Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Notícias: ler para informar-se

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler com o objetivo de informar-se.
  • Identificar os elementos da notícia.
  • conhecer um jornal de perto, folheando e respondendo a perguntas sobre ele.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Laboratório de Informática.
  • Datashow.
  • Produção escrita.

 

MÓDULO 1

 

SENSIBILIZANDO PARA O ESTUDO SOBRE O GÊNERO NOTÍCIA

 

ATIVIDADE 1 - LER PARA INFORMAR-SE

 

  • Professor, inicie as aula convidando seus alunos para irem ao Laboratório de Informática com o objetivo de navegar pela internet nos sites já indicados por você para que os estudantes possam ler variadas notícias.

Sites indicados:

1. http://www.em.com.br/  Jornal Estado de Minas - Acesso em: 13 ago 2014.

2. http://www.otempo.com.br/ Jornal O Tempo - Acesso em: 13 ago 2014.

3. http://www.tribunademinas.com.br/  Jornal Tribuna de Minas - Acesso em: 13 ago 2014.

4. http://www.ejornais.com.br/jornal_diario_da_tarde.html O Diário da tarde 

 

Peça aos alunos que escolham notícias de diferentes temas, leiam-nas uma a uma procurando entendê-las.

 

ATIVIDADE 2 - APRESENTAÇÃO ORAL DE UMA NOTÍCIA

 

Os alunos deverão apresentar as notícias oralmente aos colegas, como se fosse um Jornal televisivo. Professor, organize a sala, coloque uma mesa na frente, arranje um microfone.  A professora deve tomar o cuidado de orientá-los para que não repitam as notícias.

 

Imagem disponível em:https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+apresentação+de+jornal+por+alunos&espv=2&tbm=isch&imgil=0J3cFJXonVwFPM%253A%253BIudl9yrwabEFU M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fcmfcps.arteblog.com.br%25252F238852%25252FAlunos-do-Colegio-M-Frei-Calixto-apr

esentam-trabalho-em-forma-de-jornal%25252F&source=iu&usg=__-k26py16mPzAGLZYzXcFFO

Acesso em: 13 ago 2014.

 

ATIVIDADE 3 - APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO

 

PROFESSOR, apresente em slides as características do gênero Notícia.  Dê uma boa aula expositiva. Estude para complementar as informações dos slides.

Sugestão:

 

SLIDE 1

* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.

* O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais.

 

SLIDE 2



* O lide (este termo deriva de uma palavra inglesa – lead) – Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas:

Onde aconteceu o fato?

Com quem?

O que aconteceu?

Quando?

Como?

Por quê?

Qual foi o assunto?

 

SLIDE 3

* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.

Disponível em: https://sites.google.com/site/emefpejosedeanchieta2014/projetos/5o-ano/noticia Acesso em: 18 ago, 2014.

 

ATIVIDADE 4-  LENDO PARA INFORMAR-SE

 

  • Professor, providencie cópias do texto abaixo para os estudantes. Leiam juntos o texto para informar-se. Procure sempre complementar as informações.

 

Comunicar

Os jornais e revistas publicam diversos textos com características bem diferentes. São notícias, reportagens, entrevistas, artigos, editoriais, crônicas, anúncios publicitários, entre outros. Alguns deles têm a intenção de informar (as notícias, reportagens, entrevistas). Outros visam convencer o leitor a concordar com um determinado ponto de vista (os artigos e editoriais) ou a comprar um produto (os anúncios publicitários).

Há textos, ainda, que podem levar o leitor à reflexão acerca de um tema cotidiano por meio de uma linguagem coloquial e, muitas vezes, literária (as crônicas). A intencionalidade do texto bem como a quem ele se destina são elementos muito importantes para que seu autor defina o gênero em que a mensagem será escrita, o seu nível de formalidade e como ele será veiculado. Os textos jornalísticos escritos são, geralmente, de grande alcance. É difícil definir exatamente a quem eles se destinam, devido à diversidade do público leitor de seus veículos (jornais, revistas). Apenas podemos ter uma noção geral desse público, precisando a camada social a que a maioria dos leitores pertence e seu nível de escolaridade.

 

Linguagem própria

Por serem veículos de massa, jornais e revistas tiveram que criar uma linguagem própria, capaz de atingir os mais diferentes leitores. Nesse sentido, é que as notícias têm na voz passiva e na partícula apassivadora se, grandes aliadas na transmissão de um texto que procura ser impessoal.

 

O "lead": um resumo inicial

Observe que, no primeiro parágrafo do texto, a notícia aparece de forma resumida, a fim de que as informações mais importantes possam ser facilmente localizadas pelo leitor. Isso é o que chamamos de lead da matéria, ou seja, onde o jornalista tenta responder as questões: o que, quem, quando, onde e como.

A intenção do lead é atrair a atenção do leitor para que ele continue lendo o texto. No seu desenvolvimento, temos um detalhamento da notícia e a inserção de trechos de entrevistas.

Disponível em: 

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/noticia-de-jornal-elementos-linguisticos-tipicos-do-texto-jornalistico.htm Acesso em: 18 ago 2014.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 – EXPLORANDO A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL

 

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+da+primeira+p%C3%A1gina+de+um+jornal&espv=2&tbm=isch&imgil=GG7GE6y3N7tEcM%253A%253BS2FLbTUpch

RGMM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%25252FfichaTecnicaAula.html%25253Faula%2525

253D25292&source=iu&usg=__ksTBMp7-iOoSfkEn_qa7uNI2n0Y%3D&sa=X&ei=dGjrU4WrG9PNsQT_mYKACQ&ved=0CB4Q9QEwAA&biw=1366&bih=667#facrc=_&img

dii=_&imgrc=GG7GE6y3N7tEcM%253A%3BS2FLbTUpchRGMM%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%2

52Fstorage%252Fdiscovirtual%252Fgalerias%252Fimagem%252F0000000748%252F0000015977.jpg%3Bhttp%253A%252F

%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252FfichaTecnicaAula.html%253Faula%253D25292%3B400%3B292

 Acesso em: 13 ago 2014.

Os alunos receberão jornais da cidade onde moram. Os alunos o folhearão, lerão as notícias e logo após, o professor deverá pedir que foquem na primeira página para fazerem as atividades abaixo.

  • Entregar cópias  do seguinte roteiro de atividades para os alunos:

 

Identifique na página os seguintes elementos:

A) O título da notícia que apresenta maior destaque na página .

 

B) O assunto retratado nas fotos com maior destaque.

 

C) Qual é o objetivo de uma primeira página de jornal?

 

ATIVIDADE 2 -  OBSERVANDO A PRIMEIRA PÁGINA

 

  • Observe bem a primeira página e responda às questões:

 

A)     Em sua opinião, o que mais chama a atenção na primeira página do Jornal que está lendo?

 

B)      Qual assunto recebeu maior destaque? Explique como você chegou a essa conclusão.

 

C)      Qual a intenção do jornal ao usar letras maiores em alguns títulos?

 

PROFESSOR, para finalizar, faça a correção das atividades, retirando todas as dúvidas dos alunos.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Avaliação

O professor deverá observar a participação e o interesse dos alunos ao desenvolverem as atividades. Poderá criar um roteiro para que não se perca nas observações. Por exemplo:

  • Participação – sim , não , às vezes
  • Finalizou a atividade – sim, não, às vezes
  • Não fez as atividades – sim, não , às vezes
  • Acertou grande parte da atividade – sim , não, às vezes
  • Errou grande parte das atividades - sim, não, às vezes
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.