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Conhecendo o incrível mundo dos fungos – Parte 2

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H 30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento


Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Conhecendo o incrível mundo dos fungos– Parte 1, disponível no Portal do Professor no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=57103.


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessarem o site http://www.planetabio.com/monera.html (Figura 1), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre os fungos.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Os Fungos
 

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/monera.html  (Acesso em 30 de julho de 2014).



Segundo momento: Criando um blog


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, anteriormente, na aula Conhecendo o incrível mundo dos fungos – Parte 1, disponível no Portal do Professor no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=57103.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 2 e Figura 3), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.


Figura 2: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 30 de julho de 2014).



Figura 3: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 30 de julho de 2014).


Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos definidos anteriormente na aula Conhecendo o incrível mundo dos fungos – Parte 1, disponível no Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=57103), para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o site https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 30 de julho de 2014) (Figura 4), para que os mesmos criem os seus blogs.


 Figura 4: Blogger

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Fonte: Disponível em https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 30 de julho de 2014).



Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Conhecendo o incrível mundo dos fungos – Parte 1, disponível no Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=57103), as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.



Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares. 


Terceiro momento: Explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:



Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades. 


1 – Casacos de lã, sapatos de couro e cintos de algodão guardados por algum tempo em armários podem ficar mofados, pois fungos necessitam de


a) Substrato orgânico para o desenvolvimento adequado;
b) Algas simbióticas para digerir o couro, a lã e o algodão;
b) Baixa luminosidade para realizar fotossíntese;
c) Baixa umidade para se reproduzirem;
e) Alta luminosidade para digerir.


2 – Complete a frase, optando por uma das alternativas:


Fungos multicelulares têm o corpo formado por um filamento delgado chamado _______.  O conjunto destas/destes é chamado  ____________.


a) esporo, micélio;
d) micélio, hifa;
b) hifa, micélio;
c) hifa, esporo;
e) esporo, hifa.


3 – Os fungos são organismos que integram o Reino Fungi e que apresentam as seguintes características:


a) células eucariontes, autotróficas e reserva de amido.
b) células eucarionte, heterotróficas e reserva de amido.
c) células procariontes, fotossintetizantes e reserva de amido.
d) células eucariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.
e) células procariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.


4 – Assinale a opção que apresenta uma característica AUSENTE no Reino Fungi:


a) Reprodução assexuada
b) Nutrição heterotrófica
c) Respiração anaeróbia
d) Relação mutualística
e) Célula procariótica


5 – Os líquens são associações obrigatórias entre certos fungos e certas algas. Nesse tipo de associação, as algas podem ser classificadas como

a) consumidores - mutualistas.
b) decompositores - parasitas.
c) produtores - mutualistas.
d) consumidores - parasitas.
e) produtores - inquilinos.


Gabarito

 

1 – A

2 – B

3 – D

4 – E

5 – C

 

Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/01/reino-fungi-questoes-vestibular.html (Acesso em 30 de julho de 2014).



Quarto momento: Pesquisando no Laboratório de Química


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, os alunos devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento no Laboratório de Química.


Cabe ao professor providenciar e separar os materiais necessários para elaboração do experimento, os quais se encontram especificados a seguir.


Depois, o professor, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos e explicar o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir. Por fim, cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual contempla aspectos relevantes do experimento.

 

Experimento - Prática do fermento

 

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Fonte: Disponível em   http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/exper11.htm (Acesso em 30 de julho de 2014).



Material:

 

  • 3 frascos pequenos;
  • 1 béquer de 80 mL;
  • 1 colher grande;
  • 1 colher pequena;
  • 1 conta-gotas;
  • 1 lâmina;  
  • 1 lamínula;
  • fermento em pó;
  • açúcar;
  • água morna (33°C e 35°C).

 

 

Procedimentos:

 

O professor deverá, no início do experimento, numerar os 3 frascos.

 

Em seguida, o professor deverá colocar nos frascos 1 e 2 uma colher pequena rasa de açúcar, e nos frascos 2 e 3, uma colher pequena rasa de fermento.


O professor deverá acrescentar 2 colheres grandes de água em cada um dos frascos e misturar com o auxílio de uma colher pequena.

 

Agora o professor deverá retirar do frasco 2 uma gota da mistura e diluí-la em 80 ml de água no béquer. Com esta solução, deve preparar uma lâmina com lamínula para observar ao microscópio.

 

A partir deste momento, os alunos devem se revezar para a observação dos frascos e da lâmina ao microscópio. O tempo de observação dos frascos é de 10 minutos.

 

Questionário

 

1) Qual a função da água neste experimento?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Qual a função do açúcar neste experimento?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Qual a função do fermento neste experimento?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

_________________________________________________________________________________________________________________________



4) Considerando as funções de cada um desses elementos no experimento, como pode ser explicado o resultado do frasco 2?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

Fonte: Disponível em http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/exper11.htm (Acesso em 01 de agosto de 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Áudio: “Fungos”, site Portal do Professor
Fonte: Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=583&pagina=recursos%2Fvisualizar_recurso&secao=recursos&request_locale=es (Acesso em 01 de agosto de 2014).


Artigo: “A importância do blog na educação”, site: Universidade Gama Filho
Fonte: Disponível em http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1999-a-importancia-do-blog-na-educacao (Acesso em 01 de agosto de 2014).

 
Sugestões de links para alunos:

 

Site: “Criar 1 blog – passo a passo”.
Fonte: Disponível em http://criar1blog.blogspot.pt/  (Acesso em 01 de agosto de 2014).


Artigo: “Reino Fugi”, blog Questão de Concurso
Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/01/reino-fungi-questoes-vestibular.html (Acesso em 01 de agosto de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) e, mais especificamente, o desempenho na criação dos blogs e o desempenho no laboratório.

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