19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações não verbais. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Chico na ilha dos Jurubebas - De olho na placa. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5395>. (Neste sítio você encontrará o vídeo que retrata sobre as placas e com descobrir o que significa os símbolos.). Acesso em 10 de ago. de 2014.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma caixa coloquem dentro algumas imagens de placas diversificadas. Promova um diálogo com os alunos sobre o que eles sabem sobre essas placas. Solicite que tentem decifrar o que cada uma quer informar.
Fonte: Visual. Placas de Incêndio e rotas de saída. Disponível em:<http://www.visualrp.com.br/placas.htm>. (Neste sítio você encontrará vários modelos de placas de diferentes tipos.). Acesso em: 09 de ago. de 2014.
Fonte: Educação Digital em trânsito. Principais Placas de Trânsito. Disponível em: <http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/ >. (Neste sítio você encontrará várias placas de trânsito.). Acesso em: 09 de ago. de 2014.
Levante questionamentos:
Professor, peça aos alunos que procurem em seu dicionário o significado da palavra placa. E registrem no caderno. Em seguida, disponibilize o poema abaixo e leia juntamente com a turma.
Bi, Bi, Fon, Fon
Evelyn Heine
Fonte: Poema disponível em: <http://www.divertudo.com.br/historia29.html>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, converse com os alunos sobre as placas de trânsito que são colocadas nas ruas. E como forma de registro proponha as atividades abaixo no caderno de Geografia.
COMPREENDENDO O TEXTO
1. Você conhece as placas de trânsito da sua cidade? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2. Para que servem as placas de trânsito? Você considera importante? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3. As placas de trânsito representadas a seguir são colocadas nas ruas das cidades. Escreva o que significa cada símbolo registrado nelas?
Fonte: CAMPEDELLI, Samira. Coleção Hoje é dia de língua Português. 1 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2007. p.14. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Desenhe e escreva algumas placas de trânsito que você conhece. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
|
Fonte: Imagem acervo da própria autora.
Observe o trajeto da sua casa até a escola e registre por meio de escrita e desenhos as placas de sinalização que você visualizou.
Em seguida, procure em revistas e panfletos imagens que representam as placas de trânsito e traga para a sala de aula.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “De olho nas placas”.
Proponha um momento para socialização da atividade de casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem seus desenhos/gravuras das placas de trânsito. Organize um cartaz com as imagens pesquisadas pelos alunos, é importante cada aluno apresentar as suas imagens. Depois, questione-os se existem semelhanças e diferenças entre as placas de sinalizações observadas. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula. Aproveite e explore as características deste gênero textual.
Professor, faça uma roda de conversa com a turma e explique que além das placas de trânsito, existem outros textos que, por meio das imagens ou de palavras, têm a função de identificar ou representar algo. As placas servem para transmitir uma mensagem.
Apresente as imagens aos alunos, projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Fonte: Imagens disponíveis em: <http://www.ggkitborrachas.com.br/produtos/placas-sinalizacao-interna.php>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, organize os alunos em pequenos grupos e solicite que com a sua presença explorem os espaços da escola, conhecendo e observando as placas que existem dentro da escola. É importante conversar com os alunos sobre o que deverão observar a maneira de se locomover sem atrapalhar o fluxo e as aulas dos outros colegas de classe.
Cabe a você professor, de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos das placas existem no interior da escola. Depois, construa um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Professor, peça aos alunos para comentar se dentro da escola falta algum espaço físico sem placa de identificação. Caso exista, solicite que em grupos elaborem placas indicativas e explicativas desses espaços.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptos, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar as placas dentro da escola com desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados nos corredores da escola.
Que tal investigar um mistério diferente?
O menino Chico vai desvendar o mistério da placa.
Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: “De olho na placa” série Chico na Ilha das Jurubebas da TV Escola. De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
Fonte: TV Escola. Chico na ilha dos Jurubebas - De olho na placa. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5395>. (Neste sítio você encontrará o vídeo que retrata sobre as placas e com descobrir o que significa os símbolos.). Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
Professor, apresente a história online de Ruth Rocha “ O Menino que aprendeu a ver” de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.
Fonte: Slideshare. História: O Menino que aprendeu a ver disponível em: <http://pt.slideshare.net/mhmmn/o-menino-que-aprendeu-a-ver-ruth-rocha>. (Neste sítio você encontrará os slides com a história “O menino que aprendeu a ver” e suas ilustrações). Acesso em: 11 de ago. 2014.
É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita em algumas placas que o menino encontrou pelo caminho.
Fonte: Slideshare. História: O Menino que aprendeu a ver disponível em: <http://pt.slideshare.net/mhmmn/o-menino-que-aprendeu-a-ver-ruth-rocha>. (Neste sítio você encontrará os slides com a história “O menino que aprendeu a ver” e suas ilustrações). Acesso em: 11 de ago. 2014.
Posteriormente, questione os alunos:
Caça ao tesouro: brincando e aprendendo
Professor, proponha a turma uma brincadeira de caça ao tesouro dentro da escola. Para isso, providencie alguns objetos, brinquedos, bombons e outros que possam ser utilizados como tesouros na brincadeira.
A nossa brincadeira será um jogo que consiste na busca de um tesouro por meio de uma sequência de placas entregues aos participantes. Organize a turma em grupos e oriente-os nos seguintes passos.
Cada grupo deverá pensar:
Professor, a construção das placas poderá ser com os recursos disponíveis na sua escola. Ou seja, revistas, jornais, cola, papel sulfite, papel Kraft, papel color set. Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptops, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar as placas do caça ao tesouro por meio dos desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Ao terminar salve em um pendrive, imprima e entregue aos grupos para cada equipe fixar o seu cartaz nos locais adequados.
O trabalho a ser realizado após a brincadeira é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos suas facilidades e dificuldades para encontrar e interpretar as placas.
Sugestões de links para os alunos:
Color Track. Placas Informativas. Disponível em: <http://colortrack.com.br/placas_informativas.htm>. (Neste sítio você encontrará sugestões de diferentes placas, para informar e representar algumas ações que podemos realizar nestes espaços.
Sugestões de links para os professores:
Fonte: Ensinar e aprender. Plaquinhas, regras, combinados e rotina ilustrada para sala de aula. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2014/01/plaquinhas-regras-combinados-e-rotina.html>. (Neste sítio você encontrará modelos de placas de regras de convivências.). Acesso em: 11 de ago. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar símbolos; identificar os meios de comunicações não verbais; reconhecer as placas de trânsito e sua função; produzir placas de sinalização no interior da própria escola; identificar a informação de placas informativas e explicativas; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!