19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Geografia entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve: “conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem”.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os diferentes textos em salas de alfabetização. Ano: 1. Unidade 5 . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de ago. 2014.
Introduzindo o tema – Caracterizando os bairros
Professor, comece a aula convidando os alunos a se sentarem em círculo para roda de conversa. A roda de conversa é um momento privilegiado de interação entre o professor, os alunos e os colegas. É um espaço de partilha e confronto de ideias, muito rico para a aprendizagem. Os alunos devem ser desafiados a participarem e usar a sua fala para expressar suas ideias, emitir opiniões, escutar os colegas de forma respeitosa e aprender a construir conhecimentos coletivamente. Os alunos devem ser expostos a diferentes situações nas quais tenham a possibilidade de desenvolver sua fluência para falar, ampliar o seu vocabulário, organizar a sequência de ideias e desenvolver a sua capacidade de argumentar. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação ao debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.
Não direcione as decisões, mas conduza as discussões de forma a resolver os possíveis conflitos surgidos durante a exposição de ideias.
Pergunte aos alunos:
.Vocês sabem o nome do bairro onde moram?
. Ele fica perto ou longe da escola?
. Seus pais trabalham no mesmo bairro em que moram?
. Você gosta de morar no seu bairro?
Comente:
O BAIRRO EM QUE MORAMOS É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE PARA CADA UM DE NÓS, POIS É NELE QUE SE ENCONTRA A NOSSA MORADIA, A RUA ONDE BRINCAMOS, O LOCAL DE COMPRAS E ONDE VIVEM NOSSOS AMIGOS E VIZINHOS. |
Neste dia, você deverá levar um livro sobre bairro para a sala de aula. Ou poderá apresentá-lo em Power Point, utilizando um projetor multimídia.
Abaixo seguem 3 sugestões de livros sobre o bairro, mas existem outros, você pode pesquisar e usar aquele que corresponde melhor ao desenvolvimento de seus alunos.
Diga a eles que você contará uma história. Leia para os alunos e permita que vejam as imagens.
Quando o professor lê para os alunos, mostra-lhes seu comportamento leitor, contribui para que eles se familiarizem com o universo letrado. Por isso, é fundamental preparar sua leitura ensaiando em voz alta, planejando intervenções para fazer antes, durante ou depois da leitura. Ao trazer um material para ler você também não deve se esquecer da apresentação adequada do livro, para despertar o interesse pelos desenhos e pela leitura.
O livro “O bairro de Marcelo” de Ruth Rocha da Editora Salamanca traz a observação e a descrição do lugar por meio de ilustrações e referenciais espaciais. Marcelo apresenta o bairro onde mora e o que tem nele, como vários estabelecimentos comerciais, o que se vende e se compra em várias lojas, feira, padaria, açougue e outros estabelecimentos.
Fonte da imagem disponível em: <http://www.bibliotecaruthrocha.com.br/serie_e.php?s=18>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
O livro “Meu Bairro” de Célia J. A. Victorino da Editora Vozes, mostra como é a vida em diferentes bairros. O leitor começa a pensar no lugar onde vive: onde ele se localiza, quais são as suas características, se ele precisa de melhorias, como são as pessoas e como elas vivem.
Fonte da imagem disponível em: <http://www.traca.com.br/livro/170138/meu-bairro>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
O livro “Meu Bairro, pessoas e lugares” de Lisa Bullard conta a história de Lili que vai conhecer seu novo vizinho. Ela quer muito que ele conheça o seu bairro. Juntos eles passeiam e descobrem muitas coisas novas.
Fonte da imagem disponível em: <http://www.buscape.com.br/meu-bairro-pessoas-e-lugares-lisa-bullard-8565206300.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Ao trazer um material para ler você também não deve se esquecer da apresentação adequada do livro, para despertar o interesse pelos desenhos e pela leitura.
Permita que comentem a história do livro e faça questionamentos. Faça um levantamento do conhecimento prévio dos educandos, para verificar o que sabem sobre o tema e desenvolva a aula com o objetivo de ampliação das informações acerca das características de um bairro.
Explique que uma cidade é formada por vários bairros e que quanto maior for a cidade, maior será o número de bairros existentes nela.
Conte que há bairros que possuem, além das moradias, grande número de lojas e outros estabelecimentos comerciais como loja de roupas e calçados, supermercados, restaurantes, bancos, escritórios, consultórios, livrarias. Nesses bairros há, geralmente, um grande movimento de veículos e pessoas. Geralmente pessoas de outros bairros trabalham nesses lugares. Ainda existem outros, que são formados por indústrias que produzem os mais variados tipos de produtos.
Mostre aos alunos imagens com paisagens de diferentes tipos de bairros. Apresente figuras de bairros diferentes demonstrando que conforme as atividades desenvolvidas neles, um bairro se diferencia do outro, exemplo: há bairros em que existem mais residências, outros mais indústrias e outros, mais estabelecimentos comerciais.
