19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para realização desta atividade é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
Informações ao professor
Professor, os alunos precisam compreender que, em alguns casos, as normas ortográficas, isto é, o conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras, segue regras e em outros, não. Acreditamos que é necessário um trabalho de reflexão e construção da norma ortográfica para situar a escrita correta das palavras como um objeto de aprendizagem, isto é, um conhecimento que o aluno constrói com a intervenção do professor, e não sozinho, o aluno precisa ser informado sobre a forma como determinada palavra é escrita. Muitas vezes a criança erra por que: não conhece a representação gráfica e muitas vezes as atividades de escrita não têm significado para ela. De tal modo, apresentamos algumas propostas para que seja trabalhada a ortografia de palavras escritas com a letra L e U no final de sílabas. É indispensável que você esclareça aos alunos que estas consoantes têm o som muito semelhante e é por isso que precisamos estar atentos ao utilizá-las.
Nesta perspectiva, sabendo da relevância de atividades lúdicas no espaço escolar, pois, por meio delas os alunos desenvolvem “dimensões que também são importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares” (ROSA, Ester Calland de Sousa; BRAINER, Margareth; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. A criança que brinca, aprende? In: Vamos brincar de Reinventar histórias. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 6-15. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2014.).
Iniciamos nosso planejamento propondo uma atividade lúdica.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a atividade verificando se os alunos sabem o que são adivinhas. Pergunte:
Depois de ouvi-los informe-os que: Adivinhações são antigas manifestações da cultura popular, mantidas vivas através da tradição oral. Também são conhecidas como "o que é, o que é". A adivinha é uma forma literária de estrutura desafiadora, que deve ser encarada como uma brincadeira, assim como os contos tradicionais infantis. Para outras informações acesse o sítio: “Sua pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm>. Acesso em: 22 de jul. 2014.
Leve os alunos até o Laboratório de Informática para que possam realizar uma atividade lúdica: brincar de adivinhações. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se preferir faça cartazes ou providencie uma cópia para cada aluno.
Organize os alunos em duplas. Um faz a adivinha e outro a responde. Em cada rodada inverta os papéis, o aluno que respondeu faz a pergunta.
Nos sítios abaixo você encontrará várias adivinhações:
Sítio: “Sotão”. Disponível em: <http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/o%20sotao%20da%20ines%20-%20so%20texto/adivinhas_1.html>. Acesso em: 22 de jul. 2014.
Sítio: “Educamais”. Disponível em: <http://educamais.com/adivinhas-com-respostas/>. Acesso em: 22 de jul. 2014.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Uso das letras L e U em final de sílabas
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel”. Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 22 de jul. 2014.
Professor, agora que você já verificou se os alunos sabem brincar de adivinhações proponha a atividade de casa a seguir. Registre na lousa e peça que os alunos copiem no caderno de atividade de casa ou de Língua Portuguesa.
Converse com seus familiares e peça que ajudem a descobrir as respostas das adivinhações, ou seja, o que é, o que é?
O QUE É O QUE É?
a- O que é que quanto mais rugas tem, mais novo é? Pneu.
b- O que é, o que é? Que fica cheio, de boca para baixo e vazio de boca para cima? Chapéu.
c- O que é, o que é, tem quatro esteios e uma telha só? Tatu.
d- Para ser direito tem que ser torto? Anzol.
e- O que é, o que é, preto de natureza, a morte lhe traz alegria e a vida cheira a tristeza? Urubu.
f- O que é, o que é, cai no chão, não se quebra, vai à água e logo desfaz-se. Papel.
g- Não me podem pôr na rua,
vento ou frio não me importa,
moro em casa sem janelas,
nunca passo além da porta. Caracol.
h- Venho das ondas do mar, nascido da fresquidão. Não sou água nem sou sol, trago tempero na mão. O que é? Sol.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Socializando a atividade de casa
Professor, retome a atividade de casa. Faça as perguntas do “o que é o que é”, uma por vez. Escreva as respostas na lousa e em seguida indague à turma:
* Quais foram as respostas de nossas perguntas? Leiam as palavras em voz alta.
* Quais são as letras que finalizam cada uma das palavras?
* Estas letras são vogais ou consoantes?
* Quem sabe alguma outra palavra que termina com a letra L? E com a letra U? Professor, escreva as palavras que os alunos falarem em colunas, uma coluna para a letra L e outra para a letra U.
* Solicite que os alunos leiam as palavras registradas na lousa.
* Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e peça que copiem as palavras que você escreveu na lousa.
* Recolha as folhas de papel e em seguida guarde-as, pois as utilizaremos posteriormente. Não se esqueça de pedir que os alunos escrevam seu nome na folha.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividades
1- Escreva algumas palavras com as letras L e U seguindo as instruções abaixo. Você poderá consultar a lista de palavras que copiou na aula anterior ou pensar em outras diferentes:
a – Três palavras com L que tenham seis letras.
b- Três palavras com U que tenham quatro letras.
c- Duas palavras que tenham L e U.
