Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chuva de meteoro: o que é isso?

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Saber a diferença entre um meteoro e um meteorito.

- Entender por que acontecem as "chuvas de meteoros".

- Conhecer os possíveis impactos de um meteorito na Terra.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem saber diferenciar as camadas da Terra, bem como entender que essas são as representações da estrutura interna do nosso planeta.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a entender o que são as "chuvas de meteoros", com destaque para a diferença entre os conceitos de meteoro e meteorito.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Chuva de Meteoro... o que é isso?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os meteoros, também conhecidos como "estrelas cadentes". Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://www.misteriosdoespaco.com/2014/08/ao-vivo-chuva-de-meteoros-perseidas.html>, (acesso em 11/08/2014), e problematize:

  • O que esta imagem representa?
  • Você já ouviu falar em "estrela cadente"? O que é?
  • Você já ouviu falar em chuva de meteoro? O que é?
  • Alguma vez você já observou este fenômeno?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Figura 01: Chuva de meteoro

 

A chuva de meteoros as Perseidas terá o pico nos dias 11 e 12 de agosto de 2014, essa chuva ocorre porque a Terra com seu movimento de translação, passa por um localidade onde tem vários meteoros, desde de pequenos à enormes, quando eles cruzam a atmosfera são queimados pelo atrito, assim formando a espetacular chuva de meteoros.

Quem mora no hemisfério norte poderá ver muito mais meteoros (em torno de 60 por hora), no entanto quem mora no hemisfério sul também verá, porém com pouca intensidade.

 

Fonte: Disponível em <http://www.misteriosdoespaco.com/2014/08/ao-vivo-chuva-de-meteoros-perseidas.html>. Acesso em 11/08/2014.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "chuva de meteoro" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre esse fenômeno.

 

 

 

Atividade 02

 

Meteoro e Meteorito... qual é a diferença?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Chuva de Meteoro". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

  • O que é um meteoro?
  • O que é um meteorito?
  • De que substância são constituídos os meteoros?
  • O que acontece quando um meteoro entra na atmosfera da Terra?
  • O que acontece quando um meteorito atinge a superfície terrestre?
  • Quando acontece as "chuvas de meteoros"?

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Meteoro e meteorito", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/481890/meteoro-e-meteorito>, acesso em 08/08/2014. Indique, também, o artigo "Saiba a diferença entre asteroides, meteoros e meteoritos", disponível no endereço web <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ainda-nao-entendeu-a-diferenca-entre-asteroides-meteoros-e-meteoritos-este-grafico-vai-tirar-suas-duvidas-de-uma-vez-por-todas>, acesso em 11/08/2014. 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

- Para auxiliar na introdução da pesquisa, apresente o vídeo "ABC da astronomia - Meteoros", disponível na TV Escola-MEC, no endereço web <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video;jsessionid=EF20AF42A39D27E3FCE6DEDFA066DF08?idItem=379>, acesso em 12/08/2014.

 

Figura 02: Vídeo: Meteoros

kkk

 

Fonte: Disponível em <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video;jsessionid=EF20AF42A39D27E3FCE6DEDFA066DF08?idItem=379>. Acesso em 11/08/2014.

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • Meteoroide caracteriza-se por um corpo de rocha ou metal, que vem do espaço e cai na atmosfera (camada gasosa que envolve o planeta Terra). Quando um meteoroide não se destrói durante a queda e atinge a Terra, passa a denominar-se meteorito. Mas, a maioria dos meteoroides pega fogo ao entrar na atmosfera, deixando um rastro de luz chamado meteoro (ou, popularmente, estrela cadente).

Figura 03: Esquema mostrando a diferença entre asteroides, meteoros e meteoritos

 

info-asteroide-20130220

 

Fonte: Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ainda-nao-entendeu-a-diferenca-entre-asteroides-meteoros-e-meteoritos-este-grafico-vai-tirar-suas-duvidas-de-uma-vez-por-todas>. Acesso em 11/08/2014.

 

  • Quase totalidade dos meteoroides são constituídos de fragmentos de cometas ou asteroides. Quando a massa de rocha ou metal entra na atmosfera da Terra, a uma velocidade que pode chegar a 72 quilômetros por segundo, a maioria dos metereoides se derrete com o calor ou se desintegra por causa da pressão em poucos segundos.
  • Periodicamente é possível ver milhares de meteoros cruzando o céu, quando a Terra passa pela órbita de um cometa, proporcionando um fenômeno denominado "chuva de meteoros". O cometa deixa para trás detritos de rocha e de gelo, que são lançados na atmosfera. As colisões de meteoritos também formam crateras em outros planetas e luas.

 

 

Figura 04: A queda de um meteoro, no estado estadunidense do Arizona, criou este enorme buraco, conhecido como Cratera do Meteoro.

 

 

Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/33/94733-050-65DCF017.jpg>. Acesso em 11/08/2014.

 

Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.

Meteoro. Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/meteoro.htm>. Acesso em 08/08/2014.

Meteoros. Disponível em <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video;jsessionid=EF20AF42A39D27E3FCE6DEDFA066DF08?idItem=379>. Acesso em 08/08/2014.

Meteorito. Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/meteorito.htm>. Acesso em 08/08/2014.

Meteoroides, meteoros e meteoritos. Disponível em <http://www.planetariodorio.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=312:meteor%C3%B3ides-meteoros-e-meteoritos>. Acesso em 08/08/2014.

Saiba a diferença entre asteroides, meteoros e meteoritos. Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ainda-nao-entendeu-a-diferenca-entre-asteroides-meteoros-e-meteoritos-este-grafico-vai-tirar-suas-duvidas-de-uma-vez-por-todas>. Acesso em 08/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.