19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Se a escola participa do Projeto Um Computador por Alunos - UCA, consideramos importante, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de ago. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que, ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de Crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de ago. 2014
Professor, inicie a aula com a roda de conversa, e proponha aos alunos que observem uma imagem, você poderá apresentá-la no data show ou caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: "Dalva Amaral. As Joaninhas". Disponível em: <http://dalvaamaral.blogspot.com.br/2011/09/as-joaninhas.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, após os alunos observarem a imagem questione-os sobre;
Professor, após os alunos exporem suas opiniões sobre a imagem que você apresentou, faça a contação da história “Uma joaninha diferente”, esta história vai abordar o preconceito e a discriminação. Permite que você desenvolva com os alunos o respeito as diferenças.
Fonte: Sítio: "Slide Share. Uma joaninha diferente". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/bethinhapm/slides-joaninhadiferente>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Comente com os alunos que somos todos diferentes e estas devem ser respeitadas. Peça aos alunos que expliquem o que eles acharam da história. Divida a turma em pequenos grupos e peça-lhes que recriem a história em forma de dramatização.
Após os alunos montarem suas dramatizações organize a sala de aula para eles apresentarem suas dramatizações que recontam a história.
Professor, depois das apresentações, proponha aos alunos para fazerem uma atividade que envolverá a leitura e a arte. Distribua revistas ou jornais para que eles possam recortar as letrinhas da palavra joaninha. Depois, distribua as folhas das atividades impressas para que as palavras sejam coladas no local informado. Logo após, proponha que os alunos criem um jardim para a joaninha da história. Veja a sugestão abaixo.
Fonte: Atividade produzida pela própria autora para alunos de 1º Ano do Ensino Fundamental.
Professor, após os alunos montarem seus trabalhos, monte um mural com as criações da turma e exponha para todos visualizarem.
Proponha como atividade de casa aos alunos, que pesquisem sobre as joaninhas, peça para eles trazerem curiosidades sobre este pequeno inseto.
Hoje ouvimos a história de uma joaninha diferente, fizemos algumas atividades sobre a história contada. Faça uma pesquisa com a ajuda de seus familiares, sobre as joaninhas, pesquise na internet, livros, jornais ou revistas e tragam para a próxima aula.
|
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa para que os alunos apresentem as pesquisas que fizeram em casa sobre as joaninhas. Pergunte aos alunos se eles observaram diferenças nas pesquisas ou se em todas falam sobre o mesmo assunto.
Após os alunos apresentarem as suas pesquisas, apresente algumas outras curiosidades sobre o assunto tratado. Veja abaixo uma sugestão de texto que cita algumas curiosidades sobre as joaninhas.
Curiosidades sobre as joaninhas.
As joaninhas têm nomes divertidos em todo o mundo: ladybug (senhora-besouro, em inglês); Marienkäfer (besouro de Maria, em alemão); Mariquita (em espanhol). As joaninhas são símbolos da biodiversidade terrestre. Quase todas as culturas das regiões onde ocorrem joaninhas atribuem ao pequeno besouro uma aura de sorte. Conheça algumas das lendas e crenças a elas associadas:
Fonte: Sítio: "Dalva Amaral. As Joaninhas". Disponível em: <http://dalvaamaral.blogspot.com.br/2011/09/as-joaninhas.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014. |
Professor, após falar as curiosidades das joaninhas, distribua para os alunos cópias de um texto informativo para que eles façam a leitura e depois a interpretação do texto. Caso não tenha trabalhado com os alunos o gênero textual aqui citado, aproveite este momento para desenvolver em sala de aula. Veja um texto que conceitua este gênero textual.
Texto informativo
Os textos informativos têm o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Isso é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação científica e livros didáticos. A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativos tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura.
Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.). Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor num modelo literário. No entanto, a maior parte de correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.
Características de um texto informativos:
Função: Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral. Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.
Modelos: Jornais e revistas. Livros de divulgação, folhetos. Notícias. Artigos e reportagens. Anúncios e propaganda. Avisos, anúncios públicos. Correspondência pessoal ou comercial. Convites. Entrevistas.
Conteúdo: Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).
Formato: Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.
Procedimentos de leitura: Uso de indicadores de aproximação ao conteúdo (títulos, fotos, imagens, tipografia, seções do jornal etc.). Identificação do tema da informação. Identificação da ideia principal. Identificação dos detalhes principais.
|
Fonte: Sítio: "Dia a dia do professor. Texto informativo". Disponível em: <http://diaadia-doprofessor.blogspot.com.br/2013/01/texto-informativo.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, depois de explicar sobre os textos informativos, distribua cópias de um texto informativo para que os alunos façam a interpretação do mesmo. Após a leitura, passe na lousa a interpretação para que os alunos tenham como registro no caderno de Ciências.
Fonte: Sítio: "Professora Sônia Zani. Sequência didática". Disponível em: <http://profsoniazani.blogspot.com.br/2014/06/sequencia-didatica.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Interpretando o texto Informativo
. Sublinhe a frase onde fala como as joaninhas se protegem e copie abaixo. __________________________________________________________________ · Responda: Qual a função das joaninhas para a natureza?
