19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:
- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em: "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de ago. 2014.
Introduzindo o tema: levantando hipóteses
Fonte da imagem: Sitio: “Tiradas de crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, para iniciar a aula, você deverá organizar os alunos em uma roda de conversa e estabelecer um diálogo a respeito do que eles sabem sobre as árvores. Explore os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema questionando:
Planejando um trabalho de campo
Depois de levantar as hipóteses sugira aos alunos um trabalho de campo a uma reserva ou parque ambiental que tenha diferentes tipos de árvores para os alunos visualizarem.
Se em seu município não houver, procure levá-los a uma fazenda ou mata ciliar mais próximo.
É interessante se possível, contar com a companhia de algum biólogo para que possa acompanhar a turma e prestar alguns esclarecimentos. Nos municípios que têm parques ambientais costumam ter este profissional, se não for este o seu caso, procure o apoio de um estagiário ou um professor da área, é sempre possível conseguir parcerias.
Estabeleçam coletivamente, as regras de participação no trabalho de campo; o objetivo do trabalho e o que devem observar.
Providencie o apoio da coordenação e direção de sua escola e elabore com seus alunos o bilhete solicitando a autorização dos pais.
Lembre-os das características deste gênero textual e vá montando na lousa a partir das sugestões. Depois de pronto, solicite que registrem em seus cadernos e lembrem-se de pegar as assinaturas no bilhete.
Antes de definir dia e horário, solicite que a coordenação ou direção de sua escola tente conseguir o transporte sem custos para os alunos, caso não seja possível peça para agendar em uma empresa, e a partir do preço cobrado, divida pelo total de alunos que irão participar. A partir destes dados, crie situações problema reais, envolvendo as operações que está trabalhando com a sua turma.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU Srs. Pais, dia ____/_____/ 2014, ( ___________feira), às _______horas, faremos um trabalho de campo ao ____________________________________________________. Nosso objetivo é aprender um pouco mais sobre as árvores e o meio ambiente. Solicitamos que os alunos venham com roupa confortável, de tênis, tragam uma garrafinha água e passem protetor solar. Contamos com sua ajuda para pagar o transporte dos alunos. O valor será repassado posteriormente. Grata, professora e alunos. ( ) Autorizo ( ) Não autorizo Meu(a) filho(a):______________________ _____________________________________, a participar do trabalho de campo dia: ____/____/____.
___________________________________ Ass. Pais ou responsáveis |
Registrando o trabalho de campo
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize para fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) e registrem a aula ou utilize uma câmera fotográfica convencional.
Ao retornar para escola solicite que acessem os registros ou apresente as imagens que fez com a máquina digital e peça que façam o relatório.
Veja a sugestão a seguir:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU
Aluno(a)____________________________________ Profª ___________________ Onde nós fomos:_____________________________________________________ Que horas saímos:________________Que horas retornamos :_________________ Qual meio de transporte utilizado:_______________________________________ Quem participou da aula:______________________________________________ O que aprendemos:__________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
Desenho sobre o que mais me chamou atenção:
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Entregue uma cópia para cada aluno. Oriente que os alunos pintem, recortem e montem as árvores.
Esta atividade trabalha a coordenação motora, criatividade e texto descritivo.
Solicite que identifiquem as partes da árvore e a descrevam, falando de suas características:
Que cor são as folhas, o caule, as flores, os frutos e a raiz?
Fonte: Sítio: “Baú da Web”. Disponível em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2012/08/arvore-para-montar.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Produção de texto: fazendo marcadores de textos
Atividade em grupo
Fonte da imagem: Sítio: “Paixão por educação infantil”,. Disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 8 de ago. 2014.
Proponha que os alunos recortem de revistas ou jornais, figuras de diferentes tipos de árvores e tragam na próxima aula.
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Construindo um painel verde
Fonte da imagem: Sitio: “Cantinho de desenhos”. Disponível em: <http://cantinhodedesenhos.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, disponibilize jornais e revistas para que os alunos possam recortar, caso algum tenha alegado que não tinha revistas em casa.
Recorte o contorno de uma árvore em um papel Kraft ou use folhas de jornais coladas.
É importante que seja grande para receber os recortes dos alunos e assim valorizar o trabalho deles.
Coloque o papel em forma de árvore no chão, peça que os alunos colem tiras de papel crepom verde apenas por uma ponta, para que os papeis adquiram movimento com o vento.
Organize os alunos para colarem os recortes que trouxeram e montem o painel verde.
Faça a identificação do painel e exponha em um lugar visível na escola, vai chamar a atenção e valorizar o trabalho dos alunos.
Crie um título para o painel com os alunos, chamando a atenção para a preservação e importância das árvores para o planeta.
Aprofundando o tema: leitura de imagens
Mostre imagens que demonstram como o ser humano tem provocado catástrofes, (deslizamentos, enchentes, destruindo o solo) desmatando e queimando árvores.
Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.
Oriente os alunos para compararem as imagens.
