19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 02 de ago. 2014.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Informação ao professor
Professor, o filósofo Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco, dizia que "O homem é princípio e genitor de seus atos como o é de seus filhos". No entanto, segundo alguns estudiosos, atarefa da educação para a formação e a inclusão da ética e cidadania na escola exige um novo modo de pensar e novas estratégias de acordo com a exigência ética dos tempos atuais. Como formadora de cidadãos, a escola tem a função de antecipar e orientar a comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos. A escola tem a responsabilidade de educar para a formação de valores éticos, sendo este um dos caminhos mais indicados para a construção da cidadania. A educação é a base da cidadania, pois ela possibilita que as crianças saibam respeitar umas às outras, as diferenças sociais, raciais, religiosas e culturais. Sítio: “Faculdade de Alta Floresta”. Disponível em: <http://faflor.com.br/faf/pdf_faf/artigosperiodicos/CIDADANIA%20NA%20ESCOLA.pdf>. Acesso em: 20 de jul. 2014.
Cidadania em poesia e versos
Professor, inicie sua aula com o vídeo a seguir. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.
Fonte: Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uNRbXeEjgFc>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
Na sequência, utilize fantoches de mão para estabelecer um diálogo com seus alunos sobre os conceitos de ética, cidadão e cidadania. Um será o boneco da ética e o outro o da cidadania.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.criancas.pt/2-a-3/393-criando-um-fantoche-com-o-seu-filho.html>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
Diga que serão nossos convidados durante algumas aulas. Diga também que o que eles mais gostam é de recitar poesias, e que nesta aula eles têm novidades para nos ensinar: “A poesia pela cidadania”.
Professor, o poema abaixo tem sua mensagem completada pelas ilustrações. Que enriquecem ainda mais o conteúdo escrito. Assim, explore o texto e também as imagens. Promova uma leitura coletiva de imagens. Em primeiro lugar exiba a capa do livro e peça que observem o nome do livro. Abra uma roda de conversa e anote na lousa o que entendem por: “Poesia pela cidadania”. É importante levá-los a pensar e a inferir sobre as palavras que formam o título. Em seguida analisem conjuntamente as imagens, chame a atenção deles sobre a ilustração que é composta de várias imagens em uma cena, faça com eles a interpretação oral das cenas. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o sítio: “Estúdio Manjericão”. Disponível em: <http://blog.estudiomanjericao.com.br/ilustracoes-para-livros-paradidaticos>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
Fonte: Imagens disponíveis em: <http://blog.estudiomanjericao.com.br/ilustracoes-para-livros-paradidaticos>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
Professor, para este tipo de texto é interessante utilizar a técnica da “Pausa Protocolada”, pois assim é possível explorar mais e melhor o texto. Esta técnica é muito usada por professores, e envolve a produção de inferências, é a leitura protocolada ou pausa protocolada. Você lê parte da poesia, ou uma estrofe e faz várias perguntas aos alunos para que eles façam projeções sobre o que vai acontecer na poesia. Para tanto é preciso certificar-se que o aluno compreendeu o que foi lido. À medida que se avança no texto mais informações devem ser lembradas e levadas em consideração, o aluno deve, então, fazer previsões e checar a compatibilidade dessas previsões com o que já é sabido do texto. Essa é uma atividade interessante porque trabalha a relações de causa/consequência. Sítio: “Scribd”. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/213404958/Sequencia-Didatica-para-3%C2%BA-ano-sem-anexos-1>. Acesso em: 28 de jul. 2014.
1) Marque com um (X) a alternativa correta. O gênero textual apresentado acima é:
( ) Receita de bolo ( ) Poesia ( ) Bula de remédio
2) Quem escreveu o livro? Quem foi o responsável pelas ilustrações?
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3) Alguns dos personagens exibem uma bandeira. De qual país é esta bandeira?
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4) Com base na poesia, explique o que você entende por cidadania.
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5) Agora consulte um dicionário e escreva o conceito de cidadania e compare com o conceito que você inferiu acima.
