Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A história das drogas

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história da relação do homem com as drogas.

- Investigar a história das drogas no mundo para além da dependência química.

- Aprofundar o conhecimento sobre o mundo complexo do uso da droga.

- Conscientizar da necessidade do engajamento de toda comunidade escolar nas campanhas permanentes de combate contra o uso das drogas.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se somente a alunos da 9º ano do Ensino Fundamental Final devido à indicação de limitação de idade para exibição de documentário sobre o tema da aula para menores de 14 anos.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é contextualizar a história do uso de drogas e avançar para além da questão da dependência química, para que os alunos entendam a questão sóciocultural e econômica relacionada ao consumo de drogas.

A finalidade da abordagem desta temática é contribuir para que o aluno possa aprofundar seu conhecimento sobre o mundo complexo da droga, para que a partir dele, se conscientize da necessidade da existência de campanha permanente contra as drogas e do envolvimento e engajamento de toda comunidade escolar no combate contra a mesma. Este vídeo, sendo trabalhado com alunos do 9º ano, exige disposição do professor e dos alunos para absorverem as informações e lidarem com as mesmas de forma madura e mais adulta para que não se torne uma apologia às drogas, mas um esclarecimento e ampliação dos horizontes da dependência química.

 

Aula 1

Leve a turma para o Laboratório de Informática.

1. Inicie a aula dialogando com os alunos sobre o que é droga e a história da relação do homem com a mesma.

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais.

Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha).

As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais

Fonte: Drogas: Disponível em: http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php. Acesso em 15 de agosto de 2014.

Questionamentos:

a. Como o homem primitivo descobriu as drogas?

b. Por que usamos drogas?

c. E quando teve início nossa relação com elas?

d. Quais civilizações antigas usavam drogas para entrar em transe?

e. Quais drogas fortaleciam alguns impérios enquanto envenenavam outros?

2. Comente as respostas dadas pelos alunos aos questionamentos acima. Espera-se que a curiosidade dos alunos seja incitada para prepará-los para a próxima atividade.

3. Professor, após ouvir as respostas dos alunos, solicite que leiam no site Antidrogas um breve histórico sobre o uso de drogas pela humanidade. História das drogas, disponível em: http://www.antidrogas.com.br/historia.php. Acesso em 08 de agosto de 2014.

4. Faça o fechamento da aula com uma breve explanação sobre a História das Drogas.

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRkwZM_FI9l-AjGrFqrLCtGGNehVbxwyvRQ0AXW2HDHj4ikeVg3dA. Acesso em 11 de agosto de 2014.

 

Aulas 2 a 5

 

1. Informe aos alunos que eles irão assistir ao documentário intitulado "A história das drogas (completo e dublado) - Documentário", duração de 1h27min52seg., disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Qy3tpezxao. Acesso em 08 de agosto de 2014.

2. Solicite que, individualmente, acessem o documentário e façam registros do que observam no vídeo até os 9 minutos. Os registros podem ser feitos através do Google Docs. Direcione os alunos para o site https://docs.google.com/document/d/1P6GpW_mc-1b5hbddsywsuSF9x9w8Ba2FRJqC-04v3pU/edit?hl=en_US que ensinará como usar esta ferramenta. Acesso em 15 de agosto de 2014.

Registram sobre:

- A história dos cogumelos mágicos.

- A relação do consumo do cogumelo com a religiosidade.

3. Faça um apanhado geral do que registraram até o momento a partir do Google Docs.

4. Discuta com os alunos as informações colhidas até agora.

5. Prossiga com as questões para os alunos, preparando-os para a próxima informação que será veiculada pelo vídeo.

- As drogas nos têm feito mais bem do que mal?

- Qual o papel que as drogas tiveram no modo que somos hoje?

- Como nossos ancestrais tiveram contato com elas pela primeira vez?

- Você sabia que conceitos como DROGA e REMÉDIO são construídos pela cultura?

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGLP4tkr3w0MuNaYg_YmI2cwaPCKqXq0OmbNWi7AQpocApYfo. Acesso em 11 de agosto de 2014.

OS MAIAS

6. Os alunos continuam assistindo ao vídeo até 22min30seg. e observam os aspectos a seguir e fazem o registro simultaneamente no Google Docs:

- O uso de drogas pelos Maias na religião.

- O uso das plantas narcotizantes nos rituais de sepultamentos.

- A disponibilidade de plantas psicoativas nas Américas.

