19/08/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
MÓDULO 1
SENSIBILIZANDO PARA O ESTUDO SOBRE O GÊNERO NOTÍCIA
ATIVIDADE 1 - LER PARA INFORMAR-SE
Sites indicados:
1. http://www.em.com.br/ Jornal Estado de Minas - Acesso em: 13 ago 2014.
2. http://www.otempo.com.br/ Jornal O Tempo - Acesso em: 13 ago 2014.
3. http://www.tribunademinas.com.br/ Jornal Tribuna de Minas - Acesso em: 13 ago 2014.
4. http://www.ejornais.com.br/jornal_diario_da_tarde.html O Diário da tarde
Peça aos alunos que escolham notícias de diferentes temas, leiam-nas uma a uma procurando entendê-las.
ATIVIDADE 2 - APRESENTAÇÃO ORAL DE UMA NOTÍCIA
Os alunos deverão apresentar as notícias oralmente aos colegas, como se fosse um Jornal televisivo. Professor, organize a sala, coloque uma mesa na frente, arranje um microfone. A professora deve tomar o cuidado de orientá-los para que não repitam as notícias.
esentam-trabalho-em-forma-de-jornal%25252F&source=iu&usg=__-k26py16mPzAGLZYzXcFFO
Acesso em: 13 ago 2014.
ATIVIDADE 3 - APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO
PROFESSOR, apresente em slides as características do gênero Notícia. Dê uma boa aula expositiva. Estude para complementar as informações dos slides.
Sugestão:
SLIDE 1
* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.
* O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais.
SLIDE 2
* O lide (este termo deriva de uma palavra inglesa – lead) – Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas:
Onde aconteceu o fato?
Com quem?
O que aconteceu?
Quando?
Como?
Por quê?
Qual foi o assunto?
SLIDE 3
* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.
Disponível em: https://sites.google.com/site/emefpejosedeanchieta2014/projetos/5o-ano/noticia Acesso em: 18 ago, 2014.
ATIVIDADE 4- LENDO PARA INFORMAR-SE
Comunicar
Os jornais e revistas publicam diversos textos com características bem diferentes. São notícias, reportagens, entrevistas, artigos, editoriais, crônicas, anúncios publicitários, entre outros. Alguns deles têm a intenção de informar (as notícias, reportagens, entrevistas). Outros visam convencer o leitor a concordar com um determinado ponto de vista (os artigos e editoriais) ou a comprar um produto (os anúncios publicitários).
Há textos, ainda, que podem levar o leitor à reflexão acerca de um tema cotidiano por meio de uma linguagem coloquial e, muitas vezes, literária (as crônicas). A intencionalidade do texto bem como a quem ele se destina são elementos muito importantes para que seu autor defina o gênero em que a mensagem será escrita, o seu nível de formalidade e como ele será veiculado. Os textos jornalísticos escritos são, geralmente, de grande alcance. É difícil definir exatamente a quem eles se destinam, devido à diversidade do público leitor de seus veículos (jornais, revistas). Apenas podemos ter uma noção geral desse público, precisando a camada social a que a maioria dos leitores pertence e seu nível de escolaridade.
Linguagem própria
Por serem veículos de massa, jornais e revistas tiveram que criar uma linguagem própria, capaz de atingir os mais diferentes leitores. Nesse sentido, é que as notícias têm na voz passiva e na partícula apassivadora se, grandes aliadas na transmissão de um texto que procura ser impessoal.
O "lead": um resumo inicial
Observe que, no primeiro parágrafo do texto, a notícia aparece de forma resumida, a fim de que as informações mais importantes possam ser facilmente localizadas pelo leitor. Isso é o que chamamos de lead da matéria, ou seja, onde o jornalista tenta responder as questões: o que, quem, quando, onde e como.
A intenção do lead é atrair a atenção do leitor para que ele continue lendo o texto. No seu desenvolvimento, temos um detalhamento da notícia e a inserção de trechos de entrevistas.
Disponível em:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/noticia-de-jornal-elementos-linguisticos-tipicos-do-texto-jornalistico.htm Acesso em: 18 ago 2014.
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1 – EXPLORANDO A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+da+primeira+p%C3%A1gina+de+um+jornal&espv=2&tbm=isch&imgil=GG7GE6y3N7tEcM%253A%253BS2FLbTUpch
dii=_&imgrc=GG7GE6y3N7tEcM%253A%3BS2FLbTUpchRGMM%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%2
%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252FfichaTecnicaAula.html%253Faula%253D25292%3B400%3B292
Acesso em: 13 ago 2014.
Os alunos receberão jornais da cidade onde moram. Os alunos o folhearão, lerão as notícias e logo após, o professor deverá pedir que foquem na primeira página para fazerem as atividades abaixo.
Identifique na página os seguintes elementos:
A) O título da notícia que apresenta maior destaque na página .
B) O assunto retratado nas fotos com maior destaque.
C) Qual é o objetivo de uma primeira página de jornal?
ATIVIDADE 2 - OBSERVANDO A PRIMEIRA PÁGINA
A) Em sua opinião, o que mais chama a atenção na primeira página do Jornal que está lendo?
B) Qual assunto recebeu maior destaque? Explique como você chegou a essa conclusão.
C) Qual a intenção do jornal ao usar letras maiores em alguns títulos?
PROFESSOR, para finalizar, faça a correção das atividades, retirando todas as dúvidas dos alunos.
Para leitura do professor:
O professor deverá observar a participação e o interesse dos alunos ao desenvolverem as atividades. Poderá criar um roteiro para que não se perca nas observações. Por exemplo:
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