19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saiba o conceito de substantivo e também seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o conceito de substantivo: palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros. Nos sítios abaixo você encontrará outras informações sobre substantivos.
Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Sítio: “Mundo Educação”. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/gramatica/substantivo.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Depois, dialogue com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de singular e plural. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de cobrar respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Faça indagações sempre o que achar conveniente, dessa forma, estará auxiliando-os a ampliarem os seus conhecimentos.
Você poderá iniciar assim:
a- Alguém já sabe o que significa a palavra singular? E a palavra plural o que significa?
b- Quando vocês costumam utilizar essas palavras?
c- Alguém pode falar um exemplo de palavra que esteja no singular e depois dizer o seu plural?
Após o diálogo convide a turma para fazer a leitura de alguns textos online referentes à singular e plural. Leve os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam realizar as leituras. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se preferir, selecione itens que contemplem o nível da turma, faça cartazes ou providencie uma cópia para cada aluno.
Leitura de texto online
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em: <http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. Para a leitura, sugerimos:
Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/singular-e-plural.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/estudando-o-plural-dos-substantivos-terminados-em-ao.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-plural-dos-substantivos-compostos.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:
Ouça o retorno dos questionamentos, faça intervenções quando necessário, formule novos questionamentos, a partir das ideias apresentadas.
Observação: Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.Dependendo da turma você poderá optar por usar ou não a terminologia gramatical – singular e plural, caso você não considere apropriado, utilize um só ou mais de um. |
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome os textos lidos na aula anterior. Relembre as conclusões obtidas. (Professor, converse com os alunos a respeito da formação do singular e do plural dos substantivos. Leve-os a perceber que os substantivos podem representar uma variação de número. Denomina singular quando é nomeado um único ser. Exemplos: casa, caderno, gato, panela, etc. Denomina plural quando são nomeados vários seres. Exemplos: casas, cadernos, gatos, panelas, etc.).
Aproveite a oportunidade para solicitar que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre singular e plural. Instrua-os para que leiam atentamente as informações e que prestem atenção à escrita das palavras. Você poderá fazer assim:
Atividade de casa
Pesquise em revistas ou jornais imagens que representam um só objeto (singular) ou vários objetos (plural). Se preferir você poderá fazer desenhos que representem substantivos no singular e no plural. Você deverá colar as imagens numa folha de papel em branco e em seguida escrever o que elas estão representando. As imagens poderão ser aleatórias, ou seja, de um lado você poderá colar um rádio e do outro, quatro canetas.
A seguir veja um exemplo de como fazer. (Copie na lousa e peça para os alunos copiarem no caderno de Língua Portuguesa, ou se preferir, solicite que os alunos digitem o texto no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop, bem como as atividades relativas ao texto. Solicite que os alunos criem uma tabela de 2 colunas x 6 linhas. Para desenhar, oriente-os para usarem o programa Kolour Paint acessando: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura.).
Fonte: Acervo da própria autora.
Sugestão: Você também poderá pedir que os alunos fotografem imagens de objetos da sala de aula, do pátio ou de suas casas utilizando a câmera de seus laptops. Para isto devem abrir o programa WxCam, efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poderão utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em : ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pen drive. Imprima os desenhos para que os alunos possam realizar a atividade proposta.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Socializando a atividade de casa
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Organize os alunos em um grande grupo e instrua-os a apresentarem as imagens que trouxeram de suas casas. Peça que digam a quantidade de elementos que compõem cada imagem e qual é diferença entre elas.
Quando terminarem as apresentações faça uma lista contendo as palavras correspondentes às imagens (não há necessidade de escrever as palavras que se repetem.). A lista poderá ser feita na lousa; em uma folha de papel em branco; ou os alunos poderão digitalizá-las. Nesta última opção você deverá providenciar a cópia para que os alunos colem em seus cadernos de Língua Portuguesa.
Peça que os alunos observem o final das palavras. Você poderá perguntar:
Dialogue sobre suas conclusões. Logo após, registre as conclusões na lousa e peça que os alunos copiem.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre as atividades a seguir na lousa e peça que os alunos as copiem e resolvam-nas:
1- Leias as frases:
Eu vi um jardim com muitas rosas.
Uma das rosas estava rodeada de abelhas.
Rodeada de abelhas a rosa se sentia feliz.
a) Das palavras destacadas, copie as que estão escritas no plural.
_______________________________________________.
b) Que letra foi usada para indicar o plural?
____________________________________________. (Professor, conclua com a turma, dizendo e/ou escrevendo na lousa: o substantivo pode estar no singular (quando indica apenas um elemento) ou no plural (quando indica mais de um elemento.). Em geral, para formar o plural, basta acrescentar a letra S ao singular, como em casa/casa; irmão/irmãos; colega/colegas.).
2- Existem outras formas para o plural, de acordo com a terminação da palavra no singular. Observe o exemplo em cada quadro e escreva os substantivos no plural.
