13/08/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
É necessário que o aluno tenha conhecimento das estruturas básicas da língua inglesa, como verbos, pronome, adjetivos.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=stereotypes&oq=STEREOTYPES&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.1225.5092.0.6884.11.10.0.1.1.0.235.
F%252Fwww.nationalstereotype.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F04%252FAfrican-Stereotypes-41.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.nationalstereotype.com%252Fafrican-stereotypes%252F%3B440%3B220 (Acesso em: 01.08.2014)
Atividade 1
Professor, inicie a aula, projetando a imagem abaixo e fazendo a seguinte pergunta, a qual servirá de introdução para se discutir o assunto tema da aula: estereótipos.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=a+boy+dancing+ballet&oq=a+boy+dancing+ballet&gs_l=img.3...760.4187.0.4859.20.7
Walton%252Fdancing-is-my-life-my-world%252F%3B198%3B400 (Acesso em: 02.08.2014)
Em seguida, projete a imagem de um lutador de box e pergunte:
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=man+boxing&oq=man+boxin&gs_l=img.1.0.0i19l4j0i5i19l3j0i5i10i19j0i5i19l2.
FisFunction%253Dphotos%3B464%3B656 (Acesso em:02.08.2014)
Promova a discussão das imagens com os alunos, observando suas opiniões pessoais e levantando os julgamentos que servirão de base para a discussão do tema da aula.
Como uma forma de contribuir com a discussão sobre estereótipos, escreva no quadro a seguinte frase:
"YOU CAN´T JUDGE A BOOK BY ITS COVER".
Peça para que os alunos apresentem suas ideias sobre o conteúdo da frase, se a consideram verdadeira ou não, justificando, sempre, suas respostas.
Atividade 2
Projete a imagem a seguir e pergunte se os alunos conhecem o bailarino nela representado. Caso alguém o (re)conheça, pergunte se é capaz de falar algo sobre sua vida pessoal ou profissional. Em seguida, projete o texto e peça para que um dos alunos o leia em voz alta, tirando as possíveis dúvidas de vocabulário e pronúncia das palavras. Dê continuidade à discussão iniciada na atividade anterior e incentive os alunos a emitirem suas opiniões e a se aprofundarem na discussão sobre o tema da aula. Dependendo do grau de proficiência da turma, a discussão poderá ser na língua inglesa. Caso não seja totalmente possível, incentive o uso de alguns termos na língua inglesa, escrevendo-os no quadro, ajudando na aquisição e memorização de vocabulário pertinente ao tema da aula.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=billy+elliot+pictures&oq=Billy+Elliot+pic&gs_l=img.1.0.0i19.14165.23050.0.26104.
%252Fbilly-elliot-musical-london-theatre-review%3B400%3B306 (Acesso em: 02.08.2014)
Texto:
Se considerar pertinente, leve vídeos com a apresentação do bailarino em diversos espetáculos internacionais e nacionais.
Adaptado do site: http://www.equalityhumanrights.com/private-and-public-sector-guidance/education-providers/secondary-education-resources/resource-toolkit/lesson-plan-ideas/lesson-5-prejudice-and-stereotypes (Acesso em: 02.08.2014)
Atividade 3
Adaptado do site: http://esl.about.com/od/childrenslessonplans/a/stereotypes.htm (Acesso em; 02.08.2014)
Atividade 4
A seguir, projete as perguntas abaixo e promova uma discussão, incentivando todos os alunos a participarem. Se preferir, distribua uma ou duas perguntas para uma dupla de alunos. Disponibilize cerca de 10 a 15 minutos para a discussão e, em seguida, abra a discussão para todo o grupo. Cada dupla poderá opinar na pergunta que foi distribuída para os outros colegas. Incentive-os a responderem na língua inglesa, e, caso não seja totalmente possível, ajude-os com o vocabulário desconhecido.
|
Adaptado do site: http://www.discoveryeducation.com/teachers/free-lesson-plans/understanding-stereotypes.cfm (Acesso em: 02.08.2014)
Atividade 5
Distribua uma cópia do seguinte material xerocopiado para os alunos, os quais deverão trabalhar individualmente. Leia com eles cada adjetivo contido na tabela abaixo, tirando dúvidas quanto ao significado ou pronúncia. Depois de alguns minutos, peça para que leiam suas descrições sobre as nacionalidades listadas abaixo, mostrando, se possível, argumentos para suas respostas.
Stereotypes
Choose two adjectives that you think describe the nationalities listed below. Choose two countries of your own to describe.
|
|
|
|
American
_____
_____
British
_____
_____
French
_____
_____
Japanese
_____
_____
Adaptado do site: http://esl.about.com/od/childrenslessonplans/a/stereotypes.htm (Acesso em: 01.08.2014)
Atividade 6
Prejudice news
Distribua para os alunos uma cópia das notícias abaixo e peça a eles que identifiquem, em cada uma delas, atitudes de preconceito ou estereótipos. Em seguida, eles deverão responder às perguntas relacionadas a cada notícia. Solicite a leitura dos textos pelos próprios alunos e peça para que discutam suas respostas oralmente.
News extract 1
James Parke, 22, was on a night out which ended in him fighting for his life. James, who is a trainee police officer, was having fun with friends when up to 20 boys, some as young as 14, started shouting homophobic abuse at them. James was repeatedly punched and kicked in his face and body by the boys and he was left with several skull and facial fractures
.
News extract 2
More than 7,600 viewers complained about racism on the reality show; Celebrity Big Brother. Viewers complained that the contestants of Big Brother were racially abusing the Bollywood star Shilpa Shetty. They claimed that Shetty, from India, was being victimised and bullied. Shetty, 31, broke down in tears after allegedly being taunted about her skin colour, accent and cooking.
