Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O pensamento e a filosofia: conhecendo-nos melhor

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns elementos da cultura grega;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Compreender a extensão do pensamento;
  • Reconhecer a necessidade de se exercitar o uso do pensamento;
  • Detectar que os sentidos podem levar o ser humano ao erro;
  • Possibilitar a reflexão sobre o autoconhecimento;
  • Concluir que todos que utilizam a capacidade de pensar são constituídos filósofos;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A liberdade do pensamento

Professor, sabemos que a Filosofia não é uma ciência, mas dela nascem todas as ciências, por isso, recebe o título de “mãe de todas as ciências”.  Como uma boa mãe, ela ensina, não a pensar, pois, isso todo o ser humano o faz naturalmente, mas traz reflexões sobre o ato de pensar.

Inicie esta aula exibindo a imagem abaixo e questione os alunos se eles a conhecem.

 

Balao do pensamento

Imagem disponível em: http://www.roblox.com/Bal%C3%A3o-de-Pensamento-item?id=50302197. Acesso em: 04 de ago. 2014.

Você conhece esse balãozinho? Acho que sim. É isso mesmo! É o balão do pensamento.

O que você acha que cabe dentro desse balão?

___________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________

 

Para resumir, podemos responder a essa pergunta com uma só palavra: tudo. É isso mesmo, tudo cabe dentro do nosso pensamento. Sabe por que isso acontece? Porque nosso pensamento é livre.

Falando em liberdade, apresente as imagens abaixo e questione-os.

 

(   ) Passarinho na gaiola   (   ) Passarinho voando

 

Passarinho na gaiola. Imagem disponível em: http://vamosfalarsobreoanimal.blogspot.com.br/2011/03/passarinhos-presos-em-gaiolas.html. Acesso em: 04 de ago. 2014.

Passarinho livre. Imagem disponível em: http://kidsmatematica.blogspot.com.br/2012/09/desenhos-de-animais-para-colorir.html. Acesso em: 04 de ago. 2014.

Em sua opinião, qual dos dois passarinhos está mais feliz? Por que você acha isso?

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Agora, observe essas outras figuras.

Homem na gaiola   Homem livre

Em sua opinião, qual dos seres humanos está mais feliz? Por que você acha isso?

_____________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

.

Provavelmente você deve ter respondido que o passarinho e o homem livre são mais felizes. Contudo, mesmo que o ser humano esteja preso atrás das grades, seu pensamento sempre estará livre e poderá pensar no que quiser.

Por exemplo, mesmo gripado, ele pode pensar em um sorvete. Pode pensar em um amigo que está em outra cidade. Pode estar em dias de aula e pensar na viagem que fará nas férias. 

 

Atividades - aluna

1)      Marque um (x) na opção que julgar correta. Como é seu pensamento?

 

a(   ) Cerebro engaiolado  b) (   ) Cerebro acorrentado  c) (   ) Cerebro livre

a) Imagem 1- Cérebro aprisionado. Imagem disponível em: <http://pontodevistasingular.blogspot.com.br/2011/05/lingua-presa.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

b) Imagem 2 - Cérebro acorrentado. Imagem disponível em: <http://minhamestria.blogspot.com.br/2011/01/as-modificacoes-de-seu-cerebro-sao.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

c) Imagem 3 - Cérebro livre. Imagem disponível em: <http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro.htm>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

2)  Leitura de imagem. O que você entende pela seguinte imagem?

