Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mão na massa: trabalhando comandos através de receitas culinárias.

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio destas aulas, o uso e o entendimento de instruções em inglês e do modo imperative serão reforçados a partir da leitura e da produção do gênero receita.

O vocabulário sobre comida também será ampliado.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Características de uma receita.

O professor deverá enfatizar os aspectos verbais recorrentes nesse gênero.

Para mais informações sobre o que é gênero textual e sobre o gênero receita:
http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/sala_de_imprensa/apresentacao/genero_texto.pdf

( Gênero textual - acesso em 23/09/2009)

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamental/ensino-fundamental/provinha-brasil/artigos/por-que-trabalhar-com-receita.pdf

 ( Gênero receita - acesso em 23/09/2009)

Aproveite o momento para solicitar aos alunos que encontrem receitas (em Português - de preferência receitas de pratos que eles apreciem) e tragam para a sala de aula para que elas possam ser utilizadas em atividades subsequentes.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
* Aulas interativas (professor-aluno e aluno-aluno);
* Textos impressos;
* Laboratório de informática (computador) - opcional;
* Coleções de receitas (os alunos normalmente possuem essa coleção em casa e elas podem ser facilmente encontrada nas bancas de revistas ou na internet).

1ª aula:

Primeiramente, divida os alunos em pequenos grupos (máximo de 5 pessoas). Incentive-os a utilizar as receitas que trouxeram de casa. Sugerimos que as receitas de comidas sejam de pratos da preferência deles. Dessa forma, o aprendizado será mais significativo.

Observação 1: Caso eles não possuam receitas em casa, sugira aos alunos que peçam a vizinhos ou que procurem na internet. Alguns sites fornecem receitas simples:
www.tudogostoso.uol.com.br

www.livrodereceitas.com 

www.almanaqueculinario.com.br

(Sites acessados em 23 de Agosto de 2009)


Observação 2: Nesse momento, sugerimos que sejam requisitadas receitas em português, pois, assim será mais fácil para os alunos identificarem as principais características desse gênero textual. Porém, se o nível lingüístico dos alunos for mais intermediário ou avançado, pode-se trabalhar com o material em Inglês.

Figura 1: Pessoas trabalhando em grupo.

Fonte:http://br.geocities.com/bazeggiobr/Festa/Millennium.html (acesso em 23 de Agosto de 2009)

 

Depois de organizados em grupos, peça aos alunos para responder as seguintes questões:

1)- How are the recipes presented?

2)- Which item comes first? Title? Preparation? Ingredients?

3)- What are the general items included in a recipe?

3)- Are there any pictures?

4)- What is the reason for a picture illustrating a recipe?

5)- What is the main communicative function of a recipe?

Depois de apresentar as questões, dê tempo para que os alunos discutam as respostas e mantenha a supervisão do trabalho. Várias outras perguntas podem ser formuladas com o intuito de fazer com que aprendam as principais características desse gênero. Mesmo que os alunos falem em português, o professor deverá se comunicar em Inglês. Dessa forma, os estudantes terão uma referência de um falante da língua que eles estão estudando.

Assim que os alunos terminarem a discussão nos grupos, peça-os que formem um círculo/semi-círculo para o debate (aqui o professor se tornará um mediador, sem influenciar as respostas e apenas ajudará na concretização das conclusões sobre os pontos principais de uma receita). Cada grupo deverá sintetizar as discussões feitas, e todos discutirão as respostas dos colegas.

2ª aula:

Incentive os alunos a criar pôsteres contendo o que for de comum acordo sobre as características de uma receita. Esses trabalhos, que serão a conclusão do debate, deverão ser expostos na sala de aula ou em outros ambientes da escola.

Observação: Os pôsteres devem ser feitos como trabalhos para casa.