Explique que:
Fonte da imagem: Sitio: “Cultura Mix”. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/o-sofrimento-do-solo>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Globo.com”. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL882140-5598,00-EM+BLUMENAU+QUALQUER+CHUVA+PODERA+CAUSAR+DESLIZAMENTO+DIZ+TECNICO.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Instituto Amazônia”. Disponível em: <http://www.institutoamazonia.com.br/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Ambientalistas em Rede”. Disponível em: <http://ambientalistasemrede.org/combatendo-queimadas-patricia-franca/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
À medida que visualizam as imagens questione:
Para finalizar, proponha uma avaliação oral ou escrita:
Aprendendo com a arte das ruas
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, para assistirem o filme. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar o filme.
Sitio: “Filmes online grátis”. Disponível em: <http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-mulan-dublado-online.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Depois, apresente imagens de grafites em muros, comentando que é diferente pichação de muros (o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray) . O grafite é uma forma de arte e é feito com a autorização ou solicitação do dono do muro.
Fonte da imagem: Sitio “Pintando e repintando”. Disponível em: <http://pintandoerepintando.blogspot.com.br/2012/10/grafitagem-passo-passo3d.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “ Kenner”. Disponível em: <http://www.kenner.com.br/en/a-arte-do-grafite-fora-dos-muros/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Organize os alunos em grupos e entregue a imagem de um muro para cada grupo e peça que façam desenhos retratando o que acham que pode ser a solução para os problemas que já foram discutidos ou desenhos retratando os problemas do desmatamento, das queimadas ilegais, entre outros.
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Oriente os alunos a colarem os desenhos uns nos outros e colar nos muros da escola simbolizando a luta pela preservação da natureza.
Analisando textos: reportagens e notícias
Professor, é importante que você trabalhe com os diferentes gêneros textuais que fazem parte do cotidiano dos alunos para que eles compreendam que o texto é constituído nos diversos momentos de comunicação. Principalmente na fase de alfabetização, a escrita na escola, deve aproximar o aluno ao mundo da escrita. É interessante também, que o aluno possa refletir por meio de produção e interpretação usando textos reais.
É por esses e outros motivos que alguns textos precisam fazer parte do cotidiano da sala de aula, tais como: as notícias e as reportagens. É importante que os alunos leiam notícias sobre os conteúdos abordados em sala e eles se tornam mais interessantes, se forem textos atuais.
Socialize as notícias com os alunos usando cópias ou um projetor de imagens.
Proponha as leituras: silenciosa, em grupo, coletiva, individual, entre outras.
Instrua os alunos a observarem:
- Qual é o assunto.
- Sobre o que está sendo falado.
- Onde aconteceu.
- Como aconteceu.
- Com quem aconteceu.
- Por que aconteceu.
- O que eles sabem sobre o assunto.
- Quais palavras encontradas no texto, não conheciam.
Abaixo colocamos dois tipos diferentes de reportagens. Procure trabalhar com reportagens que falem de soluções e problemas de regiões próximas de onde seus alunos vivem, pois é interessante que compreendam que estes problemas fazem parte do cotidiano deles.
21/02/2014 13 h 31 min - Atualizado em 21/02/2014 13 h 41 min
Uberlândia quer chegar a 1 milhão de árvores plantadas
Do G1 Triângulo Mineiro
Município precisa plantar cerca de 120 mil árvores
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Uberlândia tem o objetivo de chegar a 1 milhão de árvores, antes que a população atinja essa marca. Para isso, o município precisa da ajuda da população. No último levantamento feito em 2013, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade apurou um número de 877 mil árvores na cidade.
De acordo com o diretor do Horto Municipal, Ascânio Oliveira, é possível alcançar a marca. “Nós temos que plantar cerca de 120 mil mudas nesses três anos que faltam. A gente vai atingir isso”, afirmou.
Em 2013, os servidores da Secretaria de Meio Ambiente foram chamados pela população para fazer 302 cortes de árvores e 464 podas. O Horto Municipal produziu mais de 141 mil mudas e, destas, quase 18 mil foram plantadas pela Secretaria e mais de 46 mil doadas.
Para alcançar a meta, a população da cidade precisa auxiliar. Atualmente, no Horto, estão disponíveis para os moradores cerca de 10 mil mudas de 80 espécies de árvores nativas e exóticas. “Para a área urbana, nós doamos uma espécie adequada para a arborização, para cada 10 metros de calçada”, explicou Ascânio.
Horto Municipal oferece mudas para a população
(Foto: Reprodução/TV Integração)
As espécies mais procuradas, e ideais para plantar na área urbana, são as de pequeno e médio porte, que não atrapalham a rede elétrica e nem as calçadas. Dentre estas, estão as espatódias, o flamboyant mirim, a escumilha, a quaresmeira, o ipê e o pau-brasil.
Além disso, o Horto também produz mudas de árvores frutíferas, que são disponibilizadas somente a produtores rurais da cidade, e plantas ornamentais, que são usadas em espaços públicos e não estão à disposição da população.
