Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Saberes populares: hoje tem pão de queijo!

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir saberes populares sobre a receita de pão de queijo;
  • Conhecer a importância dos saberes populares;
  • Valorizar o saber cultural;
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Se a escola faz parte do Projeto UCA, consideramos importante, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Saberes populares

 

Professor, os saberes populares trazem o universo do cotidiano do aluno para a escola e transforma a aula em um espaço-tempo de novas possibilidades de aprendizagem. Sendo assim, propomos a presente aula que vai relacionar os saberes populares de se fazer pão de queijo, com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Entendemos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Informações ao professor

 

Você sabia? O trabalho com as experiências dos alunos para além do contexto da sala de aula, como os saberes populares, é um aliado ao processo de alfabetização, uma vez que favorece um currículo inclusivo, no qual todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. É brincando que o aluno se permite explorar o contexto de aprendizagem, comunicar-se com os colegas e se expressar de diferentes formas. (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

O que já sabemos!

 

Professor, organize os alunos para uma roda de conversa. Pergunte-lhes o que já sabem sobre pão de queijo. Caso os alunos não conheçam, possibilite um momento de degustação em sala de aula. A presente aula, tem como objetivo o trabalho que articula saberes populares com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, por isso, poderá ser escolhida qualquer receita que faça parte da cultura dos alunos, que seja comum na região onde moram.

É importante favorecer a participação de todos os alunos.

Em uma cartolina, peça para cada aluno fazer um desenho e escrever o que já sabe sobre o pão de queijo. O registro poderá ser feito com lápis de cor ou mesmo canetinha.

 

Um passeio muito saboroso!

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça  que façam uma pesquisa na escola, conversando com alguns professores, sobre o que conhecem do pão de queijo e como ele é feito. Os alunos poderão levar uma folha, uma prancheta e um lápis para registrar as informações.

Em sala de aula, cada dupla poderá dizer o que descobriram. Explore com o grupo o que há de comum nas receitas e como são feitas. Depois do diálogo, solicite que registrem as descobertas no caderno de Língua Portuguesa.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Mas afinal, como surgiu a receita de pão de queijo?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem os sítios abaixo para que descubram mais sobre o pão de queijo. A turma poderá acessar no laptop Classmate o navegador Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo, ou leve-os ao Laboratório de Informática:

 

Aula2.1_Agosto

Fonte: Sítio: “Pilão Mineiro”. Disponível em: <http://pilaomineiro.com.br/ahistoriadopaodequeijo/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

 

Aula2.2_Agosto

Fonte: Sítio: “Culinária e História”. Disponível em: <http://culinariaehistoria.blogspot.com.br/2012/10/o-jeitinho-mineiro-pao-de-queijo.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura dos textos disponíveis nos sítios acima, organize os alunos em grupos e peça para criarem uma forma de contar a história do surgimento do pão de queijo. A turma poderá optar por dramatização, apresentação oral ou outro tipo. É importante que encontrem uma forma de expressar para a turma a história de criação da receita do pão de queijo.

 

E o que sabemos sobre Minas Gerais?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e descobrirem mais sobre o estado de Minas Gerais.

 

Aula2.3_Agosto

Fonte: Sítio: “Portal Minas Gerais”. Disponível em: <http://www.minasgerais.com.br/sobre-minas/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Quando terminarem, faça uma cópia do mapa do Brasil abaixo para cada aluno. Peça para que descubram onde fica Minas Gerais.

 

Aula2.4_Agosto

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/brasil_grandes_regioes.pdf>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Depois, cada aluno poderá colocar o mapa no caderno de Geografia e escrever abaixo o que descobriram sobre Minas Gerais.

 

Agora é mão na massa!

 

Professor, agora, acesse com a turma o sítio abaixo e deixem que explorem a receita de pão de queijo. Veja abaixo:

 

Pão de queijo mineiro

 

Ingredientes

1 copo (requeijão) de óleo, menos um dedo

1 copo de água

1 copo de leite integral

1 colher de sobremesa de sal

1 kg de polvilho doce (pode ser o azedo, mas o doce é mais saboroso)

8 ovos

400 gramas de queijo ralado

 

Como fazer:

Coloque o óleo, o leite e a água para ferver. 
Coloque o polvilho em uma vasilha grande ou um tacho de plástico e misture o sal com uma colher. Após fervido despejar a mistura na vasilha plástica e deixar esfriar. 
Após esfriar coloque os ovos um a um e mexa com as mão, depois faça o mesmo com o queijo ralado, e misture novamente muito bem. 
Faça as bolinhas com as mãos e coloque no forno até dourarem. 
Dica: passe manteiga na mão para não grudar a massa.

