19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de ago. 2014.
O que é estética
Professor, vivemos em uma sociedade que quer a todo o tempo, ditar os conceitos e princípios da beleza. As pessoas que se submetem a esses princípios são capazes de realizar verdadeiras loucuras para se adequarem ao padrão que se quer estipular: dietas extremas e sem prescrição médica, exercícios físicos exagerados, uso de substâncias que maximizam os músculos, cirurgias plásticas diversas e outras atitudes que de tão ousadas, se aproximam da falta de inteligência. Tudo isso em busca de uma imagem perfeita. Aproveite essa "ditadura da beleza" para alertar seus alunos desse perigo.
Mas, o que significa e de onde surgiu a estética? A palavra estética é um termo originalmente grego e significa percepção, sensação. É um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
Conceito extraído do sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, os conceitos de bonito, feio, ridículo são difíceis de serem conceituados de forma unânime, pois, depende da subjetividade de cada indivíduo. Verifique com seus alunos o que pensam deles mesmos. Pergunte a eles:
1) Você se acha bonito?
( ) Sim; ( ) Não.
Justifique. ______________________________________________________________________________________________________________________
2) Você conhece alguém bonito? Faça um desenho dessa pessoa e diga quem é.
Nome da pessoa e grau de conhecimento. (Por exemplo: João, pai; Maria, colega da sala)____________________. |
3) Professor, proponha uma atividade oral para reflexão:
- Você acha que existe uma regra para falar quem é bonito e quem é feio?
- Por que algumas pessoas gostam de chamar os colegas de "feio" ou "feia"?
- O que você faz quando alguma característica física de alguém não lhe agrada?
- Você teria como seu melhor amigo/a, uma pessoa "feia"?
Professor, a seguir, trabalhe a lenda da Coruja e da Águia para poder na sequência, refletir sobre a questão da beleza.
Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes. |
Imagem e fábula disponíveis em: <http://www.atividadesparacolorir.com.br/2012/05/coruja-e-aguia-fabula-com-exercicio-de.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
4) Quais são os principais personagens da fábula?
_______________________________________________________________________________________________________________________
5) Como a coruja apresentou seus filhotes para a águia?
________________________________________________________________________________________________________________________
6) Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
________________________________________________________________________________________________________________________
7) Escreva nas linhas abaixo o que você entendeu da moral da história.
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
Bonito ou feio?
Professor, geralmente as pessoas se divergem ao responder essa pergunta: bonito ou feio? Sabemos que os gostos das pessoas são diferentes, contudo, em alguns casos, quase não há discordância. Exiba as imagens abaixo em um projetor e faça essa mesma pergunta a seus alunos: bonito ou feio? Pergunte também: qual imagem você prefere, a primeira ou a segunda?
1) ou 2)
3) ou 4)
5) ou 6)
7) ou 8)
9) ou 10)
11) ou 12)
1) Imagem disponível em: <http://tpmmoderna.com/2011/02/seu-lindo-caio-castro.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
2) Imagem disponível em: <http://www.acemprol.com/o-homem-mais-feio-do-mundo-t4817.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
3) Imagem disponível em: <http://www.acemprol.com/o-homem-mais-feio-do-mundo-t4817.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
4) Imagem disponível em: <http://minilua.com/que-mulheres-bonitas-preferem-homens-feios-2/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
5) Imagem disponível em: <http://minilua.com/que-mulheres-bonitas-preferem-homens-feios-2/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
6) Imagem disponível em: <http://cinema10.com.br/noticias/rodrigo-santoro-esta-no-elenco-de-focus-com-will-smith-7804>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
7) Imagem disponível em: <http://blogdofclubjonasedemi.blogspot.com.br/2010/09/semana-meio-ambiente.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
8) Imagem disponível em: <http://flores.culturamix.com/dicas/elementos-da-paisagem-natural-qual-o-significado>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
9) Imagem disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-o-menino-de-sorriso-aprecia-nadar-no-mar-image14096924>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
10) Imagem disponível em: <http://obutecodanet.ig.com.br/index.php/2009/06/23/os-locais-mais-sujos-do-mundo/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
11) Imagem disponível em: <http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/06/no-comments-125/comment-page-1/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
12 Imagem disponível em: <http://garagem.tuningblog.com.br/33/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, as imagens provavelmente devem ter causado reações diversas em seus alunos. Agora é o momento mais rico: a discussão. Ouça cada um dos que quiserem falar e após as falas, conclua com eles que, quando sentimos a sensação de prazer ao ver uma imagem, a consideramos bonita; já quando uma imagem nos causa mal estar ou mesmo repulsa, a julgamos feia. Essa é a razão de acharmos nosso pais bonitos - porque o amamos e sentimos prazer com eles - por mais que eles sejam feios.
Ao término da discussão, destaque que a questão estética (bonito ou feio) está diretamente ligada às características físicas, ou seja, características que definem os aspectos materiais (percebidos pelos cinco sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato) de alguém ou de alguma coisa.
Professor, para aguçar a percepção sensível de seus alunos, proponha as seguintes atividades:
1) Professor, solicite que seus alunos desenhem em seus cadernos uma pessoa bonita. Na sequência, solicite que desenhem em seus cadernos uma pessoa feia. Após os desenhos, pergunte qual foi o critério que escolherem para designar o que é "feio" e o que é "bonito".
2) Em duplas, você deverá fazer uma descrição física de alguém para que seu colega da dupla desenhe. É como se tivesse descrevendo um retrato falado. Na sequência, seu colega deverá descrever e você desenhar.
