01/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Atividade 1:
Para iniciar a discussão sobre Literatura de Cordel o professor deve instigar os alunos com os seguintes áudios:
“Série do Professor - Gente Brasileira - Programa 07: "Literatura popular em versos - Os folhetos de cordel” disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20591
“Série do Radialista - Programa 12: "O cordel na alfabetização" disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20607.
Agora que os alunos já despertaram o interesse pela Literatura de Cordel, assistam aos filmes “A Moça que Dançou Depois de Morta” ou “Cordel Vivo” e discutir os seguintes pontos: o perfil do personagem principal, exemplos na sociedade, valores expressados na mensagem. A linguagem: verbal e não verbal, o suporte (animação) em relação a técnica (xilogravura).
Como referência para discussão o professor pode utilizar os sites indicados sobre Xilogravura e a vida e obra de J. Borges.
• O filme “A moça que dançou depois de morta” é baseado na Literatura de Cordel e ilustrado com as xilogravuras de J. Borges, famoso artista popular do sertão nordestino. Para saber mais sobre a vida e obra de J. Borges é necessário ter um software que faça leitura de documentos .pdf.
• Assista o vídeo e veja a proposta pedagógica do Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3144
Atenção: Caso o professor tenha dificuldade de acesso a internet, para assistir ao vídeo on-line no site do Porta Curtas indicamos a leitura da lenda, que está disponível em: http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendamocamorta.html
Pontos para observar no filme e discutir com a turma:
Outro exemplo de Literatura de Cordel é o filme “Cordel Vivo” que traz uma poesia de cordel narrada e reproduzida em desenho animado, com as ilustrações típicas dos folhetos originais. Disponível no Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1551
• Caso o professor queira salvar o filme, ele está disponível no Youtube com o título "A árvore do dinheiro" (http://br.youtube.com/watch?v=2p7gMAPwcaU)
Para conhecer um pouco mais sobre a Literatura de Cordel acesse o site da ABLC – Associação Brasileira de Literatura de Cordel, disponível em http://www.ablc.com.br/publicacoes/public_cordel.htm lá você vai encontrar várias histórias, alguns gravuristas, curiosidades sobre o cordel e como escrever uma poesia de cordel.
Para complementar o conteúdo verifique o site Teatro de Cordel, no menu “Espaço do Professor” onde tem os “erros mais comuns” sobre a literatura de cordel e relato de professores e sua experiência com o Cordel. Disponível em http://www.teatrodecordel.com.br/
O professor também pode trabalhar com outros Cordelistas, como por exemplo o Blog em homenagem a Leandro Gomes de Barros, algumas histórias e referências sobre os escritores e publicações sobre Cordel. Disponível em http://www.cordelonline.com.br/links.html
O Blog do Honório Cordelista - Recife, PE, Brazil, com imagens de festas e eventos sobre cordel. Disponivel em Pé de Verso: http://www.zehonorio.blogspot.com/
Para trabalhar com os alunos outros Textos sobre Cordel acesse o Recanto da Letras em: http://recantodasletras.uol.com.br/cordel/
Ao trabalhar com Cordel e Xilogravura veja o texto disponível em Blog do pé: "Literatura de Cordel: Xilogravuras, temas e ensino, disponível em http://blog.teatrodope.com.br/2007/05/09/literatura-de-cordel-xilogravura-temas-e-ensino/
Assista ao vídeo. Literatura de cordel do Youtube em http://br.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4&feature=related
Entretanto, é necessário conhecer um pouco mais sobre a Cultura Popular Nordestina, para isso acesse o site Arte Popular em http://www.pontosolidario.com.br/xilo_cordel.htm
Conheça um pouco mais sobre o repente, que esta associado a Literatura de Cordel na narração da história do “ ;Casamento do Curió” em http://br.youtube.com/watch?v=HJG1d4Zotag&feature=related
Atividade 2
Agora chegou a hora dos alunos produzirem uma pesquisa sobre Literatura de Cordel, Xilogravura e suas curiosidades. Para isso o professor deve dividir a turma em 7 pequenos grupos e propor a escolha dos seguintes temas:
Como referência os alunos podem acessar os sites indicados. É interessante que o professor divida a aula em dois momentos: o primeiro para pesquisa e reunião das informações e o segundo para apres entação do resultado.
Na apresentação os alunos deverão elaborar um t exto sobre o tema pesquisado, focando sua opinião, dificuldades durante a pesquisa, conhecimentos prévios sobre o tema, a importância da pesquisa sobre o tema proposto.
Para complementar a apresentação os alunos podem utilizar os recursos: apresentações de slides, desenhos e fotos.
O grupo que optar por trabalhar com imagens pode utilizar o software Gimp, um editor de imagens de diferentes formatos, disponível para plataforma Linux e Windows. No site há dicas sobre o programa e tutorias. Com o software BrOffice o grupo pode além de criar apresentações elaborar textos e desenhos, verificar alguns tutoriais sobre o uso do programa.
Disponível em http://www.ogimp.com.br/ e http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress
Para fechar a discussão o professor deve comentar os pontos positivos e negativos de cada apresentação e o que deve ser complementado sobre cada tema, para publicação de um jornal.