Reproduza as imagens a seguir ou projete-as utilizando um projetor multimídia.
Bairro residencial
Fonte da imagem disponível em: <http://revistanaipe.com/no-mundo/tv-de-plasma-ou-educacao/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Bairro comercial
Fonte da imagem disponível em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1306315>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Bairro industrial
Fonte da imagem disponível em: <http://www.panoramio.com/user/562013>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Questione os alunos:
- Qual dos bairros se parece mais com o lugar onde você mora?
Cada um deve informar se o bairro onde vive é principalmente: residencial, comercial ou industrial.
Conte aos alunos como é o bairro onde você mora.
Peça que também contem sobre as características do bairro onde moram.
Baseado nas respostas dos alunos construa uma tabela. Anote na lousa a quantidade de alunos que moram em bairros principalmente residenciais, comerciais ou industriais.
Veja a seguir um exemplo da tabela desenvolvida durante a aula.
Fonte: Imagem da própria autora: Atividade desenvolvida pela professora Vaneide, com os alunos do 2º ano da Eseba - Escola de educação Básica da UFU. 2014.
A partir das informações da tabela, construam um gráfico. Entregue para os alunos papel milimetrado para a representação e faça na lousa para eles acompanharem.
Imagem da própria autora: Atividade realizada por um aluno do 2° ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Professora Vaneide. 2014.
Depois de construído o gráfico, explore os resultados, pergunte aos alunos:
- Quantos alunos moram em bairro residencial? E comercial? E industrial?
- Em qual tipo de bairro moram mais alunos?
- Em qual tipo de bairro moram menos alunos?
Elabore outras perguntas de acordo com o desenvolvimento em que seus alunos se encontram.
Aprofundando o tema – Contando sobre o bairro para os colegas
O livro “O Bairro de Marcelo” traz uma atividade na qual os alunos devem marcar o que há em seu bairro. Ela pode servir de exemplo para você elaborar uma atividade que esteja de acordo com a realidade de seus alunos.
Fonte da imagem: ROCHA, Ruth. O Bairro de Marcelo. Editora Salamanca, 2001. p. 18 e 19
Você também pode utilizar uma tabela como o exemplo a seguir. Adapte de acordo com a realidade da cidade onde se localiza a escola.
Converse com seus alunos sobre como se organiza o bairro onde moram e suas características.
Explique aos alunos:
NO BAIRRO EM QUE MORAMOS PODEMOS FAZER MUITAS COISAS. DEPENDENDO DO BAIRRO PODEMOS BRINCAR NA RUA COM OS AMIGOS, EM UMA PRAÇA, PARQUE OU NA CASA DE UM AMIGO. PODEMOS FAZER COMPRAS NA PADARIA, NO SACOLÃO OU NO SUPERMERCADO E TAMBÉM IR A UM RESTAURANTE. EXISTEM PESSOAS QUE MORAM EM UM BAIRRO E TRABALHAM NO MESMO BAIRRO. OUTRAS MORAM EM UM BAIRRO E TRABALHAM EM OUTRO. QUANDO AS PESSOAS NÃO ENCONTRAM O QUE PRECISAM NO BAIRRO ONDE MORAM, SE DESLOCAM ATÉ OUTROS BAIRROS PARA FAZER COMPRAS, IR AO MÉDICO, OU SE DIVERTIR. |
Pergunte quais atividades os alunos realizam no bairro onde moram e para quais atividades diárias ou semanais precisam se deslocar do bairro para praticá-las. Solicite que preencham a tabela.
Fonte: Imagem da própria autora.
Trabalhando em duplas: entrevistando o colega
Socialize as respostas e depois, divida os alunos em duplas.
Nessa atividade os alunos deverão fazer entrevistas com os colegas. Um aluno entrevista o outro e escreve as respostas em seu caderno de Geografia. Depois quem escreveu vai responder as mesmas perguntas para o outro colega escrever no caderno dele. As perguntas deverão ser a respeito do bairro onde mora. Segue sugestão abaixo. Adapte de acordo com a realidade e desenvolvimento de seus alunos.
Entrevista
Nome do entrevistado:__________________________________________________
- Há quanto tempo você vive em seu bairro?
- Você gosta de viver em seu bairro?
- O que você mais gosta no seu bairro?
- O que você acha ruim no seu bairro?
- O que você acha que falta no seu bairro?
- O que você mudaria no seu bairro?
Professor, faça uma roda de conversa e socialize as respostas dos grupos. A interação com os colegas é muito importante. Quando se aprecia as respostas com os colegas o aluno valoriza sua resposta, aprende com a resposta do outro e toma consciência de si como sujeito da história.
