Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Enigmas: fique de olho!

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o que são enigmas;
  • Compreender formas de solucionar alguns enigmas;
  • Desenvolver a habilidade de leitura;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Enigmas

 

Professor, o trabalho com enigmas em sala de aula é um importante recurso que envolve o aluno em busca de resolver situações problema. Com isso, o aprendiz se envolve e sua aprendizagem se torna um processo em que ele é o autor. Os desafios chamam a atenção dos alunos e lhes mobiliza ao diálogo com o outro para trocar ideias em busca de novas oportunidades de aprendizagem. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Informações ao professor

 

Você sabia? O trabalho com temas da atualidade pode ser explorado a partir da reflexão dos telejornais, dos temas nele apresentados. Sendo assim, o planejamento do professor e a própria organização da rotina escolar, necessita priorizar as possibilidades de refletir sobre o sistema alfabético de escrita, mediante situações sociais práticas da vida (BRASIL, 2012.).

 

Para outras informações consulte o material abaixo:

 

Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

 

curiosidade

 

Fonte da imagem: Sitio: “Crinfancia: dicas pedagógicas”. Disponível em: <http://crinfancia.blogspot.com.br/2013/10/bingo-de-adivinhas-com-desenhos.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.

 

A caixa surpresa

 

Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa.

 

Coloque sobre o chão os numerais de 1 a 5 e as letras do alfabeto móvel. Explique para a turma que na caixa tem uma palavra que precisa ser descoberta. A regra para isso é combinar os numerais com as letras. Vamos lá!

 

Cada numeral equivale a uma letra e por isso, você deverá falar para os alunos esta combinação.

 

1 - A

2 - N

3 - M

4 - G

5 - I

6 - E

 

Agora, fale para a turma a ordem dos numerais para que possam colocar as letras relacionadas e formar a palavra.

6

2

5

4

3

1

E

N

I

G

M

A

 

Depois que os alunos formarem a palavra, peça que leiam a mesma e digam o que sabem sobre:

 

ENIGMA

 

Agora, que tal descobrir com a turma o significado da palavra ENIGMA? A turma poderá consultar o dicionário de sala de aula ou mesmo o sítio abaixo:

 

Aula2.6_Agosto

Fonte: Sítio: “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/enigma/>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Quando descobrirem o significado da palavra enigma, peça que escrevam no caderno de Matemática.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, acesse com a turma o sítio abaixo e descubram a resposta para a charada do texto online.

 

Aula3.2_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-enigma-da-fofoqueira/>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Professor, imprima a atividade do sítio abaixo para cada aluno. Peça que descubram a resposta.

 

Aula3.3_Agosto

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/livros-enigma.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Depois, que descobrirem a resposta, pergunte se alguém conhece a obra citada de Monteiro Lobato: Sítio do Picapau Amarelo.

 

Aula3.4_Agosto

Fonte: Sítio: “Sítio do Picapau Amarelo”. Disponível em: <http://sitiodopicapaumairipora.com.br/home.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Vamos montar um enigma!

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e disponibilize revistas para recorte. Explique que terão como desafio escrever uma palavra cujas as letras sejam formadas pelas iniciais das imagens encontradas e recortadas das revistas. Veja o exemplo abaixo:

 

Aula3.10_Agosto

 

Fonte das imagens: Sítio: “Morelli Nutrição”. Disponível em: <http://morellinutricao.com.br/ler.php?pagina=4>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Agora, organize os alunos em duplas e disponibilize as imagens abaixo.

 

 

Aula3.5_Agosto

Fonte das imagens: Sítio: “Morelli Nutrição”. Disponível em: <http://morellinutricao.com.br/ler.php?pagina=4>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Solicite que cada dupla escreva o nome de cada fruta no caderno de Língua Portuguesa. Em seguida, terão como desafio formar novas palavras a partir das iniciais dos nomes das frutas. Quando terminarem, faça uma lista contendo todas as palavras formadas pelas duplas.

 

Charadas!

Professor, brinque com a turma com as charadas que estão disponíveis no sítio abaixo. Organize os alunos em duplas para que possam escolher uma ou duas charadas para fazer com o colega.

 

Aula3.6_Agosto

Fonte: Sítio: “QDivertido”. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/charadas.php>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Ao final, cada dupla deverá escolher uma charada para fazer com a turma.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, instigue os alunos a pensarem sobre a seguinte pergunta:

 

Se o sabonete é colorido, por que a espuma é branca?

 

Aula3.7_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/enigma-colorido/>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Com a leitura do texto online a turma poderá fazer várias descobertas. Peça que registrem no caderno de Ciências o que descobriram sobre esse mistério. Também solicite que façam um desenho para representar o que aprenderam.

 

Professor, após lerem a reportagem acima e descobrirem a resposta, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e providencie os materiais citados para realizar o experimento com a turma de fazer espuma colorida.

 

Você vai precisar de:
- dois copos;
- um recipiente de plástico;
- cem mililitros de água;
- três colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
- uma colher de sopa de detergente líquido;
- uma colher de sopa de corante alimentício;
- vinte e cinco mililitros de vinagre.

 

Aula3.8_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/espuma-colorida/>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Quando terminarem a experiência, faça um momento de troca de ideias sobre o que descobriram.

 

Descubra a palavra!

 

Professor, faça uma cópia da atividade abaixo para cada aluno.

 

Aula3.9_Agosto

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/enigma-dia-das-criancas.html>. Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

Explique que terão como desafio descobrir a palavra formada a partir das letras que estão nas formas geométricas circulares.

 

Depois que descobrirem, solicite que cada aluno elabore uma frase com a palavra encontrada, utilizando o caderno de Língua Portuguesa. Quando terminarem, faça um momento de socialização das frases.

 

Mensagem secreta! O que vamos fazer no recreio?

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha um desafio! Cada grupo deverá elaborar uma carta enigmática para que outro grupo descubra sobre o que querem brincar no momento do recreio. Sendo assim, oriente os alunos a elaborarem a mensagem primeiro e em seguida, atribuir um número para cada letra. Os grupos deverão montar uma legenda, contendo o numeral e sua respectiva letra. Em seguida, deverão colocar os numerais na ordem da mensagem. Veja o exemplo abaixo:

 

Mensagem:

 

VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA

 

Legenda:

 

1- R

2 - O

3 - V

4 - D

5 - E

6 - M

7 - H

8 - S

9 - A

10 - C

11 - I

12 - B

13 - N

14 - L

 

 

CARTA ENIGMÁTICA

 

3

9

6

2

8

 

 

 

 

 

 

 

 

12

1

11

13

10

9

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

5

 

 

 

 

 

9

6

9

1

5

14

11

13

7

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois, que os grupos trocarem as mensagens e descobrirem as brincadeiras que serão feitas no recreio, faça uma lista na lousa e peça que copiem no caderno de Língua Portuguesa. Converse com a turma sobre o que sabem sobre cada brincadeira. Em seguida, cada aluno poderá fazer um desenho no caderno que represente cada uma das brincadeiras.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Socializando

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo deverá escolher dois enigmas para poder trocar com outro grupo. Os alunos poderão criar o próprio enigma ou escolher algum enigma pronto. Os grupos deverão resolver o enigma inicialmente e depois trocar com outro grupo. Ao final, faça um momento de socialização das respostas de forma que o grupo criador do enigma possa dar a resposta do mesmo.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio:" Escola Kids". Disponível em: <http://www.escolakids.com/enigmas-matematicos.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Sítio: "Arte Educação". Disponível em: <http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: "Portal do Professor".  Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1818>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Sítio: "Arte Educação". Disponível em: <http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e a diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.