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Seres microscópicos estão por toda parte

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer características de diferentes seres vivos – Micro-organismos;
  • Perceber a importância dos micro-organismos para a manutenção do equilíbrio ecológico;
  • Compreender os critérios utilizados em agrupamentos e classificação desses seres vivos;
  • Classificar esses seres vivos, segundo critérios determinados;
  • Identificar métodos de higiene corporal e sua importância para a manutenção da saúde;
  • Reconhecer hábitos saudáveis e procedimentos para uma melhor qualidade de vida;
  • Estabelecer relação entre hábitos saudáveis, cuidado e saúde do organismo humano;
  • Avaliar atitudes e cuidados utilizados habitualmente na manutenção da saúde;
  • Reconhecer riscos à saúde individual e coletiva e maneiras de evitá-los;
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o ele seja capaz de identificar a diversidade de seres vivos existentes em nosso planeta. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptops e Ipad. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de ago. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de ago. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula, sugerimos que inicie conversando com os alunos sobre o que acontece com os alimentos quando ficam por muito tempo fora da geladeira. Em seguida, projete em data show imagens de alimentos estragados para que eles possam visualizar alguns micro-organismos vistos a olho nu ou se preferir imprima e colem em cartolina.

 

Fonte: Sítio: Brasil e dinheiro – Fungos e bactérias na alimentação. Disponível em: <http://www.brasiledinheiro.com/ciencia/2012/06/14/fungos-e-bacterias-na-alimentacao-1337.html>.  (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre fungos e bactérias.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Fonte: Sítio: Mundo Educação – A importância dos fungos na alimentação e no meio ambiente. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/importancia-dos-fungos-na-alimentacao-meio-ambiente.htm>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre a importância dos fungos na alimentação e no ambiente.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Fonte: Sítio: O Dia - Cientistas descobrem sistema que faz mosca da fruta evitar alimento estragado. Disponível em: <http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/cientistas-descobrem-sistema-que-faz-mosca-da-fruta-evitar-alimento-estragado-1.524609>. (Neste sítio você encontrará um texto informando que pesquisadores decodificaram, pela primeira vez, sistema neural que faz com que moscas percebam substância liberada por bactérias e fungos em frutas apodrecidas.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

  Após, a observação das imagens levante os questionamentos a seguir:

  • O que você vê nas imagens?
  • Situações como essa já aconteceu em sua casa?
  • Você sabe o que causa apodrecimento nos alimentos?
  • O que você conhece sobre os micro-organismos?
  • Você já ouviu falar sobre bactérias e fungos?

Professor,  converse com os alunos explicando que os micro-organismos só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio por serem seres muito pequenos representados pelas bactérias, protozoários , algumas algas, e alguns fungos. Eles estão espalhados por toda parte do nosso planeta e existe a Microbiologia é a Ciência que estuda os micro-organismos.

Em seguida,  disponibilize  o texto “Eles estão por todos os lados” aos alunos para leitura e discussão  sobre esses  micro-organismos.

 

texto elas estão...

Fonte: Juliana Caldas –a Jornalista - Vírus, bactérias e fungos: Qual é a diferença?. Disponível em:  <http://julianacaldas.blog.com/2013/01/03/virus-bacterias-e-fungos-qual-e-a-diferenca/>. ( Neste sítio você encontrará a matéria de ciências, que fala sobre o mundo invisível ao nosso redor, cheio de criaturas que não conseguimos enxergar, entre elas as bactérias, os fungos e os vírus.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Após a leitura e discussão solicite aos alunos que realizem as atividades abaixo no caderno de Ciências.

 

atividade

Fonte: Acervo da própria autora.

 

2º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, se possível realize uma degustação na sala de aula com leite fermentado (Yakult). Em seguida leia os ingredientes escritos no rótulo da embalagem e converse com os alunos sobre a existência de algumas bactérias que são benéficas a nossa saúde em alguns alimentos como no Yakult.

Disponibilize o texto abaixo no caderno dos alunos:

O que são lactobacilos vivos? Por que são benéficos?

 

texto lactobacilos

Fonte: Sítio: Guia Vila Mascote – Seu bairro em um clique - O que são lactobacilos vivos? Por que são benéficos?. Disponível em: <http://guiavilamascote.com.br/o-que-sao-lactobacilos-vivos-por-que-sao-beneficos/>. ( Neste sítio você encontrará  o texto na íntegra sobre os lactobacilos.). Acesso em: 04 de ago. 2014. (Texto adaptado).

