Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo os hábitos alimentares da turma: uma oportunidade para a construção e análise de gráficos e tabelas por meio das informações obtidas.

 

18/08/2014

Autor y Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, bem como desenvolver a habilidade de analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos (H26), são propostos para esta aula os seguintes objetivos:

 

  • Coletar dados e organizá-los em tabelas e gráficos.

  • Interpretar e comparar as informações coletadas.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Organização de dados em tabelas.

  • Tipos de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula é apresentada uma atividade investigativa composta por situações-problemas em que os alunos conversarão sobre os alimentos naturais e não naturais consumidos diariamente pela turma durante o intervalo. Além disso, nessa atividade, os alunos terão que organizar os dados coletados em tabelas e gráficos.

 

Recursos materiais

  • Folha de papel A4 branca.
  • Régua
  • Lápis preto
  • Lápis de cor
  • Cartolina branca
  • Projetor multimídia conectado ao computador.

 

Comentário: Inicialmente, propõe-se que o professor (a) divida a turma em grupos de quatro a seis componentes. A presente proposta de aula prevê quatro atividades (de 1 a 4) a serem executadas em momentos distintos.

 

Para agilizar o processo, recomenda-se que os roteiros das atividades sejam preparados previamente pelo professor, para que os alunos realizem-nas nos momentos oportunos. Além disso, esses roteiros podem ser apresentados aos alunos usando o projetor multimídia conectado ao computador.

 

INTRODUÇÃO 

 

Professor(a), após a composição dos grupos, suscite o seguinte questionamento:

 

Quais são os alimentos mais consumidos pelas crianças de sua escola na hora do lanche?

 

Permita que os alunos conversem entre si. Em seguida, apresente a texto “Um cardápio melhor para a escola” escrito por Monica Weinberg para Revista Veja edição 2099 disponível em <http://migre.me/kWS6Y>, acesso em 09 ago. 2014. Após a leitura do texto, instigar os alunos a discutirem o assunto abordado. Para isso, suscite questões sobre os lanches levados para a escola bem como os oferecidos na merenda escolar.

 

Professor (a), enfatize a ideia do trabalho coletivo para que o estudo, a investigação e as respostas sejam construídas pelo grupo sob a orientação do professor.

 

Comentário: Sugere-se, ainda, que os questionamentos apontados e destacados ao longo da presente proposta de aula possam ser utilizados na construção prévia de um roteiro a ser impresso, para que os alunos acompanhem as atividades e expressem suas respostas de forma escrita. É aconselhável não entregar todas as atividades juntas, para que os alunos foquem apenas na que está sendo trabalhada, espera-se assim, que as atenções dos discentes não se dispersem para as atividades subsequentes. Vale ressaltar que o roteiro pode ser recolhido ao final da aula como instrumento do processo avaliativo para saber se os objetivos pretendidos foram alcançados.

 

Atividade 1– Coletando dados do grupo.

 

 A primeira atividade é a coleta dos dados envolvendo os membros de cada grupo. Os alunos devem conversar sobre os alimentos naturais e não naturais que cada um consome diariamente na hora do intervalo das aulas (momento do lanche e do recreio). Cada grupo deve anotar os alimentos citados pelos colegas do grupo e quantas vezes foram citados.

 

Professor (a), cada grupo deverá construir uma tabela conforme ilustrada a seguir (tabela 1).

 

 

Tabela 1 – Alimentos citados pelo grupo e a quantidade de alunos que o consomem

ALIMENTO CONSUMIDO

QUANTIDADE DE ALUNOS QUE O CONSOMEM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Construção dos autores

 

 

Comentário: A tabela é meramente ilustrativa, podendo ser expandida de acordo com a necessidade de cada grupo.

 

Após a construção da tabela devem construir uma nova tabela ordenando os dados em ordem decrescente.

 

Comentário: Talvez seja necessário retomar o significado de crescente e decrescente.

 

Atividade 2– Construindo gráficos.

