18/08/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Profissional | Produção Alimentícia | Técnico em Alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Explicar o princípio dos 3Rs.
Relacionar o princípio dos 3Rs com a compostagem.
Montar uma composteira doméstica.
Explicitar o que acontece em uma composteira.
Ressaltar a importância ambiental da compostagem utilizando resíduos orgânicos domiciliares.
Elaborar portfólios de aprendizagem.
Decomposição
ESTRATÉGIAS
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo de textos; montagem de composteiras em laboratório e em casa; registros fotográficos e montagem de portfólio.
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; câmeras fotográficas; uma pasta preta com plásticos ou fichário.
Imagem disponível em: http://culturadigital.br/compostagem/files/2013/06/compostagem-organica.jpg. Acesso em 07/08/2014.
Todas as atividades e etapas das mesmas deverão ser fotografadas para que estes registros façam parte de um portfólio que será montado pelos alunos no decorrer da proposta. Este portfólio deverá conter todas as atividades desenvolvidas pelos alunos e deve ser ilustrado com desenhos, recortes e fotografias. Através do portfólio, o aluno demonstrará a sua trajetória de aprendizagem.
Para elaborar seu portfólio, o aluno vai precisar de uma pasta preta com plásticos ou de um fichário, uma câmera, fotografias do que já foi feito, anotações etc.
Este portfólio constará do conjunto organizado das atividades produzidas pelo aluno ao longo desta proposta, que durará em torno de 40 dias, especialmente os registros da atividade experimental e o passo a passo da montagem e acompanhamento da composteira montada pelo aluno em casa. Organizado desta forma, o portfólio será, para o professor, um importante instrumento de avaliação.
O portfólio deverá ter a seguinte estrutura: introdução (apresentação do conteúdo); uma breve descrição de cada atividade realizada contendo as datas em que elas aconteceram; registros escritos e fotografias de cada momento relatado; uma seção de revisão com reflexões do aluno, uma autoavaliação e uma parte reservada aos comentários do professor.
Tudo isto deverá ser organizado, em ordem cronológica, na pasta preta com plásticos ou no fichário do aluno.
Por que montar um portfólio?
Para registrar as etapas e os saberes vivenciados no estudo do tema “Pratique os três erres em casa: compostagem”.
Dicas para o aluno montar um bom PORTFÓLIO:
Montagem
1ª página: identidade artística (sua marca).
2ª página: dados da escola, da disciplina e do professor.
3ª página: introdução (apresentação do conteúdo).
4ª página: trajetória pessoal no desenvolvimento do tema ao longo das aulas.
4ª página em diante: descrição das atividades realizadas.
· Registros escritos do professor, seus e de seu grupo.
· Fotografias das atividades (momentos mais significativos).
· Desenhos, fotografias ou recortes que ilustrem cada momento.
· Depoimentos dos colegas.
· Outros itens que considerar relevante.
A introdução ao estudo deste tema deverá ser feita por meio da montagem de uma atividade experimental, como a disponibilizada no endereço abaixo.
ECOAR GOIÂNIA. Compostagem em Garrafas PET. http://ecoargoiania.blogspot.com.br/2011/08/compostagem-em-garrafas-pet.html. Acesso em 07/08/2014.
Sugerimos que na aula anterior a esta, o professor distribua os alunos em grupos de 5 componentes e solicite que tragam de casa, na próxima aula, os materiais necessários para montar o experimento.
O professor perceberá maior agilidade no processo de montagem da mini composteira pelos alunos, se fizer uma montagem do experimento com antecedência e levar como referência para os alunos.
A montagem final da composteira deverá ficar como na figura abaixo.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-AnURIDx7gG8/TlxW_SmsQtI/AAAAAAAAAGg/YqcU1rJiM_Y/s400/Untitled+1.bmp. Acesso em 07/08/2014.
Após a montagem, estas pequenas composteiras deverão ficar no laboratório, em lugar arejado, para que os alunos possam acompanhar o que acontece no decorrer dos dias, observando e fazendo registros de suas observações a cada semana.
Depois que a mini composteira estiver pronta, o professor deverá fazer diversos questionamentos a seus alunos, como os sugeridos abaixo, para que eles formulem hipóteses e revelem seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Estas hipóteses deverão ser registradas no caderno para, posteriormente serem retomadas e reelaboradas pelos alunos.
Que fim terá os restos orgânicos colocados na mini composteira?
O volume do composto colocado na mini composteira irá aumentar ou diminuir?
Quais dos materiais colocados na mini composteira irão se decompor primeiro?
Por que esses materiais orgânicos se decompõem?
