Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criatividade: aprendendo a arte de criar

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito de criatividade;
  • Conhecer algumas ações criativas;
  • Reconhecer a necessidade de exercitar o uso da criatividade;
  • Aprender os requisitos para a criatividade;
  • Aprender que todos os seres humanos são criativos, basta exercitar esse talento;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 06 de ago. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Nos espelhando em pessoas criativas

Professor, a criatividade é assunto de reflexão de alguns cientistas e escritores como Vygotsky, Dostoievski, Damásio, Leo Szilard e Jonas Salk. Em sua obra “Criação e imaginação”, Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psicólogo e educador, a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem e que a obra de arte reúne emoções contraditórias, provoca um sentimento estético, tornando-se uma técnica social do sentimento.

Informação disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Criatividade>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

Podemos perceber cada vez mais a constante importância do uso da criatividade em nossa vida. Ela nos é exigida desde a primeira infância até os fins de nossos dias, desde o período escolar até quando já estamos encerrando nossas atividades no mercado de trabalho. 

Professor, inicie esta aula exibindo um filme infantil com essa temática. Este filme subsidiará as próximas atividades. Leve-os ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar o vídeo para os alunos.

 

Como treinar o seu dragao

Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fNlCnScU-AQ>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

Atividades - aluna

1) Inicie uma roda de conversa para ouvir dos alunos o que aprenderam com o filme.

2) Solicite que coloram as imagens dos personagens do filme.

 

Como treinar o seu dragao 1 Como treinar o seu dragao 2 Como treinar o seu dragao 3 Como treinar o seu dragao 4


Imagens disponíveis em: <http://cliquetando.xpg.uol.com.br/2014/05/desenho-como-treinar-seu-dragao-para-colorir.html>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

 

2º momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Criatividade funcional e de entretenimento

Professor, projete o vídeo abaixo que servirá de motivação à seus alunos para que sejam criativos. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

Criatividade - video

Sítio: "YouTube. Vídeo completo". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kQI2KoZZ3YQ>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

 

Professor, dando continuidade à aula, apresente a seus alunos dois tipos de criatividade: a funcional e a de entretenimento.

Quando falamos de criatividade, estamos falamos da arte de criar e do criador. Criar é dar existência a algo, dar “vida”, produzir, inventar, imaginar. Criador é aquele que cria, inventa, produz, imagina, ou seja, é todo o ser humano.

 

O que e cerebro criativo

Imagem disponível em: <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-cerebro-criativo-como-desenvolver-a-criatividade-livro-dra-shelley-carson.php>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

 

Chamamos de criativas, as pessoas que sabem colorir, desenhar, pintar, tocar instrumentos musicais, quem têm habilidades manuais, enfim, pessoas que fazem alguma coisa que a maioria não sabe fazer. Criar é revolucionar o nosso universo do saber. Quanto mais criamos, mais somos considerados criativos. A criatividade nos remete ao novo, a novidade. Acontece quando exclamamos: “Nossa, nunca tinha percebido isso antes!”.

Existem vários tipos de criatividade. Agora vamos conhecer dois: a funcional e a de entretenimento.

A criatividade funcional é quando utilizamos nossa criatividade para resolver algum problema. Por exemplo, quando reutilizamos garrafas pets para criar algo útil. Veja duas imagens a seguir,  em que as pessoas utilizaram a criatividade funcional. Você poderá reproduzir ou projetá-las para que os alunos vejam e compreendam. 

 

Sofa com pet   Igreja com pet

A criatividade de entretenimento é quando utilizamos nossa criatividade apenas para divertir pessoas ou alegrar o ambiente em que eu vivemos. Isso é muito importante em nossa vida. Veja alguns exemplos:

Peixes pintados em seres humanos  Ovos na caixa

 

Atividades - aluna

1) A seguir você encontrará seis imagens relativas ao uso da criatividade. Sua tarefa é diferenciá-las, colocando dentro dos parênteses (E) se a criatividade for de entretenimento e (F) se a criatividade for funcional.

(   ) Barco (   ) Bonecos (   ) Caminhão carroça (   ) Caneca (   ) Frutas decorativas (   ) Livros decorativos

Barco pet Bonecos Caminhao carroca
Caneca Frutas decorativas Livros decorativos

 

3º momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Requisitos para a criatividade

Professor, pesquisas apontam que para liberar o improviso é preciso relaxar e como sabemos que as crianças brasileiras estão cada vez mais agitadas, essa pode ser a razão pela qual não temos um número muito maior de crianças criativas. Do click de uma ideia ao poder do improviso. Os cientistas tentam desvendar os segredos do cérebro e mostram como desenvolver habilidades que transformam as pessoas "comuns" em "criativas".

Ao contrário do que muitos pensam, ser criativo não é um dom, mas uma habilidade humana que todos têm. As últimas descobertas científicas provam exatamente isso.

Cientistas costumam definir a criatividade em três palavras: click, pensamento divergente e improviso. O click é como se acendesse em nossa mente uma luz quando temos uma ideia e a partir daí vamos moldando essa ideia. O pensamento divergente é quando conseguimos ter muitas variações ou possibilidades dentro daquela mesma ideia e o improviso, que por vezes é a marca do povo brasileiro. 

 

Atividades - aluna

Professor, proporcione um espaço para que seus alunos possam exercitar sua criatividade. 

1) Professor, para trabalhar o "click", em seus alunos, solicite que eles inventem um brinquedo ou uma brincadeira em um tempo determinado. Para isso, disponibilize papel, cola, tesoura, papelão, garrafas pet, rolos de papel higiênico e o que mais considerar adequado. Após a invenção, permita que eles brinquem um pouco com o que criaram.

2) Para que seus alunos desenvolvam o pensamento divergente, mostre a eles fotos de diversos objetos e solicite que ofereçam à eles, novas funções daquelas às que eles foram criados. Por exemplo, ao mostrar a foto de uma panela, questione-o o que fazer com ela além de cozinhar?

2) Professor, para encerrar esta atividade e para que possam exercitar a arte do improviso, providencie uma caixa que poderá chamá-la de "Caixa  surpresa". Escolha um aluno por vez e solicite que invente uma história. Enquanto ele a conta, você retira um objeto da caixa e o aluno deve encaixar aquele objeto em sua história, sem que ela perca o sentido.  

 

Atividade de casa

Tendo por base as imagens criativas que foram apresentadas nesta aula e juntamente com a ajuda de seus pais, em casa, crie pratos criativos e decorativos, registre-os em seu computador UCA (área de trabalho - câmera) ou em uma máquina digital e traga as fotos para serem expostas no mural da sala de aula. Lembre- se de orientar os alunos para que identifiquem os autores das "obras criativas" e a data de sua realização.

Recursos Complementares

 

  • Sítios com imagens criativas para serem trabalhadas em sala de aula:

                    <http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com.br/2013/04/mais-possibilidades-de-usar-as-garrafas.html>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

                    <http://www.trollpaitrollfilho.com.br/criatividade-com-alimentos/>. Acesso em: 06 de ago. 2014.

  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais. Ano 1. Unidade 7. Brasília: MEC, SEB, 2012.
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; aprenderam o conceito de criatividade; conheceram algumas ações criativas; reconheceram a necessidade de exercitar o uso da criatividade; aprenderam os requisitos para que a criatividade ocorra; aprenderam que todos os seres humanos são criativos, basta exercitar esse talento; desenvolveram o raciocínio lógico; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre a criatividade e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.