Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narcotráfico global: uma economia paralela

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

• Entender o que significa o narcotráfico;

• Conhecer os principais aspectos que influenciam o narcotráfico;

• Reconhecer o narcotráfico como uma economia paralela responsável por grande circulação monetária global.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem saber analisar a ação dos estados nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o funcionamento do narcotráfico global como uma economia paralela responsável por grande circulação monetária. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre a importância da ação dos estados nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social, como o narcotráfico.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

O que são drogas ilícitas

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre drogas. Peça para comentarem os noticiários veiculados pelas diferentes mídias que, cotidianamente, divulgam notícias sobre a circulação e o consumo de drogas ilícitas em diferentes espaço e classes sociais. Problematize:

  • O que é droga?
  • Como funcionam as drogas?
  • O que são drogas medicinais? E drogas ilícitas?
  • Como se caracteriza o uso abusivo de drogas?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Sobre esse assunto, entregue uma cópia do artigo "Droga", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/481175/droga>, acesso em 08/08/2014. 

 

- Explique o que são as drogas e o que diferencia uma droga medicinal de outras consideradas ilícitas. Em seguida, informe que o tema "Narcotráfico" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a produção, circulação e consumo de drogas ilícitas, em especial na América Latina.

 

 

Atividade 02

 

Narcotráfico... Por que se caracteriza como uma economia paralela?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de entenderem o funcionamento do narcotráfico global como uma economia paralela responsável por grande circulação monetáriaApresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • O que caracteriza o termo "narcotráfico"?
  • Como surgiu e quando se fortaleceu esse movimento?
  • Por que, mesmo sendo uma atividade ilegal, o narcotráfico movimenta a economia mundial?
  • De que maneira o narcotráfico possui vínculos estreitos com o Estado e com o capital estrangeiro?
  • Quais são as principais zonas de produção das drogas ilícitas?
  • Quais são as principais rotas de circulação das drogas ilícitas?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Pode-se, também, procurar o Programa Educacional de Resistências às drogas e à violência - PROERD, um projeto desenvolvido pela polícia militar em parceria com as escolas brasileiras, para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir. Sugira, ainda, a leitura do artigo "Narcotráfico global", divulgado pela Globo no endereço web <http://educacao.globo.com/artigo/narcotrafico-global.html>, acesso em 08/08/2014.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório e um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • O narcotráfico se caracteriza pela venda ilegal de substâncias ilícitas, proibidas para o consumo devido aos efeitos colaterais que provocam à saúde humana. Algumas substâncias podem tornar as pessoas dependentes, causando sérios problemas de saúde ou até mesmo a morte quando ingeridas de modo excessivo;
  • Quase todas as sociedades usaram algum tipo de droga ao longo da história, para fins medicinais ou em rituais. Mas com o desenvolvimento da ciência, estudiosos aprenderam a subtrair substâncias químicas naturais para tratar determinadas doenças, e a partir dessas substâncias químicas criaram-se outras drogas ilícitas; 
  • O narcotráfico, atividade econômica considerada ilícita, se desenvolveu a partir de uma estreita ligação com a dinâmica política mundial. A partir do final da década de 1970, com a difusão do neoliberalismo (menor participação do Estado na economia), ocorreram intensas mudanças no mercado de trabalho, o que provocou um aumento vertiginoso do desemprego e das condições precárias de trabalho; 
  • Com a precarização do trabalho e o desemprego, houve um crescimento considerável nas redes ilegais de poder paralelo (tráfico de drogas, de mulheres e crianças, de etnobiopirataria, dentre outros) que funcionavam como alternativa à população que não encontrava trabalho no mercado formal. Mas, muitas vezes essas redes ilegais estão integradas ao sistema legalmente conhecido, que ajudam economicamente as primeiras para que as mesmas continuem a existir;
  • O tráfico de drogas constitui-se como uma poderosa atividade ilegal, pois todos os países do mundo têm sua economia influenciada direta ou indiretamente, uma vez que essa atividade mobiliza um grande número de pessoas e recursos financeiros (Figura 01). Observa-se, inclusive uma divisão internacional do trabalho (DIT), em que os países subdesenvolvidos produzem as drogas e os países desenvolvidos promovem o consumo e o acúmulo de capitais gerados a partir dessa atividade. Países de economia intermediária como, por exemplo, o Brasil e o México, atuam nessa rede fornecendo industrializados que são usados no beneficiamento da droga.

 

Figura 01: As principais articulações espaciais do tráfico de drogas

 

 

 

Narcotráfico (Foto: Colégio Qi)

 

Fonte: Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/narcotrafico-global.html>. Acesso em 09/08/2014.

 

  • Verifica-se, portanto, que o tráfico de drogas utiliza uma lógica semelhante à empresarial das multinacionais, em que os países menos integrados ao circuito da globalização são aqueles que apresentam melhores condições para o desenvolvimento das redes ilegais, como mão de obra barata e vulnerável, facilidade de controle na media em que possuem estados corruptos ou pouco ativos, e condições físicas favoráveis à produção de matérias-primas necessárias à elaboração da droga;
  • O montante de capital gerado por essa atividade acaba por criar relações de interdependência entre o poder legal e o ilegal, especialmente por meio da "lavagem de dinheiro". A rede ilegal é favorecida pela existência de lugares onde a legislação e o controle sobre a circulação do dinheiro é mais flexível, os denominados paraísos fiscais.
  • O narcotráfico é uma atividade bem lucrativa, porém, responsável por um grande número de assassinatos e detenções. No Brasil, estima-se que 20% dos presos masculinos estejam envolvidos com o tráfico de drogas.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que organizem um pequeno encarte de jornal sobre o uso de drogas e o narcotráfico. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • O que são drogas ilícitas e narcotráfico;
  • As principais consequências do uso abusivo de drogas;
  • Medidas de prevenção ao uso de drogas e combate ao narcotráfico.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais utilizam drogas ao longo da história, para fins medicinais ou em rituais; em Ciências podem fazer estudos sobre as substâncias químicas presentes em algumas drogas ilícitas e os problemas decorrentes do uso excessivo dessas drogas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.

Narcotráfico. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/narcotrafico-global.html>. Acesso em 08/08/2014.

NarcotráficoDisponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/narcotrafico.htm>. Acesso em 08/08/2014.

Narcotráfico, crime e poder. Disponível em: <http://mundodesalienado.wordpress.com/2013/09/09/narcotrafico-crime-e-poder/>. Acesso em 08/08/2014.

Narcotráfico no Brasil. Disponível em: <http://www.infoescola.com/drogas/narcotrafico-no-brasil/>. Acesso em 08/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.