7. Terminada a exibição do vídeo, volte às questões anteriores do item 5 e aos aspectos sobre os Maias para fazer um fechamento da atividade, discutindo as respostas com os alunos. Eles podem continuar registrando tudo que produziram no Google Docs.

 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ9QgwGwfILB0b0bWjgM25AfUs1xFI9-V4RzG22bsXXSAOdHSSz8g. Acesso em 11 de agosto de 2014.

O MUNDO GREGO

8. Prossiga com o documentário a partir dos 22min30seg. até 34min10seg.

Nesta seção, os alunos irão voltar na história e assistirem sobre os Gregos e sua relação com as drogas.

Observam os seguintes aspectos:

- Quais drogas os antigos gregos usavam.

- O que os gregos esperavam descobrir com os rituais.

- O uso de drogas nas reuniões políticas gregas.

- A ausência da questão moral na Grécia antiga.

Terminado o trecho, os alunos irão discutir as questões deixadas a eles no início desta parte.

Faça o fechamento com os grupos, colhendo suas impressões oralmente e veja se há alguma informação ou questionamento por parte deles.

O CRISTIANISMO

Na sequência, os grupos irão assistir ao documentário a partir dos 34min10seg. até 41min13seg.

Observam os aspectos:

- A relação diferenciada das drogas e o Cristianismo.

- A guerra dos primeiros cristãos contra as drogas.

- O surgimento das clínicas de reabilitação.

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTxDeE3DxrTWpjfIkM_xNhwXMKgNJUWvHCT4yKNC_UPLiFqX6W1. Acesso em 11 de agosto de 2014.

OUTRAS RELIGIÕES

Os alunos assistem ao documentário a partir dos 41min13seg. até 42min.

Os alunos observam a relação destas religiões com as drogas.

 

Aulas 6 e 7

1. Após todo este trabalho com o vídeo, proponha para a turma um concurso sobre a questão das drogas. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas lança todo ano um concurso em diferentes modalidades. Se não for a época de inscrição a estes concursos, solicite que os alunos consultem a página da Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas do Ministério da Justiça/SENAD, Políticas sobre Drogas, ícone Concurso SENAD, disponível em: http://portal.mj.gov.br/senad/, acesso em 15 de agosto de 2014, para poderem se inteirar das regras do concurso bem como dos materiais produzidos.

2. Acompanhe com os alunos a leitura das regras do concurso tirando quaisquer dúvidas que houver.

A partir destas informações, os grupos se organizam para um concurso interno.

Modalidades do Concurso:

- Fotografia.

- Vídeo.

- Cartazes.

- Jingle.

- Redação.

- Desenho.

- Logo de campanha.

3. Divida a turma em grupos para o concurso e faça a inscrição de todos  os alunos ou grupos nas modalidades por eles escolhidas.

4. Eleja, dentre os professores da escola, um corpo de jurados.

5. Dê um prazo para os grupos se reunirem no contraturno para elaboração do material.

6. Estabeleça uma data para apresentação dos trabalhos em um amplo espaço, bem como a premiação dos vencedores em diferentes categorias:

Categoria júnior: alunos das séries finais do ensino fundamental

Categoria sênior: alunos do ensino médio e EJA

5. Faça do dia da premiação do concurso também, um momento de fechamento do trabalho para toda a escola. Convide um representante do SENAD da sua cidade para participar da premiação do  concurso  e também contribuir com um momento de fala sobre os resultados da campanha de prevenção contra o uso de droga, sobre o papel da escola, do aluno e da família para com esta causa.

6. Deixe que todos os trabalhos possam estar expostos um período longo na escola como uma campanha educativa sobre as drogas.

Aula 8

1. Realize um Fórum com os alunos para avaliação das atividades propostas para o estudo da história das drogas.

2. Na sequência, organize os alunos em seus grupos de origem e peça que registrem a opinião do mesmo sobre as atividades vivenciadas também através do Google Docs.

3. Os alunos socializam os registros do Google Docs utilizando e-mails da turma individualmente ou criados para cada grupo.

 

Recursos Complementares

1. Sugestão do site com informações sobre drogas, Saúde e vida - diagnósticos, disponível em: http://drogas.org.br/drogas/home/Default.asp. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

2. Sugestão do site do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas - CEBRID, disponível em:  http://www.cebrid.epm.br/index.php. Acesso em 16 de agosto de 2014.

Avaliação

Avalie o quanto os alunos ampliaram a opinião e visão sobre o uso de drogas na sociedade desde seus primórdios. Utilize os registros escritos e orais dos alunos realizados durante as aulas e durante a participação dos mesmos nos debates e nos fóruns como instrumento avaliativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.