Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte do cordel: da Xilogravura ao Cinema

 

01/09/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a literatura de cordel – produção cultural, análise da linguagem verbal e não verbal e o suporte. Compreender a técnica da xilogravura (conhecer o processo de entalhe e impressão). Conhecer artistas que trabalham com a literatura de cordel. Valorizar as diversas culturas do país, sua contribuição para a identidade nacional. Reconhecer a influência da cultura nordestina em outras culturas no Brasil.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Linha, forma, plano, profundidade espacial (artes) • Regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro Oeste e os Estados que compõem cada região (Geografia)
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Para iniciar a discussão sobre Literatura de Cordel o professor deve instigar os alunos com os seguintes áudios:

“Série do Professor - Gente Brasileira - Programa 07: "Literatura popular em versos - Os folhetos de cordel” disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20591

“Série do Radialista - Programa 12: "O cordel na alfabetização" disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20607.


Agora que os alunos já despertaram o interesse pela Literatura de Cordel, assistam aos filmes “A Moça que Dançou Depois de Morta” ou “Cordel Vivo” e discutir os seguintes pontos: o perfil do personagem principal, exemplos na sociedade, valores expressados na mensagem. A linguagem: verbal e não verbal, o suporte (animação) em relação a técnica (xilogravura).

Como referência para discussão o professor pode utilizar os sites indicados sobre Xilogravura e a vida e obra de J. Borges.

• O filme “A moça que dançou depois de morta” é baseado na Literatura de Cordel e ilustrado com as xilogravuras de J. Borges, famoso artista popular do sertão nordestino. Para saber mais sobre a vida e obra de J. Borges é necessário ter um software que faça leitura de documentos .pdf.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/571/imagens/A_moca_que_dancou_depois_de_morta.jpg

• Assista o vídeo e veja a proposta pedagógica do Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3144

Atenção: Caso o professor tenha dificuldade de acesso a internet, para assistir ao vídeo on-line no site do Porta Curtas indicamos a leitura da lenda, que está disponível em: http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendamocamorta.html

  Pontos para observar no filme e discutir com a turma:

  • O perfil do personagem principal
  • Exemplos na sociedade
  • Valores expressados na mensa gem
  • A linguagem: verbal e não verbal
  • O suporte (animação) em relação a técnica (xilogravura)

Outro exemplo de Literatura de Cordel é o filme “Cordel Vivo” que traz uma poesia de cordel narrada e reproduzida em desenho animado, com as ilustrações típicas dos folhetos originais. Disponível no Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1551

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/571/imagens/Cordel_Vivo.jpg


• Caso o professor queira salvar o filme, ele está disponível no Youtube  com o título "A árvore do dinheiro" (http://br.youtube.com/watch?v=2p7gMAPwcaU)






Para conhecer um pouco mais sobre a Literatura de Cordel acesse o site da ABLC – Associação Brasileira de Literatura de Cordel, disponível em http://www.ablc.com.br/publicacoes/public_cordel.htm lá você vai encontrar várias histórias, alguns gravuristas, curiosidades sobre o cordel e como escrever uma poesia de cordel.

Para complementar o conteúdo verifique o site Teatro de Cordel, no menu “Espaço do Professor” onde tem os “erros mais comuns” sobre a literatura de cordel e relato de professores e sua experiência com o Cordel. Disponível em http://www.teatrodecordel.com.br/

O professor também pode trabalhar com outros Cordelistas, como por exemplo o Blog em homenagem a Leandro Gomes de Barros, algumas histórias e referências sobre os escritores e publicações sobre Cordel. Disponível em http://www.cordelonline.com.br/links.html


O Blog do Honório Cordelista - Recife, PE, Brazil, com imagens de festas e eventos sobre cordel. Disponivel em Pé de Verso: http://www.zehonorio.blogspot.com/
 

Para trabalhar com os alunos outros Textos sobre Cordel acesse o Recanto da Letras em: http://recantodasletras.uol.com.br/cordel/

