18/08/2014
Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.
Figura 1
Fonte: Disponível em http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=672 (Acesso em 20 de julho de 2014).
Figura 2
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/o-que-sao-pteridofitas.html (Acesso em 20 de julho de 2014).
Figura 3
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/o-que-sao-pteridofitas.html (Acesso em 20 de julho de 2014).
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as plantas representadas nas figuras?
2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as plantas representadas nas figuras?
3 – As plantas representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?
4 – Como ocorre a reprodução das plantas representadas nas figuras?
5 – Alguma das plantas representadas nas figuras sofre risco de extinção?
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário:
Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre as pteridófitas e seu método de reprodução (Figura 4). O vídeo tem duração de 6 minutos e 56 segundos.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=psIdyUQDSIo (Acesso em 20 de julho de 2014).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=psIdyUQDSIo (Acesso em 20 de julho de 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
Observações:
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.
Questionário de Contextualização
1 – Quais são as características que representam as adaptações terrestres das pteridófitas?
2 – Quais são os nomes das duas fases do ciclo vital dos vegetais?
3 – Qual a função dos esporófitos?
4 – Qual a função do protalo?
5 – Porque a água é fundamental para as pteridófitas?
6 – Qual é a etapa mais desenvolvida no ciclo vital de uma pteridófita? Explique.
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.
Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Pteridófitas, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php (Acesso em 20 de julho de 2014).
Grupo 2: O que são pteridófitas?, site Colégio Web
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/o-que-sao-pteridofitas.html (Acesso em 20 de julho de 2014).
Grupo 3: Pteridófitas, site Toda Biologia
Fonte: Disponível: http://www.todabiologia.com/botanica/pteridofitas.htm (Acesso em 20 de julho de 2014).
Grupo 4: Pteridófitas, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/pteridofitas.htm (Acesso em 20 de julho de 2014).
Observação:
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação . Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.
Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/clas.html (Figura 5), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre as pteridófitas.
Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/clas.html (Acesso em 20 de julho de 2014).
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 - Em que fase do ciclo vital das pteridófitas há maior quantidade de DNA por núcleo celular?
a) gametófitos.
b) gametângios.
c) esporófitos.
d) gametas.
e) esporos.
2 - No ciclo vital das pteridófitas são consideradas as seguintes etapas:
I - produção de esporos;
II - fecundação;
III - produção de gametas;
IV - esporófito;
V - protalo.
A sequência correta em que essas etapas ocorrem é
a) II, V, IV, I e III.
b) II, III, I, IV e V.
c) III, II, IV, I e V.
d) V, III, IV, I e II.
e) III, IV, I, II e V.
3 - As samambaias que enfeitam nossas casas são
a) esporófitos de briófitas.
b) gametófitos de briófitas.
c) esporófitos de pteridófitas.
d) gametófitos de pteridófitas.
e) esporófitos de gimnospermas.
4 – No que se refere às pteridófitas, que se reproduzem através de uma alternância de gerações, a geração verde, transitória e sexuada é o(a)
a) protalo.
b) oosfera.
c) esporófito.
d) protonema.
e) anterozoide.
5 - A planta de onde se extrai o xaxim é um(a)
a) líquen.
b) musgo.
c) coqueiro.
d) trepadeira.
e) samambaia.
Gabarito
1 – C |
2 – C |
3 – C |
4 – A |
5 – E |
Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/01/classificacao-e-reproducao-das.html (Acesso em 20 de julho de 2014).
Sugestões de links para professores:
Vídeo: “Pteridófitas - características gerais”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=eWZVgehTIzU (Acesso em 20 de julho de 2014).
Vídeo: “Botânica - Pteridófitas” , site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=F1gp8WryoH0 (Acesso em 20 de julho de 2014).
Sugestões de links para os alunos:
Vídeo: “Pteridófitas”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=or_K1hqXhv4 (Acesso em 20 de julho de 2014).
Artigo: “Ameaçado de extinção no RS, xaxim leva até 100 anos para crescer 1m”, site G1 Globo
Fonte: Disponível em http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/nossa-terra/2012/noticia/2013/01/ameacado-de-extincao-no-rs-xaxim-leva-ate-100-anos-para-crescer-1m.html (Acesso em 20 de julho de 2014).
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, nos registros, no desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
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