Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclagem de resíduos sólidos ou de mentes?

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar crescimento populacional, consumo e geração de lixo.

  • Explicar os problemas ambientais relacionados à destinação dos resíduos sólidos.

  • Diferenciar lixo dos resíduos sólidos.

  • Identificar a geração de resíduos sólidos ao longo da cadeia produtiva.
  • Explicitar o papel na reciclagem na solução dos problemas de geração e acúmulo de resíduos sólidos.

  • Apontar os limites da reciclagem na solução dos problemas ambientais.

  • Explicar o princípio dos 3R's.

  • Aplicar o princípio dos 3R's na busca de soluções ou minimização dos problemas ambientais decorrentes da geração e descarte de resíduos sólidos.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

http://1.bp.blogspot.com/-113hdhKLEPI/Tb2IxJvgY7I/AAAAAAAAACE/A5x97YFc9Js/s1600/CHARGE+LIXO.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-113hdhKLEPI/Tb2IxJvgY7I/AAAAAAAAACE/A5x97YFc9Js/s1600/CHARGE+LIXO.jpg. Acesso em 15/08/2014.

Modulo 1- Descarte de resíduos sólidos e reciclagem

Atividade 1- vídeos

Sugerimos que o professor utilize os dois vídeos indicados abaixo para iniciar o estudo do tema desta proposta.

 

INTITUTO5ELEMENTOS. Futuro do Lixo - Matéria do Hoje em Dia de 14/11/2011. Duração: 11min19seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jpgq8_9hzSs. Acesso em 14/08/2014.

TV BRASIL. O Nosso Lixo (2/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012). Duração: 17min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU. Acesso em 14/08/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

Após a visualização dos vídeos, em sequência, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam em seus cadernos, as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir, que o professor deverá disponibilizar digitadas e impressas a cada aluno.

Questões para discussão

  • Qual é a relação entre crescimento populacional, consumo e geração de lixo?

  • Como se originaram os produtos descartáveis? Qual é o papel deles na geração de resíduos sólidos?

  • Qual é o destino do lixo em São Paulo?

  • Qual é realidade dos aterros sanitários?

  • O que diferença o lixo dos resíduos sólidos?

  • As pessoas geram resíduos sólidos ou lixo, apenas quando descartam um objeto ou material no ambiente? Explique.

  • Que fatores contribuem para o acúmulo de lixo e de resíduos sólidos nas ruas em ambientes urbanos?

  • Qual é o papel na reciclagem na solução dos problemas de geração e acúmulo de resíduos sólidos?

  • Quais são as dificuldades quando se pretende fazer reciclagem?

  • A reciclagem é a solução para todos os problemas ambientais relacionados ao descarte de resíduos decorrentes de nosso consumo? Quais são os fatores limitantes?

Atividade 2- Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Fechamento da discussão

O professor deverá fechar esta discussão utilizando as informações contidas no infográfico abaixo indicado.

 

PLANETA SUSTENTÁVEL. O mapa do lixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/o-mapa-do-lixo-info-ng-lixo.shtml. Acesso em 14/08/2014.

 

O infográfico apresenta um panorama da produção de resíduos sólidos no Brasil, com dados de cada estado. O professor deverá explorar estes dados, dando destaques para sua região. Deverá também destacar que, apesar de muitos serem recicláveis, isso não acontece e que a maior parte destes resíduos vai ser destinada a lixões, a prática menos recomendada. Cabe também destaque, as principais diferenças entre lixão, aterro sanitário e aterro controlado, contidas no infográfico.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o infográfico diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o infográfico em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

 

http://2.bp.blogspot.com/-3yoQwIpdFGM/UCQiRhQN15I/AAAAAAAADQo/M7AoBzz84QQ/s1600/Emidio-Batista.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-3yoQwIpdFGM/UCQiRhQN15I/AAAAAAAADQo/M7AoBzz84QQ/s1600/Emidio-Batista.jpg. Acesso em 15/08/2014.

Módulo 2- Localizando o problema

Atividade 1- leitura de textos

Os alunos deverão fazer a leitura dos quatro textos sugeridos a seguir e registrar em seus cadernos os itens sugeridos após os mesmos. Ao fazer a leitura os alunos deverão estar atentos aos aspectos comuns em todos eles e localizar o problema central de que tratam, assim como as causas, as consequências e as soluções apontadas.

 

AGÊNCIA BRASIL. Termina prazo para que municípios acabem com lixões. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Termina-prazo-para-que-municipios-acabem-com-lixoes. Acesso em 14/08/2014.

 

EQUIPE AKATU. Brasil produziu 3 milhões de toneladas a mais de lixo em 2013. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Brasil-produziu-3-milhoes-de-toneladas-a-mais-de-lixo-em-2013. Acesso em 14/08/2014.

 

MATTAR, Hélio. Resíduo bom é o que não é gerado. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Residuo-bom-e-o-que-nao-e-gerado.  Acesso em 14/08/2014.

 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Pense antes de jogar fora. Disponível em:  http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Pense-antes-de-jogar-fora. Acesso em 14/08/2014.