Ao trabalhar com Cordel e Xilogravura veja o texto disponível em Blog do pé: "Literatura de Cordel: Xilogravuras, temas e ensino, disponível em http://blog.teatrodope.com.br/2007/05/09/literatura-de-cordel-xilogravura-temas-e-ensino/
 

Assista ao vídeo. Literatura de cordel do Youtube em http://br.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4&feature=related
 


Entretanto, é necessário conhecer um pouco mais sobre a Cultura Popular Nordestina, para isso acesse o site Arte Popular em http://www.pontosolidario.com.br/xilo_cordel.htm
 

Conheça um pouco mais sobre o repente, que esta associado a Literatura de Cordel na narração da história do “ ;Casamento do Curió” em http://br.youtube.com/watch?v=HJG1d4Zotag&feature=related

 

Atividade 2

Agora chegou a hora dos alunos produzirem uma pesquisa sobre Literatura de Cordel, Xilogravura e suas curiosidades. Para isso o professor deve dividir a turma em 7 pequenos grupos e propor a escolha dos seguintes temas:

  • Literatura de Cordel
  • J. Borges
  • Xilogravura
  • A cultura do Cordel Hoje
  • Curiosidades sobre o Cordel
  • Artistas que utilizam a técnica da Xilogravura no Brasil hoje

Como referência os alunos podem acessar os sites indicados. É interessante que o professor divida a aula em dois momentos: o primeiro para pesquisa e reunião das informações e o segundo para apres entação do resultado.
Na apresentação os alunos deverão elaborar um t exto sobre o tema pesquisado, focando sua opinião, dificuldades durante a pesquisa, conhecimentos prévios sobre o tema, a importância da pesquisa sobre o tema proposto.
Para complementar a apresentação os alunos podem utilizar os recursos: apresentações de slides, desenhos e fotos.
O grupo que optar por trabalhar com imagens pode utilizar o software Gimp, um editor de imagens de diferentes formatos, disponível para plataforma Linux e Windows. No site há dicas sobre o programa e tutorias. Com o software BrOffice o grupo pode além de criar apresentações elaborar textos e desenhos, verificar alguns tutoriais sobre o uso do programa.
Disponível em http://www.ogimp.com.br/ e http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress

Para fechar a discussão o professor deve comentar os pontos positivos e negativos de cada apresentação e o que deve ser complementado sobre cada tema, para publicação de um jornal.


Atividade 3:


Agora que já foi despertado nos alunos o interesse pela Xilogravura é hora do professor demonstrar para os alunos a técnica e iniciar a experimentação com a turma. Enquanto os alunos vão experimentando a nova técnica o professor deve direcionar a produçã ;o em relação aos temas pesquisados na Atividade 2.
O professor deve reservar um tempo da aula para fazer uma discussão sobre o resultado dos trabalhos: as descobertas dos alunos em relação as formas, figura e fundo, uso da luz e sombra, texturas da matriz, impressão e papel; qualidades na impressão, pertinência da imagem em relação ao tema apresentado.


Atividade 4:

Nesse momento o professor e a turma deve resgatar a pesquisa complementada realizada na aula 02 e selecionar alguns trabalhos impressos na aula 03 e produzir um jornal sobre Literatura de Cordel e Xilogravura.

Esta atividade requer a participação da turma inteira, como forma de integração dos alunos sugerimos a divisão da turma em 4 equipes:

  • Grupo 1 – Edição do conteúdo pesquisado – para formar esse grupo selecione um ou dois alunos que formaram o grupo inicial de pesquisa na aula 02.
  • Grupo 2 – Ilustração do Jornal – para formar esse grupo selecione um ou dois alunos de cada grupo dos seguintes temas: Xilogravura, J. Borge s, Artistas que Trabalham com Xilo no Brasil hoje.
  • Grupo 3 – Produção de Histórias – para for mar esse grupo selecione um ou mais alunos de cada grupo do seguintes temas: Literatura de Cordel, Curiosidades sobre o Cordel, A Cultura de Cordel Hoje.
  • Grupo 4 – Diagramação – este será o menor grupo pois será responsável para organizar as informações produzidas pelo Grupo 1, 2 e 3.

