Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos classificar os seres vivos?

 

19/08/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estabelecer critérios para organizar os seres vivos.
  • Agrupar os seres vivos de acordo com características semelhantes ou diferentes.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação.
  • Produzir uma apresentação no programa Prezi.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de biodiversidade.
  • Tipos de células (procarionte e eucarionte) e números de células (unicelulares e pluricelulares).
  • Tipos de nutrição: autotrófica e heterotrófica
Estratégias e recursos da aula
  • Exibição de vídeo.
  • Atividade de investigação.
  • Atividade em grupo.
  • Apresentação no programa Prezi.
  • Socialização de ideias.

O planeta Terra possui uma grande variedade de seres vivos habitando diferentes ambientes. Esses seres vivos apresentam características próprias, relacionadas ao tamanho, à estrutura de suas células, ao seu metabolismo, às formas de reprodução, dentre outras.

Para conhecer melhor a variedade de espécies de seres vivos do nosso planeta e facilitar os estudos, faz-se necessário agrupá-los de acordo com características que eles apresentam em comum ou que os diferenciam.

 

Atividade 1: Classificação dos seres vivos

Os objetivos da atividade são:

- organizar e classificar os seres vivos;

- definir critérios para classificação dos seres vivos;

- analisar padrões nos seres vivos; e

- construir argumentos acerca da classificação dos seres vivos.

 

Professor:

1) 1) Inicie as aulas propondo aos alunos que imaginem serem cientistas e que queira classificar os seres vivos. Para isso, solicite-os que acessem, no computador individual ou compartilhado, o seguinte vídeo: Procurando Nemo. Duração: 1min.31seg.Disponível em: http://www.assistirfilmesonline.org/2009/09/procurando-nemo.html.Acesso em 07 de agosto de 2014.

- Caso não seja possível o acesso por meio de computadores individuais ou compartilhados, projete o vídeo utilizando notebook, data show e caixas de som.

Procurando Nemo

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/2/29/Finding_Nemo.jpg. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

2) Informe aos alunos que eles deverão escolher a maneira que lhes pareçam melhor para agrupar os seres vivos, exibidos no vídeo, de acordo com as características semelhantes ou diferentes. Os alunos poderão formar quantos grupos de seres vivos que acharem necessários e deverão registrar os critérios utilizados para a classificação sugerida.

3) Informe aos alunos que os registros deverão ser feitos, individualmente, no caderno.

4) Após a exibição do vídeo e realização dos registros, proponha que os alunos se organizem em grupos de 4 integrantes para discussão e socialização dos registros. 

5) Informe aos alunos que eles deverão organizar as ideias em apenas um registro que aborde os resultados das discussões sobre a classificação dos seres vivos e os critérios utilizados para concluir esse trabalho.  

6) Oriente as discussões nos grupos e estimule a participação de todos.

7) Em seguida, proponha aos alunos realização de uma pesquisa no Laboratório de Informática. A pesquisa tem como objetivos confrontar as interpretações baseadas no senso comum com as interpretações científicas.

- Para isso, sugira os seguintes materiais:

GEORGIA, Nayla. Classificação dos seres vivos. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/. Acesso em 17 de agosto de 2014.

MENDES, Juliana. Classificação dos seres vivos. Disponível em: http://pt.slideshare.net/julianamendes10048/classificao-dos-seres-vivos-16634636. Acesso em 17 de agosto de 2014.

8) Informe os alunos que eles deverão fazer as correções necessárias nos registros. Auxilie-os sempre que for necessário.

9) Os registros deverão ser utilizados na atividade 2.

 

Atividade 2: Socialização dos estudos realizados

Os objetivos da atividade são:

- organizar uma apresentação no programa Prezi; e

- contribuir para a capacidade de argumentação.

 

Professor:

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro ambiente que permita acesso aos computadores e à internet.

1) Com os alunos organizados nos mesmos grupos, proponha que os registros sejam organizados em uma apresentação no programa Prezi. Para isso, envie os seguintes materiais via e-mail para que os alunos leiam antes da atividade:

Prezi Software de Apresentação. Disponível em: http://prezi.com/. Acesso em 07 de agosto de 2014.

Aula de Prezi. Como criar uma apresentação em Prezi. Duração: 10min41seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BLDJQRLsJJo. Acesso em 07 de agosto de 2014.

Prezi

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b4/Prezi_logo_transparent_2012.svg/1024px-Prezi_logo_transparent_2012.svg.png. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

- Caso não seja possível, reserve um tempo para apresentar os materiais supracitados ou combine com o professor de Informática para que seja ministrada uma oficina sobre como criar uma apresentação no Prezi.

2) Após a organização dos registros, conforme atividade 1, proponha que cada grupo socialize as ideias. Para isso, informe-os que cada grupo terá no máximo 10 minutos para a apresentação aos colegas. 

3) Neste momento, estimule a participação dos alunos para que todos possam falar e ouvir as ideias dos colegas. Faça intervenções sempre que julgar necessário.

- Espera-se que os alunos percebam a importância da classificação dos seres vivos como forma de facilitar os estudos. Além disso, eles deverão utilizar os critérios de organização celular, número de células e nutrição para organizar e classificar os seres vivos em reinos.

4) Poste as apresentações dos alunos no blog  da turma. Solicite aos alunos do mesmo na de ensino que acessem e deixem comentários sobre o conteúdo apresentado e a formatação da apresentação no Prezi dos outros grupos.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- VILA, Rodrigo Gimenes. Classificação dos seres vivos. Duração: 23min25seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o_uTx1G-dLs. Acesso em 07 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todo o trabalho pedagógico. Pode ser realizada por meio das observações referentes à participação e ao envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas trabalho. A apresentação dos trabalhos no programa Prezi será utilizada para avaliar as aproximações e distanciamentos dos alunos acerca do conteúdo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • priscila, cmei , Paraná - dijo:
    priamarafa@gmail.com

    24/08/2014

    Quatro estrelas

    olá gostaria de parabeniza- la pelo plano de aula achei bem interresante e criativo...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.