19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades relativas à leitura e à escrita; já consigam diferenciar alguns animais e seus ambientes, suas diferenças e semelhanças entre eles. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de ago. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de ago. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, apresente em uma caixa várias imagens de animais que podem ser criados no ambiente familiar. Converse com os alunos sobre o nome e as características de cada animal e questione-os se alguém possui algum desses animais em casa.
Fonte: Putsgrilo. Animais de estimação para criar em apartamentos. Disponível em: <http://www.putsgrilo.com.br/curiosidades/animais-de-estimacao-para-criar-em-apartamento/>. (Neste sítio você encontrará imagens de alguns animais que podem ser criados em casa, informações sobre suas características e dicas.). Acesso em: 07 de ago. 2014.
Fonte: Grafite 07. Doação de filhotes. Disponível em: <http://grafite-07.blogspot.com.br/2009/03/fotos-de-bichos-de-estimacao.html#>. (Neste sítio você encontrará imagens de alguns animais de estimação.). Acesso em: 07 de ago. 2014.
Fonte: Moda e Mundo. Os bichinhos de estimação mais fofos do mundo. Disponível em: <http://luan-juli.blogspot.com.br/2011/10/top-5-os-bichinhos-de-estimacao-mais.html>. (Neste sítio você encontrará imagens de alguns animais de estimação.). Acesso em: 07 de ago. 2014.
Organize uma lista com os alunos em papel Kraft dos nomes dos animais de estimação que eles têm em casa.
Professor, a lista poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Imagem acervo da própria autora.
Em seguida, peça aos alunos para pesquisarem sobre algumas características físicas, alimentação e habitat do seu animal de estimação. Caso algum aluno não tenha um animal de estimação, oriente-o a pesquisar características e informações de algum bichinho de estimação que gostaria de conviver.
Acompanhe-os até o Laboratório de Informática acessando o tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos abaixo:
Delas Comportamento. O animal de estimação certo para você. Disponível em: <http://delas.ig.com.br/comportamento/o-animal-de-estimacao-certo-para-voce/n1237777275583.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre os animais de estimação que mais combina com você e com sua família, além de conhecer as características de cada animal.). Acesso em: 08 de ago. 2014.
Fonte: Youtube. Vídeo: Bichinhos de estimação. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-oJxCXSSjG8>. (Neste sítio você encontrará um vídeo que trata de informações sobre as características, curiosidades e cuidados com alguns animais de estimação explicados por um especialista em comportamento animal.). Acesso em: 08 de ago. 2014.
Professor, faça as intervenções quando julgar necessárias.
Promova a discussão sobre o vídeo, converse com os alunos sobre o que mais lhe chamou a atenção, as dificuldades e facilidades encontradas na pesquisa.
Em seguida, organize os alunos em grupos, oriente-os na construção de um cartaz com informações coletadas sobre o seu animal de estimação, caso algum aluno não tenha seu bicho de estimação, o seu cartaz poderá conter informações de qual é o animal de estimação certo para você e sua família.
Agora, que você conheceu outras curiosidades sobre a vida do seu animal de estimação, represente as informações que você aprendeu por meio de um pequeno texto em seu caderno.
Professor, converse com os alunos que, para escolher um animal de estimação é necessário a autorização dos familiares que convivem na mesma casa, isso é uma decisão importante e envolve responsabilidade, cuidados e espaço adequado. Seja ele adotado, comprado ou ganhado, não importa. Com o tempo os bichinhos acabam se tornando um membro da família. E você será o seu anjo protetor, o “melhor amigo” por muito tempo, inclusive durante férias e feriados prolongados. Levante alguns questionamentos:
Logo após, disponibilize o texto no projetor, papel Kraft ou cartolina, e leia-o com alunos.