 

Cerebro forte se exercitando

Imagem disponível em: <http://suacidade.com/2012108/saiba-como-manter-seu-cerebro-saudavel>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

___________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________

 

2º momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conceito de pensamento

 

Professor, a música é um excelente recurso para despertar o interesse dos alunos pelo tema que estamos trabalhando, por isso vamos utilizar a música cantada pelo grupo Cidade Negra: “Pensamento”.  Para isso, assistam ao vídeo com a letra e a música cantada pelo grupo. Solicite que prestem atenção. Você poderá levá-los ao Laboratório de Informática ou utilizar um projetor multimídia. Veja a seguir uma sugestão:

 

Pensamento - video

Fonte: Sítio: "Youtube. Vídeo completo". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VLWXN5U5leg>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

Professor, depois de assistirem e ouvirem a música discuta com eles sobre o que entenderam. Se quiser, poderá reproduzir a letra da música para os alunos terem no caderno de Filosofia ou de Língua Portuguesa. Veja a seguir:

 

Música: Pensamento

Cidade Negra

Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

Pensamento é um momento
Que nos leva a emoção
Pensamento positivo
Que faz bem ao coração
O mal não
O mal não

Sempre que para você chegar
Terá que atravessar
A fronteira do pensar
A fronteira do pensar

E o pensamento é o fundamento
Eu ganho o mundo sem sair do lugar
Eu fui para o Japão
Com a força do pensar
Passei pelas ruínas
E parei no Canadá
Subi o Himalaia
Pra no alto cantar
Com a imaginação que faz
Você viajar, todo mundo

 

Estou sem lenço e o documento
Meu passaporte é visto em todo lugar
Acorda meu Brasil com o lado bom de pensar
Detone o pesadelo pois o bom
Ainda virá

Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

Custe o tempo que custar
Que esse dia virá
Nunca pense em desistir, não
Te aconselho a prosseguir

O tempo voa rapaz.
Pegue seu sonho rapaz
A melhor hora e o momento
É você quem faz
Recitem
Poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei

Fonte: Sítio: “Letras mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/cidade-negra/45286/>. Acesso em: 04 de ago. 2014. 

 

Professor, é de fundamental importância lembrar seus alunos que o pensamento não é o cérebro, mas a imagem do cérebro geralmente simboliza o pensamento.

O pensamento é um produto da mente humana que é trazido à existência através da atividade intelectual.

Por exemplo: sei que existe o cavalo e sei também que existem as asas de um pássaro. Sei ainda que cavalos com asas não existem de verdade, mas em meu pensamento pode existir, porque meu pensamento é livre para fazer essa junção.

 

              Cavalo    Asas     Cavalo alado

Há muitos anos atrás, um filósofo nascido na França queria muito conhecer todas as coisas. Mas às vezes era engando por aquilo que via. Via um avião no céu e dizia que ele era pequeno, mas quando o via de perto, descobria que ele era grande e isso o impedia de conhecer as coisas.

 

     Aviao minusculo   Aviao gigante

Imagens disponíveis em: <http://ppgoiananews.blogspot.com.br/2012/08/fotos-do-maior-aviao-do-mundo.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

Assim, passou a duvidar de todas as coisas. Mas um dia ele chegou a seguinte conclusão: as coisas materiais podem me enganar, mas meu pensamento não me engana. Assim, se duvido é porque penso e se “penso, logo existo”.

 

Atividades - aluna

1) Em que você mais gosta de pensar?

__________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você já criou alguma coisa em seu pensamento? Diga o que foi ou faça um desenho disso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2)      Faça o exercício de juntar em seu pensamento, as coisas que existem que formam coisas que não existem (assim como o exemplo do cavalo alado). Após cria-lo, desenhe-o.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Quem sou eu? Sou um filósofo

 

Professor, agora que seus alunos já conhecem um pouco mais sobre o pensamento, é hora de conhecerem a eles mesmos. Desafie-os com a pergunta a seguir:

 

Homem interrogacao

Imagem disponível em: <http://www.logovia.com.br/blog/inspiracao-2/descubra-o-socio-ideal-com-5-dicas/>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

Você se conhece? Se sim, responda a seguinte pergunta:

 “Quem é você”?___________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________

 

Algumas pessoas podem pensar assim: “eu não preciso de tantas linhas para responder a essa pergunta”. Será que não precisa mesmo? Nós somos seres muito complicados e cheios de dúvidas. Talvez essa quantidade de linhas seja pequena para responder a essa pergunta tão difícil.