 

Professor, como forma de registro solicite aos alunos que elaborem coletivamente um texto explicando a importância das bactérias em nossa vida.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que representem  o texto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

 

3º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Hora da Experiência

Professor, explique aos alunos, que para compreenderem melhor como surgem os fungos e mofos em alguns alimentos, eles deverão realizar o experimento a seguir. Veja os passos abaixo.

Fonte: Sítio: Smartkids –Passatempo – Vírus e Bactérias Experiência. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/virus-e-bacterias.html>. (Neste sítio você encontrará um a experiência sugerida.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Professor, peça aos alunos que observem o experimento durante um mês, escrevem e desenhem na ficha o que irá acontecer com o pão, após uma semana, quinze dias e um mês.

 

Data de observação                         

Pão dentro do saco exposto na luz solar

Pão dentro do saco no escuro

Pão molhado dentro do saco na geladeira

1 ª  SEMANA

 

 

 

 

 

 

15 DIAS

 

 

 

 

 

 

1 MÊS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Após a realização do experimento faça os seguintes questionamentos:

  • Qual era o aspecto do pão quando foi preparado para experiência?
  • Quando terminou a experiência como estava o pão?
  • O que você achou de fazer esta experiência?

Professor, se na sua escola houver um Laboratório de Ciências convide os alunos para observarem algumas bactérias no microscópio.

Faça assim:

· Molhe um cotonete e passe ao lado de uma pia. Em seguida, esfregue o cotonete na lâmina do aparelho e coloque uma cobertura. Insira a lâmina e ligue o microscópio.

· Peça para os alunos olharem pelo visor do aparelho, para que possam ver os diferentes tipos de bactérias que estavam na pia.

. Depois da observação  no microscópio peça a eles que desenhem o formato das bactérias que conseguiram identificar numa folha sulfite. Ao término da atividade exponha o trabalho da turma no mural da sala de aula.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor , como vimos anteriormente existem bactérias que fazem bem a nossa saúde, mas existem também  aquelas que prejudicam . Realize com os alunos a leitura do texto a seguir:

 

Protozoários

Os protozoários são formados por uma única célula. A maioria deles tem a capacidade de se locomover. Podem ser encontrados na água e no solo. São chamados de parasitas porque parasitam animais e plantas. No ser humano, causa doenças como malária e alguns tipos de disenterias.

 A ameba é um dos protozoários mais conhecido. Quando sobrevive no corpo humano é responsável por uma doença conhecida como amebíase, um tipo de disenteria.

 

ameba

Fonte: Grupo escolar – Ameba. Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/ameba.html>. ( Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre a ameba.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Vírus

Os vírus  só conseguem viver dentro de células de outros seres vivos, por isso eles são considerados parasitas. Eles são causadores de doenças como: gripe, sarampo e um tipo de conjuntivite.

 

virus

Fonte: Sítio: Doenças virais - Virus, seres vivos ou não vivos? . Disponível em: <http://virologiaemdemasia.blogspot.com.br/2010/01/virus-seres-vivos-ou-nao-vivos.html  >. (Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre os vírus.). Acesso em: 04 de ago 2014.

 

Alguns hábitos saudáveis permitem que algumas doenças causadas por micro-organismos sejam evitadas. Conheça agora alguns desses hábitos:

· Lavar as mãos antes das refeições, preparar os alimentos e após usar o banheiro. Utilizar água e sabonete, para matar os micro-organismos existentes nas mãos.

· Evitar alimentos que não sejam bem lavados e cozidos adequadamente;

· Cobrir a boca quando vai tossir ou espirra isso impede que os micro-organismos se espalhem pelo ar e cheguem até as pessoas;

·  Evitar aglomerações em lugares fechados.

 

Professor para que os alunos compreendam a importância de se lavar as mãos com sabonete realize a atividade a seguir:

 

Vivenciando outra experiência

Materiais necessários:

  • 1 sabonete branco;
  • Um pedaço de papel branco;
  • Tinta guache colorida;
  • Pincel.

 

Professor, oriente os alunos a seguir os seguintes passos:

 

  • Peça aos alunos para esfregarem o sabonete sobre o papel branco várias vezes;
  • Solicite que pincelem com tinta diluída em  água  o desenho feito com sabonete;
  • Peça aos alunos que observem com atenção que a tinta não penetra nos locais onde tem sabonete;
  • Faça a associação da tinta com os micro-organismos  para que os alunos possam entender que o sabonete é como se fosse uma defesa contra os micro-organismos.