Cuidados Básicos
Lista para ajudar a garantir a saúde do seu animal 2. Algumas cidades do país, como São Paulo, exigem o Registro Geral Animal (RGA), que tem o mesmo valor da nossa carteira de identidade. Informe-se no centro de zoonoses de sua região. 3. Mantenha o bicho longe de produtos de limpeza, que podem causar intoxicação. Baldes com roupas de molho, por exemplo, são uma tentação para filhotes curiosos. 4. Se você mora em apartamento, as janelas devem ter redes especiais de proteção para evitar quedas, sobretudo de gatos. 5. Cuidado com flores e plantas. Muitas podem ser venenosas e causar intoxicação. 6. Lembre-se da vermifugação. A cada seis meses, ela deve ser feita (por via oral). |
É importante orientar os alunos sobre esses cuidados básicos e por que eles são necessários.
Elabore juntamente com os alunos um acróstico contendo informações sobre esses cuidados, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.
Nesta atividade você poderá utilizar o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Ao terminar, salve em um pendrive e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.
Atividade de casa
Observe ou escolha um animal de estimação e represente por meio de desenho, registre suas ações diárias, por exemplo: o horário que se alimenta, os passeios na semana, os cuidados com a higiene e a saúde.
Com a ajuda de seus familiares observe por dois dias o seu animal de estimação, caso não possua nenhum animal de estimação, imagine qual dos animais pesquisados você gostaria de cuidar e como seria essa amizade.
Registre no caderno de Ciências de acordo com as informações que se pede. Preencha a ficha abaixo:
NOME DO ANIMAL: ____________________________________________________
DIA DA SEMANA |
ATIVIDADES DIÁRIAS |
HORÁRIO |
REGRAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem acervo da própria autora.
Professor, converse com a turma sobre a saúde do seu animal de estimação. Será que o ele deve ser vacinado? Vocês sabem quais são as vacinas e a sua importância? Que tal investigar? Apresente o vídeo aos alunos de um veterinário que conta a importância de vacinar o seu animal. Para isso, assista ao vídeo com a turma, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) ou o tablet. Juntamente com os alunos acesse o sítio:
Fonte: Vídeo: Youtube. TV PET ONLINE Vacinação. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-WAWs3kzX60>. (Neste vídeo você encontrará informações sobre a importância da vacinação do seu animal.). Acesso em: 10 de ago. 2014.
Após assistirem o vídeo, solicite aos alunos que responda as perguntas no caderno de Ciências.
Professor, apresente aos alunos uma carteira de vacinação por meio de data show ou imprima-a, levante questionamentos:
Fonte:Sítio disponível em: <http://blog.mundodositio.globo.com/2013/11/26/carteirinha-dos-caes/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, solicite aos alunos que pesquisem o cartão de vacinação de seu animal. Se possuir, peça que traga para a sala de aula para comparar e verificar se falta alguma vacina.
Agora, é a sua vez de elaborar um cartaz de vacinação para o seu animal de estimação. Para isso, organize os alunos em duplas e solicite que criem cartazes de divulgação destacando a importância de vacinar os animais. Se preferir apresente algumas sugestões no sítio abaixo:
Fonte: Piracuruca.com. Campanha Nacional de Vacinação. Disponível em: <http://www.piracurucaaovivo.com/2014/06/campanha-nacional-de-vacinacao-anti.html >. (Neste sítio você encontrará informações sobre a vacinação de seu animal de estimação.). Acesso em: 09 de ago. 2014.
Professor, divulgue no blog da escola os cartazes elaborados pelos alunos sobre a importância da vacinação dos animais.
Professor, combine com os alunos um dia animal na escola para cada um apresentar seu bichinho de estimação. Peça aos familiares que participem desse momento acompanhando seu (sua) filho (a) na exposição para que ao término das apresentações cada familiar levem os bichos de volta para casa. Não se esqueça de organizar uma amostra de objetos que podem ser utilizados para a higiene e a diversão do seu animal.
Cabe a você professor de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar a brincadeira por meio de fotos das placas existem no interior da escola. Depois, construa um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar as características de alguns animais de estimação; reconhecer características, alimentação e habitat de alguns animais; reconhecer as características do gênero textual lista; produzir um texto a partir das informações pesquisadas; destacar alguns cuidados básicos com os animais de estimação; conhecer o nome e a importância das vacinas nos animais; apresentar seu animal de estimação na exposição e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!