Itens para registro e discussão

1.     Problema principal abordado nos textos.

2.     Causas deste problema.

3.     Consequências ou desdobramentos deste problema.

4.     Soluções ou medidas para minimizar este problema.

 

Atividade 2- Discussão dos textos

Terminados os registros, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes. Cada aluno deverá socializar aos demais os seus registros e discutir com o grupo as suas impressões pessoais. Os alunos deverão fazer agrupamentos, fazendo um consolidado dos registros do grupo. Este consolidado deverá ser digitado, salvo nos computadores dos alunos e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

O mesmo grupo de alunos deverá escolher um relator que apresentará o consolidado do grupo para o professor e demais colegas, em um momento de socialização e discussão. Neste momento, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. Na apresentação do primeiro grupo, o professor deverá elaborar na lousa um esquema como o sugerido a seguir e completar à medida em que o aluno for falando de cada item. Os demais grupos deverão complementar o quadro com aspectos não apontados anteriormente. Ao final, todos os alunos deverão copiar o quadro preenchido em seus cadernos.

 

Problema

Causas

Consequências

Soluções

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fechamento da discussão pelo professor

Cabe ao professor, no final desta discussão, destacar que, como é apontado em alguns textos, o melhor resíduo é aquele que não é gerado. Por isso, o Princípio dos 3R's tem norteado as discussões, reflexões e ações a respeito da gestão de resíduos sólidos. Nos 3R's, há uma hierarquia e o principal a se considerar é o primeiro R - Reduzir - o consumo e a geração de resíduos. O "R" de Reciclagem fica em terceiro lugar nesta hierarquia, por diversos motivos, como: nem todo resíduo gerado é reciclável; a reciclagem exige uma logística de coleta seletiva e destinação que depende de políticas públicas, que normalmente não é priorizada pelos gestores; geralmente há consumo de recursos como água e energia no processo de reciclagem etc. Neste sentido, devemos considerar a reciclagem como uma solução para o problema de destinação de alguns tipos de resíduos, mas, principalmente, precisamos reciclar nosso modo de pensar a respeito do problema. Reciclar nossa mente tendo como subsídio o princípio dos 3R's e repensar o nosso padrão de consumo, que desencadeia a geração de resíduos.

 

http://www.radiomunicipalam.com/wp-content/uploads/2014/03/lixoPQ.jpg

Imagem disponível em: http://www.radiomunicipalam.com/wp-content/uploads/2014/03/lixoPQ.jpg. Acesso em 15/08/2014.

Módulo 3- Reciclando ideias

Atividade 1- Vídeo

Para fechar sua fala no final da atividade anterior e introduzir este módulo, sugerimos que o professor salve o vídeo indicado abaixo em seu computador e o projete para os alunos utilizando o aparelho data show.

 

CEPAGRO. Revolução dos Baldinhos no documentário "A Educação e o Mosca Morta". Duração: 3min50seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kv0bhlAD9o0. Acesso em 14/08/2014.  

 

Após a projeção do vídeo, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos sobre:

  1. as impressões que tiveram;
  2. as associações do conteúdo do vídeo com os textos e vídeos discutidos anteriormente.

Atividade 2- Textos: rodada de leituras

Para que os alunos possam ampliar os conhecimentos a respeito do problema de geração de resíduos sólidos, propomos uma rodada de leituras de textos. O professor deverá distribuir os alunos 10 grupos; cada dois grupos deverão ler dois textos e fazer a síntese dos mesmos.

 

Grupos 1 e 2

EQUIPE AKATU. Revolução dos Baldinhos: agricultura urbana e consumo consciente transformam uma comunidade. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Revolucao-dos-Baldinhos-agricultura-urbana-e-consumo-consciente-transformam-uma-comunidade. Acesso em 12/08/2014.

 

_____________. Quer uma boa dica? Pratique os 8 Rs do consumo consciente. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Quer-uma-boa-dica-Pratique-os-8-Rs-do-consumo-consciente. Acesso em 03/08/2014.

Grupos 3 e 4

INSTITUTO AKATU. Doze princípios do consumidor consciente [PDF]. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/NOV-AKATU-VALEq_4_Fold.pdf. Acesso em 03/08/2014.

 

CAMARGO, Suzana. Lixo zero. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/parceiros-do-planeta/lixo-zero-2/. Acesso em 03/08/2014.

Grupos 5 e 6

ECO UNIFESP. Princípio dos 3R’s. Disponível em: http://dgi.unifesp.br/ecounifesp/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=8. Acesso em 13/08/2014.

 

CAPELAS JR, Afonso. Lixo: todos produzem, todos cuidam. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-todos-produzem-todos-cuidam-633665.shtml?func=2. Acesso em 14/08/2014.

Grupos 7 e 8

CAPELAS JR, Afonso. Bê a bá dos resíduos sólidos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/be-a-ba-dos-residuos-solidos/. Acesso em 14/08/2014.