________________________________________________________________
· De acordo com o texto lido elabore uma pergunta e escolha um colega para responder a pergunta.
________________________________________________________________
|
Professor, após conversar com os alunos sobre as características das joaninhas e trabalhar com o texto informativo fazendo a correção oralmente, proponha aos mesmos um passeio pelos arredores da escola, de preferência locais onde há plantas. Caso em sua escola não tenha um lugar arborizado organize um passeio fora da escola para que os alunos possam observar a presença de joaninhas no seu habitat. É interessante caso seja disponibilizado pela escola o uso de câmeras fotográficas para registrarem o passeio. Aproveite este passeio e peça aos alunos que recolham pedras em formato arredondado para usá-las na aula de Artes.
Fonte: Sítio: "CEI Pedro Colin. Jardim Encantado". Disponível em: <http://ceipedrocolin.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, após o passeio proponha aos alunos a produção de um relatório coletivo, sobre o que observaram. Registre na lousa as observações dos alunos e oriente-os sobre a coerência na escrita do texto, seja o escriba.
Professor, após os alunos construírem o relatório coletivo do passeio de observação que fizeram, leve-os para o laboratório de informática e peça que eles pesquisem imagens de diferentes tipos de joaninhas. Se a sua escola disponibilizar impressora, solicite que eles imprimam as imagens que encontraram. Se não for possível estimule a ilustração com desenhos.
Organize os desenhos dos alunos e junte com o texto de observação que criaram coletivamente exponha na sala de aula para visualização de todos.
Professor, inicie a aula relembrando com os alunos o que foi estudado. Apresente um cartaz com algumas palavras iniciadas com a letra J e peça que eles analisem o que estas palavras têm em comum com o tema que estão estudando.
Fonte: Sítio: "Professor Zezinho Ramos. Silabário, alfabeto ilustrado". Disponível em: <http://www.professorzezinhoramos.com/2013/04/silabario-alfabeto-ilustrado-a-z.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Peça aos alunos que citem outras palavras que iniciam com a letra J e que não estão presentes nos cartaz. Professor, aproveite este momento e registre na lousa as palavras que os alunos falarem.
Após os alunos citarem as palavras, distribua cópias das atividades que trabalham com alguns tipos de texto relacionados com o tema joaninha e que explora a ortografia do J.
Professor, nesta primeira atividade você irá explorar através do trava-língua as palavras que aparecem iniciadas com a letra J. Você pode aproveitar estas palavras para junto com os alunos separá-las quanto ao número de sílabas, contar a quantidade de letras, formar frases com as palavras encontradas, dentre outros.
Fonte: Atividade produzida pela própria autora para alunos de 1º Ano. Imagem utilizada nesta atividade disponível em: Pequenos grandes pensantes. Parlendas e versos de A-Z <http://www.pequenosgrandespensantes.com.br/2012/07/parlendas-e-versos-de-a-z-para-educacao.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, nesta próxima atividade você poderá explorar as rimas, como também a ortografia do nh. Poderá trabalhar as cores primárias e a quantidade de letras das palavras.
Fonte: Atividade elaborada pela própria autora para alunos de 1º Ano. Imagem disponível em: "Pra gente miúda. Poemas e atividades joaninha", <http://www.pragentemiuda.org/2007/04/poema-e-atividades-joaninha.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, após os alunos fazerem as atividades, faça a correção coletiva e distribua o Jogo das sílabas. Peça que eles recortarem cada desenho com a sílaba e peça-lhes para montarem as palavras e colarem no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte: Sítio: "Alfabetização Cefrapo. Jogo das sílabas com o alfabeto". Disponível em: <http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/jogo-das-silabas-com-o-alfabeto.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, incentive os alunos a fazerem a leitura das palavras e logo após peça para que eles copiem as palavras no caderno de Língua Portuguesa e conte quantas sílabas tem cada uma. Oriente os alunos caso seja necessário.
Professor, proponha aos alunos que, com as pedrinhas que trouxeram do passeio, que construam joaninhas. Organize o material para esta atividade. Solicite da escola, caso seja possível, tintas guache de várias cores, pincel e jornais para colocar em cima das mesas.
Peça aos alunos que peguem as cores que quiserem para pintar suas joaninhas. Após os trabalhos prontos, exponha na escola, caso tenha área verde espalhe as joaninhas nestes lugares e dê um titulo para a exposição dos alunos.
Fonte: Sítio: "CEI Ivete Spézia Schimiti. Projeto: Uma joaninha diferente". Disponível em: <http://ceiivetespeziaschmitt.blogspot.com.br/2013/05/projeto-uma-joaninha-diferente.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014
Sugestão de Link para professor
. Sítio: "Ensinar e aprender. Plano de aula e atividades joaninhas". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2013/11/plano-de-aula-e-ativiadades-joaninha.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
. Sítio: "Iara Medeiros. Alfabetizando. A descoberta das joaninhas". Disponível em: <http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2013/03/a-descoberta-da-joaninhaparte-3.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos novos e identificar nos textos, palavras iniciadas com a letra J. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!