Calor
A meta também pode ajudar em uma questão na cidade: o calor. De acordo com o climatologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luiz Antônio de Oliveira, a diferença entre a temperatura de locais arborizados e outros sem árvores pode chegar a 10º C. “A temperatura do ar é condicionada, principalmente, pela cobertura do solo. É só a gente analisar uma cidade que tem uma densidade arbórea significativa e uma onde não tem cobertura vegetal. Então, realmente, isso acaba influenciando na temperatura como um todo, no geral da cidade”, explicou.
Fonte: Sitio “G 1 – Triângulo Mineiro”. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/02/uberlandia-quer-chegar-1-milhao-de-arvores-plantadas.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Wednesday, 9 de July de 2014 - Opinião do Leitor
Opinião do Leitor Nesse espaço o leitor pode enviar cartas que serão publicadas diariamente no jornal CORREIO de Uberlândia.
Queimadas - Opinião do Leitor
É triste ver nas margens das estradas inúmeras faixas de terras queimadas nesta época do ano, só restando cinzas de árvores e de animais. É importante não jogar pontas de cigarros nas estradas e evitar queimar qualquer material, pois as brasas espalham-se rapidamente pelo vento seco. Noventa por cento dos incêndios florestais são causados pelo homem e podem destruir a fertilidade do solo, poluir o ar, matar animais, interromper o fornecimento de energia elétrica e telefonia, entre outros danos. Dependemos da natureza, portanto temos obrigação de preservá-la e protegê-la.
Daniel Marques - Historiador - Fazenda Dionísios - Virginópolis
Sitio: “Correio de Uberlândia”. Disponível em: <http://www.correiodeuberlandia.com.br/opiniaodoleitor/2012/09/05/queimadas/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Depois da leitura dos dois textos questione:
Depois que os alunos leram e discutiram a respeito do gênero textual, notícia e reportagens, sugira que em grupos, criem uma reportagem falando sobre as poucas árvores plantadas em sua escola ou em sua cidade.
Oriente para que sigam a estrutura textual do gênero.
Depois de concluídas, promova o jornal falado e deixe que leiam suas produções.
A matemática integrada ao tema
Fonte da imagem: Sitio: “Festa mixsaj”. Disponível em: <http://www.festamixsaj.com.br/colorir.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, utilizando as discussões e os trabalhos anteriores, desenvolva na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, das atividades:
1 - Resolvendo problemas:
Observe as imagens e crie uma história que justifique a operação ao lado e resolva:
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11 - 4 = ________
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7 + 4 = ________
Fonte da imagem: Sitio: “Atividade educa”. Disponível em: <http://www.atividadeeduca.com/2013/10/arvore-para-colorir.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Espaço educar”. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/04/desenhos-de-natureza-para-colorir.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
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4+ 4+4 = ________
2 – O prefeito da cidade de Arvoredo construiu praças em todos os bairros, nelas ele plantou várias árvores. Para fazer os canteiros das árvores utilizou as formas abaixo. Observe e escreva os nomes das formas geométricas dos canteiros onde foram plantadas as árvores.
3) No parque da cidade haviam duas dezenas de árvores. Um fumante jogou cigarro no chão próximo a elas e aconteceu um incêndio queimando a metade delas. Quantas árvores restaram?
4) O dono de uma fazenda resolveu replantar a mata ciliar do córrego de sua fazenda. Para isto, plantou meia dúzia de árvores. Mas, depois percebeu que era pouco e plantou o dobro desta quantidade. Quantas árvores ele plantou ao todo?
Sitio: “Smart Kids”, oferece atividades, jogos e brincadeiras sobre o tema árvore, contribuindo com o trabalho do professor e o aprendizados dos alunos. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-da-arvore.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Sitio: “Revista guia infantil”, apresenta artigos e sugestões de atividades sobre o Dia da árvore, contribuindo com a prática pedagógica. Disponível em:
<http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/91/dia-da-arvore-nao-deixe-a-data-passar-em-branco-184286-1.asp>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Sitio: “Pequenos grandes pensantes”, é um blog que oferece opções de atividades interessantes sobre o tema. Disponível em:
<http://www.pequenosgrandespensantes.com.br/2013/09/atividades-dia-da-arvore.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Sitio: “Revista Nova Escola”. O artigo: "Devemos usar menos papel ou derrubar mais árvores", tem como objetivo refletir sobre a substituição da vegetação nativa por matas artificiais e dá sugestões de atividades a partir da leitura do artigo. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/devemos-usar-menos-papel-ou-derrubar-mais-arvores-432345.shtml>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
A avaliação é parte do processo de aprendizagem que se efetiva a partir da participação de todos no processo de descoberta e construção do conhecimento. É preciso verificar os pontos que necessitam de cuidados e atenção. Estabelecer critérios de observação quanto ao desempenho dos alunos na assimilação dos diferentes gêneros textuais trabalhados, nas dificuldades nas produções de texto, se eles compreenderam a importância da árvore para a sobrevivência do planeta e como podemos fazer para preservá-la além de identificar as consequências dos desmatamentos e queimadas. A observação destes conhecimentos é essencial, pois serão os dados que utilizará para realizar prováveis intervenções e retomar os conteúdos e conceitos que achar necessário.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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09/09/2014
Cinco estrelasÓtima abordagem. Uma maneira interdisciplinar muito rica para trabalhar o tema.