Construindo painel ou mural
A proposta dessa atividade é a construção de um painel ou mural na sala de aula, sobre os bairros onde moram os alunos.
QUE TAL CONHECER UM POUCO MELHOR O SEU BAIRRO?
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Envie um bilhete aos pais, explique a atividade e peça o apoio dos mesmos. Fale que os alunos montarão na sala de aula um grande mural de fotos e história dos bairros.
Confeccionando o mural
Você pode propor os murais ou painéis de várias formas. Os painéis devem conter mais fotos e o menos possível de parte escrita. Já os murais podem ter mais escrita, mas cuide para que não fique uma leitura cansativa.
Professor, como esta atividade envolveu os pais é interessante que participem também da socialização. Você poderá fazer um evento para expor os murais e painéis dos alunos. Discuta com eles qual será a melhor forma de apresentar os trabalhos aos pais. Faça o planejamento junto com eles.
Este evento poderá ter diversos desdobramentos, possibilitando o trabalho com diferentes gêneros textuais, tais como:
Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Auxilie os alunos, mas permita que eles próprios façam a montagem das fotos, cartazes, títulos e legendas.
Fonte da imagem 1. Disponível em: <http://bairroeducador.blogspot.com.br/2013/05/o-nosso-mural.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Fonte da imagem 2. Disponível em: <http://escsgoncalo.blogspot.com.br/2011/11/fotos-da-culminancia-do-projeto-meu.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Fonte da imagem 1 disponível em: <http://escsgoncalo.blogspot.com.br/2011/11/fotos-da-culminancia-do-projeto-meu.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Fonte da imagem 2 disponível em: <http://angelagg-sombrio.blogspot.com.br/2012/04/historia-e-geografia-do-bairro-januaria_02.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Fonte da imagem 1 disponível em: <http://www.camacari.ba.gov.br/2010/detalhe_noticia.php?cod_noticia=15046>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Fonte da imagem 2 disponível em: <http://www.gecps.com.br/2013_06_02_archive.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
É importante que os alunos também expliquem o trabalho realizado.
Fonte da imagem disponível em: <http://escsgoncalo.blogspot.com.br/2011/11/fotos-da-culminancia-do-projeto-meu.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Socializando
Professor, depois que os trabalhos forem avaliados pelos colegas, e realizadas as alterações necessárias, faça uma exposição na sala de aula. Organize os trabalhos em um grande painel e exponha no corredor da escola ou em lugar de fácil acesso para que possa ser apreciado por alunos de outras turmas. Os pais também devem participar.
Nos horários de intervalos entre as aulas ou quando terminarem a atividade que estiverem realizando, os alunos poderão apreciar os trabalhos de outros colegas que não tiveram a oportunidade de ver durante a aula.
A divulgação da produção dos alunos, além de valorizar o trabalho realizado por eles, possibilita que percebam que escrevem e produzem para alguém ler ou ver, por isso tem uma função comunicativa, de socializar o conhecimento adquirido.
Pergunte quais atividades os alunos realizam no bairro onde moram e para quais atividades diárias ou semanais precisam se deslocar do bairro para praticá-las. Solicite que preencham a tabela.
No blog: “O lugar onde moro é assim – escrita colaborativa na Internet”. Disponível em: <http://saladeaula.wikispaces.com/Projeto+O+Lugar+onde+Moro>, acesso em: 05 de ago. 2014, pode ter conteúdo para impulsionar uma ideia de como criar um espaço na internet para promover o intercâmbio entre professores e alunos, a fim de registrarem uma escrita colaborativa na Internet em que os alunos participantes descrevem o lugar onde moram.
O sítio do “Grupo Escolar Carlos de Paula Seára”. Disponível em: <http://www.gecps.com.br/2013_06_02_archive.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.
Descreve um projeto sobre o bairro realizado pela escola e apresenta as fotos da exposição dos trabalhos desenvolvidos.
No sítio: “Smart Kids – especial Nosso Bairro”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/nosso-bairro.html>, Acesso em: 05 de ago. 2014. O aluno pode jogar um jogo em que cria um cenário de seu bairro.
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno compreendeu o conceito de bairro; conseguiu identificar e descrever características do bairro onde mora; selecionar fotos e fazer legendas; bem como, montar cartazes e painéis. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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07/11/2014
Cinco estrelasExcelente. Parabéns...!!!
13/09/2014
Quatro estrelasConcordo com a desenvoltura deste projeto, pois grande parte de nossos alunos em geral, não conhecem o bairro onde mora. Acho interessante acrescentar aos alunos que façam o itinerário de sua casa até a escola, ressaltando que observem tudo nesse trajeto o que mais lhe chama atenção e por no desenho (fica próximo do quê? Desta forma irá desperta a magia da observação de tudo ao seu redor, inclusive do nome das ruas que fazem parte do seu quarterão.