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Os componentes nos ambientes

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir o conceito de componentes bióticos e abióticos.
  • Identificar os componentes bióticos e abióticos nos ambientes.
  • Construir vídeo sobre a temática da aula.
  • Socializar resultado dos estudos realizados.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividade de investigação.
  • Registros.
  • Utilização de celulares e câmeras digitais.
  • Produção de vídeo.
  • Socialização das ideias.

No planeta Terra existe uma grande diversidade de seres vivos (componentes bióticos). Eles interagem entre si e com os componentes abióticos a fim de obter condições adequadas para a sobrevivência. Neste sentido, é importante conhecer e identificar os componentes bióticos e abióticos das paisagens para preservá-las.

 

AULAS 1 e 2: Identificando os componentes nos ambientes

Os objetivos da atividade são:

- confrontar interpretações baseadas no senso comum sobre componentes bióticos e abióticos com interpretações científicas;

- investigar os componentes bióticos e abióticos de determinado ambiente; e

- conceituar componentes bióticos e abióticos.

 

Professor:

1) A atividade poderá ser realizada em um parque ou praça da cidade. Para isso, agende, antecipadamente, com os alunos, familiares e escola.

-  Antes da atividade, envie via e-mail, o seguinte link para que os alunos acessem e tenham mais informações de como tirar fotos. MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 04 de agosto de 2014.

- Caso não seja possível a realização em um dos locais sugeridos acima, utilize o jardim ou pátio da escola, ou algum ambiente próximo à escola.

 

2) Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes.

3) Informe aos grupos que eles deverão observar os componentes presentes no ambiente e organizá-los em dois grupos, conforme quadro abaixo. Os registros deverão ser realizados no caderno.

Componentes abióticos Componentes bióticos

 

 
 

 

Savana

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_T1xcYrFukiE/SfIpPAWLS2I/AAAAAAAAAh4/TWjIc7azlrQ/s400/savanna_2.jpg. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

Floresta

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTscKtVdfyylG4-iiad7GLwQ1WwLOtvNth0_0Df2aHxby81U0jXlA. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

4) Proponha aos alunos que, além dos registros no quadro, colham imagens com o auxílio de celulares ou câmeras digitais. 

5) Após um tempo pré-estabelecido para a investigação, preenchimento do quadro e coleta de imagens, retorne à sala de aula.

6) Peça aos alunos que discutam, ainda em grupos, quais os critérios utilizados para diferenciar os componentes nos ambientes.

7) Oriente as discussões, os registros e estimule a participação de todos os componentes dos grupos para:

  • Conceituar componentes bióticos e abióticos.
  • Organizar os componentes bióticos e abióticos em grupos.

AULAS 3 e 4: Organizando as ideias em um vídeo

A atividade tem como objetivos:

- socializar as investigações realizadas pelos grupos; e

- divulgar o conhecimento referente aos componentes nos ambientes.

 

Professor:

1) Convide o professor de Informática para ministrar, antecipadamente, uma oficina sobre edição e seleção de imagens e utilização de trilha sonora e narração para criação de um vídeo. 

- Caso não seja possível a participação do professor de Informática, segue material de apoio para o professor auxiliar os alunos na produção do vídeo:

SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.

MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.

2)Com os alunos ainda organizados em grupos, conforme proposta das aulas 1 e 2, devolva os estudos realizados e solicite aos alunos que produzam um vídeo com as imagens coletadas, com os registros do quadro e da pesquisa realizada. Os vídeos deverão ter no mínimo 5 minutos e no máximo 8 minutos. Cada vídeo deverá abordar o conceito final do grupo sobre os componentes bióticos e abióticos, bem como os exemplos observados durante a investigação.

3) Após a produção dos vídeos, peça aos alunos que os enviem para o e-mail.

4) Socialize os vídeos com todos os alunos. Para isso, utilize notebook, data show e caixas de som.

- Durante as exibições dos vídeos, faça intervenções sempre que julgar necessário e incentive a participação dos alunos.

5) Após a socialização e realização das correções, poste as produções dos alunos no site da escola, blog da turma ou página da turma nas redes sociais. Solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do site, blog ou página da turma e comente sobre os trabalhos apresentados. Divulgue esses endereços eletrônicos na escola para que a comunidade possa acessar e deixar seu comentário.

Recursos Complementares

Sugestão de outras atividades para o professor abordar em sala de aula.

BRASIL ESCOLA. Conhecendo os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/conhecendo-os-fatores-bioticos-abioticos-um-ecossistema.htm. Acesso em 04 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Verifique se os alunos conseguiram: i) conceituar componentes bióticos e abióticos; ii) identificar os componentes nos ambientes. Para isso, utilize os registros da investigação e a produção do vídeo. Estes serão os principais instrumentos avaliativos, utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao conhecimento.

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