Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SEMPRE ALERTA! O QUE PODEMOS APRENDER COM O MOVIMENTO ESCOTEIRO?

 

20/08/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito de escotismo e como surgiu o movimento escoteiro.
  • Identificar os propósitos do movimento escoteiro.
  • Identificar a importância de trabalhar suas potencialidades.
  • Discutir sobre qualidades como lealdade, sociabilidade, integridade.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
7 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Para introduzir o tema ESCOTISMO, convide os alunos para assistirem ao vídeo “O que é o Escotismo”. Vídeo Youtube. Duração: 8min19seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=p7Zpxrykg50. Acesso em 03 de agosto de 2014.

 

Figura 1- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “O que é Escotismo”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=p7Zpxrykg50. Acesso em 03 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao tema apresentado no vídeo, inicie um diálogo com as seguintes perguntas:

  • Quando o soldado inglês Baden-Powell aplicou pela primeira vez o “método escoteiro”?
  • No Brasil, quando surgiu a primeira unidade escoteira?
  • Por que no vídeo, a narradora diz que “... o mundo é um acampamento escoteiro”?
  • De acordo com o vídeo, quais são os propósitos do escotismo?
  • Além de adaptar às características de cada país ou região, valorizando todos os aspectos culturais, o “método escoteiro” preocupa-se também com a divisão em grupos por idade, quais são esses grupos?
  • O “método escoteiro” é caracterizado por cinco pontos, quais são eles?
  • Quais atividades o “método escoteiro” oferece às crianças e jovens?
  • Vocês poderiam dizer pelo menos cinco qualidades que o “método escoteiro” pretende despertar nas crianças e jovens que participam?

 

Professor, as informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: O soldado inglês Baden-Powell aplicou pela primeira vez o “método escoteiro” em 1907. No Brasil, a primeira unidade escoteira surgiu em 1910. Quando no vídeo a narradora diz que “... o mundo é um acampamento escoteiro” ela estava referindo-se ao fato de que a proposta do método escoteiro envolve todas as etnias, credos e condições sociais, formando um imenso mosaico. Os propósitos do escotismo são contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, ajudando-os a realizar suas potencialidades. Os grupos mencionados no vídeo são: lobinhos/7-10anos, escoteiros/11-14anos, seniores/15-17anos e pioneiros/18-21anos. Os cinco pontos sobre o “método escoteiro” caracterizados no vídeo são: adesão à Promessa e à Lei Escoteira; aprendizado pela ação; vida em equipe; atividades progressivas, atraentes e variadas; desenvolvimento pessoal com orientação individual. O “método escoteiro” oferece às crianças e jovens as seguintes atividades: acampamentos, nós, jornadas, viagens, informática, atividades manuais, conhecimentos gerais e específicos. O “método escoteiro” pretende despertar nas crianças e jovens algumas das habilidades a seguir: lealdade, criatividade, solidariedade, empreendedorismo, honradez, confiabilidade, sociabilidade, retidão, integridade etc.

 

3° momento: Divida a turma em 10 grupos e faça o sorteio dos números de 1 a 10 para cada grupo. Distribua um artigo da Lei Escoteira para cada grupo (acompanhado de um pequeno texto com o pensamento de Baden-Powell, o precursor do escotismo), considerando o número do artigo equivalente ao número do grupo. Solicite que cada grupo elabore um cartaz, com imagens e texto, para explicar seu artigo da Lei Escoteira. Para a elaboração do cartaz, solicite que utilizem cartolina, giz de cera, lápis de cor, tinta etc. A Lei Escoteira está disponível no site da União dos Escoteiros do Brasil – UEB: http://www.escoteiros.org.br/escotismo/. Acesso em 03 de agosto de 2014.

