18/08/2014
Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
A fim de desenvolver as competências da área 6 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação, bem como desenvolver a habilidade de analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos (H26), são propostos para esta aula os seguintes objetivos:
Coletar dados e organizá-los em tabelas e gráficos.
Interpretar e comparar as informações coletadas.
Organização de dados em tabelas.
Tipos de gráficos.
Nesta aula é apresentada uma atividade investigativa composta por situações-problemas em que os alunos conversarão sobre os alimentos naturais e não naturais consumidos diariamente pela turma durante o intervalo. Além disso, nessa atividade, os alunos terão que organizar os dados coletados em tabelas e gráficos.
Recursos materiais
Comentário: Inicialmente, propõe-se que o professor (a) divida a turma em grupos de quatro a seis componentes. A presente proposta de aula prevê quatro atividades (de 1 a 4) a serem executadas em momentos distintos.
Para agilizar o processo, recomenda-se que os roteiros das atividades sejam preparados previamente pelo professor, para que os alunos realizem-nas nos momentos oportunos. Além disso, esses roteiros podem ser apresentados aos alunos usando o projetor multimídia conectado ao computador.
INTRODUÇÃO
Professor(a), após a composição dos grupos, suscite o seguinte questionamento:
Quais são os alimentos mais consumidos pelas crianças de sua escola na hora do lanche?
Permita que os alunos conversem entre si. Em seguida, apresente a texto “Um cardápio melhor para a escola” escrito por Monica Weinberg para Revista Veja edição 2099 disponível em <http://migre.me/kWS6Y>, acesso em 09 ago. 2014. Após a leitura do texto, instigar os alunos a discutirem o assunto abordado. Para isso, suscite questões sobre os lanches levados para a escola bem como os oferecidos na merenda escolar.
Professor (a), enfatize a ideia do trabalho coletivo para que o estudo, a investigação e as respostas sejam construídas pelo grupo sob a orientação do professor.
Comentário: Sugere-se, ainda, que os questionamentos apontados e destacados ao longo da presente proposta de aula possam ser utilizados na construção prévia de um roteiro a ser impresso, para que os alunos acompanhem as atividades e expressem suas respostas de forma escrita. É aconselhável não entregar todas as atividades juntas, para que os alunos foquem apenas na que está sendo trabalhada, espera-se assim, que as atenções dos discentes não se dispersem para as atividades subsequentes. Vale ressaltar que o roteiro pode ser recolhido ao final da aula como instrumento do processo avaliativo para saber se os objetivos pretendidos foram alcançados.
Atividade 1– Coletando dados do grupo.
A primeira atividade é a coleta dos dados envolvendo os membros de cada grupo. Os alunos devem conversar sobre os alimentos naturais e não naturais que cada um consome diariamente na hora do intervalo das aulas (momento do lanche e do recreio). Cada grupo deve anotar os alimentos citados pelos colegas do grupo e quantas vezes foram citados.
Professor (a), cada grupo deverá construir uma tabela conforme ilustrada a seguir (tabela 1).
Tabela 1 – Alimentos citados pelo grupo e a quantidade de alunos que o consomem
ALIMENTO CONSUMIDO |
QUANTIDADE DE ALUNOS QUE O CONSOMEM |
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Fonte: Construção dos autores
Comentário: A tabela é meramente ilustrativa, podendo ser expandida de acordo com a necessidade de cada grupo.
Após a construção da tabela devem construir uma nova tabela ordenando os dados em ordem decrescente.
Comentário: Talvez seja necessário retomar o significado de crescente e decrescente.
Atividade 2– Construindo gráficos.
A segunda atividade é a organização dos dados em um gráfico de colunas.
Levante as seguintes questões:
1) Quais tipos de gráfico você conhece?
Padrão de resposta esperado:
“Resposta pessoal, porém espera-se respostas tais como: gráfico de colunas, gráfico de barras, gráfico de setores ou de pizza, gráfico de linhas, entre outros”.
Comentário: O professor (a) pode aproveitar o momento para relembrar todos os tipos de gráficos já estudados.
2) Qual a função de um gráfico?
Padrão de resposta esperado:
“Resposta Pessoal, porém espera-se respostas tais como: a função de um gráfico é facilitar a análise e a interpretação de um conjunto de dados”.
3) Quais são os elementos presente em um gráfico de colunas?
Padrão de resposta esperado:
“Resposta pessoal, porém espera-se respostas tais como: toda a representação gráfica deve apresentar um título, eixos com títulos, escala e origem dos dados de forma clara, dispensando qualquer esclarecimento adicional”.
A partir desse momento, os alunos devem ser orientados a construir os gráficos de colunas com os dados coletados dentro do seu respectivo grupo.
Comentário: Aconselha-se que cada aluno crie o seu próprio gráfico após a discussão entre os elementos do grupo.
Abaixo exemplo de gráfico que deve ser construído pelos alunos (gráfico 1).
Gráfico 1 – Alimentos citados pelo grupo e a quantidade de alunos que o consomem
Fonte: Construção dos autores
Para finalizar essa etapa da aula cada grupo deve construir um gráfico (em tamanho grande) em uma cartolina para apresentar aos outros grupos da turma.
Atividade 3 – Apresentando os resultados de cada grupo para a sala.
A terceira atividade consiste na apresentação dos gráficos pelo grupo. Cada grupo deve nomear um representante para apresentar os dados obtidos e o gráfico confeccionado.
Comentário: O professor (a) pode aproveitar o momento para propor a utilização de softwares que criem gráficos e planilhas de dados, como o Excel do pacote Office ou Calc do pacote BrOffice.
Atividade 4 – Analisando os dados de toda a turma.
A quarta e última atividade consiste na criação de uma nova tabela com os cinco alimentos que mais apareceram durante a apresentação dos grupos. A nova tabela deve conter o nome do alimento e a quantidade de alunos que geralmente o consomem (tabela 2).
Tabela 2 – Cinco alimentos mais citados pela turma e a quantidade de alunos que o consomem
ALIMENTO CONSUMIDO |
QUANTIDADE DE ALUNOS QUE O CONSOMEM |
1º |
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2º |
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3º |
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4º |
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5º |
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Fonte: Construção dos autores
Comentário: Professor (a) lembre-se de que todos os alunos devem confeccionar a nova tabela em uma folha de papel e também utilize um software para criá-la e um data show para projetá-la.
Para finalizar as atividades deve-se confeccionar gráficos com os dados da última tabela criada. Oriente cada grupo a criar um tipo de gráfico, trabalhe com o gráfico de barras e linhas.
Levante a seguinte questão:
1) Que conclusões importantes podem ser tiradas sobre os alimentos mais consumidos pela turma? São saudáveis?
Padrão de resposta esperado:
“Resposta Pessoal”.
O professor pode aproveitar a oportunidade e analisar também os valores calóricos por porção de cada alimento. A tabela de calorias de cada alimento está disponível em <http://migre.me/kWSwy>, acesso em 09 ago. 2014.
Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Aconselha-se que o professor considere as hipóteses levantadas e os questionamentos dos alunos durante a aula. Sugere-se, ainda, que o professor recolha o roteiro das atividades, gráfico e as tabelas elaboradas. Por meio deles, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias, além de possíveis erros para uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.
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