09/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
- A utilização do correio eletrônico é um recurso simples e ágil para superar dificuldades de comunicação entre colegas e professor;
- A associação a grupos de discussão para que possa trocar informações (arquivos de texto, de imagens, indicação de links, etc.) além do espaço letivo presencial;
Com o conhecimento de novos recursos tecnológicos e habilidade para manipular diferentes programas de gestão de e-mail, criação e envio de arquivos e navegação na Internet, o aluno poderá melhorar sua produção de texto, desenvolver uma atitude reflexiva, tomar consciência da necessidade de um maior comprometimento com o estudo, participar de trabalho colaborativo, atuar mais efetivamente no mundo que o cerca.
Noções de informática: comandos básicos do computador.
É requisito básico que a escola possua Laboratório de Informática com conexão de Internet.
1ª Atividade – Criando uma conta de e-mail
2ª Atividade – Como utilizar o Yahoo-Grupos
1ª Atividade: Criando uma conta de e-mail
Verifique se todos os alunos possuem e-mail. Se não, criar um endereço eletrônico, afinal, é de graça. A partir daí, professores e alunos podem manter contato através dessa ferramenta.
Criando uma ID no Yahoo!
Acesse a página https://login.yahoo.com/config/mail?&.src=ym&.intl=br e faça o cadastro.
Passo a passo
1- Clique em “Crie agora sua conta”
2- Siga as etapas para a configuração da conta.
3- Após a conclusão do seu cadastro, uma nova janela se abrirá. Depois é só ir para a página do e-mail.
4- Para escrever um e-mail clique em “Escrever”. Na nova janela que se abrirá, digite o endereço do destinatário em “Para”, o assunto e a sua mensagem.
5- Agora é só enviar.
6- Navegue pela página e veja como criar novas pastas e configurar seu correio. Sempre que não souber alguma coisa utilize a opção de Ajuda do site existente no canto superior direito da página.
7- Para você receber suas mensagens de e-mail é só acessar http://br.yahoo.com/ clicar em E-mail e fazer o seu login.
.8- As novas mensagens aparecerão na pasta Entrada.
Para concluir essa atividade solicite aos alunos o envio de e-mails para os colegas com um comentário sobre esse novo recurso. Envie você também um e-mail para todos os alunos com solicitação de resposta. Além disso, você pode:
- Responder a perguntas dos alunos;
- Fazer recomendações e/ou dar avisos;
- Tirar dúvidas;
- Enviar tarefas individuais ou para toda a turma ou grupos;
- Enviar informações através de links ou anexos de arquivos;
- Potencializar o trabalho colaborativo sem a necessidade de encontros presenciais.
2ª Atividade: Como utilizar o Yahoo-Grupos
Para criar um grupo - Yahoo você deve ter uma conta no Yahoo! – o que já foi realizado na atividade anterior. Agora é só acessar a página http://br.groups.yahoo.com/ e criar um grupo para a sua turma.
Siga todas as etapas e, em caso de dúvidas, consulte a Ajuda na própria página.
Antes de enviar os convites para os alunos se associarem ao grupo, você pode utilizar as ferramentas do web site para organizar as tarefas, incluir materiais de estudo como arquivos de textos, apresentações de slides, imagens, e ainda, divulgar links para pesquisas complementares.
Alunos cadastrados no grupo podem participar de diferentes atividades como, por exemplo, assistir a um vídeo do Youtube, através de um link indicado por você na página do grupo, e enviar o comentário sobre o filme através de e-mail ou de um arquivo de texto enviado à página do grupo. Conforme os alunos forem se familiarizando com os recursos disponíveis, novas atividades poderão ser desenvolvidas para intensificar as interações entre você, seus alunos e os computadores.
O acompanhamento constante das mensagens enviadas pelos alunos através do correio eletrônico e a realização das tarefas propostas, que devem ser postadas no grupo de discussão da turma, sinalizará a necessidade ou não de alteração das atividades. Conforme os alunos forem se apropriando dos recursos tecnológicos, o professor poderá diagnosticar os problemas enfrentados por eles. A interação deve ser sempre estimulada, permitindo a troca de informações entre os que tiverem mais facilidade com o uso dos recursos digitais e os menos familiarizados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasTerezinha, adorei a aula achei que o conteúdo apresentado foi muito bem desenvolvido, além de possibilitar uma compreensão do assunto permite uma transferéncia da aprendizagem de forma clara.Desta forma o uso desta ferramenta ao alcance dos objetivos da disciplina desenvolvida pelo professor vai além do espaço físico da escola, aglutinando os alunos em torno da construção de um conhecimento coletivo e do envolvimento efetivo da turma no processo da aprendizagem.Parabéns!