 

  • GRUPO I – Artigo 1: O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
  • GRUPO II – Artigo 2: O Escoteiro é leal.
  • GRUPO III – Artigo 3: O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  • GRUPO IV – Artigo 4: O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
  • GRUPO V – Artigo 5: O Escoteiro é cortês.
  • GRUPO VI – Artigo 6: O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  • GRUPO VII – Artigo 7: O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  • GRUPO VIII – Artigo 8: O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  • GRUPO IX– Artigo 9: O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  • GRUPO X – Artigo 10: O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora da Lei Escoteira. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Src97XwX_5E/UIRh-qZsC8I/AAAAAAAAGgg/VyGK0n-w23o/s1600/10mandamentosescoteiros_ver2.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

4° momento:  Solicite aos alunos que cada grupo escolha um representante para fazer a apresentação do seu cartaz aos demais colegas.

 

5° momento:   Disponibilize um espaço em sala de aula para fixar os cartazes e deixa-los expostos durante as aulas relacionadas ao tema. Posteriormente, proponha que se faça uma exposição com todo o material elaborado durante as aulas sobre escotismo para toda a escola, a fim de despertar o interesse, pelo método escoteiro de outros alunos da escola.

 

 

 

AULAS 2 E 3

 

1° momento:   Convide os alunos para assistirem ao filme UP – Altas Aventuras, produzido pela Disney Pixar. Duração: 96min.

 

Sinopse: Quando jovem, Carl sempre gostou de aventuras. Fã do desbravador Charles Muntz, ele deseja também explorar o mundo a bordo de um balão, principalmente depois de conhecer Ellie, uma garota que compartilha dos mesmos sonhos dele. Apaixonados, os dois se casam e constroem uma vida juntos. Com dificuldades para terem seu primeiro filho, que nunca veio, e constantes problemas financeiros, o casal adia seus sonhos de conhecer a América do Sul, até que ficam velhos e Ellie falece. Ranzinza e rabugento, Carl se torna o oposto daquilo que esperava para si. Querendo apenas passar o resto de seus dias na casa em que viveu com a amada, ele é surpreendido por um empreendimento imobiliário que quer derrubar a residência. Para não acabar em um asilo, e sem nada a perder, Carl amarra milhares de balões na casa, que sai voando para que ele, enfim, viva Altas Aventuras. Porém, o homem não contava com Russell, um escoteiro que estava escondido por lá. Apegado à modernidade e precisando ajudar algum idoso para ganhar uma medalha, o menino mudará a forma de Carl enxergar o mundo. Disponível em: http://www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/up-altas-aventuras. Acesso em 03 de agosto de 2014.

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora do filme UP - Altas Aventuras. Disponível em: http://s2.glbimg.com/fcae_1lp88dgxfZhzQYdb7pB6v8=/s.glbimg.com/og/rg/f/original/2013/12/20/up_ok.jpg. Acesso em 03 de agosto de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você poderá fazer o download do filme em um dos links abaixo:

 

  1. http://baixatudoaquigratis.blogspot.com.br/2013/09/up-altas-aventuras-dvdrip-avi-rmvb.html. Acesso em 04 de agosto de 2014.
  2. http://www.castordownloads.com/download-up-altas-aventuras-dublado-62389.html. Acesso em 04 de agosto de 2014.
  3. http://www.downloadsfilmesdublados.org/download-up-altas-aventuras-dvdrip-avi-rmvb-dublado/. Acesso em 04 de agosto de 2014.
  4. http://www.downloadsgratis.org/download/up-altas-aventuras-dublado. Acesso em 04 de agosto de 2014.
  5. http://www.elitedosfilmes.com/?s=altas+aventuras&s-btn.x=42&s-btn.y=1. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

Para a exibição do filme serão necessárias duas aulas geminadas.

 

 

2° momento:   Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao filme UP – Altas Aventuras, inicie um diálogo com as seguintes perguntas:

 

  • O que acontece para o senhor Carl ser considerado uma ameaça pública?
  • Qual era o sonho do senhor Carl e sua falecida esposa Ellie?
  • O que acontece com a casa do senhor Carl?
  • Qual o grande objetivo do garoto Russell?
  • O que o senhor Carl decide fazer para manter um vínculo com o garoto Russell?
  • O que o garoto Russell recebe do senhor Carl, no dia de honra ao mérito?