O que é decomposição?
Na mini composteira, de onde virão os microrganismos responsáveis pela decomposição deste composto orgânico?
Vinte dias após a montagem, os alunos deverão retirar o composto orgânico da garrafa e fazer uma inspeção detalhada, anotando tudo o que observarem. Nesse momento o professor deverá entregar aos alunos uma cópia digitada de questionamentos para que respondam em seus cadernos, como os sugeridos a seguir.
Quais alimentos já sofreram decomposição?
Quais os alimentos que ainda não sofreram decomposição?
Surgiu algum animal nesse composto?
Qual é o cheiro desse composto?
Feitas as observações, o composto deverá ser retornado para dentro da mini composteira, que deverá ficar em repouso por mais vinte dias.
Passados mais vinte dias, o composto deverá ser retirado novamente da mini composteira para que os alunos observem, sempre anotando tudo. É bem provável que já ocorra o aparecimento de húmus, que se apresenta de cor marrom escura, cheiro de bolor, homogêneo e sem restos vegetais. Esse húmus pode ser utilizado como adubo em todos os cultivos e plantas.
Na decomposição da matéria orgânica um líquido chamado de chorume poderá ser encontrado no fundo da garrafa. O chorume poderá ser utilizado como fertilizante.
Terminado o período de observação da mini composteira, o mesmo grupo de cinco alunos deverá redigir um relatório, com detalhes, ilustrações, discussão a partir das respostas aos questionamentos e conclusão.
Neste relatório, na etapa "Resultados e discussão", os alunos deverão retomar as questões e hipóteses registradas no caderno na atividade 1, discuti-las com os colegas e reformulá-las, uma vez que a produção do relatório só acontecerá nas etapas finais desta proposta e, até lá, os alunos terão um aporte teórico mais consistente.
A elaboração do relatório deverá ser de acordo com o roteiro sugerido abaixo.
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados.
A fim de fornecer elementos teóricos para a compreensão do tema e relacionar o princípio dos 3Rs com a compostagem, sugerimos que os alunos leiam os três textos indicados a seguir.
Texto 1- HAYDÉE, Lygia. Em vez de jogar comida fora, que tal fazer uma horta? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/vez-jogar-comida-fora-tal-fazer-horta-763310.shtml. Acesso em 07/08/2014.
Texto 2- Processo de compostagem. Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm. Acesso em 07/08/2014.
Texto 3- O que é a regra dos 3 Rs? Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm. Acesso em 05/08/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show e imprimir os textos entregando uma cópia impressa aos alunos.
Os alunos deverão registrar as suas impressões ao ler cada texto, fazendo uma síntese do mesmo, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.
Em que consiste a compostagem?
Qual é a relação entre o princípio dos 3Rs e a compostagem?
Qual é o resultado do processo de compostagem?
Quais são as vantagens de se fazer a compostagem?
O que pode ser utilizado no processo de compostagem?
O que não pode ser utilizado no processo de compostagem?
Como aproveitar o chorume resultante do processo de compostagem?
A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Os alunos deverão se preparar para montar uma composteira em sua casa. Como poderão verificar, no texto e nos vídeos sugeridos como referência que os subsidiarão nesta tarefa, há orientações com o passo a passo para fazer uma composteira, apresentando diferentes propostas, adequadas aos mais diversos tipos de ambientes. Sendo assim, é possível que cada aluno encontre uma sugestão que seja adequada às suas condições de moradia: casa com quintal; apartamentos; sítios etc. Há também sugestões de diferentes tipos de recipientes: caixas que já vêm prontas; baldes, tambores etc.
USP RECICLA. Mini Apostila Prática: composteiras para espaços mínimos. Disponível em: http://usprecicla.files.wordpress.com/2011/03/mini-apostila-prc3a1tica-compostagem.pdf. Acesso em 07/08/2014.
REVISTA ÉPOCA. Como fazer a compostagem caseira. Duração: 3min36seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Oc8p3Q7F6E4. Acesso em 07/08/2014.
ECOISAS. Compostagem Ecoisas. Duração: 2min06seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QYJxGyjuLZ4. Acesso em 07/08/2014
CANAL DE CONSUMCOMATITUDE. Como fazer uma composteira doméstica para reciclar o próprio lixo. Duração: 13min18seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jTvU0mbrvgk. Acesso em 07/08/2014.
CEPEVELONGRINA. Compostagem doméstica. Duração: 6min16seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EAqcvst0U40. Acesso em 07/08/2014.
JFSP VÍDEOS. Videoaula-compostagem. Duração: 6min34seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w2lVdIr-E6w. Acesso em 07/08/2014.
