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Botânica: conhecendo as pteridófitas

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.



Figura 1
 

1

Fonte: Disponível em  http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=672   (Acesso em 20 de julho de 2014).

 

Figura 2
 

2

Fonte: Disponível em  http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/o-que-sao-pteridofitas.html  (Acesso em 20 de julho de 2014).

 

Figura 3
 

3

Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/o-que-sao-pteridofitas.html   (Acesso em 20 de julho de 2014).

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as plantas representadas nas figuras?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as plantas representadas nas figuras?

3 – As plantas representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

4 – Como ocorre a reprodução das plantas representadas nas figuras?

5 – Alguma das plantas representadas nas figuras sofre risco de extinção


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:


Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre as pteridófitas e seu método de reprodução (Figura 4). O vídeo tem duração de 6 minutos e 56 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=psIdyUQDSIo (Acesso em 20 de julho de 2014).
 

Comentário:

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.


Figura 4: Vídeo: Pteridófitas (6:56)

4

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=psIdyUQDSIo  (Acesso em 20 de julho de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Contextualização
 

1 – Quais são as características que representam as adaptações terrestres das pteridófitas?

2 – Quais são os nomes das duas fases do ciclo vital dos vegetais?

3 – Qual a função dos esporófitos?

4 – Qual a função do protalo?

5 – Porque a água é fundamental para as pteridófitas?

6 – Qual é a etapa mais desenvolvida no ciclo vital de uma pteridófita? Explique.


Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.


Terceiro momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.


Grupo 1: Pteridófitas, site Biologia
 Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php  (Acesso em 20 de julho de 2014).


Grupo 2: O que são pteridófitas?, site Colégio Web
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/o-que-sao-pteridofitas.html     (Acesso em 20 de julho de 2014).


Grupo 3: Pteridófitas, site Toda Biologia
Fonte: Disponível: http://www.todabiologia.com/botanica/pteridofitas.htm   (Acesso em 20 de julho de 2014).


Grupo 4: Pteridófitas, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/pteridofitas.htm  (Acesso em 20 de julho de 2014).


Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação . Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.



Quarto momento: viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/clas.html (Figura 5), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre as pteridófitas.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 5: As Pteridófitas

5

Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/clas.html (Acesso em 20 de julho de 2014).


Quinto momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - Em que fase do ciclo vital das pteridófitas maior quantidade de DNA por núcleo celular


a) gametófitos.
b) gametângios.
c) esporófitos.
d) gametas.
e) esporos


2 - No ciclo vital das pteridófitas são consideradas as seguintes etapas

 

I - produção de esporos;
II - fecundação;
III - produção de gametas;
IV - esporófito;
V - protalo

 

A sequência correta em que essas etapas ocorrem é 
 

a) II, V, IV, I e III.
b) II, III, I, IV e V.
c) III, II, IV, I e V.
d) V, III, IV, I e II.
e) III, IV, I, II e V.

 

3 - As samambaias que enfeitam nossas casas são

 

a) esporófitos de briófitas.
b) gametófitos de briófitas.
c) esporófitos de pteridófitas.
d) gametófitos de pteridófitas.
e) esporófitos de gimnospermas.

 

4 – No que se refere às pteridófitas, que se reproduzem através de uma alternância de gerações, a geração verde, transitória e sexuada é o(a) 


a) protalo. 
b) oosfera.
c) esporófito.
d) protonema.
e) anterozoide.


5 - A planta de onde se extrai o xaxim é um(a) 


a) líquen.
b) musgo.
c) coqueiro.
d) trepadeira.
e) samambaia

 

Gabarito

 

1 – C

2 – C

3 – C

4 – A

5 – E

 

Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/01/classificacao-e-reproducao-das.html  (Acesso em 20 de julho de 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Vídeo: “Pteridófitas - características gerais”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=eWZVgehTIzU   (Acesso em 20 de julho de 2014).


Vídeo: “Botânica - Pteridófitas” , site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=F1gp8WryoH0  (Acesso em 20 de julho de 2014).


Sugestões de links para os alunos:


Vídeo“Pteridófitas”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=or_K1hqXhv4    (Acesso em 20 de julho de 2014).


Artigo: “Ameaçado de extinção no RS, xaxim leva até 100 anos para crescer 1m”, site G1 Globo
Fonte: Disponível em http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/nossa-terra/2012/noticia/2013/01/ameacado-de-extincao-no-rs-xaxim-leva-ate-100-anos-para-crescer-1m.html     (Acesso em 20 de julho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, nos registros, no desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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