 

Para a condução das discussões, o professor deverá buscar as informações contidas no próprio filme, a saber: O senhor Carl foi considerado uma ameaça pública após acertar um empresário com uma bengala. O sonho do senhor Carl e sua falecida esposa Ellie era mudar-se para o Paraíso das Cachoeiras. A casa do senhor Carl ficou isolada no meio dos prédios construídos ao longo do tempo. O maior objetivo do garoto Russell era tornar-se voluntário no grupo de escoteiros, sendo que no dia de honra ao mérito, ele recebeu do senhor Carl uma tampinha de refrigerante que sua esposa Ellie deu para Carl no dia em que se conheceram, ainda crianças, simbolizando uma medalha.

 

Pergunte aos alunos quais as atitudes do garoto Russel mostram claramente que ele participa do Movimento Escoteiro. Questione os alunos se algum deles faria algo diferente ao que o garoto Russel fez durante o desenrolar da história. Caso afirmativo, o que faria.

 

 

3° momento:  Solicite que os alunos escrevam uma resenha de até 10 linhas sobre o filme UP – Altas Aventuras.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, para ampliar seus conhecimentos quanto à produção de resenha, acesse:

 

MAGALHÃES, Tânia Guedes. O gênero textual Resenha. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13676. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

 

4° momento:   Solicite que cada aluno faça a leitura de sua resenha para o restante da turma. Posteriormente, reserve o material produzido durante as atividades relacionadas ao tema para promover, ao final de todas as atividades, uma exposição para ser vista e apreciada por toda a escola, a fim de despertar em todos os alunos o lema “Sempre alerta!”.

 

AULA 4

 

1° momento: Convide os alunos para recordarem e assistirem a um trecho do filme UP – Altas Aventuras, quando o garoto Russell e o senhor Carl se conhecem. Vídeo Youtube. “Conhecendo o Russell”. Duração: 2min21seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GEAF0R8DnJc. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora do vídeo "Conhecendo o Russell". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GEAF0R8DnJc. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para iniciar um diálogo sobre as categorias de agradecimento do Movimento Escoteiro, pergunte aos alunos:

 

  • Qual era o objetivo principal do garoto Russell, no primeiro momento do filme? (o garoto Russell conhece o senhor Carl, quando bate à sua porta em busca de alguma boa ação que poderia lhe render mais um distintivo de escoteiro).

 

 

3° momento: Explique aos alunos que, segundo o Manual de Reconhecimento de Uso das Condecorações e Recompensas, elaborado pela União dos Escoteiros do Brasil existem três categorias de agradecimentos dos Escoteiros do Brasil: Elogios, Diplomas e Condecorações, em ordem crescente de importância.

 

Fonte: SOUZA, Eduardo Rodrigues et al. Manual de Reconhecimento e Uso das Condecorações e Recompensas. Disponível em: http://escoteiros.org.br/arquivos/resolucoes/em_vigor/003-2011_parte_2.pdf. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora das medalhas de condecoração concedidas por Bons Serviços. Disponível em: http://www.raposo.org.br/wp-content/uploads/2013/07/ce_bonsservicos.png. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

4° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Solicite que realizem uma pesquisa mais aprofundada sobre as condecorações: de agradecimento, de bons serviços, de mérito, de valor, apresentadas nas páginas de números 13 a 35 do Manual. Considerando, também, as recomendações de como usar as condecorações escoteiras, observadas nas páginas de números 38 e 39.

 

Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá escolher uma medalha dentro de cada categoria de condecoração e reproduzir a medalha escolhida, em tamanho gigante, que caiba nos limites de uma cartolina (50X66cm), utilizando materiais diversos, como: folhas de revista, papel laminado, papel fantasia, papel crepom, fita de cetim, giz de cera, lápis de cor, tinta guache etc. Acompanhando a medalha tamanho gigante reproduzida deverá ser apresentado um texto explicativo, descrevendo todos os aspectos que diz respeito àquela medalha, inclusive como ela deve ser utilizada.