 

BARBOSA, Vanessa. Mundo pode virar uma tremenda lixeira em 2100. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/mundo-pode-virar-tremenda-lixeira-2100-760108.shtml. Acesso em 14/08/2014.

Grupos 9 e 10

VARANDA, Gabriela. Recicloteca: ensino e boas práticas. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_473521.shtml. Acesso em 14/08/2014.

 

SPITZCOVSKY, Débora. 64% dos brasileiros não têm acesso à coleta seletiva. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/brasileiros-acesso-coleta-seletiva-pesquisa-consumo-sustentavel-724796.shtml. Acesso em 14/08/2014.

Atividade 3- Discussão e socialização

Terminadas as leituras e os registros, os grupos que leram os mesmos textos deverão se reunir para discutirem e produzirem uma síntese única para socialização para o professor e demais colegas. Deverão estabelecer relações do que os textos apresentam com tudo que foi estudado até aqui.

Após esta discussão, o grupo deverá escolher um relator que fará a socialização. Neste momento, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 4- Produção de textos

O professor deverá distribuir os alunos em grupos de 3 componentes para que produzam um texto dissertativo/argumentativo com o tema: reciclagem de resíduos sólidos ou de mentes?

 

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • A crescente geração de resíduos sólidos no Brasil e no mundo e sua destinação final.

  • Os problemas ambientais decorrentes da grande quantidade de resíduos sólidos gerados e descartados.

  • O princípio dos 3R's como orientações para minimizar este problema

  • Em que aspectos cada um de nós pode contribuir para a minimização deste problema.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

 

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 15/08/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 5 – Produção de cartilha

De posse de todo o conhecimento construído ao longo desta proposta, os alunos deverão produzir uma cartilha, para promover a sensibilização da comunidade e de outros internautas, a respeito de pequenos gestos individuais em prol da sustentabilidade que, se forem adotados por muitas pessoas, farão diferença global.

 

Esta atividade deverá ser realizada em grupos de cinco alunos e o material produzido deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

 

Uma sugestão é que façam a montagem da cartilha utilizando o programa Power Point ou Publisher.

O Microsoft Publisher 2013 é o editor mais usado para criar todo o tipo de publicações, como revistas, impressos e jornais. Incluído no pacote Office da Microsoft, a nova versão do programa vem com uma interface mais clara e melhorias na visualização dos slides. Com o Publisher é possível diagramar qualquer formato de publicação, trabalhar com textos, imagens, desenhos, gráficos e outros elementos para criar páginas sob medida. MOYA, David. A ferramenta mais completa para criar publicações. Disponível para download gratuito em: http://microsoft-publisher.softonic.com.br/. Acesso em 06/08/2014.

 

Indicamos o material abaixo como referência para a montagem da cartilha pelos alunos.

DNIT. Cartilha do lixo: lições que não podem ser jogadas fora. [PDF]. Disponível em: http://www.br135.com.br/pdf/cartilha_lixo.pdf. Acesso em 15/08/2014.

 

 http://www.br135.com.br/images/capa_lixo.jpg

Imagem disponível em: http://www.br135.com.br/images/capa_lixo.jpg. Acesso em 15/08/2014.

Atividade 6- Socialização na rede

Após o término da atividade 5, toda a produção dos alunos, individuais e em grupo, deverá ser salva em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviado ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, o professor deverá criar o blog.  Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01, (acesso em 15/08/2014) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe da pesquisa deixando seus comentários e opiniões no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema desta proposta desenvolvida pelos alunos.

 

http://2.bp.blogspot.com/-TKxxalt0FAY/T4C7M2UtsBI/AAAAAAAAAzw/lWPqoDuFkgc/s1600/lixo-urbano.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-TKxxalt0FAY/T4C7M2UtsBI/AAAAAAAAAzw/lWPqoDuFkgc/s1600/lixo-urbano.jpg. Acesso em 15/08/2014.

Recursos Complementares

SESC SÃO PAULO. A Educação e o Mosca Morta - Somos 1 Só | Episódio Completo. Duração: 52min06seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WsrJZszHnJ8. Acesso em 13/08/2014.

 

LAMAS, Júlio. Uma montanha que só cresce. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-uma-montanha-que-so-cresce-763784.shtml?func=2. Acesso em 14/08/2014.

 

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS. Guia para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios brasileiros de forma efetiva e inclusiva. [PDF]. Disponível em: http://www.cidadessustentaveis.org.br/residuos/publicacao-residuos-solidos-programa-cidades-sustentaveis-baixa.pdf. Acesso em 14/08/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos, dos vídeos e os consolidados.

  • Os textos e as cartilhas produzidos pelos alunos deverão ser os principais instrumentos de avaliação quantitativa.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MIRTES CARVALHO ALENCAR, ESC MUL DESEMBARGADOR ARIMATEIA TITO , Piauí - disse:
    mirtescalencar@hotmail.com

    08/09/2014

    Cinco estrelas

    Material maravilhoso,estou muito satisfeita com a conclusão do meu trabalho,graças a voces que selecionam excelentes profissionais para a elaboração. Muito obrigada vcs são excelentes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.