Existiu um filósofo grego nascido em Atenas que se chamava Sócrates.  Ele conversava com as pessoas na ágora (praça pública grega) e as levava a pensar sobre todas as coisas. Mas antes, dizia: “conhece-te a ti mesmo”.

 

Socrates

Imagem disponível em: <http://carreirasolo.org/inspiracao/duas-virtudes-fundamentais-que-aprendi-com-o-filosofo-socrates>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Atividades - aluna

Pense e responda:

1) Quais são as suas principais características físicas, ou seja, que fazem parte de seu corpo (estatura ou tamanho, peso, cor da pele, cor dos olhos, cor dos cabelos, jeito do nariz, da boca...)?

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________.

 

2) Quais são as suas principais características emocionais, ou seja, que demonstram as suas emoções (calmo, nervoso, brigão, tranquilo, sossegado, amoroso, delicado...)?

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________.

3) Quais são as suas principais características psicológicas, ou seja, que demonstram a sua personalidade (estudioso, preguiçoso, inteligente, agitado, responsável, paciente...)?

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Depois de tanto falar sobre nós, uma coisa podemos ter certeza: de todas as coisas que foram faladas, ainda falta uma: somos filósofos!

Mas quem é o filósofo? São todos aqueles que amam o conhecimento e buscam conhecer todas as coisas, utilizando para isso, a sua capacidade de pensar.

já conhecemos o rosto do filósofo Sócrates, agora, desenhe o rosto do filósofo/a _____________________ com as características físicas que escreveu logo acima. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Eu também sou um "Pensador"

 

Professor, nesta aula aprendemos que somos filósofos e o filósofo é um pensador por excelência. Trabalhe com seus alunos a obra de Auguste Rodin, intitulada "O Pensador". Maiores informações sobre este escultor no item "Recursos Complementares". Reforce a ideia da importância de pensar antes de agir ou falar para diminuir as chances de erro ou transtornos com as pessoas.

 

O Pensador

Fonte: Blog: "Estação 18". Imagem disponível em: <http://estacao018.blogspot.com.br/2012/07/de-olho-na-obra-o-pensador-de-auguste.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.  

Após apresentar a obra de Rodin, explique a seus alunos que eles também são considerados pensadores.

 

Fazendo uma releitura da escultura de Rodin "O pensador"

Veja a seguir os alunos da Eseba posando como a escultura de Rodin:

 

  Pensador - aluno  Pensadora Sara Pensadora Ana Júlia Pensadora Sara

Fonte: Imagens do arquivo do próprio autor. Atividade realizada pelo professor com alunos da Escola de Educação Básica da UFU em 2014.  

 

No entanto, o papel do filósofo não é apenas de ficar sentado "pensando na vida", mas propor sugestões para melhorar o mundo em que vive e a vida das pessoas. 

Atividades - aluna

Professor, para finalizar esta aula, proponha as seguintes atividades:

1) Registre imagens dos seus alunos na posição da escultura de Auguste Rodin. Abaixo da foto, solicite que escrevam seus nomes e seus "escultores" (seus pais). Exemplo: Eu sou o filósofo ...., uma das principais obras dos escultores ...(pai) e (mãe). Após impressas as fotos, solicite que eles colem no caderno ou façam em folhas de papel para uma posterior exposição.

2) Você filósofo, o que pode fazer para melhorar a escola em que estuda?

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

 

Professor, se possível faça uma exposição destes trabalhos, mas para isso solicite que façam em uma folha de papel, para que possam expor em um mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; conheceram alguns elementos da cultura grega; desenvolveram o raciocínio lógico; compreenderam a extensão e as riquezas do pensamento;  reconheceram a necessidade de se exercitar o uso do pensamento; detectaram que os sentidos podem levar o ser humano ao erro;  refletiram sobre o autoconhecimento que possuem de si mesmos; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos  e se ao término dessa aula puderam concluir que todos que utilizam a capacidade de pensar são constituídos filósofos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.