Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O segredo das placas

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir pequenos textos;
  • Ler e interpretar símbolos;
  • Identificar os meios de comunicações não verbais;
  • Reconhecer as placas de trânsito e sua função;
  • Produzir placas de sinalização no interior da própria escola; 
  • Identificar a informação de placas informativas e explicativas;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações não verbais. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Chico na ilha dos Jurubebas - De olho na placa. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5395>. (Neste sítio você encontrará o vídeo que retrata sobre as placas e com descobrir o que significa os símbolos.). Acesso em 10 de ago. de 2014.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma caixa coloquem dentro algumas imagens de placas diversificadas. Promova um diálogo com os alunos sobre o que eles sabem sobre essas placas. Solicite que tentem decifrar o que cada uma quer informar.

 

placas 1

Fonte: Visual. Placas de Incêndio e rotas de saída. Disponível em:<http://www.visualrp.com.br/placas.htm>. (Neste sítio você encontrará vários modelos de placas de diferentes tipos.). Acesso em: 09 de ago. de 2014.

 

placas

Fonte: Educação Digital em trânsito. Principais Placas de Trânsito. Disponível em: <http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/ >. (Neste sítio você encontrará várias placas de trânsito.). Acesso em: 09 de ago. de 2014.

 

Levante questionamentos:

  • Qual a função delas?
  • O que elas significam?
  • Para que servem?

Professor, peça aos alunos que procurem  em seu dicionário o significado da palavra placa. E registrem no caderno. Em seguida, disponibilize o poema abaixo e leia juntamente com a turma.

 

Bi, Bi, Fon, Fon

Evelyn Heine

poesia

 

Fonte: Poema disponível em: <http://www.divertudo.com.br/historia29.html>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

Professor, converse com os alunos sobre as placas de trânsito que são colocadas nas ruas. E como forma de registro proponha as atividades abaixo no caderno de Geografia.

 

COMPREENDENDO O TEXTO

 

1.      Você conhece as placas de trânsito da sua cidade?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

2.      Para que servem as placas de trânsito? Você considera importante?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

3. As placas de trânsito representadas a seguir são colocadas nas ruas das cidades. Escreva o que significa cada símbolo registrado nelas?

placas 4

 

Fonte: CAMPEDELLI, Samira. Coleção Hoje é dia de língua Português. 1 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2007. p.14.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

4.   Desenhe e escreva algumas placas de trânsito que você conhece.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem acervo da própria autora.

 

atividade de casa

Observe o trajeto da sua casa até a escola e registre por meio de escrita e desenhos as placas de sinalização que você visualizou.

Em seguida, procure em revistas e panfletos imagens que representam as placas de trânsito e traga para a sala de aula.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “De olho nas placas”.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Proponha um momento para socialização da atividade de casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem seus desenhos/gravuras das placas de trânsito. Organize um cartaz com as imagens pesquisadas pelos alunos, é importante cada aluno apresentar as suas imagens. Depois, questione-os se existem semelhanças e diferenças entre as placas de sinalizações observadas. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula. Aproveite e explore as características deste gênero textual.

Professor, faça uma roda de conversa com a turma e explique que além das placas de trânsito, existem outros textos que, por meio das imagens ou de palavras, têm a função de identificar ou representar algo. As placas servem para transmitir uma mensagem.

Apresente as imagens aos alunos, projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.

 

placas2

Fonte: Imagens disponíveis em: <http://www.ggkitborrachas.com.br/produtos/placas-sinalizacao-interna.php>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

Professor, organize os alunos em pequenos grupos e solicite que com a sua presença explorem os espaços da escola, conhecendo e observando as placas que existem dentro da escola. É importante conversar com os alunos sobre o que deverão observar a maneira de se locomover sem atrapalhar o fluxo e as aulas dos outros colegas de classe.

Cabe a você professor, de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos das placas existem no interior da escola. Depois, construa um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Professor, peça aos alunos para comentar se dentro da escola falta algum espaço físico sem placa de identificação. Caso exista, solicite que em grupos elaborem placas indicativas e explicativas desses espaços.

Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptos, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar as placas dentro da escola com desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). 

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados nos corredores da escola.

Que tal investigar um mistério diferente?

O menino Chico vai desvendar o mistério da placa.

Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo:  “De olho na placa” série Chico na Ilha das Jurubebas da TV Escola. De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.

 

  EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.

  • O que você achou do vídeo?
  • O que levou Chico a investigar sobre as placas?
  • Para você todas as placas são iguais? Por quê?
  • Como o menino desvendou o mistério?

 

Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

 

TV ESCOLA

Fonte: TV Escola. Chico na ilha dos Jurubebas - De olho na placa. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5395>. (Neste sítio você encontrará o vídeo que retrata sobre as placas e com descobrir o que significa os símbolos.). Acesso em: 10 de ago. 2014.

 

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, apresente a história online de Ruth Rocha “ O Menino que aprendeu a ver” de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.

 

historia 4

Fonte: Slideshare. História: O Menino que aprendeu a ver disponível em: <http://pt.slideshare.net/mhmmn/o-menino-que-aprendeu-a-ver-ruth-rocha>. (Neste sítio você encontrará os slides com a história “O menino que aprendeu a ver” e suas ilustrações). Acesso em: 11 de ago. 2014.

 

É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.

Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita em algumas placas que o menino encontrou pelo caminho.

 

historia 4

Fonte: Slideshare. História: O Menino que aprendeu a ver disponível em: <http://pt.slideshare.net/mhmmn/o-menino-que-aprendeu-a-ver-ruth-rocha>. (Neste sítio você encontrará os slides com a história “O menino que aprendeu a ver” e suas ilustrações). Acesso em: 11 de ago. 2014.

 

Posteriormente, questione os alunos:

  • Você sabe o significado de cada placa acima?
  • Por que será que o menino enxergavam símbolos no lugar das letras?
  • E você já encontrou alguma placa que não sabia o que estava escrito? Comente  como foi?

 

Caça ao tesouro: brincando e aprendendo

 

Professor, proponha a turma uma brincadeira de caça ao tesouro dentro da escola. Para isso, providencie alguns objetos, brinquedos, bombons e outros que possam ser utilizados como tesouros na brincadeira.

A nossa brincadeira será um jogo que consiste na busca de um tesouro por meio de uma sequência de placas entregues aos participantes. Organize a turma em grupos e oriente-os nos seguintes passos.

Cada grupo deverá pensar:

  • No lugar que esconderá o tesouro;
  • No trajeto que as equipes terão que percorrer;
  • Nas produções das placas.
  • Fixar as placas nos locais adequados.

Professor, a construção das placas poderá ser com os recursos disponíveis na sua escola. Ou seja, revistas, jornais, cola, papel sulfite, papel Kraft, papel color set.  Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptops, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar as placas do caça ao tesouro por meio dos desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). 

Ao terminar salve em um pendrive, imprima e entregue aos grupos para cada equipe fixar o seu cartaz nos locais adequados.

O  trabalho a ser realizado após a brincadeira é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos suas facilidades e dificuldades para encontrar e interpretar as placas.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Color Track. Placas Informativas. Disponível em: <http://colortrack.com.br/placas_informativas.htm>. (Neste sítio você encontrará sugestões de diferentes placas, para informar e representar algumas ações que podemos realizar nestes espaços.

Sugestões de links para os professores:

Fonte: Ensinar e aprender. Plaquinhas, regras, combinados e rotina ilustrada para sala de aula. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2014/01/plaquinhas-regras-combinados-e-rotina.html>. (Neste sítio você encontrará modelos de placas de regras de convivências.). Acesso em: 11 de ago. 2014.

Avaliação

 

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar símbolos; identificar os meios de comunicações não verbais; reconhecer as placas de trânsito e sua função; produzir placas de sinalização no interior da própria escola; identificar a informação de placas informativas e explicativas; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.


 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.