Atividade 3:
Agora que já foi despertado nos alunos o interesse pela Xilogravura é hora do professor demonstrar para os alunos a técnica e iniciar a experimentação com a turma. Enquanto os alunos vão experimentando a nova técnica o professor deve direcionar a produçã ;o em relação aos temas pesquisados na Atividade 2.
O professor deve reservar um tempo da aula para fazer uma discussão sobre o resultado dos trabalhos: as descobertas dos alunos em relação as formas, figura e fundo, uso da luz e sombra, texturas da matriz, impressão e papel; qualidades na impressão, pertinência da imagem em relação ao tema apresentado.
Atividade 4:
Nesse momento o professor e a turma deve resgatar a pesquisa complementada realizada na aula 02 e selecionar alguns trabalhos impressos na aula 03 e produzir um jornal sobre Literatura de Cordel e Xilogravura.
Esta atividade requer a participação da turma inteira, como forma de integração dos alunos sugerimos a divisão da turma em 4 equipes:
Sugerimos também para edição do material os softwares livres:
Após a produção do material é hora da publicação, distribua cópias impressas ou envie para lista de e-mails da escola o jornal no formato pdf. E verifique com os alunos e a Comunidade Escolar em geral a opinião/reação deles sobre o material.
Sugestão de Avaliação:
Iniciante 4,0 | Aprendiz 6,0 | Profissional 8,0 | Mestre 10,0 |
Apenas integrou os grupos: pouca participação na exploração do material sugerido e disperso durante a realização das atividades | Participação razoável no grupo: explorou o material sugerido, porém fez poucas considerações para o grupo, em alguns momentos esteve disperso durante as atividades. | Participação mediana: explorou material sugerido, indicou outras fontes para pesquisa, mas teve dificuldades para trabalhar em equipe de forma colaborativa. | Participação efetiva: explorou material sugerido, indicou outras fontes de pesquisa, interagiu com todos os temas apresentados e colaborou com todos os grupos. |
Quatro estrelas 22 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2014
Cinco estrelasInteressante maneira de trabalhar com o tema avaliar os alunos.
07/08/2014
Cinco estrelasExcelente iniciativa. Este é meu primeiro contato com a literatura de cordel. Fiquei encantada com a simplicidade da nossa história em versos. Livros pendurados no cordão. Sem televisão. ótima oportunidade de explorar a criatividade dos pequenos. Muitas idéias.
16/02/2014
Quatro estrelasGostei muitíssimo deste projeto. Meus parabéns!
18/08/2013
Cinco estrelasGostei muito da atividade. Usarei nas minhas aulas sobre cordel. Obrigada.
31/07/2013
Cinco estrelasGostei muito desse plano de aula, vou aplica-lo para os meus alunos do oitavo e nono ano
01/05/2013
Cinco estrelasMuito bom!! Vou utilizar com meus alunos.
03/04/2013
Cinco estrelasGostei muito do material apresentado. Nós educadores não podemos deixar essa cultura maravilhosa esquecida. Parabéns pelo trabalho!
30/10/2012
Cinco estrelasmuito legau mesmo tou começando agora mais e muito show
18/10/2012
Cinco estrelasLindo trabalho, uma ótima ideia para se trabalhar o cordel de forma inteligente. Parabéns e obrigada pela dica.
31/05/2012
Cinco estrelasfoi ótima a aula eu gostei por que e muito engraçado e muito divertido também muito interessante
07/09/2011
Três estrelasmuito bom,porque faz com que o aluno se envolva e aprenda conviver e trabalhar em grupo e o aluno passa a se interessar pelas aulas de todas as disciplinas , e passa a ser mais criativo.
18/08/2011
Quatro estrelasO plano está ótimo. Mas estou com dificuldade em localizar o texto escrito do cordel pois o link dado no plano está fora do ar.
31/07/2011
Cinco estrelasAula inteligente, abrangente, sucesso total.
25/06/2011
Cinco estrelasAs sugestões são de grande valia e vêm de encontro com as necessidades do professor que tem como foco ampliar seus conhecimentos para partilhar com seus alunos. Com certeza estarei aplicando.
06/02/2011
Cinco estrelasmuito interessante e a própria explicação e contextualização da atividade estão maravilhosas, parabéns
03/09/2010
Cinco estrelasEra tudo o que estava procurando sobre o cordel.Parabéns foi de muita utilidade para o projeto que pretendo desenvolver com minha turma de EJA.
11/08/2010
Cinco estrelasPerfeito!!!
12/04/2010
Cinco estrelasO material me ajudou muito em minha pesquisa.
24/03/2010
Cinco estrelasencontrei as informações que necessitava para trabalhar com uma turma de Eja sobre Cordel.Sinto dificuldades em encontrar o material de apoio para doar uma aula atrativa e descontraida.Estou tendo dificuldades em baixa os arquivos.Porque não tenho o programa.Se tiver outra alternativa por favor me informe. Agradecida.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma aula proveitosa pois proporciona grande espaço para desenvover outras atvidades de acordo com o desenvovimento da turma.
24/03/2010
Cinco estrelasachei a aula muito interessante, é sempre bom trabalhar temas que fazem parte da nossa tradiçao...parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei, estava procurando um tema para trabalhar com um projeto interdisciplinar. Sou Pedagoga mas não atuo em sala de aula, sou Agente Educacional - Interação com o Educando, mas participo ativamente de projetos, seminarios e afins.