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Causos: narrações orais

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ·         Estudar o gênero causo e suas características.
  • ·         Diferenciar a linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita
  • Noções básicas sobre a estrutura composicional do Relato.
Estratégias e recursos da aula
  • Datashow
  • Vídeo
  • Produção oral

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=cartazes+com+causos&espv=2&tbm=isch&imgil=WE77zfPZhm_XNM%253A%253BEeg-WRq9j4y7gM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.caratinga.mg.gov.br%25252Fmat_vis.aspx%25253Fcd%2525253D7222&source=iu&usg=

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  • Um bom narrador faz um intercâmbio de vivências capaz de despertar  em uma pessoa um aprendizado através do sentimento gerado na troca de experiências, ainda que somente rememoradas. 

 

MÓDULO 1 

 

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DO TEMA

 

  • Professor, faça uma rodinha com os alunos para conversarem sobre o assunto.  Antes, convide os alunos para assistirem ao vídeo Rolando Boldrin - Causo da Procissão - YouTube

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QvkwDH_ewWo Acesso em: 19 ago 2014.

 

  • Depois de assistirem ao vídeo,  discutam:

 

-  De que se trata o causo?

- Como é a linguagem usada pelo contador ?

- Como seria o causo se ele fosse contado com a norma culta da língua.

- O sentido seria o mesmo?

- Despertaria risos e gargalhadas da plateia, como as mostradas no vídeo?

 

·         Pergunte, ainda,  aos alunos se eles:

 

- Já tinham ouvido algum causo.

- Conhecem outras pessoas que contam causos.

- Será que algum aluno sabe contar causos?

- Conte um causo para a turma, professor.

 

ATIVIDADE 2  - RELATO X CAUSO

 

  • Professor, entregue dicionários escolares para os alunos e peça que eles procurem o significado de relato e depois de causos. Explique a eles a diferença entre os dois gêneros. Um causo não é uma história relatada e sim contada.

Causo é uma história (representando fatos verídicos ou não), contada de forma engraçada, com objetivo lúdico.Muitas vezes apresentam-se com rimas,trabalhando assim a sonoridade das palavras.São conhecidos também como causos populares e já fazem parte do folclore brasileiro. 

Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/causo/ Acesso em: 19 ago 2014.

 

Relato é uma forma narrativa cuja extensão é inferior à da novela. Por isso, o autor de um relato deve sintetizar o que é mais relevante e enfatizar aquelas situações que são essenciais para o desenvolvimento da história. Os relatos podem ser fictícios (como um conto ou uma epopeia) ou pertencer ao mundo da não-ficção (como as notícias jornalísticas). 

Disponível em: http://conceito.de/relato Acesso em: 19 ago 2014.

 

  • Professor, o roteiro abaixo o ajudará em sua tarefa de ensinar o gênero CAUSO.

 

 .         Podemos escrever um causo da mesma maneira que falamos?

·         Quais recursos o autor usa para deixar o texto com características de um causo?

·         O que é necessário conhecer, antes de escrever um causo?

·         Que características o texto lido tem que ajudam o leitor entender melhor a história?

 

·       

ATIVIDADE 3 - CARACTERÍSTICAS DO CAUSO NO DATASHOW

 

SLIDE 1

Disponível em: http://jleitores.blogspot.com.br/2013/01/genero-textual-causos-populares.html  Acesso em: 19 ago 2014.

 

SLIDE 2

 

Os causos são histórias fantásticas que podem ser engraçadas ou assustadoras, mas que devem ser contadas obedecendo a algumas regrinhas: um causo, para ser bem contado, tem que conferir às palavras entonação, ritmo e até mesmo sotaque e expressões interioranas. Esses elementos são fundamentais para capturar a atenção de quem ouve e provocar as mais diferentes sensações.

 

SLIDE 3

 

 No Brasil, o povo mineiro tem fama de bons contadores de causos, mas esse gênero não fica restrito apenas a algumas regiões, pois o causo agrada a gaúchos e baianos.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 - LENDO UM CAUSO

 

O CAUSO DO CAIXEIRO-VIAJANTE

 

_________________________________________________

 

Recontando Contos Populares

 

Há muito tempo, esta história foi narrada por um caixeiro-viajante; e, na época, tido como verídica. Entrou para a oralidade popular e, hoje, já é ouvida em diferentes localidades do Brasil. Vou recontá-la, porém nas minhas letras.

Quando eu era viajante, tinha sempre de andar a cavalo (não havia estradas de automóveis e, portanto, sequer autos de aluguel ou ônibus) e levava sempre em minha companhia um guia.

Entre os muitos que tive, havia um, muito curioso e perguntador, que tinha por costume de me dar o tratamento (aliás, indevido) de doutor. Cansei de adverti-lo que não era doutor, mas o homenzinho não se consertava. De momento a momento estava ele a dizer-me: seu doutor pra aqui, seu doutor pra acolá.

Certa vez viajávamos num município distante. Íamos silenciosos pela estrada fora. O dia estava lindo e o céu azul com muitas nuvens que se moviam preguiçosas. 

De repente pergunta-me o guia: 

— Por que será, seu doutor, que as nuvens não têm sossego e andam sempre de um lado para outro? 

Sorri, e lhe respondi: 

— Ora essa! Pois você não sabe que as nuvens são, como os homens, ambiciosas e invejosas e procuram tomar o lugar uma das outras, pensando ser, o lugar das outras, melhores que os delas? 

— Lá isso é verdade seu doutor. Bem diz o ditado: “A galinha do vizinho é sempre mais gorda do que a minha”.

— Pois então?

— Tá certo!

 ®Sérgio.

Texto disponível em; http://www.recantodasletras.com.br/contos/2508531  Acesso em: 19 ago 2014.

 

  • Professor, depois de lido, conte o causo para os alunos. A ideia é fazer com que eles notem, a diferença  entre o causo "contado" e o causo "escrito".

 

  • Professor, é muito importante que você deixe bem claro para seus alunos que o causo não é um gênero inferior, pois diversos escritores renomados, como Graciliano Ramos e Mario Quintana, escreveram histórias nas quais foram preservadas marcas informais da fala e do vocabulário do povo do interior. 

 

Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-genero-causo-sala-aula.htm Acesso em: 19 ago 2014.

 

OBS: No final das aulas, peça aos alunos que registrem  todas as descobertas sobre os CAUSOS em um cartaz que possa ser consultado posteriormente.

Recursos Complementares
Para leitura do  professor:
 
1. NARRATIVAS DA CULTURA CAIPIRA E AUDIOVISUAL: possibilidades de registros e estudo das especificidades formais dos causos. Disponível em:  http://www.uel.br/revistas/boitata/volume-14-2012/Danielbatistan14.pdf Acesso em: 19 ago 2014.
 
2. BERTOZZI, C. CAUSOS E ASSOMBRAÇÕES NA COLEÇÃO LUA CHEIA: UMA ANÁLISE DO DISTANCIAMENTO DO NARRADOR ORAL. Disponível em: 
Avaliação
  • Professor,  para a avaliação, prefira a processual, uma vez que por meio dela, você poderá observar o interesse e a participação dos estudantes ao desenvolverem as atividades. Retome os objetivos, a saber:  estudar o gênero causo e suas características; diferenciar a linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas e veja se eles foram alcançados. Converse com os alunos sobre cada um deles. 
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