Logo depois, apresente (em um cartaz, ou no computador, em Power Point) uma receita em Inglês, pedindo para que os alunos percebam as diferenças, quando ocorrerem, e as semelhanças com as receitas em português analisadas no decorrer do debate realizado anteriormente. É interessante que esta receita seja apresentada com espaços em branco no lugar dos verbos. Peça aos alunos que tentem completar essa receita. Provavelmente, eles não saberão todas as palavras, você pode apresentar possibilidades de respostas, já ensinando o vocabulário relacionado, e pedindo que eles encaixem os verbos no lugar certo da receita.
Uma receita interessante para o professor produzir essa apresentação está em:

http://allrecipes.com/Recipe/Too-Much-Chocolate-Cake/Detail.aspx (acesso em 23 de Agosto de 2009)

Sugerimos a retirada das palavras: preheat (pré aquecer),mix (misturar), bake (assar), dentre outras (verbos).

Depois que a receita estiver completa, explique para os alunos que essa forma verbal utilizada para os comandos da receita é o Imperative, muito usado em textos que fornecem instruções e comandos. Dê outros exemplos do uso do Imperative, aproveitando esse momento para falar de regras e combinados que são comuns em salas de aulas nas escolas. Peça-os para lembrar de comandos que eles recebem dos pais em casa. Liste esse vocabulário no quadro, à medida em que ele for aparecendo.

3ª aula:

Comece a aula com uma brincadeira que vai ajudá-los a revisar o vocabulário da aula anterior e praticar a estrutura gramatical em foco (Imperative).

GAME: Uma maneira interessante de concretizar o conhecimento adquirido pelos aprendizes sobre a função comunicativa de dar e seguir instruções e comandos é fazer o jogo "Simon says..." (equivalente ao jogo "Macaco disse...", em Português). Use comandos relacionados a receitas. Ex: “Simons says: Bake the cake!”, etc. Aqui, o professor poderá pedir emprestado alguns objetos da cozinha da escola, ou pedir que os alunos façam mímicas, agindo de acordo com o comando pedido. É imprescindível que o professor passe a vez de “instrutor” para os alunos durante esta atividade.

Observação: O jogo "Simon says" possui as seguintes regras:

1ª - Uma pessoa deverá dar comandos ao restante do grupo. Ex: Simon says: "Mix everything..". O restante do grupo deverá obedecer o comando de maneira correta.  O comando a ser obedecido deve ser precedido de "Simon says". Se o comando for dado diretamente (ex.: bake the cake), todos devem permanecer parados.

2ª - Quem não fizer o comando de maneira correta, ou executar o comando dado diretamente, sem a expressão SIMON SAYS antes, deverá sair da brincadeira. Aqui, sugerimos ao professor que peça ao aluno que errar o comando que execute uma tarefa. Por exemplo, que o aluno diga uma frase sobre ele em inglês, ou que cante, em inglês, etc.

3ª - Pelo menos, a cada duas rodadas, a pessoa que estiver no comando da brincadeira deverá ser trocada.

READING

Após o jogo, mostre aos alunos algumas regras de segurança na cozinha. O site abaixo traz idéias para isso. Prepare esse material para ser fotocopiado para os alunos ou passe-o para um cartaz para que você possa exibir para a sala.

Explore o material com eles, elicitando o vocabulário que já é conhecido por eles e explicando o que for novo. Antes da leitur a do material, você pode perguntar a eles sobre o que eles acham que é seguro e não é seguro na cozinha. Ativar esse esquema de idéias vai ajudá-los na leitura do texto em Inglês.

http://www.cyh.com/HealthTopics/HealthTopicDetailsKids.aspx?p=335&np=290&id=2288 (acesso em 23 de agosto de 2009)

4ª aula:

Posteriormente, exiba o vídeo abaixo para que os alunos vejam na prática como repassar uma receita:

http://www.youtube.com/watch?v=NfAk2iO7Y38 (acesso em 23 de Agosto de 2009)

O professor poderá escolher outros vídeos para mostrar para seus alunos. Se a escola não possuir nenhum dos recursos tecnológicos citados, vários programas de TV, em diferentes horários, mostram receitas sendo feitas, por exemplo, o programa Mais Você (GLOBO, 8:30 horas).

Mostre o vídeo três vezes. Na primeira vez, deixe que os alunos assistam para ter uma idéia geral. Da segunda vez, lance perguntas como: What is he doing?, Who is the cook?.Na terceira vez, peça-os que identifiquem os verbos usados para comandos e instruções.