Sugerimos também para edição do material os softwares livres:

  • o Inkscape para trabalhar imagens vetoriais: http://www.inkscape.org/
  • o Scribus para diagramação: http://baixaki.ig.com.br/download/Scribus.htm .
  • o Ambos estão disponíveis para as plataformas Windows e Linux.

 Após a produção do material é hora da publicação, distribua cópias impressas ou envie para lista de e-mails da escola o jornal no formato pdf. E verifique com os alunos e a Comunidade Escolar em geral a opinião/reação deles sobre o material.
 

Sugestão de Avaliação:

 

Iniciante 4,0 Aprendiz 6,0 Profissional 8,0 Mestre 10,0
Apenas integrou os grupos: pouca participação na exploração do material sugerido e disperso durante a realização das atividades Participação razoável no grupo: explorou o material sugerido, porém fez poucas considerações para o grupo, em alguns momentos esteve disperso durante as atividades. Participação mediana: explorou material sugerido, indicou outras fontes para pesquisa, mas teve dificuldades para trabalhar em equipe de forma colaborativa. Participação efetiva: explorou material sugerido, indicou outras fontes de pesquisa, interagiu com todos os temas apresentados e colaborou com todos os grupos.

 

Recursos Complementares
Tutorial em português de Inkscape: http://padawanzone.wordpress.com/2008/06/03/tutorial-em-portugues-de-inkscape/ Tutorial em português para o scribus; http://www.allanbrito.com/2007/08/28/tutorial-scribus-opcao-para-o-adobe-indesign-e-quarkxpress/
Avaliação
A avaliação pode ser feita em conjunta aluno/professor e ao término de cada aula proposta. É importante que o aluno reflita sobre os pontos avaliados e que postura assumiu diante de cada desafio. Veja a sugestão de avaliação nas Estratégias e Recursos da Aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 22 classificações

  • Cinco estrelas 19/22 - 86.36%
  • Quatro estrelas 2/22 - 9.09%
  • Três estrelas 1/22 - 4.55%
  • Duas estrelas 0/22 - 0%
  • Uma estrela 0/22 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • roberta, rede estadual de ensino , Rio de Janeiro - disse:
    roberta_lima_paula@yahoo.com.br

    02/10/2014

    Cinco estrelas

    Interessante maneira de trabalhar com o tema avaliar os alunos.


  • Ana Eloisa Froes Pereira Ribeiro, Uniasselvi , Santa Catarina - disse:
    aefpribeiro@hotmail.com

    07/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente iniciativa. Este é meu primeiro contato com a literatura de cordel. Fiquei encantada com a simplicidade da nossa história em versos. Livros pendurados no cordão. Sem televisão. ótima oportunidade de explorar a criatividade dos pequenos. Muitas idéias.


  • Silvana, Uniasselvi , Rio Grande do Sul - disse:
    msilvanasouza@gmail.com

    16/02/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muitíssimo deste projeto. Meus parabéns!


  • Regina Pisa, C. E. Maria Nazareth Santos Silva , Rio de Janeiro - disse:
    reginapisa@yahoo.com.br

    18/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade. Usarei nas minhas aulas sobre cordel. Obrigada.


  • Sérgio Murilo Lopes, EMEF DOMINGOS DE MARCOS , São Paulo - disse:
    patsergiolopesm@gmail.com

    31/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse plano de aula, vou aplica-lo para os meus alunos do oitavo e nono ano


  • Nelma Candeias, Escola Municipal Reginaldo Claudino de Sales , Paraíba - disse:
    nelma.candeias@gmail.com

    01/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom!! Vou utilizar com meus alunos.


  • vânia gonçalves, CE Professor Newton Neves , Maranhão - disse:
    vania_23goncalves@hotmail.com

    03/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito do material apresentado. Nós educadores não podemos deixar essa cultura maravilhosa esquecida. Parabéns pelo trabalho!