 

Aula2.5_Agosto

Fonte: Sítio: “Cybercook”. Disponível em: <http://cybercook.com.br/pao-de-queijo-mineiro-r-14-67219.html>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Professor, organize os ingredientes e os materiais necessários e faça a receita sugerida acima com a turma. Providencie aventais, luvas e toucas para todos os alunos e explique os cuidados com a higiene para cozinhar.

Antes de iniciar a receita, explore com a turma a quantidade de ingredientes utilizada e as medidas: colher de sobremesa, quilograma, grama e copo. Para isso, leve para a sala de aula os ingredientes e faça uma demonstração inicial do que significa cada medida. A turma poderá fazer o registro no caderno de Matemática, representando em forma de desenho a medida de cada ingrediente. Entregue a atividade abaixo para que possam preencher a tabela e depois afixá-la no caderno de Matemática.

 

Ingrediente

Quantidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ajude os alunos a realizarem a receita proposta. Quando tudo estiver pronto e as bolinhas da massa de pão de queijo estiverem nos tabuleiros, faça a contagem com a turma e descubra a quantidade total da receita.

Depois, organize os alunos em duplas para que descubram quantos pães de queijo cada integrante da turma irá receber. Quando todos terminarem, veja os resultados obtidos. Quando terminados de assar, faça a contagem com a turma e a distribuição para descobrir o resultado correto.

Como atividade de casa, propomos que os alunos conversem com seus familiares e levem para a escola a receita de pão de queijo que a família conhece.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Trabalhando com texto instrucional e integrando a família

 

Professor, retome a atividade de casa com a turma e descubra o que tem de comum e de diferente em cada receita.

Convide um familiar da turma para realizar uma receita de pão de queijo com a turma. Para isso, faça um momento de troca de experiências, em que os alunos possam fazer perguntas e descobrir mais sobre a receita.

Aproveite o momento para lembrar aos alunos as características deste gênero textual "texto instrucional" e qual é a sua função.

Depois, auxilie o familiar a escrever a receita na lousa. Na receita a turma observará os ingredientes a serem utilizados, o modo de preparo e o rendimento da receita.

 

Tem música com sabor!

 

Professor, providencie a cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leiam,  ouçam e cantem a música. 

 

Meu Mundo

Projeto Emcantar

 

Amarelou de manhã
Lá na rocinha
Quando o Sol chegou
Lá no meu quintal

Galo cantou sua canção
De manhãzinha
Tirando da cama todo o pessoal

Café quente na cozinha
Fogão de lenha a esquentar
Broa de milho e pão de queijo
Depois sair pra trabalhar

Joga a enxada
E a semente na rocinha
Terra boa quando chove
Tudo faz brotar
Nesse sossego eu vou levando
Essa vidinha
E o resto do mundo
Está pra estourar

O meu mundo é pequeno
Mas é grande o meu amor
Tenho tudo o que quero
Sou feliz e cantador

O meu mundo é pequeno
Mas é grande o meu amor
Tenho tudo o que quero
Sou feliz e cantador

 

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/projeto-emcantar/389264/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Professor, converse com a turma sobre a letra da música. Investigue alguns elementos como:

  • Local;
  • Tipos de comida;
  • Tipo de trabalho;
  • Período do dia.

 

Depois, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Cada aluno deverá fazer um desenho representando a letra da música. Quando todos terminarem imprima os trabalhos e exponha-os no mural da escola, juntamente com uma cópia da letra da música.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. Explique que cada grupo terá como desafio escolher uma das receitas de pão de queijo e organizar uma apresentação, para explicar para as outras turmas como é feita a receita.

Para isso, os grupos deverão providenciar os ingredientes e os materiais para preparo da receita, contando com o seu apoio. Explique para a turma que deverão utilizar toucas, luvas e aventais para executar a receita. As receitas poderão ser assadas no forno da cozinha da escola e ter um momento de degustação ao final dos trabalhos.

 

Trabalhando com "convite"

 

  • Organize com a turma: uma data, horário e local em que será realizada a apresentação.
  • Para divulgação utilize o "convite", assim poderá trabalhar de forma significativa com este gênero textual.
  • Explore a sua estrutura textual.
  • Depois de pronto, entreguem para as outras turmas da escola.
  • Cada grupo poderá elaborar o seu próprio convite, contendo uma frase que represente o momento experienciado, um desenho para chamar mais a atenção dos colegas e as informações de: data, horário e local. 
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/sou-mineiro-uai/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Sítio: “Origem do Pão de queijo”. Disponível em: <http://www.paodequeijo-rs.com.br/histo.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “SBPC”. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/4210.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Sítio: “Origem do Pão de queijo”. Disponível em: <http://www.paodequeijo-rs.com.br/histo.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema que envolveu a aula: “Saberes populares: hoje tem pão de queijo!”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.