News extract 3
Sky Sports presenters Andy Gray and Richard Keys have been accused of sexism after making several comments about a female referee, called Sian Massey. They commented on her understanding of the offside rule during a Premier League match. The commentators believed their microphones were switched off but were actually recorded making remarks such as:
‘Somebody better get down there and explain offside to her.’
‘Can you believe that? A female linesman. Women don’t know the offside rule.’
Disponível em: http://www.equalityhumanrights.com/private-and-public-sector-guidance/education-providers/secondary-education-resources/resource-toolkit/lesson-plan-ideas/lesson-5-prejudice-and-stereotypes (Acesso em: 02.08.2014)
Atividade 7
Distribua o seguinte diálogo aos alunos e solicite a eles que se revezem na leitura. Verifique se houve a compreensão do texto, promovendo uma discussão sobre os estereótipos que aparecem no diálogo.
Observe a reação dos alunos diante da fala de alguns dos personagens e peça pra que se posicionem sobre a atitude desses personagens.
Characters: Della, Nash, Spike, Ashley, Leeand Sam
Della: Ok, so are we agreed, we have a party for the Royal Wedding?
Nash: Yeh, we’re all off school so let’s go for it!
Spike: Good old Wills and Kate, that’s what I say!
Ashley: OK, so who do we invite?
Lee: First things first, where are we having this monster bash? You can come round to mine if you want, because my folks will be round my Nanna’s.
Sam: Are you sure? That would be great, because we can use your conservatory at the back as well. Gives us more room!
Della: OK so that’s sorted then! Back to the plot. Who are we going to invite?
Nash: Well, obviously all our gang!
Spike: Obviously...what about that new kid in our Tutor Group, lives round the corner?
Ashley: Not Declan?
Lee: What’s wrong with Declan? Most of the girls think he’s pretty fit!
Sam: Yea, but you know what a lot of people are saying? His family are Irish, you know...
Della: So?
Nash: I know what you are saying, after those break-ins in the next road...
Spike: Look, you don’t know that. Just because they are Irish, doesn’t mean, you know...
Ashley: Ok, spose! And what about Jay?
Lee: Gay Jay? As long as he doesn’t bring his “little friend”?
Sam: So what if he does? Not a problem to me!
Della: Yea, come on, Lee. You sound like my Dad! What about Tess?
Nash: Would she cope? You know with her wheelchair and that?
Spike: You lot are so narrow-minded! Of course she would cope! Great idea, let’s invite her!
Ashley: Can we invite Ludo?
Lee: Ludovic, the new lad from Slovenia?
Sam: Slovakia actually! Thing is he hardly speaks English. I can hardly understand what he’s on about?
Della: Which is precisely why we should invite him!
Nash: Well, you can do the talking then! Or sign language more like!
Spike: Oh, come on, he’s probably really nice when you get to know him!
Ashley: And how about Penelope?
Lee: She is so blond! Airhead or what?
Sam: And she talks right posh. Apparently she went to a private school before she came to our school!
Della: Don’t know what she must make of you lot then?
Everyone else: Oh cheers!
Disponível em: http://www.equalityhumanrights.com/private-and-public-sector-guidance/education-providers/secondary-education-resources/resource-toolkit/lesson-plan-ideas/lesson-5-prejudice-and-stereotypes (Acesso em: 02.08.2014)
Atividade 8
Reproduza para os alunos o vídeo intitulado: Appearance can be deceiving, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3syjIpj2QGo (Acesso em: 02.08.2014). Eles deverão assistir ao vídeo e emitir suas opiniões sobre o seu conteúdo. Pode-se retomar a frase "You can´t judge a book by its cover" e pedir para que eles a relacionem ao vídeo. Outros ditados/provérbios que se relacionam ao conteúdo podem ser apresentados pelos alunos.
Imagem ilustrativa do referido vídeo
Atividade 9
Finalize a aula com a música, EBONY AND IVORY de Paul McCartney, que trata da possibilidade de harmonia com o diferente. Distribua a letra da música para que os alunos possam acompanhar e cantar juntamente com o vídeo, disponível em: http://www.vagalume.com.br/paul-mccartney/ebony-and-ivory.html (Acesso em: 02.08.2014).
Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord, why don't we?
We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in ev'ryone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive together alive.
Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord why don't
we?
Ebony, ivory living in perfect harmony
Ebony, ivory, ooh
We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in ev'ryone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive together alive.
Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord why don't
we?
Ebony, ivory living in perfect harmony
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/paul-mccartney/ebony-and-ivory.html#ixzz39IDs0FLO (Acesso em: 02.08.2014)
Imagem ilustrativa do vídeo sugerido
Para outro vídeo que trabalhe com estereótipos, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=os9BbZ_MGdw (Acesso em: 02.08.2014)
Para diversas atividades que ajudam na discussão do tema, acesse:
http://www.henry4school.fr/Vocabulary/stereotypes/stereotypes.htm (Acesso em: 02.08.2014)
Todas as atividades da aula poderão ser instrumentos de avaliação para o professor, que deverá ficar atento à interação do aluno ao grupo e às propostas desenvolvidas durante a aula.
Para uma avaliação quantitativa formal, peça para que os alunos assistam ao vídeo, Simpsons in Brazil, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=os9BbZ_MGdw (Acesso em: 02.08.2014) e elaborem um texto na língua inglesa em que comentam e discutam os estereótipos lá apresentados. As melhores produções deverão ser compartilhadas com os demais alunos e, ainda, divulgadas em uma plataforma virtual especialmente criada para esse fim.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/08/2015
Cinco estrelasAdorei o conteúdo. Foi muito útil e achei bem criativo
26/10/2014
Quatro estrelasMuito boa a sequência de atividades.