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Conhecendo o incrível mundo dos fungos – Parte 1

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.


Figura 1

13
 

Fonte: Disponível em http://estudodavidablogspotcom.blogspot.pt/2012/05/reino-fungi.html (Acesso em 30 de julho de 2014).



Figura 2

14

      Fonte: Disponível em http://ecovicky.blogspot.pt/2013/08/reino-fungi.html  (Acesso em 30 de julho de 2014).    


Figura 3

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Fonte: Disponível em  http://www.reidaverdade.net/fungos-o-que-sao.html   (Acesso em 30 de julho de 2014).


Figura 4

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Fonte: Disponível em http://www.camilaunhas.com/fungos-nas-unhas-como-evitar/   (Acesso em 30 de julho de 2014).



Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
 


1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras apresentadas?

3 – As figuras 1, 2 e 3 representam alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.


Comentário:


Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo “Biologia - fungos classificação e características” (Figura 5). O vídeo tem duração de 35 minutos e 39 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=0oxg2JDZtgk (Acesso em 30 de julho de 2014).


Comentário:


Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD para exibição, em um televisor conectado a um DVD player, em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.



Observação:


Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.



Figura 5: Vídeo FUNGOS - CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS (35:39)

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Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0oxg2JDZtgk  (Acesso em 30 de julho de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.



Questionário de Contextualização
 

1 – Explique as principais características dos fungos.

2 – O fungo realiza fotossíntese? Explique.

3 – Como ocorre a digestão nos fungos?

4 – Quais locais os fungos podem habitar?

5 – Quais características diferenciam os fungos dos vegetais?

6 – Quais características aproximam os fungos dos animais?

7 – Qual característica é exclusiva dos fungos?

8 – Como os fungos se reproduzem?

9 – Explique a diferença existente entre os fungos unicelulares e os pluricelulares.

10 – Qual parte dos fungos pode ocasionar alergia nos seres humanos?

11 – Qual a importância dos fungos na indústria alimentícia?

12 – Qual a importância dos fungos na agricultura?

13 – Por que a descoberta de Fleming mudou a história da humanidade?

14 – Por que os fungos basidiomicetos são mais evoluídos? Explique.

 

Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir ou complementar as respostas, sempre que necessário ou que considerar conveniente.



Terceiro momento: aprendendo um pouco mais



Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.



Grupo 1: Fungos, site Portal São Francisco
Fonte: Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/fungos.php    (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 2: Reino Fungi (Fungos, cogumelos), site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/   (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 3: Reino Fungi, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php    (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 4: Fungos, site Toda Biologia
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/microbiologia/fungos.htm   (Acesso em 30 de julho de 2014).


Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


Quarto momento: pesquisando on-line


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


Para a utilização dos computadores, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos. 


Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável por coletar dados sobre os benefícios dos fungos para humanidade, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos cinco grupos a coletar dados relativos:


 – à descoberta da função dos fungos designados para o grupo.

 – ao impacto para a humanidade da descoberta dos fungos designados para o grupo.

 – à utilização dos fungos designados para o grupo.

 

Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Fungos na Industria Farmacêutica
Fonte: Disponível em http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlexxFle.html   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://super.abril.com.br/saude/penicilina-438495.shtml  (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php   (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 2: Fungos na Fabricação de Bebidas Alcoólicas
Fonte: Disponível em http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/08/fungos-sao-utilizados-na-producao-de-alimentos-para-os-humanos.html   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-744-3389-,00.html   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php    (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 3: Fungos na Produção de Queijos
Fonte: Disponível em http://www.rc.unesp.br/ib/ceis/mundoleveduras/2011/Queijos_fungados.pdf   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/bacterias-e-fungos/bacterias-e-fungos-02.htm  (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 4: Fungos na Alimentação Humana
Fonte: Disponível em http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/08/fungos-sao-utilizados-na-producao-de-alimentos-para-os-humanos.html    (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://yuri-rafael-ygor.blogspot.com.br/2008/07/importncia-dos-fungos-para-o-homem_18.html   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos3.php    (Acesso em 30 de julho de 2014).


Grupo 5: Fungos na Produção de Pão
Fonte: Disponível em http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/ferment2.htm   (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2004/microorganismos/leveduras.htm    (Acesso em 30 de julho de 2014).
Fonte: Disponível em http://zinedepao.blogs.sapo.pt/2112.html   (Acesso em 30 de julho de 2014).

 

Quarto momento: organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:

 
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula, ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 30 de julho de 2014).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:



Vídeo: “Reino Fungi, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=BiUF_TztAZo   (Acesso em 30 de julho de 2014).


Vídeo: “Fungos”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=dJFSKwgJ3Q8 (Acesso em 30 de julho de 2014).


Sugestões de links para os alunos:


Apresentação:  “Reino Fungi, site Slide Player
Fonte: Disponível em http://slideplayer.com.br/slide/277981/    (Acesso em 30 de julho de 2014).


Artigo:“Fungos”, site UFSC
Fonte: Disponível em http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm (Acesso em 30 de julho de 2014).
 

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização.


Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Conhecendo o incrível mundo dos fungos - Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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