Autoimagem e autoestima
O uso da palavra no singular, no entanto, pode levar à ideia enganosa de que cada pessoa tenha apenas uma autoimagem (e uma autoestima). Na verdade esses dois conceitos são antes contexto específicos e uma pessoa pode ter uma imagem de si como um grande matemático e ao mesmo tempo como um esportista fracassado. Além disso, Kanning diferencia entre a autoimagem individual, que se relaciona às características que fazem a pessoa ser única, a autoimagem coletiva, que são as informações sobre a pertinência aos diferentes grupos sociais de que o indivíduo faz parte, e as autoimagens potenciais, ou seja, a imagem que a pessoa tem de si no futuro. Assim fica claro que a autoimagem e a autoestima são mutáveis e dessa forma também o "si mesmo". Grande parte da autoimagem é construída na infância, mas mesmo na idade adulta, quando ela já se estabilizou, permanece um conceito dinâmico. Esse caráter dinâmico do si mesmo é condição básica para a psicoterapia. Conceito disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoimagem>. Acesso em: 09 de ago. 2014.
1) Quais são os tipos de autoimagem presentes na explicação do professor e que estão grifadas no texto acima?
_______________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual a diferença de autoimagem e autoestima?
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
3) Observe as imagens abaixo e responda:
1) 2) 3)
Imagem 1 disponível em: <http://www.umadicapordia.com.br/24-10-2009/dicas-para-aumentar-sua-auto-estima/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Imagem 2 disponível em: <http://afantasiadadanca.blogspot.com.br/2011/02/vamos-falar-sobre-auto-estima.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Imagem 3 disponível em: <http://sheilacvrodrigues.blogspot.com.br/2012/04/autoimagem.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
a) Como é a autoimagem que o homem faz dele? Como você considera que é a autoestima dele?
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como é a autoimagem que a mulher faz dela? Como você considera que é a autoestima dela?
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
c) Sua autoestima é parecida ou diferente da do gato? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, é importante que trabalhe bem estes conceitos com seus alunos, uma vez que muitas vidas são determinadas por eles. As imagens abaixo são chocantes. A primeira é apenas uma campanha para alertar sobre os perigos de se ter uma autoimagem e autoestima distorcidas. Contudo, a segunda imagem é real. É de uma atriz francesa fazendo uma campanha publicitária de lingerie. Ela tem 1,65 de altura e apenas 30 quilos. Visivelmente ela está abaixo do peso. Muitas pessoas são assim, principalmente as meninas a partir da adolescência, pensam que só serão bonitas se forem extremamente magras. Certamente isso não é verdade.
1) 2)
Imagem 1 disponível em: <http://www.flogao.com.br/timtalim/50167604>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Imagem 2 disponível em: <http://carlosoliveira.arteblog.com.br/522369/MAGREZA-NAO-RIMA-COM-BELEZA/>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, a baixa autoestima e a distorcida autoimagem não afetam somente as mulheres. Muitos homens também são suas vítimas. No entanto, geralmente costumam exagerar, desde cedo, nos exercícios físicos para se sentirem mais bonitos e conquistar mais facilmente uma garota, para mostrar o que não deve ser feito, ou seja, os exageros, exiba as imagens a seguir:
3) 4)
Imagem 3 disponível em: <http://bambulua.album.uol.com.br/fotos-de-bambulu/4820955>. Acesso em: 08 de ago. 2014.
Imagem 4 disponível em: <http://assunto22.blogspot.com.br/2010/08/menino-forte.html>. Acesso em: 08 de ago. 2014. Só para descontrair.
Professor, para concluir este tema, proponha uma atividade em sala de aula e outra para ser realizada em casa.
Professor, para sensibilizar os alunos da escola em que trabalha, proponha que seus alunos realizem campanhas sobre estética. Eles poderão pesquisar fotos e reportagens de revistas e jornais e colá-las em cartolinas e alocá-las em um mural no anfiteatro, no pátio ou pelos corredores da escola. O objetivo é levar os colegas a reconhecerem que são bonitos como são (altos, baixos, brancos, negros, índios, asiáticos, gordos, magros...) e que devem ter uma elevada autoimagem para poderem construir uma elevada autoestima. Devem também dar dicas de como ter uma alimentação saudável, aliada a práticas esportivas para manterem-se saudáveis e consequentemente se sentirem bonitos e amados. As campanhas deverão ser registradas. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos registrem de seus laptops e caso não façam, solicite que registrem com a máquina fotográfica da escola. As imagens deverão ser postadas no blog ou no sítio da própria escola.
Com a ajuda de seus familiares, pesquise sobre os temas: bulimia e anorexia. Os resultados da pesquisa deverão ser postados no blog ou sítio da escola.
Professor, antes da postagem, discuta amplamente em sala de aula, o material pesquisado pelos alunos com ajuda de seus familiares. Tente aproximar a discussão do nível de compreensão dos seus alunos, pois esse tema é complexo e polêmico. Sempre é bom trabalhar com exemplos concretos e imagens, para que a educação seja significativa.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; aprenderam o conceito de autoimagem e autoestima; refletiram sobre sua própria autoimagem e autoestima; reconheceram que a beleza não está no objeto contemplado, mas no olhar de quem contempla; aprenderam e refletiram sobre a lenda da coruja e da águia; conseguiram interpretar ditados populares; aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram o raciocínio lógico; conseguiram fazer leitura de imagens; aprenderam os conceitos de bulimia e anorexia; aprenderam pesquisar em mídias escritas e online; aprenderam hábitos saudáveis de alimentação e práticas esportivas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre a questão estética e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!