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6) Encontre também o significado de:
Desigualdade:_________________________________________________________________________________________________________________________
Diferença:_____________________________________________________________________________________________________________________________
Correspondente:________________________________________________________________________________________________________________________
7) Ligue cada desenho a palavra que o define.
cidadania
solidariedade
Fonte: Sítio: “Estúdio Manjericão”. Imagens disponíveis em: <http://blog.estudiomanjericao.com.br/ilustracoes-para-livros-paradidaticos>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
8) A imagem imediatamente acima é exemplo de cidadania. Se você tem cachorro e sai com ele para passear, tem o cuidado de fazer o que a mulher da imagem acima fez? Comente.
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2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Exercitando a cidadania
Professor, inicie este momento da aula mostrando as imagens abaixo. Mostre uma por vez e deixe que os alunos falem a respeito de cada uma. Neste primeiro momento apenas ouça. Em seguida coloque as três (03) imagens juntas. Agora pergunte o que elas têm em comum. Você poderá reproduzi-las ou utilizar um projetor multimídia.
Fonte: Sítio: “Instituto Auto Glass”. Disponível em: <http://www.institutoautoglass.org.br/noticias/11/93-alunos-da-escola-municipal-de-ensino-fundamental-valdeci-cezario-arrecadam-mais-de-10-mil-reciclaveis.html>. Acesso em: 02 de ago.2014.
Fonte: Sítio: “Ilha Solteira”. Disponível em: <http://www.ilhasolteira.com.br/colunas/index.php?acao=verartigo&idartigo=1272149911>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Diário Sertão Central”. Disponível em: <http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/category/cidadania/page/20/>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Caso não acertem diga a eles que todas são exemplos de cidadania. E continue explicando que cidadania é a prática dos direitos e deveres civis,políticos e sociais estabelecidos na constituição (que é o conjunto das leis fundamentais que regulam a forma de governar.).Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. Sítio: “Significados.com”. Disponível em: <http://www.significados.com.br/cidadania/>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Professor, faça uso dos fantoches e conte aos alunos sobre João e Maria. Diga que esta história é contada no livro “Cidadania a gente aprende”, da coleção Criança Consciente que conta a história de dois amigos, que têm a oportunidade de exercer a cidadania, tendo como ponto de partida a arborização urbana.
Fonte: Blog: “Era uma vez”. Disponível em: <http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2013/09/literatura-cidadania-e-meio-ambiente.html>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
Professor, mostre a imagem do livro e faça uma rodinha de conversa com os alunos para que exponham suas opiniões e como atividade de registro, em seguida, crie um texto coletivo com as informações dos alunos. Faça sempre as intervenções necessárias. Passe a referência do livro e deixe como dica de leitura.
Após a construção do texto relate alguns bons e maus exemplos de cidadania em nosso país e comprove isto por meio do vídeo abaixo. Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou então, utilize um projetor multimídia. Oriente-os a acessarem o sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GyTRK1XQoQs>. Acesso em: 27 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GyTRK1XQoQs>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
1) Explique com suas próprias palavras o nome do vídeo “Você consegue ver cidadania?”.
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2) O vídeo que vocês assistiram é uma propaganda. Que mensagem ela nos passa?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Podemos dizer que a propaganda é um gênero textual?_____________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Lembrando que acróstico é uma forma de escrita de texto, onde a primeira letra de cada frase ou verso forma uma palavra ou frase. Faça um acróstico com a palavra CIDADANIA.
C
I
D
A
D
A
N
I
A
5) Professor, proponha uma atividade em que seus alunos possam utilizar a criatividade e verificarem se compreenderam o conceito de cidadania. Divida-os em grupos de até cinco (05) alunos e solicite que eles criem propagandas dando bons exemplos de cidadania. As propagandas deverão ser gravadas e assistidas por todos em sala de aula. Para isso, se a sua escola faz parte do Projeto UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta câmera, localizada na área de trabalho, caso não participem, solicite que gravem as propagandas na máquina digital da escola.
Com o auxílio dos pais e/ou responsáveis, pesquise em fontes diversas como revistas, jornais, sítios na internet, bons exemplos de cidadania. Traga imagens e/ou reportagens para a próxima aula.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Criança têm voz e vez
Professor, inicie este momento da aula utilizando as imagens e/ou as reportagens trazidas pelos alunos. Faça uma roda de conversa e deixe que os alunos exponham seu ponto de vista sobre o material coletado.
Lembre-os que também nós, comunidade escolar, podemos, de diversas formas, contribuir como cidadãos no meio em que vivemos. Que também eles podem fazer a diferença. Para tanto, leia a matéria do sítio “Gestão Escolar”, publicado em outubro de 2012. Título original: “Conheça o projeto: A voz e a vez dos alunos, da gestora nota 10, Débora Sacilotto”.