Em seguida, disponibilize o cartaz abaixo para a turma e solicite que eles coloquem em ordem os passos de uma higienização correta das mãos. 

Depois de realizarem a experiência assista o vídeo da música Lavar as mãos  do grupo Palavra Encantada, para reconhecer  quando devemos lavar as mãos.

 

video

Fonte: Sítio: Youtube - Lavar as mãos. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_NN-PMybEC0  . (Neste vídeo os alunos aprenderão a importância de lavar bem as mãos para evitar o contágio  com  bactérias.). Acesso em: 11 de Ago. 2014.

 

Professor, converse com os alunos sobre em quais ocasiões devemos lavar as mãos e disponibilize o cartaz abaixo para a turma e solicite que eles coloquem em ordem os passos de uma higienização correta das mãos. 

01-  Observe as imagens atentamente e enumere de acordo com os passos para lavar as mãos:

 

mãos

Fonte : Sítio: Dettol  - higienização das mãos. Disponível em : <http://www.dettol.com.br/dicas-para-saude-da-familia/higienizacao-das-maos >. (Neste sítio você encontrará  a maneira correta de se lavar as mãos.). Acesso em: 12 de ago. 2014. (Atividade Adaptada).

Professor, converse com os alunos informando sobre a importância de lavar bem as mãos em vários momentos do dia. Evitando assim, aglomeração de micro-organismos e bactérias.

 

Trabalhando com gênero textual "cartaz"

Professor, aproveite o momento e proponha que os alunos confeccionem cartazes ensinando a comunidade escolar a lavar bem as mãos e conscientizando os alunos da importância de uma boa higienização das mãos.

Disponibilize diversos materiais para que eles elaborem cartazes interessantes.

Depois, distribuam os cartazes pelos principais locais de higienização na escola, tais como: perto dos banheiros, perto dos lavatórios que ficam na cantina, dentre outros.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Sítio:  Nova Escola – Como ensinar microbiologia, com ou sem laboratório. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo e cinco experiências sobre micro-organismos que não precisam de microscópio.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Sítio: Ciência hoje das crianças – Chuva de bactérias. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/chuva-de-bacterias/>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre as bactérias.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Sítio: Vídeo Youtube – Quintal da Cultura-germes e bactérias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpChq8HUTKw>. (Neste sítio você encontrará um vídeo animado onde Doroteia não lava as mãos antes de comer e Ludovico explica o que são os germes e as bactérias.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Sítio: Bebel Um Estilo de Vida - “Como evitar fungos no verão”. Disponível em:  <http://bbel.com.br/arquivo/post/como-evitar-fungos-no-verao >. (Neste sítio você encontrará textos explicativos sobre como evitar a proliferação de fungos.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: Smartkids – Para colorir – Bactérias lave as mãos. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/bacterias-lave-as-maos.html>. (Neste sítio você encontrará uma atividade para brincar e colorir.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Sítio: Smartkids – Jogos – Vírus e bactérias Quiz. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/virus-e-bacterias.html (Neste sítio você encontrará um quiz bem divertido sobre os vírus e bactérias.). Acesso em: 04 de Ago. de 2014.

Sítio: Ciências hoje para crianças - Jogo. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/jogos/microorganismos/game_microorganismos.html>. (Neste sítio você encontrará o dinossaurinho Rex que tenta combater a invasão de vírus e bactérias prejudiciais a saúde e você precisa ajudá-lo.). Acesso em: 04 de ago. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: reconhecer características de diferentes seres vivos – micro-organismos; perceber a importância dos micro-organismos para a manutenção do equilíbrio ecológico; compreender os critérios utilizados em agrupamentos e classificação desses seres vivos; classificar esses seres vivos, segundo critérios determinados; identificar métodos de higiene corporal e sua importância para a manutenção da saúde; reconhecer hábitos saudáveis e procedimentos para uma melhor qualidade de vida; estabelecer relação entre hábitos saudáveis, cuidado e saúde do organismo humano; avaliar atitudes e cuidados utilizados habitualmente na manutenção da saúde; reconhecer riscos à saúde individual e coletiva e maneiras de evitá-los; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes; utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Carmen Lucia de Lima, Escola Municipal Marechal Olimpio Falconieri da Cunha , Santa Catarina - disse:
    carmen.itj@gmail.com

    03/11/2014

    Cinco estrelas

    maravilhosa a aula, fácil compreenção. os exemplos de atividades são otimos.


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