18/08/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:
• Entender o que significa o narcotráfico;
• Conhecer os principais aspectos que influenciam o narcotráfico;
• Reconhecer o narcotráfico como uma economia paralela responsável por grande circulação monetária global.
Os estudantes devem saber analisar a ação dos estados nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o funcionamento do narcotráfico global como uma economia paralela responsável por grande circulação monetária. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre a importância da ação dos estados nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social, como o narcotráfico.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre drogas. Peça para comentarem os noticiários veiculados pelas diferentes mídias que, cotidianamente, divulgam notícias sobre a circulação e o consumo de drogas ilícitas em diferentes espaço e classes sociais. Problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Sobre esse assunto, entregue uma cópia do artigo "Droga", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/481175/droga>, acesso em 08/08/2014.
- Explique o que são as drogas e o que diferencia uma droga medicinal de outras consideradas ilícitas. Em seguida, informe que o tema "Narcotráfico" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a produção, circulação e consumo de drogas ilícitas, em especial na América Latina.
Atividade 02
Narcotráfico... Por que se caracteriza como uma economia paralela?
PASSO A PASSO
- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de entenderem o funcionamento do narcotráfico global como uma economia paralela responsável por grande circulação monetária. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.
- Questões:
- Para responder a estas e/ou outras questões, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.
- Pode-se, também, procurar o Programa Educacional de Resistências às drogas e à violência - PROERD, um projeto desenvolvido pela polícia militar em parceria com as escolas brasileiras, para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir. Sugira, ainda, a leitura do artigo "Narcotráfico global", divulgado pela Globo no endereço web <http://educacao.globo.com/artigo/narcotrafico-global.html>, acesso em 08/08/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório e um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 01: As principais articulações espaciais do tráfico de drogas
Fonte: Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/narcotrafico-global.html>. Acesso em 09/08/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que organizem um pequeno encarte de jornal sobre o uso de drogas e o narcotráfico. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais utilizam drogas ao longo da história, para fins medicinais ou em rituais; em Ciências podem fazer estudos sobre as substâncias químicas presentes em algumas drogas ilícitas e os problemas decorrentes do uso excessivo dessas drogas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.
Narcotráfico. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/narcotrafico-global.html>. Acesso em 08/08/2014.
Narcotráfico. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/narcotrafico.htm>. Acesso em 08/08/2014.
Narcotráfico, crime e poder. Disponível em: <http://mundodesalienado.wordpress.com/2013/09/09/narcotrafico-crime-e-poder/>. Acesso em 08/08/2014.
Narcotráfico no Brasil. Disponível em: <http://www.infoescola.com/drogas/narcotrafico-no-brasil/>. Acesso em 08/08/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/08/2014
Cinco estrelasOi professora Suelly entrei aqui sem querer mais me interessei muito por essa página. Parabéns...