 

A segunda atividade é a organização dos dados em um gráfico de colunas.

 

Levante as seguintes questões:

 

1)   Quais tipos de gráfico você conhece?

 

Padrão de resposta esperado:

“Resposta pessoal, porém espera-se respostas tais como: gráfico de colunas, gráfico de barras, gráfico de setores ou de pizza, gráfico de linhas, entre outros”.

 

Comentário: O professor (a) pode aproveitar o momento para relembrar todos os tipos de gráficos já estudados.

 

2)   Qual a função de um gráfico?

 

Padrão de resposta esperado:

“Resposta Pessoal, porém espera-se respostas tais como: a função de um gráfico é facilitar a análise e a interpretação de um conjunto de dados”.

 

3)   Quais são os elementos presente em um gráfico de colunas?

 

Padrão de resposta esperado:

“Resposta pessoal, porém espera-se respostas tais como: toda a representação gráfica deve apresentar um título, eixos com títulos, escala e origem dos dados de forma clara, dispensando qualquer esclarecimento adicional”.

 

A partir desse momento, os alunos devem ser orientados a construir os gráficos de colunas com os dados coletados dentro do seu respectivo grupo.

 

Comentário: Aconselha-se que cada aluno crie o seu próprio gráfico após a discussão entre os elementos do grupo. 

 

Abaixo exemplo de gráfico que deve ser construído pelos alunos (gráfico 1).

 

 

 Gráfico 1 – Alimentos citados pelo grupo e a quantidade de alunos que o consomem

grafico1

Fonte: Construção dos autores

 

 

Para finalizar essa etapa da aula cada grupo deve construir um gráfico (em tamanho grande) em uma cartolina para apresentar aos outros grupos da turma.

 

Atividade 3 – Apresentando os resultados de cada grupo para a sala.

 

A terceira atividade consiste na apresentação dos gráficos pelo grupo. Cada grupo deve nomear um representante para apresentar os dados obtidos e o gráfico confeccionado.

 

Comentário: O professor (a) pode aproveitar o momento para propor a utilização de softwares que criem gráficos e planilhas de dados, como o Excel do pacote Office ou Calc do pacote BrOffice.

 

Atividade 4 – Analisando os dados de toda a turma.

 

A quarta e última atividade consiste na criação de uma nova tabela com os cinco alimentos que mais apareceram durante a apresentação dos grupos. A nova tabela deve conter o nome do alimento e a quantidade de alunos que geralmente o consomem (tabela 2).

 

 

Tabela 2 – Cinco alimentos mais citados pela turma e a quantidade de alunos que o consomem

ALIMENTO CONSUMIDO

QUANTIDADE DE ALUNOS QUE O CONSOMEM

 

 

 

 

 

Fonte: Construção dos autores

 

 

Comentário: Professor (a) lembre-se de que todos os alunos devem confeccionar a nova tabela em uma folha de papel e também utilize um software para criá-la e um data show para projetá-la.

 

Para finalizar as atividades deve-se confeccionar gráficos com os dados da última tabela criada. Oriente cada grupo a criar um tipo de gráfico, trabalhe com o gráfico de barras e linhas.

 

Levante a seguinte questão:

 

1) Que conclusões importantes podem ser tiradas sobre os alimentos mais consumidos pela turma? São saudáveis?

 

Padrão de resposta esperado:

“Resposta Pessoal”. 

Recursos Complementares

O professor pode aproveitar a oportunidade e analisar também os valores calóricos por porção de cada alimento.  A tabela de calorias de cada alimento está disponível em <http://migre.me/kWSwy>, acesso em 09 ago. 2014. 

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Aconselha-se que o professor considere as hipóteses levantadas e os questionamentos dos alunos durante a aula. Sugere-se, ainda, que o professor recolha o roteiro das atividades, gráfico e as tabelas elaboradas. Por meio deles, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias, além de possíveis erros para uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo.

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1997.

 

 ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.