(Professor, oriente a atividade e depois faça a correção na lousa. Copie a lista em um cartaz e afixe-o na sala de aula para consulta. Há substantivos que admitem mais de um plural, principalmente os terminados em ão, como no caso de aldeão: aldeãos, aldeões, aldeães; refrão: refrãos, refrões e refrães, entre outros.).
mão - mãos | pão - pães | balão - balões | farol - faróis | trem - trens | cor - cores |
benção - | cão - | portão - | lençol - | viagem - | mar - |
órfão - | alemão - | botão - | anzol - | mensagem - | professor - |
cidadão - | mãe - | coração - | girassol - | bombom - | lar - |
órgão - | capitão - | limão - | sol - | homem - | amador - |
sótão - | tabelião - | canção - | caracol - | nuvem - | caçador - |
3- Escolha três dos substantivos que você escreveu no plural, na atividade anterior, e forma uma frase seguindo as instruções:
Frase interrogativa: ___________________________________________________.
Frase exclamativa: ___________________________________________________.
Frase declarativa: ___________________________________________________.
4- Reescreva as frases usando as palavras destacadas no plural. Faça as alterações necessárias.
a- O cão é um animal doméstico e o leão é um animal selvagem.
______________________________________________________. (Os cães são animais domésticos e os leões são animais selvagens.).
b- Meu irmão gosta de pastel de queijo.
______________________________________________________ .(Meus irmãos gostam de pastéis de queijo.).
c- Aquela nuvem criou uma imagem engraçada.
_____________________________________________________. (Aquelas nuvens criaram umas imagens engraçadas.).
d- Meu professor gosta de canção alegre.
____________________________________________________. (Meus professores gostam de canções alegres.).
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, por acreditarmos na importância das atividades lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem, sugerimos as atividades lúdicas a seguir:
1a Sugestão:
Fonte: Sítio: “Adoletá do ABC”. Disponível em: <http://adoletadoabc.blogspot.com.br/2012/06/atividades-singular-e-plural.html>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Variação da atividade: Professor, você poderá realizar a atividade proposta anteriormente alterando o título para: Jogo do Singular. Para realizá-lo você deverá seguir os mesmos passos do Jogo do Plural, porém deverá alterar as palavras escritas nas fichas. Agora, as palavras serão: animais, jornais, finais, materiais, canais, anéis, papéis, coronéis, agradáveis, amáveis, carretéis, canis, funis, gentis, fáceis, úteis, anzóis, lençóis, caracóis, faróis, azuis, dentre outras.
2a Sugestão: Jogos Online
Acompanhe a turma ao Laboratório de Informática, a fim dos alunos realizarem as atividades que propomos. Por meio delas eles irão ampliar seus conhecimentos sobre singular e plural. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Também poderão utilizar o tablet. Convide a turma, para juntos, acessarem:
Sítio: “Escola Games - Jogo do plural”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/jogoPlural/>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Sítio: “Educar para crescer - Jogo do plural”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/plural/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=jogo-do-plural>. Acesso em: 25 de jul. 2014.
Sítio: “Nosso clubinho - Jogo do plural”. Disponível em: <http://www.nossoclubinho.com.br/jogos-de-alfabetizacao-plural-e-singular/>. Acessados em: 25 de jul. 2014.
Durante a atividade participe com os alunos nos diferentes momentos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolver os desafios do jogo, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se estão tendo dificuldades em utilizar as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.
Ao final faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la? Por quê?
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando tecnologias
Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados no sítio abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.
Sítio: “Portal do Professor”, texto: “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Sugerimos que você construa um Quiz com a turma. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes. Desta forma, convide a turma para criar um Quiz para socializar seus conhecimentos sobre singular e plural. Utilize os sítios a seguir para que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo. Nos sítios você terá acesso há vários jogos, é só escolher, clicar e começar a jogar.
Sítio: “Sítio Smart Kids - Jogos Educativos – Quiz”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Sítio: “Sítio games Educativos - Jogar um Quiz”. Disponível em: <http://www.gameseducativos.com/quiz>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Para aprender como criar um Quiz acesse: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes que poderão se sentir estimulado ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos acerca das atividades realizadas durante o estudo sobre singular e plural, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.
Sugestão de link para o aluno e professor:
Sítio: “Colégio Web - Singular e plural”. Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/2-ano/singular-e-plural.html>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Sítio: “Crianças - Singular e plural sem medo!”.
Disponível em: <http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Sítio: “A nossa escola - Número do substantivo”.
Disponível em: <http://www.anossaescola.com/cr/testes/ivani/subs7ano.htm>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Sugestão de link para o professor:
Sítio: “Portal do professor - Como construir o conceito do número do substantivo: singular e plural?”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34585 >. Acesso em: 26 de jul. 2014.
Sítio: “Ciberdúvidas da Língua Portuguesa”. Disponível em: <http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=6135>. Acesso em: 26 de jul. 2014.
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: construir o conceito do número do substantivo; distinguir o emprego adequado de singular e de plural nas diferentes situações de uso da língua; identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem palavras escritas no plural e no singular; interagir com os pares. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas. Ressaltamos a relevância do papel do professor em ser mediador do processo de ensino e de aprendizagem, questionando e provocando os alunos para que observem, analisem, reflitam, sintetizem, concluam, apliquem as normas às descobertas à medida que estiverem ocorrendo. Assim, é muito importante que você acompanhe as atividades propostas com o intuito de rever as possíveis dificuldades apresentadas por seus alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2014
Cinco estrelasTema importante e necessário ser trabalhado. Ótimas estratégias.