 

Realize um sorteio para ver qual o número de cada grupo:

 

  • GRUPO I – Condecoração de Agradecimento
  • GRUPO II – Condecoração de Bons Serviços
  • GRUPO III – Condecoração de Mérito
  • GRUPO IV – Condecoração de Valor

 

5° momento: Disponibilize um espaço em sala de aula para a exposição das réplicas das medalhas. Solicite que cada grupo apresente sua medalha e explique sua história para os demais. Reserve o material elaborado para uma exposição, ao final de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

AULA 5

 

Convide voluntários de uma unidade escoteira local – ou da cidade mais próxima – para conduzir um Jogo do Movimento Escoteiro, adaptado à realidade e espaço da escola e da faixa-etária de sua turma. Dependendo do espaço da escola, a atividade poderá ser realizada em algum parque municipal de sua cidade. Se optar por fazer em área externa à escola, é necessário um contato prévio com os possíveis parques para realização da atividade.

 

1° momento: Depois de agendado o local, oriente os alunos a fazerem a divulgação da atividade na escola, por meio de cartazes e banners confeccionados por eles mesmos. Utilize cartolinas, revistas, caneta hidrocor, tesoura, cola etc. 

 

 

Figura 6- Imagem de jovens do grupo escoteiro do Maranhão desenvolvendo atividades. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-onOEQg0liCQ/U3u36ubC-yI/AAAAAAAAA6M/KsUe5dOkalE/s1600/cats.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

2° momento: Após confecção dos cartazes os alunos poderão listar os materiais que serão utilizados no dia do Jogo do Movimento Escoteiro e providenciar aqueles que estiverem disponíveis na escola, bem como planejar como serão adquiridos ou providenciados aqueles que a escola não disponibilizar.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, no final da página Escoteiros do Brasil, da União dos Escoteiros do Brasil – UEB, há um campo onde pesquisar Grupos Escoteiros mais próximos de você. No campo “Escoteiros perto de você”, selecione o Estado e aparecerão todas as cidades onde existe pelo menos um Grupo Escoteiro, com os dados para contato. Disponível em: http://www.escoteiros.org.br/. Acesso em 03 de julho de 2014.

 

AULAS 6 e 7

 

Destine duas aulas geminadas para a realização dessa atividade

 

1° momento: Realização do Jogo do Movimento Escoteiro.

 

2° momento: Concluída a atividade, divida a turma em grupos de três alunos e solicite que cada grupo elabore um pequeno texto, em média quinze linhas, explicando o que aprendeu com a atividade.

 

3° momento: Solicite que cada grupo escolha um representante para fazer a leitura para o restante da turma. Posteriormente, reúna todo o material elaborado durante as aulas relacionadas ao tema e promova, com a colaboração dos alunos, uma exposição em local de acesso a todos da escola, sobre o tema ESCOTISMO, a fim de despertar o interesse de todos pelo assunto.

Recursos Complementares

Lobinhos sempre alertas. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2012/05/26/lobinhos-sempre-alertas/. Acesso em 05 de agosto de 2014.

 

Manual do Escoteiro Mirim. Disponível em: http://minhateca.com.br/Superbaudegibis/DISNEY/MANUAL+DISNEY/Manual+do+Escoteiro+Mirim,29747196.pdf. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

SANTOS, Ricardo Coelho. Jogos. Disponível em: http://www.escoteiros.org/arquivos/jogos/apostila_de_jogos.pdf. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Disponível em: http://www.escoteiros.org.br/arquivos/internacional/CNRI_escotismo_mundial.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos aprenderam o conceito de escotismo e a forma como surgiu o movimento escoteiro. E, ainda, se os alunos conseguiram identificar os propósitos do movimento escoteiro e a importância de trabalhar suas potencialidades. Verifique se os sensos de lealdade, sociabilidade, integridade dos alunos ficaram mais acentuados durante e ao final das atividades. E, também, o desenvolvimento e evolução individual quanto à linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.