Depois de exibir o vídeo, proponha uma simulação: EM GRUPOS DE 4 ALUNOS, eles devem criar/reproduzir receitas em inglês e executá-las. Deixe bem claro que podem ser receitas conhecidas por eles, como por exemplo, bolo de chocolate, pizza, lasagna, etc. Se a escola disponibilizar um espaço propício para esse tipo de atividade, a culinária, prefira que a produção aconteça dentro da escola. Caso contrário, deixe que eles façam isso em casa. Determine, quando os alunos apresentarão a comida já feita e já agende com eles. Diga a eles que, durante a apresentação, eles explicarão aos outros, em Inglês, como preparar aquele prato, seguindo o exemplo do vídeo. Eles também deverão expor a receita em Inglês, de forma criativa, em um cartaz ou pôster. ISSO FUNCIONARÁ COMO AVALIAÇÃO FINAL DA ATIVIDADE. NÃO SE ESQUEÇA DE DEFINIR OS CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO (PRONÚNCIA, ORGANIZAÇÃO DO GRUPO, CRIATIVIDADE E ORGANIZACAO DO CARTAZ, SPELLING – ORTOGRAFIA).

De maneira geral, no decorrer dessa atividade, o professor deverá:
1- reforçar as questões de segurança na cozinha;
2- marcar uma aula para que os alunos apresentem a receita, se a comida for preparada em casa;
3- convidar outros professores (principalmente de Inglês) para que provem a comida e contemplem o trabalho realizado;
4- estar atento às apresentações feitas pelos grupos e ao uso adequado da estrutura e do vocabulário que foi estudado (instructions and commands).

Nesta atividade é esperado que o aluno:
1- produza/reproduza uma receita em inglês (sugira comidas básicas, sanduíches, bolos, etc);
2- produza, de forma criativa, cartazes mostrando a receita em inglês;
3- prepare a comida;
4- apresente a receita em Inglês para os colegas, convidados e o professor.

5ª aula:

As apresentações orais devem acontecer nessa aula. O professor deve determinar um tempo para cada grupo. E após todos apresentarem, as comidas devem ser saboreadas.

Após as apresentações, os alunos deverão montar uma coletânea com as receitas usadas. Ela pode ser criada no computador, reproduzida e encadernada. Incentive-os a doar um exemplar para a biblioteca da escola e para os convidados das apresentações.

Os cartazes com as receitas em inglês devem ser expostos para que toda a comunidade escolar (alunos, professores, direção) aprecie.

Sugestão para um trabalho interdisciplinar:

Trabalhe em conjunto com os professores de Matemática e Ciências. O professor de Matemática poderá ajudar com os conceitos de medição (200 gra mas, 1 ½ xícara, etc.). Já o profissional da área de Ciências poderá ficar encarregado de trabalhar com os alunos quantas calorias as receitas possuem, se são saudáveis ou não e mostrar quais são os benefícios e malefícios dos ingredientes presentes em cada receita para o organismo humano.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

RECURSO - Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 23 de Agosto de 2009)

Avaliação

O professor deve estar atento para perceber se o aluno consegue reconhecer as principais funções de uma receita e o uso de instruções e imperativos nas mesmas. Dar foco às produções orais (durante a apresentação) e as produções escritas (cartazes e receitas - coletânea) são imprescindíveis para a avaliação deste trabalho. Não se esqueça de definir esses critérios com eles antes do trabalho acontecer.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elcy de fatima ribeiro, colegio estadual solon amaral , Goiás - disse:
    elcurf@hotmail.com

    06/08/2014

    Cinco estrelas

    adorei e agradeço,pois estou um pouco desatualizada. Fiquei fora da sala de aula por um bom período. Estou sem criatividade para aulas diferentes para ensino fundamental e médio.


  • Francidéa Freitas, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação , Rio de Janeiro - disse:
    frannope@gmail.com

    12/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a ideia e a condução/plano da aula. Parabéns!


  • Clemari Ribeiro, Colégio Anhembi Morumbi , São Paulo - disse:
    clemaribeiro@ig.com.br

    01/04/2010

    Quatro estrelas

    Trabalho muito bom, que deve ser feito com o professor de Língua Portuguesa e a criação de um Livro de Receitas no final, seria feita nas duas línguas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.