  • henrique, nao tenho , Rio Grande do Sul - disse:
    henrike1912@hotmail.com

    30/10/2012

    Cinco estrelas

    muito legau mesmo tou começando agora mais e muito show


  • KEILA CRISTIA FERREIRA DE SOUZA, UNEB , Bahia - disse:
    keilacristia@hotmail.com

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    Lindo trabalho, uma ótima ideia para se trabalhar o cordel de forma inteligente. Parabéns e obrigada pela dica.


  • Gilberto Vitor Santos Netos, Aqui niguem pode , Bahia - disse:
    vitorbeto@hotmail.com

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    foi ótima a aula eu gostei por que e muito engraçado e muito divertido também muito interessante


  • maria das graças dias correia, Escola Estadual de E. F. de Dois Riachos , Paraíba - disse:
    diascorreia2011@bol.com.br

    07/09/2011

    Três estrelas

    muito bom,porque faz com que o aluno se envolva e aprenda conviver e trabalhar em grupo e o aluno passa a se interessar pelas aulas de todas as disciplinas , e passa a ser mais criativo.


  • Raquel Foresti, EMEF LEONOR MENDES DE BARROS , São Paulo - disse:
    rforesti@yahoo.com.br

    18/08/2011

    Quatro estrelas

    O plano está ótimo. Mas estou com dificuldade em localizar o texto escrito do cordel pois o link dado no plano está fora do ar.


  • Regina Célia Bernini Ohara, CONJ HAB VIRGINIO SECO E E DO E FUND , Paraná - disse:
    regina.bernini@hotmail.com

    31/07/2011

    Cinco estrelas

    Aula inteligente, abrangente, sucesso total.


  • Linéa , E. M. Dep. Lauro Carneiro de Loyola , Santa Catarina - disse:
    oliveira.linea@gmail.com

    25/06/2011

    Cinco estrelas

    As sugestões são de grande valia e vêm de encontro com as necessidades do professor que tem como foco ampliar seus conhecimentos para partilhar com seus alunos. Com certeza estarei aplicando.


  • denize, dr xavier da silva , Paraná - disse:
    denizebruno@msn.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante e a própria explicação e contextualização da atividade estão maravilhosas, parabéns


  • Roseneide, Escola Industrial , Pernambuco - disse:
    roseneidemiranda@hotmail.com

    03/09/2010

    Cinco estrelas

    Era tudo o que estava procurando sobre o cordel.Parabéns foi de muita utilidade para o projeto que pretendo desenvolver com minha turma de EJA.


  • Ana Paula, Maria Justiniano , Rio de Janeiro - disse:
    anie_rj@hotmail.com

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    Perfeito!!!


  • Silvânia Leles de Souza, Colégio Municipal Santo Antônio , Bahia - disse:
    silvania.leles@hotmail.com

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    O material me ajudou muito em minha pesquisa.


  • carmem lucia sousa oliveira cardoso, Educandário Municipal Professora Geovanina Rocha Correia , Bahia - disse:
    carmemlucia4@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    encontrei as informações que necessitava para trabalhar com uma turma de Eja sobre Cordel.Sinto dificuldades em encontrar o material de apoio para doar uma aula atrativa e descontraida.Estou tendo dificuldades em baixa os arquivos.Porque não tenho o programa.Se tiver outra alternativa por favor me informe. Agradecida.


  • Úrsula Margareth Salles Soares, EM. José Maria da Fonseca , Distrito Federal - disse:
    ursulamargareth2009@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula proveitosa pois proporciona grande espaço para desenvover outras atvidades de acordo com o desenvovimento da turma.


  • Tabita, Prefeitura Municipal , São Paulo - disse:
    tatachiaramonte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei a aula muito interessante, é sempre bom trabalhar temas que fazem parte da nossa tradiçao...parabéns.


  • Lilian da Silva Ney, ESCOLA TECNICA ESTADUAL GETULIO VARGAS , Rio Grande do Sul - disse:
    lilipoolney@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, estava procurando um tema para trabalhar com um projeto interdisciplinar. Sou Pedagoga mas não atuo em sala de aula, sou Agente Educacional - Interação com o Educando, mas participo ativamente de projetos, seminarios e afins.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.