must make of you lot then?

Everyone else:          Oh cheers!

 

Disponível em: http://www.equalityhumanrights.com/private-and-public-sector-guidance/education-providers/secondary-education-resources/resource-toolkit/lesson-plan-ideas/lesson-5-prejudice-and-stereotypes (Acesso em: 02.08.2014)

 

Atividade 8

 

Reproduza para os alunos  o vídeo intitulado:  Appearance can be deceiving, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3syjIpj2QGo (Acesso em: 02.08.2014). Eles deverão assistir ao vídeo e emitir suas opiniões sobre o seu conteúdo. Pode-se retomar a frase "You can´t judge a book by its cover" e pedir para que eles a relacionem ao vídeo. Outros ditados/provérbios que se relacionam ao conteúdo podem ser apresentados pelos alunos.

 

at

Imagem ilustrativa do referido vídeo

 

Atividade 9

 

Finalize a aula com a música, EBONY AND IVORY de Paul McCartney, que trata da possibilidade de harmonia com o diferente. Distribua a letra da música para que os alunos possam acompanhar e cantar juntamente com o vídeo, disponível em: http://www.vagalume.com.br/paul-mccartney/ebony-and-ivory.html (Acesso em: 02.08.2014).  

 

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord, why don't we? 
We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in ev'ryone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive together alive.

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord why don't
we? 

Ebony, ivory living in perfect harmony
Ebony, ivory, ooh

We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in ev'ryone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive together alive.

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord why don't
we? 

Ebony, ivory living in perfect harmony

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/paul-mccartney/ebony-and-ivory.html#ixzz39IDs0FLO (Acesso em: 02.08.2014)

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo sugerido

Recursos Complementares

Para outro vídeo que trabalhe com estereótipos, acesse: 

http://www.youtube.com/watch?v=os9BbZ_MGdw (Acesso em: 02.08.2014)

 

Para diversas atividades que ajudam na discussão do tema, acesse:

 http://www.henry4school.fr/Vocabulary/stereotypes/stereotypes.htm (Acesso em: 02.08.2014)

Avaliação

Todas as atividades da aula poderão ser instrumentos de avaliação para o professor, que deverá ficar atento à interação do aluno ao grupo e às propostas desenvolvidas durante a aula.

 

Para uma avaliação quantitativa formal, peça para que os alunos assistam ao vídeo, Simpsons in Brazil, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=os9BbZ_MGdw (Acesso em: 02.08.2014) e elaborem um texto na língua inglesa em que comentam e discutam os estereótipos lá apresentados. As melhores produções deverão ser compartilhadas com os demais alunos e, ainda, divulgadas em uma plataforma virtual especialmente criada para esse fim. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.