Opções de montagem de composteiras com baldes reutilizados
CANAL DE CINEPINHEIRO. Composteira com Baldes: Minhocário Econômico. Duração: 9min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EG1VUS2mEZQ. Acesso em 07/08/2014.
RAFAMOU1. Minhocário feito com baldes de margarina - parte 1. Duração: 3min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=o5AXXkO4eGk. Acesso em 07/08/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto e os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show e imprimir o texto entregando uma cópia impressa aos alunos.
O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de questões, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.
Qual é princípio básico para a montagem de uma composteira doméstica?
Quantos recipientes são necessários para a montagem deste tipo de composteira?
O que é necessário colocar dentro da composteira doméstica? Em que proporções?
Como adicionar os resíduos a serem decompostos?
Como se chama o líquido produzido no processo de compostagem? Por que deve ser retirado? Para que serve?
Que tipo de composteira você pretende fazer em sua casa? Por quê?
A discussão do texto e dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor em grupos de cinco alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Os alunos deverão expor aos colegas suas dúvidas e, se for necessário, pedir ajuda ao professor, especialmente sobre o tipo de composteira cada aluno irá montar em sua casa.
O grupo deverá fazer uma síntese desta discussão e enviar ao professor para avaliação, por e-mail.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-aDVAs9pPl9w/Ti_9LRefMRI/AAAAAAAAD-g/kkEPYuMSLMQ/s400/uso_minhocario.png. Acesso em 07/08/2014.
Cada aluno ficará responsável pela montagem da sua composteira caseira. Ao fazê-lo deverão responder às seguintes questões cujas respostas deverão ser enviadas ao professor, acompanhadas de fotografias, por e-mail.
Como montaram? Quais foram os cuidados tomados?
Onde colocaram?
Que cuidados tiveram com a localização?
Como foi o primeiro dia?
Ao longo dos 30 dias subsequentes à montagem, os alunos deverão registrar suas observações a cada três dias, numa tabela de anotações, como a sugestão abaixo.
Aluno: __________________________________________________________________________________
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Comentários |
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Terminadas as atividades propostas anteriormente, os alunos deverão finalizar a produção do portfólio, que vem sendo construído ao longo da proposta.
Finalizado, o portfólio deverá ser entregue ao professor na data por ele estipulada, para que ele possa avaliar toda a trajetória de aprendizagem do aluno.
Após a avaliação, o professor deverá organizar a sala de aula para a exposição dos portfólios, onde os alunos terão oportunidade de conhecer o trabalho do colega e espaço para toca de experiências. Esta exposição poderá ser visitada por toda a comunidade escolar e familiares, em eventos da escola, como uma feira de conhecimento, um recital, ou outro evento similar no qual a escola esteja organizada para visitação pública.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ2WaLMREBQu7MlO7LpxctFs7dgGb5ugF4umhvBiRalY1qvDhGXbA. Acesso em 07/08/2014.
CARIONI, Gui. Programa Globo Rural sobre Compostagem gravado em agosto de 2003 na UFSC. Duração 11min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mtzqNiAhpsM. Acesso em 07/08/2014.
PEREIRA, Francisco Hevilásio F. Agricultura Geral: Compostagem [PDF]. Disponível em: http://www.ccta.ufcg.edu.br/admin.files.action.php?action=download&id=184. Acesso em 07/08/2014.
EDUCAR USP. Compostagem. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt10.htm. Acesso em 07/08/2014.
SILVA, Selma Gonzaga; Gumerato, Cláudia Regina Montes. Tem química no lixo – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32109. Acesso em 07/08/2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
O principal instrumento de avaliação quantitativa individual deverá ser o portfólio. Ao avaliar o portfólio, o professor deverá ter um cuidado especial para distinguir a forma e o conteúdo, uma vez este tipo de trabalho comporta estas duas abrangências e ambas são passíveis de avaliação. Deve estar atento ao relatório da atividade experimental que deverá estar contido no portfólio e merece uma atenção especial na correção, onde os erros e acertos deverão estar apontados de maneira clara. A autoavaliação do aluno deverá ser considerada e pontuada; sugerimos que o professor faça a média entre as duas notas, a sua e a do aluno.
Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
Cinco estrelas 2 classificações
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24/01/2016
Cinco estrelasExcelente, toda e qualquer iniciativa que contemple a sustentabilidade é bem vinda.
07/11/2014
Cinco estrelasPerfeito. Sou professora aposentada e estou agora praticando estas "novidades" ensinando a minha neta de 5 anos o que fazer com o lixo. Obrigada. Valeu mesmo!