18/08/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Conhecer a história do estado do Tocantins.
- Entender a origem do nome deste estado.
- Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado do Tocantins.
Os estudantes devem conhecer a organização política do Brasil, inclusive a regionalização do território.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais características do estado do Tocantins, com destaque para suas riquezas naturais e aspectos geográficos que o constituem.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o estado do Tocantins, um dos estados que compõem a região Norte do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/assembly/145956/null>, (acesso em 07/08/2014), e problematize:
Figura 01: Estado do Tocantins
Fonte: Disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/145956/null>. Acesso em 07/08/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Tocantins" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a história e as principais características deste estado.
Atividade 02
Tocantins... como tudo começou?
PASSO A PASSO
- Agora, entregue aos estudantes uma cópia do Hino de "Tocantins", disponível no endereço web <http://portal.to.gov.br/hino-do-estado/744>, acesso em 07/08/2014.
Hino do estado do Tocantins
Letra: Liberato Póvoa
Música: Abiezer Alves da Rocha
O sonho secular já se realizou
Mais um astro brilha dos céus aos confins
Este povo forte
Do sofrido Norte
Teve melhor sorte
Nasce Tocantins
[Estribilho]
Levanta altaneiro, contempla o futuro
Caminha seguro, persegue os teus fins
Por tua beleza, por tuas riquezas.
És o Tocantins!
Do bravo Ouvidor a saga não parou
Contra a oligarquia o povo se revoltou,
Somos brava gente,
Simples, mas valente,
Povo consciente.
Sem medo e temor.
[Estribilho]
De Segurado a Siqueira o ideal seguiu
Contra tudo e contra todos firme e forte
Contra a tirania
Da oligarquia,
O povo queria
Libertar o Norte!
[Estribilho]
Teus rios, tuas matas, tua imensidão
Teu belo Araguaia lembra o paraíso.
Tua rica história
Guardo na memória,
Pela tua Glória
Morro, se preciso!
[Estribilho]
Pulsa no peito o orgulho da luta de Palma
Feita com a alma que a beleza irradia,
Vejo tua gente,
Tua alma xerente,
Teu povo valente,
Que venceu um dia!
- Ouçam a música e, posteriormente, peça aos estudantes para se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas, para conversarem entre seus pares sobre o que este hino revela sobre o estado do Tocantins, em especial, relacionado aos aspectos:
- Permita que os grupos apresentem suas compreensões sobre as questões anteriores. Resumidamente, ressalte as principais características do relevo do Tocantins, bem como as riquezas naturais presentes no estado. A exploração em grande escala de diversos minerais iniciou o processo de interiorização do território brasileiro, intensificada a partir da década de 1950 pela construção de Brasília, a capital de nosso país.
Atividade 03
Tocantins... terra de muitas riquezas!
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o estado do "Tocantins". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Questões:
Figura 02: Bandeira do estado do Tocantins
Fonte: Disponível em: <http://portal.to.gov.br/bandeira/742>. Acesso em 07/08/2014.
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Tocantins", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/483594/Tocantins>, (acesso em 08/08/2014). Indique, também, como fonte de pesquisa, o Portal do Governo de Tocantins, disponível no endereço web <http://portal.to.gov.br/tocantins/2>, acesso em 08/08/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 04
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Dunas do Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins - Brasil.
Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/52/160852-050-D1273010.jpg>. Acesso em 07/08/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre as diferentes manifestações culturais presentes no estado do Tocantins; em Ciências podem fazer estudos sobre os principais impactos ambientes decorrentes da apropriação do espaço em diferentes épocas no território tocantinense; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.
Tocantins. Disponível em: <http://portal.to.gov.br/tocantins/2>. Acesso em 08/08/2014.
Tocantins. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/tocantins.htm>. Acesso em 08/08/2014.
Tocantins. Disponível em: < http://www.mundoeducacao.com/geografia/tocantins.htm>. Acesso em 08/08/2014.
TOCANTINS. História. Disponível em: <http://www.brasilchannel.com.br/estados/index.asp?nome=Tocantins&area=historia>. Acesso em 08/08/2014.
TOCANTINS. Trajetória de luta pela criação do Tocantins. Portal de informações e serviços do estado de Tocantins. Disponível em: <http://to.gov.br/tocantins/trajetoria-de-luta-pela-criacao-do-tocantins/756>. Acesso em 08/08/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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