2- Circule a palavra diferente das demais do grupo.
a)
bicicleta automóvel balde bicho |
b)
alpiste almofada degrau almanaque |
c)
varal abriu comeu mingau |
3- Observe as tabelas a seguir:
L em final de sílaba | U em final de sílaba |
aluguel | bacalhau |
capital | céu |
impossível | berimbau |
pontual | sumiu |
natal | réu |
temporal | mingau |
sol | escorregou |
coronel | bateu |
moral | escreveu |
Reescreva as palavras abaixo no quadro de acordo com a indicação.
Polissílabas | Trissílabas | Dissílabas | Monossílabas |
4 – Escolha três palavras da atividade anterior e elabore uma frase para cada uma delas.
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Professor, planeje as atividades de acordo com o nível de seus alunos. Você poderá trabalhar ordem alfabética, separação de sílabas, diminutivo, dentre outras. |
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividade lúdica
1a Sugestão
Jogo: Morto Vivo (troca de letras).
Material: Tiras de papel, pequenas contendo palavras.
Preparação: Dispor os alunos enfileirados na horizontal. Cada aluno recebe uma palavra referente à ortografia de L/U. Neste exemplo usaremos as palavras abriu e abril.
Como se joga: Cada aluno lê a sua palavra, mas não conta para o colega. Professor, você deverá fazer a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase, ficará em pé (vivo).
“Minha mãe ... a porta da geladeira.”
Os alunos mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé com a palavra abril sai do jogo e quem abaixou com a palavra abriu também.
O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.
Observação: A cada nova frase sua voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada. Quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira poderá recomeçar novamente. Após a brincadeira faça alguns questionamentos, por exemplo:
* Por que nos confundimos?
* Quais são as letras que têm sons parecidos?
* Vocês aprenderam alguma coisa com esta atividade? O quê? Justifiquem a resposta.
* O que vocês acharam de participar deste momento?
2a Sugestão
Jogo: Forca com as letras Le U em final de sílabas
Material: É preciso material para escrever. Pode ser papel, lápis e caneta; lousa e giz ou chão de terra e graveto.
Preparação: Organize os alunos em duplas ou em grupo. Nos dois casos, os jogadores são divididos em duas equipes: uma representa o enforcador e a outra, o enforcado.
Como se joga:
Imagem representativa do Jogo da Forca. Fonte: Sítio: “Blog Dalva Day”. Disponível em: <http://dalvaday.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html>. Acesso em: 22 de jul.2014.
Dicas para se dar bem no “Jogo da forca”
Para o enforcador: Quanto maior a palavra, mais difícil será de ser descoberta. Porém, mais importante que o tamanho é a heterogeneidade de letras. Quanto menos letras repetidas a palavra tiver, mais difícil fica para o adversário adivinhá-la.
Para o enforcado: Preste atenção nas letras mais usadas em Português: as chances da palavra misteriosa conter uma delas são grandes. Ou seja, primeiro use as vogais.
Variações do Jogo da Forca: Professor, você poderá variar a temática desta brincadeira. Estimule a criatividade dos alunos sugerindo temas para cada jogada, como: nomes de brincadeiras, filmes, desenhos, animais ou lugares. Inverta os papéis de enforcado e enforcador a cada jogada, independentemente de quem for o vencedor. Se a ideia de enforcamento parecer inadequada, substituam o desenho do corpo por outro que possa ser divido por partes a serem completadas ou estipulem um número fixo de tentativas possíveis.
Sugestão de link para o aluno e professor:
Sítio: “Escola Kids - Jogo Forca”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-forca.html>. Acesso em: 22 de jul. 2014.
Sítio: “Escola Kids. Dicas ortográficas: u ou l no final?”.
Disponível em: < http://www.escolakids.com/dicas-ortograficas-u-ou-l-no-final.htm >. Acesso em: 22 de jul. 2014.
Sítio: “Colégio Dom Barreto”. Disponível em: <http://www.colegiodombarreto.com.br/oficina/2005/2serie/leu.htm>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
SOUTO, Mário Maior. O grande livro das adivinhações. Belo Horizonte: Leitura, 2002.
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: grafar corretamente palavras com as letras L e U em final de sílabas; identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras L e U em final de sílabas; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; seguir regras estabelecidas. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas. Ressaltamos a relevância do papel do professor ser mediador do processo de ensino e de aprendizagem, questionando e provocando os alunos para que observem, analisem, reflitam, sintetizem, concluam, apliquem as normas às descobertas à medida que estiverem ocorrendo. E mesmo, que na ortografia tenha um forte apelo à memorização e à aprendizagem da grafia correta não deve constituir um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual ações pedagógicas decisivas têm muito a contribuir. Acreditamos que os chamados erros ortográficos não devem ser os determinantes para dar nota, deve, isso sim, servir de pista para o emprego de estratégias mais adequadas a cada situação. Assim, é muito importante que você acompanhe as atividades propostas com o intuito de rever as possíveis dificuldades apresentadas por seus alunos.
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