Conheça o projeto: A voz e a vez dos alunos, da gestora nota 10, Débora Sacilotto. Entenda como uma diretora escolar do interior de São Paulo ganhou prêmio ao abrir espaço para a participação das crianças na gestão da escola por meio de assembleias. Gabriela Portilho / Aurélio Amaral (gestaoescolar@fvc.org.br) Mais sobre Gestão Escolar Reportagens:
No interior de São Paulo, na cidade de Arthur Nogueira, a 142 quilômetros da capital, a diretora Débora Sacilotto decidiu dar um novo rumo às reivindicações dos alunos. Para resolver os principais problemas cotidianos, Débora incorporou à rotina da escola a realização de assembleias em todas as turmas. A ideia era entender as necessidades dos alunos, que muitas vezes passavam despercebidas aos olhos da gestão, como a falta de colchonetes durante as aulas de Educação Física, por exemplo. Com isso, os professores adquiriram mais liderança e autonomia para resolver as pequenas questões e conflitos, dialogando com as crianças. Por esse projeto, que mudou a realidade da Francisco Cardona e o relacionamento interpessoal de alunos e professores, Débora foi escolhida Gestora Nota 10 no Prêmio Victor Civita deste ano. Veja abaixo passo a passo o sistema que Débora implementou.
Caixa de sugestões da turma. Ao longo da semana, os alunos depositam nos envelopes críticas, sugestões e felicitações. |
Fonte: Sítio: “Gestão Escolar”. Disponível em: <http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/passo-passo-gestora-nota-10-como-dar-voz-aos-alunos-705348.shtml#ad-image-0>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
Professor, converse com os alunos sobre como os alunos da escola de São Paulo contribuíram para a melhoria da escola, opinando e sendo ouvidos pelos adultos. Pergunte se acreditam que esta ideia poderia funcionar com eles. Ouça-os. Faça as intervenções para que todos possam opinar. Proponha a exemplo da escola de São Paulo uma “Caixa de sugestões” como mostra a imagem acima com os dizeres: EU CRITICO, EU PROPONHO, EU FELICITO. Explique cada um dos dizeres e combine com eles que durante toda a semana deverão ser deixadas sugestões e no último dia da semana a caixa deverá ser aberta e as sugestões lidas.
1) Observe a imagem abaixo e responda se é um exemplo de cidadania. Explique sua resposta.
Fonte: Blog: “Era uma vez”. Disponível em: <http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2013/09/literatura-cidadania-e-meio-ambiente.html>. Acesso em: 02 de ago. 2014.
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2) A imagem acima faz parte da coleção:“Criança consciente: construindo um mundo melhor”. O que você acredita ser preciso para construir um mundo melhor?_____________________________________________________________________________________________________________________________________
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3) Nesta aula foram trabalhados conceitos que evidenciam que a criança enquanto cidadã tem voz e vez. Comente.
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4) Pense em uma ação que possa desenvolver na escola, que seja exemplo de cidadania. Descreva a ação em seu caderno.
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4º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Movimento pela cidadania: trabalhando com gênero textual: cartazes
Professor, aproveite todo o conhecimento que os alunos adquiriram ao longo do trabalho e proponha que deflagrem o “Movimento pela cidadania na escola”. Para isso, proponha que façam cartazes falando sobre a importância das ações de cidadania na escola e proponham mudanças de hábitos que possam melhorar a escola. Para isso, disponibilize materiais diversos:
Cartolinas;
Revistas usadas;
Canetas e pincéis;
Colas coloridas;
Dentre outros.
Depois, exponham os cartazes nos diferentes locais da escola. Lembre-os de identificar nos cartazes os nomes dos autores.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; além de conhecer o conceito de ética e cidadania bem como desenvolveram habilidades relativas ao uso do dicionário; aprenderam a localizar uma informação explícita e implícita; ampliaram habilidades de pesquisa em fontes diversas; desenvolveram habilidades de interpretação; aperfeiçoaram a capacidade de fazer inferência e conheceram sobre os gêneros textuais: poesia, reportagem e cartazes e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Anote todos os aspectos observados e os utilize para planejar suas próximas aulas.
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