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Conhecendo as relações ecológicas

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, conforme habilidade H17 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Ecologia (Ensino Médio).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre relações biológicas entre as espécies (Figura 1). O vídeo tem duração de 19 minutos e 25 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=iOOadfaWqBo (Acesso em 05 de agosto de 2014).


Comentário:
 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:
 


Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.  



Figura 1: Vídeo: Relações Biológicas (19:25)

19

Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iOOadfaWqBo (Acesso em 05 de agosto de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem ao Questionário de Contextualização.



Observações:
 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.



2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.



Questionário de Contextualização
 

 

1 –Explique o que é relação ecológica.

2 –Quais são as diferenças entre relação intraespecífica e relação interespecífica?

3 –O que é uma colônia isomórfica?

4 –Explique a imagem apresentada no vídeo a respeito da protocooperação.

5 –Por que os liquens são considerados bioindicadores do ar?

6 – O que significa canibalismo ocasional? Explique.

7 – Qual relação existe entre o parasita e o hospedeiro?

8 – O que é endoparasita? E ectoparasita?


Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário, intervir ou complementar as respostas.


Segundo momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.



Grupo 1: Relações Ecológicas entre Seres Vivos, site Ambiente Brasil
Fonte: Disponível em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/artigos/relacoes_ecologicas_entre_seres_vivos.html (Acesso em 05 de agosto de 2014).


Grupo 2: Relações ecológicas, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).


Grupo 3: Relações Ecológicas, site Toda Biologia
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/relacoes_ecologicas.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).


Grupo 4: Relações Ecológicas, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).

 

Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos dos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Sugere-se que, os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


 

Terceiro momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


Para a utilização dos computadores, o professor deverá organizar a turma em onze grupos. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos. 


Como se vê abaixo, cada um dos onze grupos ficará responsável por coletar dados sobre um tipo de relação ecológica, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos onze grupos a coletar dados para que as seguintes questões possam ser respondidas:



  – O tipo de relação ecológica designada para o grupo é harmônica ou desarmônica?

 – O tipo de relação ecológica designada para o grupo é intraespecíficas ou interespecíficas?

 – Quais são as principais características do tipo de relação ecológica designada para o grupo?

 – Qual a importância do controle populacional para o tipo de relação ecológica designada para o grupo?



Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Sociedade
Fonte: Disponível em http://www.dicionarioinformal.com.br/sociedade/ (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm   (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).
 


Grupo 2: Parasitismo
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas4.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/parasitismo/  (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com/pesquisa/parasitismo.htm  (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 3: Amensalismo ou antibiose
Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/antibiose/ (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em:  http://www.infoescola.com/ecologia/amensalismo/ (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/amensalismo.htm   (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 4: Colônias
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/colonias/ (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B3nia_%28biologia%29 (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 5: Mutualismo
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/mutualismo.htm(Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/mutualismo.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 6: Comensalismo
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas2.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/comensalismo/  (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com/o_que_e/comensalismo.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 7: Canibalismo
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/canibalismo-animais/  (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://ufracn.blogspot.com.br/2012/03/relacoes-ecologicas-entre-os-seres.html (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://rachacuca.com.br/educacao/biologia/relacoes-ecologicas/  (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 8: Predatismo
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/predatismo/  (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/predatismo.htm  (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/predatismo.htm  (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 9: Inquilinismo
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/inquilinismo.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/inquilinismo/   (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em  http://www.mundoeducacao.com/biologia/inquilinismo.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).



Grupo 10: Protocooperação
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/protocooperacao.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/protocooperacao.htm   (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/protocooperacao/   (Acesso em 05 de agosto de 2014).
 


Grupo 11: Esclavagismo ou Sinfilia
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/esclavagismo/ (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.fontedosaber.com/biologia/esclavagismo.html (Acesso em 05 de agosto de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia20.php (Acesso em 05 de agosto de 2014).




Quarto momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:

 
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula, ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 05 de agosto de 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.



Quinto momento: Explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - Considere o seguinte relato:


“O pássaro-palito penetra na boca aberta do crocodilo removendo os restos de alimento e parasitas encontrados entre seus dentes. Assim, o pássaro obtém o seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas”. Esse caso é um exemplo de


a) protocooperação.
b) comensalismo.
c) predativismo.
d) inquilinismo.
e) mutualismo.

 

2 - Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:


a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
c) predatismo, competição e parasitismo.
d) parasitismo, competição e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.


3 - A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é um caso de:


a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) comensalismo.
d) competição interespecífica.
e) competição intraespecífica.

 

4 - Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:


a) Inquilinismo.
b) Mutualismo.
c) Herbivoria.
d) Sociedade.
e) Parasitismo.


5 - Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de trabalho caracteriza:


a) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
b) Colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
c) Colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas.
d) Sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
e) Colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas.
 

6 - Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.


BERTOLDI, O.G.; VASCONCELOS, J.R. Ciências & Sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).


A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de


a) comensalismo.
b) inquilinismo.
c) predatismo.
d) mutualismo.
e) cooperação.


 7 - As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.


A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:


a) mutualismo.
b) competição.
c) amensalismo.
d) comensalismo.
e) protocooperação.


8 - A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como:


a) sociedade.
b) competição.
c) parasitismo.
d) mutualismo.
e) comensalismo.


9 - No combate às larvas dos mosquitos Aedes (transmissores da dengue e febre amarela) foi utilizado, com eficiência, um micro-crustáceo larvófago (Classe Copepoda). A utilização desse animal em experimentos controlados de campo e laboratório foi bem-sucedida no interior do Estado de São Paulo. O método citado, não-tóxico, pode substituir o tradicional uso de DDT ou outros inseticidas para matar os mosquitos. 


A ação do micro-crustáceo em relação às larvas dos mosquitos é um exemplo de


a) comensalismo.
b) amensalismo.
c) mutualismo.
d) competição.
e) predação. 


10 - No combate biológico ao hospedeiro intermediário da esquistossomose, têm sido empregadas atualmente técnicas de introdução, na região, de outras espécies de caramujos, mais ágeis e resistentes, e de outros animais, como patos e marrecos. 


A ação dos caramujos e dos patos e marrecos introduzidos em regiões endêmicas, são respectivamente exemplos de relações ecológicas do tipo: 


a) parasitismo - amensalismo.
b) predatismo - amensalismo.
c) competição - predatismo.
d) competição - parasitismo.
e) predatismo - competição. 


11 - Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.

As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,


a) protocooperação e competição.
b) inquilinismo e comensalismo.
c) comensalismo e mutualismo.
d) competição e inquilinismo.
e) parasitismo e predatismo.

 

Gabarito
 

1 – A

2 – D

3 – A

4 – D

5 – A

6 – C

7 – B

8 – D

9 – E

10 – C

11 – A


Fonte: em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/03/relacoes-ecologicas-resumo-com-questoes.html (Acesso em 05 de agosto de 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “O que são Relações Ecológicas?”, site O Biólogo
Fonte: Disponível em http://www.obiologo.eco.br/2013/08/relacoes-ecologicas.html   (Acesso em 05 de agosto de 2014).


Vídeo:Aula Relações Ecológicas Harmônicas ENEM”, site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=R6kI_qpyoMo (Acesso em 05 de agosto de 2014).


Sugestões de links para os alunos:


Artigo: “Relações Ecológicas”, site Mundo Educação
Fonte: Disponível em  http://www.mundoeducacao.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm (Acesso em 05 de agosto de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou no seminário de pesquisa.

 

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