19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Nos espelhando em pessoas criativas
Professor, a criatividade é assunto de reflexão de alguns cientistas e escritores como Vygotsky, Dostoievski, Damásio, Leo Szilard e Jonas Salk. Em sua obra “Criação e imaginação”, Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psicólogo e educador, a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem e que a obra de arte reúne emoções contraditórias, provoca um sentimento estético, tornando-se uma técnica social do sentimento.
Informação disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Criatividade>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Podemos perceber cada vez mais a constante importância do uso da criatividade em nossa vida. Ela nos é exigida desde a primeira infância até os fins de nossos dias, desde o período escolar até quando já estamos encerrando nossas atividades no mercado de trabalho.
Professor, inicie esta aula exibindo um filme infantil com essa temática. Este filme subsidiará as próximas atividades. Leve-os ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar o vídeo para os alunos.
Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fNlCnScU-AQ>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
1) Inicie uma roda de conversa para ouvir dos alunos o que aprenderam com o filme.
2) Solicite que coloram as imagens dos personagens do filme.
Imagens disponíveis em: <http://cliquetando.xpg.uol.com.br/2014/05/desenho-como-treinar-seu-dragao-para-colorir.html>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Criatividade funcional e de entretenimento
Professor, projete o vídeo abaixo que servirá de motivação à seus alunos para que sejam criativos. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.
Sítio: "YouTube. Vídeo completo". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kQI2KoZZ3YQ>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Professor, dando continuidade à aula, apresente a seus alunos dois tipos de criatividade: a funcional e a de entretenimento.
Quando falamos de criatividade, estamos falamos da arte de criar e do criador. Criar é dar existência a algo, dar “vida”, produzir, inventar, imaginar. Criador é aquele que cria, inventa, produz, imagina, ou seja, é todo o ser humano.
Imagem disponível em: <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-cerebro-criativo-como-desenvolver-a-criatividade-livro-dra-shelley-carson.php>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Chamamos de criativas, as pessoas que sabem colorir, desenhar, pintar, tocar instrumentos musicais, quem têm habilidades manuais, enfim, pessoas que fazem alguma coisa que a maioria não sabe fazer. Criar é revolucionar o nosso universo do saber. Quanto mais criamos, mais somos considerados criativos. A criatividade nos remete ao novo, a novidade. Acontece quando exclamamos: “Nossa, nunca tinha percebido isso antes!”.
Existem vários tipos de criatividade. Agora vamos conhecer dois: a funcional e a de entretenimento.
A criatividade funcional é quando utilizamos nossa criatividade para resolver algum problema. Por exemplo, quando reutilizamos garrafas pets para criar algo útil. Veja duas imagens a seguir, em que as pessoas utilizaram a criatividade funcional. Você poderá reproduzir ou projetá-las para que os alunos vejam e compreendam.
A criatividade de entretenimento é quando utilizamos nossa criatividade apenas para divertir pessoas ou alegrar o ambiente em que eu vivemos. Isso é muito importante em nossa vida. Veja alguns exemplos:
1) A seguir você encontrará seis imagens relativas ao uso da criatividade. Sua tarefa é diferenciá-las, colocando dentro dos parênteses (E) se a criatividade for de entretenimento e (F) se a criatividade for funcional.
( ) Barco ( ) Bonecos ( ) Caminhão carroça ( ) Caneca ( ) Frutas decorativas ( ) Livros decorativos
Requisitos para a criatividade
Professor, pesquisas apontam que para liberar o improviso é preciso relaxar e como sabemos que as crianças brasileiras estão cada vez mais agitadas, essa pode ser a razão pela qual não temos um número muito maior de crianças criativas. Do click de uma ideia ao poder do improviso. Os cientistas tentam desvendar os segredos do cérebro e mostram como desenvolver habilidades que transformam as pessoas "comuns" em "criativas".
Ao contrário do que muitos pensam, ser criativo não é um dom, mas uma habilidade humana que todos têm. As últimas descobertas científicas provam exatamente isso.
Cientistas costumam definir a criatividade em três palavras: click, pensamento divergente e improviso. O click é como se acendesse em nossa mente uma luz quando temos uma ideia e a partir daí vamos moldando essa ideia. O pensamento divergente é quando conseguimos ter muitas variações ou possibilidades dentro daquela mesma ideia e o improviso, que por vezes é a marca do povo brasileiro.
Professor, proporcione um espaço para que seus alunos possam exercitar sua criatividade.
1) Professor, para trabalhar o "click", em seus alunos, solicite que eles inventem um brinquedo ou uma brincadeira em um tempo determinado. Para isso, disponibilize papel, cola, tesoura, papelão, garrafas pet, rolos de papel higiênico e o que mais considerar adequado. Após a invenção, permita que eles brinquem um pouco com o que criaram.
2) Para que seus alunos desenvolvam o pensamento divergente, mostre a eles fotos de diversos objetos e solicite que ofereçam à eles, novas funções daquelas às que eles foram criados. Por exemplo, ao mostrar a foto de uma panela, questione-o o que fazer com ela além de cozinhar?
2) Professor, para encerrar esta atividade e para que possam exercitar a arte do improviso, providencie uma caixa que poderá chamá-la de "Caixa surpresa". Escolha um aluno por vez e solicite que invente uma história. Enquanto ele a conta, você retira um objeto da caixa e o aluno deve encaixar aquele objeto em sua história, sem que ela perca o sentido.
Tendo por base as imagens criativas que foram apresentadas nesta aula e juntamente com a ajuda de seus pais, em casa, crie pratos criativos e decorativos, registre-os em seu computador UCA (área de trabalho - câmera) ou em uma máquina digital e traga as fotos para serem expostas no mural da sala de aula. Lembre- se de orientar os alunos para que identifiquem os autores das "obras criativas" e a data de sua realização.
<http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com.br/2013/04/mais-possibilidades-de-usar-as-garrafas.html>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
<http://www.trollpaitrollfilho.com.br/criatividade-com-alimentos/>. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; aprenderam o conceito de criatividade; conheceram algumas ações criativas; reconheceram a necessidade de exercitar o uso da criatividade; aprenderam os requisitos para que a criatividade ocorra; aprenderam que todos os seres humanos são criativos, basta exercitar esse talento; desenvolveram o raciocínio lógico; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre a criatividade e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
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